quarta-feira, novembro 12, 2014

MENDE NAZER, BELL HOOKS, IMOGEM, ALDA LARA, MCCULLOUGH & HAL FOSTER

 


IMOGEM: A MULHER DAS IDEIAS SEM FIM & SHAKESPEREANA - Inspirados na filha do rei bretão Cymbeline, cuja mãe ex-rainha se disfarça na pajem Fidele, seus pais deram-lhe o nome da heroína de Shakespeare: Imogem. Nasceu em Portland, no Oregon, filha de um casal de agricultores: Fui criada com arte. Meu pai achou que eu tinha uma ótima mão em arte e me mandou para uma escola de artes. Mas ele não queria que eu me tornasse fotógrafa. Cresceu em Seattle e seus pais não aprovavam sua dedicação à fotografia: Eu era pobre. Quando você é pobre você trabalha, e quando você é rico você espera que alguém lhe dê isso. Portanto, acho que ser razoavelmente pobre é muito bom para as pessoas. Enquanto estudava Química na Universidade de Washington, teve acesso ao trabalho de Gertrude Käsebier, a influência levou-a a adquirir a primeira câmera e um Manual de Fotografia. Utilizando-se de respaldo científico ela começou a investigar os procedimentos fotográficos, enquanto ganhava a vida como secretária do professor. As plantas eram seu foco levando-a à graduação com a tese Processos fotográficos modernos. Passou a representar o corpo humano como tema para sua arte: veio então o autorretrato nua na grama, um escândalo. Ampliou sua provocação com fotos de seu marido nu no Parque Nacional Mount Rainier. Formou-se e aprendeu Platinotipia e a retocar negativos, ganhando uma bolsa para estudar na Alemanha. Ao retornar, tornou-se membro fundadora da Sociedade de Artistas de Seattle, publicando seu artigo: Fotografia como profissão para mulheres. The Wood Beyond the World: O que é fascinante no retrato é que ninguém é igual. Realizou diversas exposições coletivas, casou, teve filhos, fechou o estúdio e foi para a Califórnia. Passou a cuidar dos filhos e a fotografá-los, apenas. E as plantas do jardim. Divorciou-se e conheceu Dorothea Lange, voltando a trabalhar por conta de um contrato para fotografar um ballet: A fórmula para fazer um bom trabalho em fotografia é pensar como um poeta. Daí muitas exposições, afastou-se do pictorialismo para usar diafragmas fechados, colaborando na Vannity Fair, fundou o grupo f64, passou a lecionar, juntou-se ao grupo da Bay Area, fez várias versões do Pregnant Naked, inclusive a famosa foto da mulher grávida nua: uma fotografia que funde o xamanismo neolítico, a realidade e a escultura: Não é o que você olha que importa, é o que você vê!... Não estou interessada em documentar o óbvio. Quero fotografar o invisível... Não falo sobre sucesso. Eu não sei o que é. Espere até eu morrer. Criou o The Imogen Cunningham Trust e a última obra: Vida depois dos 90 e o chop de Shen Yao: Im-o-gen. E voou pássaro das ideias sem fim. Veja mais abaixo e mais aqui, aqui e aqui.

 


DITOS & DESDITOS - O amor é uma combinação de cuidado, compromisso, conhecimento, responsabilidade, respeito e confiança. Todos ansiamos por amor – todos o buscamos –, mesmo quando não temos esperança de que ele possa ser de fato encontrado. Imagine o quanto seria mais fácil para nós aprendermos como amar se começássemos com uma definição compartilhada. A forma como vivemos o nosso luto é informada pelo fato de conhecermos ou não o amor. O amor é ação... O que é uma mulher? Eu lhes asseguro, eu não sei. Não acredito que vocês saibam. Não acredito que alguém possa saber até que ela tenha se expressado em todas as artes e profissões abertas à habilidade humana... Eu não terei a minha vida reduzida. Eu não vou me curvar ao capricho ou à ignorância de outra pessoa... Pensamento da escritora, professora feminista, artista e ativista social estadunidense Bell Hooks - Gloria Jean Watkins, Veja mais aqui e aqui.

 

ALGUÉM FALOU: Esse é o propósito da velhice... Para nos dar um espaço para respirar antes de morrer, para vermos por que fizemos o que fizemos. A velhice é uma provação, da carne e da mente. De desaceleração, de desaceleração, de células morrendo. É aceitar a perda da atratividade física e substituí-la pelo poder e pela sabedoria que só podem surgir com a velhice. Se você ama as pessoas, elas te matam. Se você precisa de pessoas, elas matam você. Eles fazem, eu te digo! A perfeição, em qualquer coisa, é insuportavelmente monótona. Eu mesmo prefiro um toque de imperfeição... Pensamento da escritora australiana Colleen McCullough (1937-2015). Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.

 


A ARTE DA FOTOGRAFIA: IMOGEN CUNNINGHAM - É preciso ser capaz de obter uma compreensão a curto prazo e de perto das belezas do caráter, intelecto e espírito, de modo a ser capaz de extrair as melhores qualidades e fazê-las aparecer no aspecto exterior do modelo. Para fazer isso não se deve ter uma noção muito pronunciada do que constitui a beleza no exterior e, acima de tudo, não se deve adorá-la. Adorar a beleza por si mesma é algo limitado, e certamente não se pode derivar dela aquele prazer estético que advém de encontrar a beleza nas coisas mais comuns... Eu não era muito ambiciosa. Acho que essa é a solução. Eu apenas aceitei as coisas como elas vieram. Eu não diria que não tive nenhum problema, mas não me importei. Não pensei que salvaria o mundo fazendo fotografia como algumas dessas pessoas fazem. Eu estava apenas me divertindo fazendo isso, então ainda me divertia, não importa o que tivesse para fotografar... Uma mulher me disse quando se sentou pela primeira vez: Você está fotografando o lado errado do meu rosto. Eu disse: Ah, tem algum?... Tantas pessoas não gostam tanto de si mesmas que nunca veem qualquer reprodução de si mesmas que lhes convenha. Nenhum de nós nasce com a cara certa. É um trabalho difícil ser fotógrafo de retratos. Pensamento da fotógrafa e educadora estadunidense Imogen Cunningham (1883-1976). Veja mais aqui.

 

DESIGN & CRIME - [...] Design tem tudo a ver com desejo, mas estranhamente esse desejo parece hoje quase sem assunto, ou pelo menos sem falta; isto é, o design parece promover um novo tipo de narcisismo, que é todo imagem e não interioridade - uma apoteose do sujeito que é também o seu desaparecimento. Pobre homenzinho rico: ele está “impedido de todo futuro viver e lutar, desenvolver e desejar” no mundo neo-Art Nouveau de design total e plenitude da Internet. [...]. Trecho extraído da obra Design and Crime: And Other Diatribes (Verso, 2002), do crítico de arte e historiador estadunidense Hal Foster (Harold Foss Foster), tratando sobre arquitetura e design, uma sobrancelha batida, crime, construtor mestre, arquitetura e império, arte e arquivo, arquivos de arte moderna, antinomias na história da arte, críticos de arte em extremis e este funeral é para o cadáver errado.

 

ESCRAVO: MINHA VERDADEIRA HISTÓRIA – [...] Percebi que, para aqueles que vivem no Ocidente, a liberdade é muitas vezes algo que consideram garantido. Sempre esteve lá para eles. É seu companheiro e amigo constante, despercebido e não reconhecido. Mas para aqueles de nós que vêm de países como o Sudão, a liberdade é maravilhosa e preciosa. [...]. Trecho extraído da obra Slave: My True Story (PublicAffairs, 2004), da escritora sudanesa Mende Nazer, relatando o rapto que ocorreu que ela tinha doze para treze anos de idade, vendida como escrava no Sudão, após um ataque negreiro à sua aldeia. Embora sua família tenha fugido dos invasores para as montanhas, ela se separou de sua família e foi capturada por um dos invasores. Durante seis anos, Nazer serviu uma família em Cartum, onde realizou trabalhos forçados e submetida a abusos físicos. Após seis anos de cativeiro, ela foi enviada a Londres para ser empregada doméstica de um diplomata sudanês, Abdel al-Koronky, encarregado de negócios interino da embaixada do Sudão. Depois de três meses, e com a ajuda de um colega sudanês, ela conseguiu escapar. Ela pediu asilo, a princípio, ao Ministério do Interior que negou a sua reclamação, dois anos depois de ter sido apresentada. Isto provocou o surgimento de um movimento de apoio a ela, composto por indivíduos e grupos de direitos humanos , incluindo a Anti-Slavery International. No momento da negação, ela já tinha sua autobiografia publicada na Alemanha, em coautoria com um jornalista profissional britânico. O Ministério do Interior reverteu a sua negação em novembro de 2002 e concedeu-lhe asilo político. A decisão afirmava: "Em vista da ampla publicação de seu livro e do alto perfil dado às suas reivindicações tanto no Sudão como em outros lugares, estou convencido de que a Sra. Nazer enfrentaria dificuldades que a colocariam no âmbito da convenção de 1951 se ela seja devolvida ao Sudão. Por estas razões, foi decidido reconhecê-la como refugiada e conceder-lhe licença indefinida para permanecer no Reino Unido." Em 2005, foi publicada a edição em inglês de sua autobiografia. Em 2010, sua história de vida foi dramatizada no filme I am slave, do Channel Four , estrelado por Wunmi Mosaku, e em 2012, foi tema de uma peça teatral intitulada Slave — A Question of Freedom , da Feelgood Theatre Productions. Depois de o Sunday Telegraph ter publicado um relato em segunda mão da versão da sua experiência como escrava em setembro de 2000, al-Koronky processou o jornal por difamação. Em julho de 2002, antes de o caso ir a julgamento, o jornal retirou a sua história e concordou em pagar uma indemnização. Nazer e o co-autor da sua autobiografia, publicada em 2003, atribuíram este resultado à incompetência profissional do repórter do Telegraph. Em particular, o repórter nunca se encontrou nem falou com Mende antes da publicação do artigo. Como parte do acordo do caso, o Telegraph retirou toda a história. Nazer escreveu mais tarde que ela deveria ter tido a oportunidade de esclarecer as imprecisões da história e apontar as verdades que ela continha.

 

ÀS MULHERES DA MINHA TERRA - Irmãs, do meu torrão pequeno \ Que passais pela estrada do meu país de África \ É para vós, irmãs, a minha alma toda inteira \ — Há em mim uma lacuna amarga \ —Eu queria falar convosco no nosso crioulo cantante \ Queria levar até vós, a mensagem das nossas vidas \ Na língua maternal, bebida com o leite dos nossos primeiros dias \ Mas irmãs, vou buscar um idioma emprestado \ Para mostrar-vos a nossa terra \ O nosso grande continente, \ Duma ponta a outra. \ Queria descer convosco às nossas praias \ Onde arrastais as gibas da beira-mar \ Sentar-me, na esteira das nossas casas, \ Contar convosco os dez mil réis \ Do caroço vendido \ Na loja mais próxima, \Do vinho de palma \ Regateado pelos caminhos, \ Do andim vendido à pinha, \ Às primeiras horas do dia. \ Queria também \ Conversar com as lavadeiras dos nossos rios \ Sobre a roupa de cada dia \ Sobre a saúde dos nossos filhos \ Roídos pela febre \ Calcurreando léguas a caminho da escola. \ Irmã, a nossa conversa é longa. \ É longa a nossa conversa. \ Através destes séculos \ De servidão e miséria... \ É longa a estrada do nosso penar. \ Nossos pés descalços \ Estão cansados de tanta labuta... \ O dinheiro não chega \ Para vencer a nossa fome \ Dos nossos filhos \ Sem trabalho \ Engolindo a banana sem peixe \ De muitos dias de penúria. \ Não vamos mais fazer “nozados” longos \ Nem lançar ao mar \ Nas festas de Santos sem nome \ A saúde das nossas belas crianças, \ A esperança da nossa terra. \ Uma conversa longa, irmãs. \ Vamos juntar as nossas mãos \ Calosas de partir caroço \ Sujas de banana “Fermentada” no “macucu” \ Na nossa cozinha \ De “vá plegá”... \ A nossa terra é linda, amigas \ E nós queremos \ Que ela seja grande... \ Ao longo dos tempos!... \ Mas é preciso, Irmãs \ Conquistar as Ilhas inteiras \ De lés a lés. \ Amigas, as nossas mãos juntas, \ As nossas mãos negras \ Prendendo os nossos sonhos estéreis \ Varrendo com fúria \ Com a fúria das nossas “palayês” \ Das nossas feiras, \ As coisas más da nossa vida. \ Mas é preciso conversar \ Ao longo dos caminhos. \ Tu e eu minha irmã. \ É preciso entender o nosso falar \ Juntas de mãos dadas, \ Vamos fazer a nossa festa...! \ A festa descerá \ Ao longo de todas as vilas \ Agitará as palmeiras mais gigantes \ E terá uma força grande \ Pois estaremos juntas irmãs \ Juntas na vida \ Da nossa terra \ Mas é preciso conhecer \ A razão das nossas secretas angústias. \ Procurar vencer Irmãs \ A fúria do rio \ Em dias de tornado \ Saber a razão \ Encontrar a razão de tudo... \ “Os nossos filhos \ O nosso filho morreu \ Roído pela febre”... \ Muitos pequeninos \ Morrem todos os dias \ Vencidos pela febre \ Vencidos pela vida... \ Não gritaremos mais os nossos cânticos dolorosos \ Prenhes de eterna resignação... \ Outro canto se elevará Irmãs, \ Por cima das nossas cabeças. \ Vamos procurar a razão. \ A hora das nossas razões vencidas \ Se avizinha. \ A hora da nossa conversa \ Vai ser longa. \ De roda do caroço \ De roda das cartas escritas por outrém, \ Porque a fome é grande \ E nós não sabemos ler. \ Não sabemos ler, irmãs \ Mas vamos vencer o medo. \ Vamos vencer nosso medo \ De sermos sós na terra imensa. \ Jamais estaremos solitárias... \ Porque a nossa força há-de crescer. \ E então conquistaremos para nós para os filhos gerados no nosso ventre, \ Nas nossas horas de Angústia— Para nós —A nossa bela terra \ No dia que se avizinha \ Saindo das nossas bocas, \ Uma palavra bela \ Bela e silenciosa \ A palavra mais bela \ Ciciada no nosso crioulo, \ A palavra sem nome \ Entoada no silêncio \ Num coro gigante \ Correndo ao longo das nossas cascatas, \ Das cachoeiras mais distantes, \ O canto do silêncio, Irmãs \ Há-de soar \ Quando chegar a Gravana. \ E por hoje, Irmãs \ Aguardemos a gravana \ Ao longo das nossas conversas \ No serão das nossas casassem nome. Poemas da escritora angolana Alda Lara (Alda Pires Barreto de Lara e Albuquerque, Alda Espírito Santo - 1930-1962), autora da obra É nosso o solo sagrado da terra (Ulmeiro, 1978). Veja mais aqui.

 

PESQUISA & SACADOUTRAS


A PESQUISA – O escritor e filósofo Michel Randan aborda a questão da pesquisa nos tempos atuais, afirmando que: “Pesquisa é sobretudo tornar-se livre, à imagem da realidade, que é, ela própria, uma questão. Os novos tempos mudam precisamente quando não é mais proibido colocar as questões certas. Isto é a verdadeira liberdade de ser propriamente dita. Os novos físicos não são místicos, mas se veem confrontados com uma situação metafísica que é também uma dimensão: a das interações que refletem igualmente o coração e o sagrado. Quando participo do universo, só posso observá-lo através desse princípio de identidade que é o ser profundo. Eu estou diante do vivo, um outro vivo prodigioso se ignora. O aviso assume uma multiplicidade de formas: posso refutar o que não é observável, dedutível, analisável. Mas minha refutação só reflete minha capacidade colocar uma questão mais ampla. A que se assemelha a realidade que eu não a observo? Ora, real combina com vivo. E este vivo é também uma entidade biológica, espiritual e psíquica na qual nada está separado. Independentemente de mim, o vivo modula suas forças, dá conta de todos os dados para se acomodar e em definitivo seguir seu caminho. A neguentropia leva vantagem sobre a entropia. O universo é movimento. E é ao mesmo tempo consequente, lógico, simétrico, e no entanto livre para inventar incessantemente novas formas do vivo. Neste sentido, a realidade cósmica, a ma teria em seu conjunto, exprime uma liberdade de ser que é também nossa. O homem não está determinado; neste mundo de interações, está livre para manifestar sua presença”. (Michel Randon, A ciência face aos confins do conhecimento).

OS QUATRO PILARES DA IGNORÂNCIA E A NATUREZA HUMANA – O jornalista, escritor e ativista político judeu húngaro, Arthur Koestler (1905-1983), apresenta os  quatro pilares da ignorância: “[...] a evolução biológica é o resultado de mutações ocasionais, preservadas por seleção natural; a evolução mental é o resultado de tentativas ocasionais, preservadas por reforços (recompensas); todos os organismos inclusive o homem, são em essência autômatos passivos, controlados pelo ambiente e a única finalidade na vida é a diminuição das tensões através de reações de adaptação; o único método cientifico digno desse nome é a medida quantitativa; e, em consequência, os fenômenos complexos devem ser reduzidos a elementos simples, suscetíveis de receber esse tratamento, sendo desnecessária a preocupação de que as características específicas de um fenômeno complexo, como o homem, se possam perder no processo”. Em contrapartida o mesmo autor conclui: “Homem algum é uma ilha isolada: cada homem é um hólon. É uma entidade bifronte como Jano, que, olhando para o seu interior, se vê como um todo único e completo em si mesmo, e, olhando para fora, se vê como uma parte dependente. A sua tendência autoafirmativa é a manifestação dinâmica de sua condição de todo único, da sua autonomia e independência como hólon. A tendência antagônica, também universal, que é a integrativa, expressa a sua dependência do todo maior que integra: a sua condição de parte”. (Arthur Koestler, O fantasma da máquina).


COMPROMISSO – O escritor e filósofo Alan Wats traz uma expressão do nosso compromisso: “Premissas defeituosas somente podem ser abandonas por aqueles que vão às raízes de seu próprio pensamento e conseguem descobrir o que realmente são”. (Alan Watts, O homem, a mulher e a natureza). Veja mais aqui.

PESQUISA & METODOLOGIA CIENTÍFICA: COMO ESCOLHER UM TEMA PARA SUA PESQUISA? – A escolha do tema é uma iniciativa individual, mesmo quando indicada pelo orientador ou pela instituição acadêmica. A escolha do tema deve ser feita a partir do foco de interesse do pesquisador. Ele deve ser sintético, objetivo e original. É o primeiro passo de investigação e que deve ser discutido, analisado e apresentado. O tema compreende a pergunta: o que é? Quando se pensa na elaboração de um tema é de suma importância que se saiba ou se tenha em mente quais são os seus antecedentes e consequências. Assim, o tema ideal é aquele em que se pode deixar bem definidas as causas e efeitos, para que se possa apresentar uma sugestão, um resultado ou solução. Vera (1983) traz questionamentos quanto a escolha do tema, observando que este significa que se deve estar em condições de explicar a temática proposta a todos os envolvidos, seja orientador, ou banca examinadora; saber desenvolver as questões implícitas; e poder assinalar aspectos particulares por meio de casos e exemplos, além de algumas aplicações possíveis. Alerta, então, o autor que é preciso uma compreensão parcial do assunto que se quer estudar e apresentar. A esse respeito, Thompson (1991) faz indicação de aspectos que devem ser levado em consideração quando da escolha do tema: quanto à área, ramo, assunto e o próprio tema. A primeira consideração deve quanto à área, ou seja, a opção recai em conformidade com a natureza do curso. Quanto ao ramo, o tema deve ter objetivo o aprofundamento de estudo na área de trabalho, buscando ampliação de conhecimento, familiarização com princípios básicos, compreensão dos aspectos envolvidos, análise e pesquisa. Quanto ao assunto, a escolha deve ser originada pelo gosto individual na busca por ampliação de conhecimentos, esclarecendo e aprofundando o que se quer questionar e analisar. Por fim, quanto ao tema propriamente dito, aconselhando-se a utilização do método dedutivo, procurando a particularização e isolamento de um ponto específico. A respeito da escolha do tema, Eco (1983) faz algumas sugestões: o tema precisa responder aos interesses do proponente de estudo; deve-se buscar e disponibilizar fontes de consulta; e realizar um quadro metodológico da pesquisa. Assim, tendo-se o tema definido é necessário, em seguida, apresentá-lo. E a apresentação do tema é exatamente descrever as causas e efeitos advindos dele, delimitando o que se quer dizer e aonde se quer chegar, respondendo o que é que ele significa com todas as suas implicações e peculiaridades. Tem-se, portanto, passos a seguir: o primeiro deles é escolher um tema de interesse ou afinidade. Depois, deve-se identificar se ele é conhecido publicamente ou não. Logo após torna-se necessário deixá-lo bem definido e claramente expresso. É preciso, então, saber o que se quer com esse tema e deixá-lo bem delimitado. É importante que se questione, problematize e indague o tema de todas as maneiras. Feito isso, é chegada a hora de buscar fontes e pesquisas a respeito do tema escolhido. O PROJETO DE PESQUISA – Após a escolha e delimitação do tema, formulação do problema, hipóteses e variáveis, é chegada a hora da elaboração do projeto de pesquisa. Este projeto, segundo Vera (1983) é um plano que possui a função de preparar com critério e a finalidade de proporcionar apoio e ajuda o produto da reflexão e do conhecimento do tema de pesquisa, constituído para introduzir um princípio de ordem nos conceitos e estabelecendo a hierarquia lógica das questões. Assinala Vergara (2007) que o projeto é uma carta de intenções definida com clareza o problema motivador da investigação, com um referencial teórico e uma metodologia a ser empregada, apresentando cronograma e bibliografia, tudo em obediência às normas prescritas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Acrescenta Furasté (2008) que o projeto de pesquisa é a versão preliminar do trabalho que se vai realizar, sendo um esboço inicial do que se quer fazer, tornando-se, portanto, uma das fases da pesquisa na qual é efetuada a descrição da estrutura do estudo. Esse projeto serve de roteiro para o que se pretende realizar no trabalho acadêmico. As partes que compõe o projeto são a inscrição e delimitação do tema, problema a ser abordado, hipóteses, objetivos geral e específicos, justificativa, referencial teórico, metodologia com a definição do tipo de pesquisa, cronograma e referências bibliograficas. Para Rudio (1988), a elaboração de um projeto de pesquisa implica o desenvolvimento de passos metodológicos que decorrem de respostas que envolvem o que pesquisar definindo o problema, hipóteses, questões norteadoras, base teórica e conceitual; por que pesquisar, apresentando a justificativa da escola do problema e estudo; para que pesquisar, apresentando os objetivos com os propósitos de estudo; como pesquisar, apresentando a metodologia adequada e escolhida; quando pesquisar, elaborando um cronograma de execução; e apresentação das referências bibliográficas básicas apresentadas na base teórica e conceitual. É nessa etapa que se faz necessária a definição do objeto de pesquisa articulado com as escolhas do tema e formulação do projeto de pesquisa. Efetuada a escolha e delimitação do tema, formulação do problema e das hipóteses, passa-se à justificativa do estudo. Para Furasté (2008) a justificativa é a apresentação dos motivos que levaram à decisão de se abordar o tema dentro do universo acadêmico, colocando as razões que levaram à escola e que sustentam a realização do trabalho. A justificativa tem por função destacar a relevância e o porquê da realização da pesquisa, apresentando os motivos que a justificam, além de ser clara e trazer as contribuições que preveem a compreensão, intervenção ou solução do problema; deve articular a relevância intelectual e prática do problema investigado. Os objetivos, para Furasté (2008), são definidos como geral e específicos, sendo, portanto, a definição com precisão e clareza das metas, propósitos e resultados concretos a que se pretende chegar. Os objetivos são as expressões das metas que se almeja alcançar com a investigação, prevendo as intenções que se situam tanto no plano geral quanto no específico, por meio da utilização de verbos no infinitivo. Para Vergara (2007), os objetivos podem ser final ou intermediário. Se o problema é uma questão a investigar, objetivo é um resultado a alcançar. O objetivo final dá a resposta ao problema. Os objetivos intermediários são metas de cujo atingimento depende o alcance do objetivo final. A definição da base teórica ou conceitual é a definição clara dos pressupostos teóricos, das categorias e conceitos a serem utilizados no estudo, atendendo às características de ser sintético e objetivo, estabelecendo um diálogo entre a teoria e o problema a ser investigado, ser ético, fazendo as devidas referências aos autores considerados na abordagem. Essa base teórica ou conceitual é denominada, segundo Furasté (2008) de referencial teórico significando a apresentação do embasamento teórico sobre o qual se fundamentará o trabalho com os pressupostos que darão suporte à abordagem dos estudos. Esse referencial teórico, segundo Vergara (2007) tem por objetivo apresentar os estudos sobre o tema, ou especificamente sobre o problema, já realizados por outros autores, compreendendo uma revisão da literatura concernente ao acervo de teorias e críticas, como também trabalhos realizados como referências, revelando as preocupações e preferências do autor do projeto, apontando lacunas ou discordâncias ou pontos a ratificar. Outros objetivos do referencial teórico são o de permitir maior clareza na formulação do problema de pesquisa, facilitar a formulação de hipóteses ou suposições, sinalizar o método mais adequado para solução do problema, permitir a identificação de qual procedimento será mais pertinentes para a coleta e tratamento dos dados e fornecer elementos para interpretação desses dados. Para Creswell (2007) os objetivos da revisão da literatura são o compartilhamento dos resultados de outros estudos que estão relacionados com a proposta do projeto, obedecendo a observância da tipologia de pesquisa, seja qualitativa, quantitativa ou mista. A metodologia é a parte que, segundo Vera (1983), é um momento heurístico em que ocorre a reunião sistemática e ordenada de textos, obra e dados. Assim, é identificada como sendo o caminho ou a forma de desenvolver a pesquisa por meio do processo de elaboração investigativo, escolhendo aquele que melhor identifique e tenha correspondência com a problemática e o referencial teórico. Nessa parte são identificados os sujeitos de pesquisa, a coleta de dados e a descrição da organização e análise dos dados. É nessa parte que se deve definir o tipo de pesquisa a ser realizada, estabelecendo o universo e a amostra compreendidas pelo estudo, a seleção dos sujeitos, a forma como serão coletados, levantados, comparados, tratados e analisados os dados recolhidos. Explica Furasté (2008) que a parte do projeto de pesquisa destinado à metodologia é aquele que compreende a definição dos procedimentos técnicos, das modalidades de atividades e dos métodos que serão utilizados. O cronograma, para Furassté (2008) é definido como a distribuição das tarefas e etapas que permitirão um aproveitamento racional e lógico da disponibilidade de tempo para a realização do trabalho. É nessa parte do projeto que são estabelecidas as datas-limite para leitura, redação, revisão, digitação, entrega e outras atividades. O cronograma possui a finalidade de definir o tempo necessário para realização de cada uma das etapas propostas para realização da pesquisa, descrevendo as atividades a serem realizadas em cada etapa, indicando a duração de cada atividade prevista. Nessa parte do projeto deverão estar discriminadas todas as etapas de trabalho com os seus respectivos prazos. As referências possuem a finalidade de trazer a relação de todas as fontes utilizadas na elaboração do projeto de pesquisa, seguindo orientações técnicas normatizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas referências são, portanto, a lista das obras citadas no referencial teórico. FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE – Depois de escolher e delimitar o tema de pesquisa e formular o problema de pesquisa, é chegada a hora de formular a hipótese de estudo. Para Vera (1983), a hipótese é um enunciado geral que precisa ser verificado e validado, ou melhor, confirmado ou refutado.  Por isso, as hipóteses confirmadas tornam-se leis que constituem um sistema teórico. A hipótese, conforme Vergara (2007), é uma suposição ou antecipação da resposta ao problema, ou seja: uma afirmação. A investigação será feita para confirmá-la ou refutá-la. Essa hipótese é usada geralmente em estudos positivistas ou neopositivista, implicando testagem de relações via procedimentos estatísticos. Segundo Triviños (1987), a hipótese surge após a formulação do problema, uma vez que ela envolve uma possível verdade ou resposta ou resultado provável, apoiada numa teoria. Essa hipótese pertence geralmente aos estudos experimentais, muito embora, seja aceita noutros tipos de estudo, funcionando como foco norteador. Para tanto, o autor assinala as condições essenciais para a correta formulação das hipóteses: devem ser expressa numa linguagem clara, ser específica, ter apoio de uma teoria, possuir dimensão geral, ser proposta favorável à interrogativa colocada pelo investigar e seus termos devem possuir a qualidade de ser verificada empiricamente. Observa Creswell (2007) as condições para a formulação da hipótese nos estudos quantitativos, qualitativos e mistos. Na pesquisa quantitativa, segundo Creswell (2007) as hipóteses funcionar para moldar e focar especificamente o objetivo do estudo, por serem as previsões que o pesquisador faz sobre a relação entre as variáveis, sendo, portanto, estimativas numéricas de valores da população baseados em dados coletados em amostras. O teste de hipóteses emprega procedimentos estatísticos nos quais o investigador faz inferências sobe a população a partir de uma amostra de estudo. Elas são usadas em experimentos nos quais os investigadores comparam grupos. Em vista disso, possui diretrizes que incluem o uso de variáveis dependentes e independentes, além de uma forma rigorosa. Elas podem ser nula ou alternativa. A hipótese nula representa o método tradicional de redigir hipóteses fazendo uma previsão de que na população total não existe relação ou diferença entre os grupos. Já a hipótese alternativa o investigador faz uma previsão sobre o resultado esperado para a população do estudo. Também pode ser direcional, quando a hipótese prever o resultado potencial e criada para examinar a relação entre as variáveis, como pode ser não-direcional, quando faz-se uma previsão, mas a forma exata de diferenças não é especificada pelo pesquisador não saber o que pode ser previsto. Na pesquisa qualitativa, segundo Vergara (2007), as hipóteses confirmam ou não a suposição de estudo, usando mecanismos estatísticos que não precisam funcionar como testagem. Na pesquisa mista, segundo Creswell (2007), as hipóteses possuem características como a de precisarem questionamento qualitativo e quantitativo para focar e restringir as declarações de objetivo, incorporarem elementos de boas questões técnicas, atenção à ordem das questões, entre outras. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA – Tendo escolhido o tema, o próximo passo é delimitá-lo por meio de uma análise sistemática, extraindo da temática de estudo os seus principais elementos constitutivos. Furasté (2008) assinala que a delimitação do tema é o momento mais complexo, desafiador e importante para o processo inicial do trabalho. Com base nisso, é de fundamental importante seguir regras para efetuar uma divisão de um todo do tema em suas partes, tais como: adequar de forma gradual e completa a divisão obedecendo a princípios, não podendo a parte igualar-se ao todo porque essas partes devem ser independentes umas das outras. A partir da delimitação, dá-se a formulação do problema, quando o tema proposto deve ser problematizado. Esta consiste no apontamento de um problema que é fundamental e precisa ser analisado e resolvido com relação à temática. Segundo Vera (1983), um problema de pesquisa é um enunciado ou fórmula que deve ser determinado com precisão para ser examinado, avaliado e solucionado durante a realização dos estudos. Triviños (1987) orienta que existem duas formas para delimitar, definir e formular o problema de pesquisa: do ponto de vista instrumental e prático é recomendável o foco de pesquisa deva estar articulado com a proposta temática e que o assunto deva surgir da prática diária do pesquisador. Assim, o problema deve ser definido a priori pelo pesquisador, de forma clara ou difusa, para o procedimento do levantamento durante a pesquisa. No dizer de Creswell (2007), o problema de pesquisa consiste na apresentação de uma sentença que traga informações para despertar interesse no leitor, assinalada por meio de frases que identificam um problema que precisa ser abordado. Nesse sentido, o autor traça diretrizes que, ao formular o problema, deve ter em mente a inscrição de uma frase de abertura que seja capaz de estimular o interesse do leitor e que transmita uma questão com a qual o público geral possa se relacionar. Como regra geral, destaca o autor que se deve evitar uso de citações, que o proponente mantenha distância de expressões idiomáticas, que se considere o uso de informação numérica para produzir impacto, que seja identificado claramente, que indique a importância e que assegure que seja estruturado de maneira a considerar com a técnica de pesquisa no estudo. IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS DE PESQUISA - Entende Triviños (1987) que as hipóteses estão constituídas de uma ou mais variáveis, para que se tenha uma clara ideia dos rumos e conteúdos de uma pesquisa. Assim, as variáveis, como as hipóteses se constituem de conceitos que possuem definições gerais que precisam ser esclarecidos de forma precisa, devendo o investigador operacionalizar esses conceitos, dando-lhes sentido e conteúdo prático. Assim, a operacionalização das variáveis consiste em dar às mesmas um sentido facilmente observável que permita operar e medir. A variável, conforme Triviños (1987), é conceituada como as características observáveis de algo que podem apresentar diferentes valores. Assim ela é identificada na pesquisa quantitativa como sendo a medida, e na pesquisa qualitativa a variável é descrita. O uso das variáveis, conforme Vera (1983) obedece a uma intenção científica, ou seja: formular leis e teorias sobre a base de dados de observação correlacionados matematicamente. Os tipos de variáveis, segundo Triviños (1987) são independentes, dependentes e intervenientes. As variáveis independentes são aquelas que caracterizam o sujeito que se estuda, sua posição, caracteres. Esta é, portanto, a causa, e é obtida mediante testes, inquéritos e estatísticas. Estas são as variáveis explicativas que atuam sobre as variáveis dependentes que sofrem os efeitos dela. No dizer de Creswell (2007) estas variáveis são aquelas que causam, influenciam ou afetam os resultados, sendo, também, chamadas de variáveis de tratamento, manipulas, antecedentes ou previsoras. Em vista disso, entende-se que essa variável deve ser de tratamento. Outras variáveis independentes podem simplesmente ser variáveis mensuradas nas quais não correu manipulação e podem ser estatisticamente controladas no experimento. A variável dependente é o efeito, ou seja, aquela em que se obterá com uma precisão que estará em razão direta da qualidade dos procedimentos que tenham sido aplicados na determinação dos valores das variáveis. Essas variáveis, para Creswell (2007) dependem das variáveis independentes por serem os resultados da influencia que essas originam, podendo, também, serem chamadas de variáveis de critérios, de resultado ou de efeito. Assim sendo, é a resposta ou a variável de critério que supostamente é causada ou influenciada pelas condições de tratamento independentes. A variável interveniente é aquela que influi ou produz alterações nas variáveis independentes e dependentes. Para Creswell (2007), essas variáveis são também conhecidas como mediadas, ou seja, que medeiam os efeitos da variável independente sobre a variável dependente. Outros dois tipos de variáveis são destacadas por Creswell (2007): as de controle e as mistas. As variáveis de controle desempenham um papel ativo nos estudos quantitativos, sendo, portanto, um tipo de variável independente que são mensuradas em um estudo porque elas potencialmente influenciam a variável dependente. Já a variável de deslocamento ou falsa, conforme Creswell (2007), é aquela que não é mensurada nem observada em um estudo, já que existe e sua influencia não pode ser diretamente detectada em um estudo e só certificada após a conclusão dos estudos. Acrescenta Triviños (1987) que as variáveis podem ser ainda contínuas, discretas ou fundamentais. As contínuas admitem subdivisões entre as dimensões inteiras. A discreta não admite subdivisões. As fundamentais são aquelas que se referem aos caracteres básicos do que se investiga. O uso das variáveis quantitativamente será efetuado para relacionar as variáveis ou comparar amostras ou grupos em termos de um resultado. Em suma: uma variável, segundo Vera (1983) é representada por um signo ou letra incluída em uma formula, ou conjunto de signos lógicos ou matemáticos, que, por sua vez, representa um conjunto de objetos ou valores de forma indeterminada. O conjunto de valores ou objetos chama-se classe, campo de existência ou de variabilidade da variável. Se duas variáves se relacionam entre si como os membros de uma equação algébrica, constituem uma função: fixando valores a uma das variáveis, a que é chamada de independente, a outra ou as outras assumirão valores em relação aos atribuídos à primeira, esta ou estas variáveis se chamam variáveis dependentes. Veja mais aqui e aqui.

REFERÊNCIAS
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