ÉTICA &
MORAL - A palavra Ética vem do grego ethiké, derivado de hëthos, e é a parte da
filosofia que estuda os valores morais e os principais ideais da conduta
humana. E Moral é o que é relativo à moralidade, aos bons costumes; que procede
conforme à honestidade e à justiça, que tem bons costumes; que se refere ao
procedimento; diz-se de tudo que é decente, educativo e instrutivo. Segundo o
Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de
apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto
de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de
modo absoluto”. Alguns diferenciam ética e moral de vários modos: Ética é princípio, moral são aspectos de
condutas específicas; Ética é
permanente, moral é temporal; Ética é
universal, moral é cultural; Ética é regra, moral é conduta da regra; Ética é teoria, moral é prática. Etimologicamente
falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim
"morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes.
Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas. Para
estudar a ética, é preciso inicialmente entender que existe um grande número de
correntes éticas, que se propõem a conceituá-la. Pode-se destacar as grandes
construções históricas sobre a ética, principalmente a aristotélica, a cristã
ou tomística, kantiana, marxista, existencial, dentre outras. Estudar Ética e
Moral corresponde ao desenvolvimento de uma série de interpretações
conteudísticas para que se possa encontrar uma distinção entre ambas. A ética pode
ser definida como a disciplina crítico-normativa que estuda as normas do
comportamento humano, mediante as quais tende o homem a realizar na prática o
valor do bom. E, muitas vezes, os termos Ética e Moral são usados como
sinônimos indicando normas, princípios e valores de uma dada realidade social
com o fim de determinar e regular o comportamento dos homens que nela vivem.
Mas é importante ressaltar que há uma diferença entre Ética e Moral que vai
além do sentido etimológico. Enquanto ser histórico-social, o homem possui
necessidades de pautar seu comportamento por normas mais apropriadas e dignas
de ser cumpridas, isto constitui os atos morais. Para agir e decidir, é
necessário construir juízos de valor de aprovação ou não, sujeitando-se livre e
conscientemente a normas e regras de ação. Estes atos morais ou comportamentos
práticos-morais constituem o campo dos problemas morais ou a Moral propriamente
dita. Quando se toma o comportamento prático-moral como objeto de reflexão e
pensamento, há uma passagem da moral empírica a moral reflexa, iniciando o
pensamento filosófico, caracterizado pela busca da essência do comportamento
moral, examinando condições objetiva e subjetivas do ato moral com a liberdade
da vontade inseparável da responsabilidade de ação e obrigatoriedade moral
individual e coletiva. A esta investigação do modo de decidir e agir com base
na reflexão, análise e crítica eleva os comportamentos práticos morais à condição
de problemas teóricos-morais ou éticos devido a sua generalidade. Não se pode
falar em separação nítida entre os problemas práticos-morais (Moral) e
problemas teóricos-morais (Ética), pois teoria e prática são indissociáveis e
se fundem numa práxis onde o agente, o ato e a finalidade são a mesma coisa. Tanto
a Ética quanto a Moral definem o homem como sujeito autônomo, dotado de
consciência e vontade, capaz de deliberação, escolha e decisão, visando uma
ação subjetiva e intersubjetiva não-instrumental segundo valores na medida do
possível. Ao definir Ética como "ciência" não quer dizer que os
comportamentos morais serão submetidos ao rigor do método científico,
observados, experimentados e mensurados. Trata-se de "ciência" no
sentido de ser um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos
(na medida do possível) a respeito do comportamento humano moral. Assim,
procura explicar, esclarecer, investigar ou fundamentar o comportamento dos
indivíduos numa dada realidade moral, não podendo ser reduzida a uma disciplina
normativa ou pragmática de caráter universal, pois não cabe formular juízos de
valor sobre comportamentos práticos-morais estabelecendo princípios e normas
para orientar o comportamento humano desprezando o momento e o espaço históricos;
não existe uma moral absoluta e universal. Mas deve partir da existência
histórica da moral como construção individual e coletiva do homem, investigando
o princípio que permite compreender seu movimento e desenvolvimento, fornecendo
a compreensão racional (nos limites do possível) dos princípios, valores e
normas que num dado espaço e tempo, orientam o comportamento dos homens. As
questões éticas não podem ser reduzidas a um mero capítulo de Filosofia como
uma "arte do bem-viver" com caráter especulativo ou universal,
desvinculado da realidade histórico-social humana e da própria ciência; como
também não podem ser elevadas a uma visão totalizadora que se pretenda colocar
acima das ciências positivas ou contra elas. Partindo-se do pressuposto que a
ética nunca pode deixar de ter como fundamento a concepção filosófica do homem
enquanto ser histórico, social e criador, nota-se que há uma estreita relação
entre Ética e Filosofia e, como tal, se faz necessário que ambas não se
"fechem em guetos", mas que procurem se apoiar nas demais ciências
sociais e humanas (como Antropologia, Sociologia, História, Psicologia,
Economia Política, etc.) numa tentativa de ampliação de conhecimentos e
possibilidade de pensamento reflexivo e crítico sobre os mesmos. Se a forma
contemporânea do capitalismo e da ideologia são contrários aos valores e normas
que constituem o campo ético, como pode-se falar em comportamento ético-moral?
Se o estruturalismo e as instituições sociais se apresentam como formas
disciplinadoras e repressivas que asfixiam a subjetividade consciente e
autônoma provocando a "morte do sujeito humano e autônomo" ou, quando
o neoliberalismo incentiva a competição e o individualismo exacerbados,
transformando a violência econômica social em modelo de ação humana que
contraria os princípios éticos-democráticos de igualdade, justiça, liberdade e
felicidade, gerando exclusão, polarização social - carência absoluta e
privilégio absoluto -, relações sociais e políticas hierárquicas e fundadas em
contatos pessoais. Isto sem falar da ciência e da tecnologia que sob a lógica
neoliberal surgem como poderes desconhecidos e mitificados, geradores de medos
e violências, negando a possibilidade de ação ética como racionalidade
consciente, voluntária, livre e responsável. CONCLUSÃO - Lê-se
por vezes nos manuais portugueses de filosofia uma referência vaga e confusa a
uma distinção entre a ética e a moral. A pretensa distinção entre a ética e a
moral é intrinsecamente confusa e não tem qualquer utilidade, razão pela qual
não é utilizada pelos melhores especialistas atuais em ética. Mas persiste
tenazmente no discurso de muitos estudantes, talvez porque tenha sido das
poucas coisas apesar de tudo compreensíveis que aprenderam nas aulas de ética. A
pretensa distinção seria a seguinte: a ética seria uma reflexão filosófica
sobre a moral. A moral seria os costumes, os hábitos, os comportamentos dos
seres humanos, as regras de comportamento adotadas pelas comunidades. A ética
aplicada é a disciplina ética que trata de problemas concretos da ética, como o
aborto ou a eutanásia, os direitos dos animais, ou a igualdade. A ética
normativa trata de estabelecer, com fundamentação filosófica, regras ou códigos
de comportamento ético, isto é, teorias éticas de primeira ordem. O comportamento
dos seres humanos é multifacetado; por isso que é impossível determinar à
partida que comportamentos seriam os comportamentos morais, dos quais se
ocuparia a reflexão ética, e que comportamentos não constituem tal coisa.
REFERÊNCIA
BILBIOGRAFIA
ARISTÓTELES.
Ética a Nicömaco. São Paulo: Abril, 1979
CHAUÍ, M. Ética
e Universidade. São Paulo: Ciência Hoje. v 18, n. 102. p. 38 a 42.
DEWEY, John.
Teoria da Vida Moral. São Paulo: Abril, 1980
ESPINOSA,
Baruch. Ética. São Paulo: Abril, 1979
VALLS, Álvaro.
O que é ética. Porto Alegre: Brasiliense, 1993
DITOS & DESDITOS - como se tivessem na frente a eternidade. Os
homens, com o auxílio das convenções, têm resolvido tudo com facilidade e pelo
lado mais fácil da facilidade; mas é claro que precisamos ater-nos ao difícil.
Ser amado é consumir-se na chama. Amar é luzir com uma luz inesgotável. Ser
amado é passar; amar é durar. As obras de arte são de uma solidão infinita:
nada pior do que a crítica para as abordar. Apenas o amor pode captá-las,
conservá-las, ser justo em relação a elas. Pensamento do poeta alemão Rainer Maria Rilke (1875-1926). Veja mais aqui.
REVOLUÇÃO CULTURAL – [...] A
revolução cultural de fins do século XX pode assim ser mais bem entendida como
triunfo do indivíduo sobre a sociedade, ou melhor, o rompimento dos fios que
antes ligavam os seres humanos em texturas sociais. Por essas texturas
consistiam não apenas nas relações de fato entre seres humanos e suas formas de
organização, mas também nos modelos gerais dessas relações e os padrões
esperados de comportamentos das pessoas umas com as outras; seus papéis eram
prescritos, embora nem sempre escritos. [...] Trecho extraído da obra A era dos extremos: o breve século XX 1914-1991 (Companhia
das Letras, 1995), do historiador egípcio Eric
Hobsbawm (1917-2012). Veja mais aqui e aqui.
A ILHA DE ARTURO – [...] Segundo
o costume antigo, as mulheres vivem em clausura como as monjas. Muitas delas ainda usam cabelos
compridos e, no Inverno, tamancos e meias grossas de algodão preto, enquanto no
Verão algumas andam descalças.
Quando passam descalças, rápidas, sem fazer rumore
esquivando-se aos encontros, dir-se-iam gatas selvagens ou fuinhas. Nunca descem à praia; para as mulheres, é
pecado tomar banho no mar — e
até ver outros a tomar banho é pecado. [...] Eu acreditava
que aquele furor amargo era provocado pela ofensa [...] Mas pode ser que, inconscientemente, eu já
lamentasse as pretensões impossiveis de meu coração. E os ciúmes opostos e
entrelaçados, as paixões multiformes que deviam marcar meu destino [...]. Trechos
da obra A ilha de Arturo (Berlendis
& Vertecchia, 2005), da escritora italiana Elsa Morante (1912-1985). Veja mais aqui.
A CANÇÃO – I - Ele canta. Sua canção é de mel. / Você mora
aqui, diz a mulher./ E você é minha mulher, diz o homem. Minha mulher. / Minha
mulher. / No jardim cresce a árvore / Da árvore crescem maçãs. / Crescem peras.
/ Crescem cerejas. / Estamos na estação certa, diz a mulher. / Agora vou levar
os vestidos para o porão. Agora vou levar o vidro de compota para o porão.
Agora vou levar o verão para o porão. / A escada para o porão tem 10 anos de
comprimento. No caminho, a mulher precisa cortar as unhas. Seu cabelo caído,
ela põe em uma caixa debaixo da escada. Do seu cabelo, ela vai fazer um
travesseiro para ele. Um travesseiro de inverno. Que continua a crescer. II - Meu
cabelo é longo, diz a mulher. Eu o penteei. / Dei-lhe gema de ovo. O cabelo
comeu o ovo. / Agora trago a neve, diz a mulher. / Ela chama o homem. Ela o
chama com uma voz longa. / O homem põe o gato de 40 anos na mala. / Ele pega
pão e salsicha. Uma garrafa de vinho. A camisa recém-lavada e o terno de
domingo. / O homem espera até que a sombra das árvores tenha ido embora. III - O
pé direito do homem vai devagar. / A cada par de passos ele deposita a mala no
chão e se reergue / No olho do homem cai um corvo. / A mulher canta. / Na
canção há uma paisagem. Branca. Poemas da escritora romena Aglaja
Veteranyi (1962-2002). Veja mais aqui & aqui.
Veja
mais sobre:
Das idas
e vindas, a vida, Roberto Crema, Martins Pena, Leila Diniz, Angeli, Sharon
Bezaly, Paulo César Saraceni. Anders Zorn, Eudes Jarbas de
Melo & João Monteiro aqui.
E mais:
Uns
trecos dos tecos, A importância do
sono, Doro arretado & Zé Bilola aqui.
Horário
eleitoral puto da vida: a campanha de Zé Bilola aqui.
Cordel O sertanejo Antonio Cobra Choca, de José Vila
Nova aqui.
Voto
Moral aqui.
Maurren Maggi aqui.
Horário
eleitoral, Dani Calabreza & outras presepadas aqui.
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Livros
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CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!!!
CANTARAU:
VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá
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