DITOS & DESDITOS - Os
resultados do amanhã serão visíveis nas causas que fazemos hoje. Vamos semear
as sementes uma a uma, e vencer no presente pelo bem do futuro. Pensamento
do poeta, filósofo, fotógrafo e líder budista japonês Daisaku Ikeda.
Veja mais aqui.
ALGUÉM FALOU: O
mundo tornou-se tão complexo que a ideia de um poder em que tudo se une e pode
ser controlado de forma centralizada Agora é errônea... Estamos vivendo em um
mundo que está além da controlabilidade... Pensamento do sociólogo alemão Ulrich
Beck (1944-2015).
A HISTÓRIA DA INFÂNCIA - [...]
Até hoje, meu assento em uma sela ou no dorso de um
cavalo é tão seguro e incansável quanto em uma cadeira de balanço, e muito mais
prazeroso.Às vezes, anos mais tarde, quando de repente me
encontrava montado em um cavalo estranho na sela de um soldado, voando pela
vida ou pela liberdade na frente da perseguição, abençoei as lições infantis
dos galopes selvagens entre os belos potros.[...]. Trecho extraído da obra The Story of My Childhood (Arno Press, 1980), da enfermeira, professor
e filantropa estadunidense Clara Barton
(Clarissa Harlowe - 1821-1912).
AS TRÊS FÊMEAS - [...]
Não há dias verdadeiramente felizes, exceto aqueles em
que a imprevidência é total.O próprio prazer não é tão doce prever que seja ainda
mais doce não prever nada. [...] Cogitans
dubito: Pensar é duvidar.Considere que desde o nosso nascimento estamos no mundo
ao mesmo tempo espetáculo e espectadores, julgados e juízes, misturando
constantemente a ideia do que nos convém que nossos semelhantes sejam e façam,
com a do que 'convém a eles que nós ser e fazer;de modo que é criada em
nós uma consciência da qual nos é impossível reconhecer os elementos. [...] Ninguém está fazendo tudo o que deveria. [...] Tantos homens são enviados para a guerra, apenas para matar e serem
mortos, sem que isso seja repreendido por príncipes, generais, recrutadores:
não seria estranho se tivéssemos direitos sobre todas as vidas fora da dele?[…]. Trechos extraídos da obra Les
trois femmes (L'Age D'homme, 1996), da escitora neerlandesa Isabelle
de Charrière (1740-1805).
TRÊS POEMAS - A SÓS
COM ESTES CORPOS - Governos utopias\ Cresce a grama\ Entre os trilhos \ As
palavras apodrecem\ No papel \ Os olhos das mulheres\ Ficam frios \ Adeus
amanhã \ Status quo. A FELICIDADE DO MEDO-
Às vezes entre a noite e a manhã \ Vejo os cães rodearem-te\
Cães com os dentes à mostra\ E tu deitas as mãos às suas patas
\ E ris nos seus dentes\ E eu acordo a transpirar de medo\
E sei que te amo. EU SOU O ANJO DO
DESESPERO - Eu sou o anjo do desespero. Com as minhas mãos
distribuo a embriaguez, \ o atordoamento, o esquecimento, o prazer
e o sofrimento dos corpos. \ O meu discurso é o silêncio, o meu
cântico o grito. Na sombra das minhas \ asas habita o medo. A
minha esperança é o último fôlego . A minha esperança \ é a
primeira batalha. Eu sou a faca com que o morto abre o seu caixão. Eu sou \
o que há-de ser. O meu voo é a revolta, o meu céu o abismo de amanhã. Poemas do poeta e dramaturgo alemão Heiner
Müller (pseudônimo Max Messer – 1929-1995).
A TEORIA DA PERSONALIDADE DE ERICH FROMM – O filósofo, sociólogo e psicanalista alemão Erich Fromm (1900-1980),
produziu uma extensa obra na qual aborda temas como linguagem simbólica,
inconsciente social, sonhos, a tecnologia, a religião, humanismo normativo e a
moldagem do individuo pela sociedade, a destrutividade, as falhas
predeterminadas pela cultura, as influencias intrafamiliares, a situação
humana, as necessidades básicas da alma humana, a experimentação da identidade
por individualidade ou conformidade, ligação através do amor ou narcisismo,
transcendência por criatividade ou por destruição, raízes por irmandade ou
incesto, entre outras, criticando o processo de desumanização provocada pela
sociedade capitalista, tornando-se um renovador da psicanalise com a promoção
de inclusão das relações sociais e da cultura na compreensão dos fenômenos
psíquicos. A TEORIA DA PERSONALIDADE – A teoria da personalidade de Fromm está
embasada na orientação de caráter, identificada como sendo as formas que os
indivíduos se relacionam com o mundo e constituem de forma geral o caráter de
dias formas: pela assimilação e peça socialização. Ambas as formas quatro tipos
de caráter identificados como negativos. São eles: o receptivo, o explorador, o
acumulador e o mercantil. Um quinto tipo identificado como sendo positivo é
denominado de caráter produtivo. No caráter receptivo se caracteriza pela noção
de que o que se precisa está fora de si e que os fatores externos são os únicos
modos de receber o que se quer, tornando-se dependente e submisso, precisando
do outro para cuidar e que para identificar-se com aquele que cuida fará tudo
para se assemelhar e não decepcionar. O caráter explorador é aquele agressivo
que procurar retirar e explorar os outros, tomar dos outros pela esperteza como
pela força, utilizando-se do poder para obter o que se deseja. O caráter
acumulativo é aquele que identifica o mundo como um lugar ameaçador,
desconfiando e tornando-se rígido em possuir e poupar, tornar-se frugal,
avarenta ou econômica. O caráter mercantil está relacionado com o capitalismo,
pelo qual ocorre o desempenho de papeis aprovados socialmente, foco na tarefa
de se vender. Esses tipos de caráter se mesclam num individuo concerto e será
um produto social o tipo de caráter predominante. Na sociedade moderna é
predominante a orientação mercantil, gerando a opção pelo ter ao invés do ser. Estas
orientações de caráter podem se mesclar num indivíduo concreto e o tipo de
caráter predominante nos indivíduos é um produto social. A pessoa saudável não
precisa de nenhuma dessas características, voltando-se para o caráter produtivo
na busca pela realização do pleno potencial sem necessitar, depender ou
explorar os outros. O amor produtivo não é possessivo e nem se reduz ao amor
sexual. O amor produtivo tem sua base na produtividade e é o amor autêntico,
que tem como exemplo máximo o amor materno e é marcado pelo desvelo,
responsabilidade, respeito e conhecimento, razão pela qual este tipo de amor é
desintegrado na sociedade capitalista contemporânea. O pensamento produtivo
tanto respeita como reage e possui interesse no seu objeto, na busca pela
compreensão e visão total dele. O caráter social pode ser dividido entre os que
se orientam produtivamente ou improdutivamente. Os improdutivos são
caracterizados como receptivos, exploradores, acumuladores e mercantis. Os produtivos
são aqueles que manifestam a essência humana e realiza a produtividade. Para Fromm a base fundamental do caráter se encontra nos diversos tipos
de organização da libido, admitindo que o caráter social se encontra na relação
da pessoa com o mundo, com o outro e consigo mesmo, na função de moldar os
indivíduos a agir na direção de exigência da sociedade. Esse caráter social
produz o desejo de agir em conformidade com a exigência da sociedade que produz
no individio a satisfação de agir conforme a cultura e realizar a mediação
entre as ideias dominantes e o modo de produção. HUMANISMO – Para Fromm o homem
é potencialmente bom e só se torna mau em condições adversas quando desenvolve
uma potencialidade secundária. Ao distinguir a consciência humanista da
consciência autoritária, Fromm observa que a consciência humanista está voltada
para a integridade e interesse próprio, enquanto que a consciência autoritária
está voltada para obediência, dever e abnegação do homem e seu ajustamento
social. A meta da consciência humanista é a produtividade e a felicidade. Estas
são as bases da ética humanista e da psicanálise do autor. A psicanálise
humanista de Fromm envolve tanto a tipologia do caráter e suas influências na
sociedade e no processo histórico, como também o questionamento acerca das
bases da sociedade moderna, anti-humanista e mercantil, discutindo a questão do
caráter social e os processos sociais gerados pelo capitalismo na influencia
sobre o ser humano na quantificação/abstratificação, na alienação, na
burocratização e na mercantilização. SAÚDE MENTAL – Ao abordar as relações
sociais, Fromm passa a tratar sobre a saúde mental e com questionamento sobre a
ideia de normalidade e a qualificação de anormalidade, entendendo que
normalidade se dá na dependência e na adaptação do individuo em determinadas
relações sociais, discutindo se essas relações são realmente saudáveis ou se o
individuo comunga com a maioria da mesma doença psíquica para ser considerado
normal. O SOCIALISMO HUMANISTA – A ideia do socialismo humanista surge da
critica da sociedade contemporâneo e do socialismo real – o capitalismo de
Estado –, propondo o socialismo comunitário humanista com foco nas relações
sociais. Veja mais aqui,aqui, aqui, aqui e aqui.
REFERÊNCIAS
FROMM, Erich. O espírito da liberdade. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.
______. A arte de amar. São Paulo, Itatiaia, 1990.
______. A crise da psicanálise: Freud, Marx e a Psicologia Social. Rio
de Janeiro, Zahar, 1977.
______. A linguagem esquecida: uma introdução ao entendimento dos
sonhos, contos de fadas e mitos. Rio de Janeiro, Zahar, 1983.
______. A revolução da esperança: por uma tecnologia humanizada. 5ª
edição, Rio de Janeiro, Zahar, 1984.
______. Análise do homem. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
______. Anatomia da destrutividade humana. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.
______. Da desobediência e outros ensaios. Rio de Janeiro, Zahar, 1984.
______. Do ter ao ser. Rio de Janeiro, Manole, 1992.
______. Grandeza e limitações no pensamento de Freud. Rio de Janeiro,
Zahar, 1980.
______. Meu encontro com Marx e Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.
______. O coração do homem. Rio de Janeiro, Zahar, 1965.
______. O medo à liberdade. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.
______. Psicanálise da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro, Zahar,
1976.
______. Psicanálise e religião. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano,
1966.
______. Ter ou ser? Rio de Janeiro, Guanabara, 1987.
KAREL KOSIK: DIALÉTICA DO CONCRETO – O livro “Dialética do concreto” de Karel Kosik, trata da dialética da totalidade concreta, o mundo da pseudoconcreticidade e a sua destruição, reprodução espiritual e racional da realidade, a totalidade concreta, economia e filosofia, metafísica da vida cotidiana, da cultura, da ciência e da razão; filosofia e economia: a problemática de O capital de Marx, o homem e a coisa ou a natureza da econômica; a práxis e totalidade, história e liberdade e o homem.
FONTE: KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
Veja
mais sobre:
Entrega
na Crônica de amor por ela, Cesare Pavese, Theodor Adorno, Antonio Vivaldi, Ítalo Calvino, Ledo
Ivo, Chiquinha Gonzaga, Luchino Visconti, Anne-Sophie Mutter,
Maria Adelaide Amaral, Julião Sarmento,
William Etty, Rosamaria
Murtinho, Annie Girardot, Marize Sarmento & Grupo Carochinha –
Maceió aqui.
E mais:
Paul Feyerabend, Gilberto Mendes, Chaim Soutine, Sandra Scarr, Brian de Palma, Edwin
Torres & Penelope Ann Miller aqui.
Indagorinha:
Educação Brasileira, Reino dos Mamoeiros, Arranca-rabo & a batida Teibei aqui.