A LENDA DO MORRO PINTADO
DITOS & DESDITOS
Sempre senti
que precisava me esforçar muito para não decepcionar. Então, me esforcei muito,
mas na época me convinha, porque eu não fazia muita coisa além disso...
Pensamento da
atriz, diretora e produtora de cinema britânica Emily Mortimer.
O COLECIONADOR – [...] Eu adoro fazer, adoro
fazer. Adoro estar por inteiro, adoro tudo que não seja ficar sentado
assistindo, copiando e morto de coração. [...] Acho que
somos apenas insetos, vivemos um pouco e depois morremos, e é isso. Não há
misericórdia nas coisas. Não existe nem mesmo um Grande Além. Não existe nada.
[...] Todos nós queremos coisas que não podemos ter. Ser um ser humano decente
é aceitar isso. [...] Odeio os ignorantes e os ignorantes. Odeio os
pomposos e os falsos. Odeio os invejosos e os ressentidos. Odeio os rabugentos,
os mesquinhos e os mesquinhos. Odeio todas as pessoas comuns e sem graça que
não têm vergonha de serem sem graça e pequenas. [...] É desespero pela
falta de sentimento, de amor, de razão no mundo. É desespero por alguém sequer
cogitar a ideia de lançar uma bomba ou ordenar que ela seja lançada. É
desespero por tão poucos de nós se importarem. É desespero por haver tanta
brutalidade e insensibilidade no mundo. É desespero por jovens perfeitamente
normais poderem se tornar cruéis e malignos só porque ganharam muito dinheiro.
E depois fazer o que você fez comigo. [...] Quando você desenha algo,
ele vive; quando você o fotografa, ele morre. [...] Esquecer não é algo
que você faz, acontece com você. Só que não aconteceu comigo. [...] O
poder das mulheres! Nunca me senti tão cheia de um poder misterioso. Homens são
uma piada. Somos tão fracas fisicamente, tão indefesas diante das coisas. Ainda
assim, até hoje. Mas somos mais fortes do que elas. Podemos suportar a
crueldade delas. Elas não suportam a nossa. [...] O homem comum é a maldição da civilização [...] Eu
só penso nas coisas como bonitas ou não. Você não entende? Eu não penso em boas
ou ruins. Só em bonitas ou feias. Acho que muitas coisas boas são feias e
muitas coisas ruins são bonitas. [...] Vivo. Vivo do mesmo modo que a
morte é viva. [...] Sou apenas uma em uma fileira de espécimes. É quando
tento sair da linha que ele me odeia. Sou destinada a estar morta, presa,
sempre a mesma, sempre linda. Ele sabe que parte da minha beleza é estar viva,
mas é a minha versão morta que ele quer. Ele me quer viva, mas morta. [...]
Sou eu. Eu sou a loucura dele. Há anos ele procura algo para colocar sua
loucura. E ele me encontrou. [...] Você deve fazer, sempre. Você deve
agir, se acredita em algo. Falar sobre atuação é como se gabar dos quadros que
você vai pintar. A pior forma de se fazer. [...] Apenas essas três
palavras, ditas e significadas. Eu te amo. Elas eram completamente sem
esperança. Ele disse isso como se tivesse dito: Eu tenho câncer. Seu conto de
fadas. [...] Ele é sólido; imóvel, com uma vontade férrea. Um dia, ele
me mostrou sua garrafa da morte. Estou aprisionado nela. Flutuando contra o
vidro. Como consigo ver através dela, ainda acho que posso escapar. Tenho
esperança. Mas é tudo uma ilusão. Uma parede grossa e redonda de vidro. [...]
A arte é cruel. Você pode se safar de um assassinato com palavras. Mas uma
imagem é como uma janela que atravessa direto o seu coração. [...] Você
sabia que tudo o que é grandioso na história da arte e tudo o que é belo na
vida é, na verdade, o que você chama de desagradável ou foi causado por
sentimentos que você chamaria de desagradáveis? Pela paixão, pelo amor, pelo
ódio, pela verdade. Você sabia disso? [...] O céu está absolutamente
vazio. Lindamente puro e vazio. Como se os arquitetos e construtores morassem
em todas as casas que construíram! Ou pudessem morar em todas elas. É óbvio, é
evidente. Deve haver um Deus e ele não pode saber nada sobre nós. [...] Devo
lutar com as minhas armas. Não com as dele. Não com egoísmo, brutalidade,
vergonha e ressentimento. [...] Ele não é humano; ele é um espaço vazio disfarçado
de humano. [...] O que você ama é o seu próprio amor. Não é amor, é
egoísmo. Não é em mim que você pensa, mas no que você sente por mim. [...] Trechos extraídos da obra The Collector
(Back Bay Books, 1997), do
escritor e novelista britânico John Fowles (1926-2005), contando sobre o
jovem solitário Frederick Clegg, que trabalha como balconista em uma prefeitura
e coleciona borboletas nas horas vagas. A primeira parte do romance conta a
história do seu ponto de vista, mostrando seus familiares e seus desejos
profundos. De repente, ele fica obcecado por Miranda Gray, uma estudante de
arte de classe média na Slade School of Fine Art. Ele a admira à distância, mas
é incapaz de fazer qualquer contato com ela, porque se considera socialmente
subdesenvolvido. Um dia, ele ganha um grande prêmio nas piscinas de futebol e
deixa o seu emprego e compra uma casa isolada no campo. Apesar de ficar rico e
ter sua própria casa, ele se sente muito sozinho, e seu desejo de ficar com
Miranda aumenta. Como ele é incapaz de fazer qualquer contato normal com ela,
Clegg decide adicioná-la à sua "coleção" de objetos bonitos e
preservados, na esperança de que, se ele a mantiver em cativeiro por tempo
suficiente, um dia ela passará a amá-lo. O romance foi adaptado o cinema e estreou
em 1965, com o roteiro escrito por Stanley Mann e John Kohn, e dirigido por William
Wyler, com Terence Stamp e Samantha Eggar. Em 1985, os assassinos Leonard Lake
e Charles Chi-Tat Ng sequestraram Kathy Allen, de 18 anos, e Brenda O'Connor,
de 19 anos. Lake disse que era obcecado por O Colecionador, e descreveu seu
plano de usar as mulheres para sexo e tarefas domésticas e depois registrava em
vídeo que considerava sua principal "filosofia". Acredita-se que os
dois assassinos tenham matado pelo menos 25 pessoas, incluindo duas famílias
inteiras. Embora Lake tenha cometido vários crimes na área de Ukiah, Califórnia,
sua "Operação Miranda" não começou senão depois que se mudou para
Wilseyville, Califórnia. As fitas de vídeo de seus assassinatos e um diário
escrito por ele mesmo, estavam enterrados perto do bunker em Wilseyville. Eles
revelaram que Lake havia nomeado seu enredo de Operação Miranda em
homenagem à própria Miranda do livro. Já Christopher Wilder foi um assassino em
série que matava jovem garotas, ele foi morto pela polícia em 1984 e um sua
posse estava o O Colecionador. Em 1988, Robert Berdella manteve suas
vítimas do sexo masculino em cativeiro, sob tortura. Fotografava-os antes de os
assassinar a sangue frio. Ele alegou que a versão cinematográfica de O
Colecionador havia sido sua principal inspiração quando era adolescente.
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