LITERÓTICA: PARTILHA - Saibam todos quantos virem esta canção
entoada que eu amo esta mulher nua e linda como a terra que me faz abrigo e me
reparte toda a felicidade universal de sua beleza ruidosa no meu coração.
Saibam. E que este poema exaltado seja o testemunho do quanto vivo e me sou
dado à propícia magia da boca fresca de uma mulher com o seu riso refulgente
espalhando o prazer perpétuo, onde fecho os olhos para imergir no beijo e seja
lá o que deus quiser. Por isso eu canto toda canção para ela nua e linda,
porque eu conheço todas as astúcias de quem cavalga na minha carne onde o seu
nome é o sexo úmido a pulsar exsudando gozo aos grandes goles. Por isso eu
declamo aos quatro ventos todos os versos viscerais do meu poema imperfeito,
porque conheço a fundura do paladar de quem se debruça oferecendo a maçã com um
verso na mão estendida e uma poesia na carne de todos os molhos para que eu
faça festa impudente e reine com açoites para ocultar-me no porão de sua alma.
Por isso vou vociferando com meu coração barulhento todas as rezas da maior
adoração de quem na lonjura conhece o abraço do jeito irrigado que tece a luz
do sol e vou decidido a transpor além das margens e colunas do seu jeito crepuscular
à maneira de quem soterra quente rajada do que sou por todos os lados até
levar-me tapete mágico por todos os seus dons ao alcance do meu canto. Por isso
sou terno eternamente grato porque conheço o perfume de quem me espera nua em
cada esquina, porque conheço o aguaceiro que nos lava o íntimo envolto em
névoas oníricas até sermos alagados de suspiros na luz rubra do archote que
empunhamos em nome da paixão. Por isso sou reiteradamente grato porque conheço
o namoro do olhar que não repara de nada e reata amorante as distâncias por
todos os ângulos de espera e se arrasta até pôr-se de pé pedinte e acossada que
eu seja infindável na minha poesia rústica até a fronteira que nos divide
quando somos na total comunhão. Por isso me faço cantor para envolver os braços
de cisne jurado de amar que não medem um palmo sequer, nem se demora um triz e
prevalece na altura estelar adivinhando a vigília de quem é capaz de empreender
a mais inescrutável loucura na voz que trespassa tudo a me dizer que amar é
costume gostoso que dá na gente e faz da vida a festança de partilhar do amor.
© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja também abaixo e mais aqui e aqui.
DITOS
& DESDITOS - Oh, terra, você é
maravilhosa demais para que alguém perceba você. … Os seres humanos
realizam a vida enquanto a vivem? — A cada, a cada minuto?... 99% das pessoas do mundo são tolas e o resto
de nós está em grande perigo de contágio... Ou vivemos por acaso e
morremos por acidente, ou vivemos por planos e morremos por planos... Pensamento
do escritor estadunidense Thornton Wilder (1897-1975). Veja mais aqui.
ALGUÉM
FALOU: A matéria
orgânica, especialmente o tecido nervoso, parece dotada de um grau
extraordinário de plasticidade.
Pensamento do filósofo e psicólogo estadunidense William James (1842-1910). Veja
mais aqui, aqui e aqui.
A CANÇÃO DA COTOVIA - [...] Os
grandes pinheiros ficam a uma distância considerável uns dos outros. Cada
árvore cresce sozinha, murmura sozinha, pensa sozinha. Eles não se intrometem
um no outro... [...]. Trecho extraído da obra Song of the Lark (Vintage, 1999), da
escritora estadunidense Willa Cather
(1873-1947), contando a história de uma artista de uma pequena cidade que descobre
e desenvolve sua voz cantando, aprendendo a si mesma, seus pontos fortes e seu
talento, até alcançar o sucesso. Já na obra Uma
dama perdida (Relógio D’água, 2007), o trecho: [...] Ele tinha visto o fim de uma era, o pôr do sol do pioneiro. Ele o
encontrou quando sua glória já estava quase esgotada. [...]. Veja mais aqui
e aqui.  
NÃO A ACORDE DE MADRUGADA - Não
a acorde do sono ao amanhecer, / Ao amanhecer ela está dormindo doce demais. / Em
seu seio há o sopro da manhã, /Nas bochechas as covinhas florescem com ele. / Quente
é este sono profundo da empregada. / No entanto, ela agora é estranha a
problemas; / Pelos ombros estão correndo suas tranças / Como fitas escuras em
mármore branco como a neve. / Muito tempo na janela na noite passada / Completamente
sozinha ela estava olhando a lua / Que estava brincando com as nuvens como se /
Desejasse provocá-las enquanto amorosa e abençoada. / E quanto mais tenra a
noite se tornava opaca, / E mais alto cantava um rouxinol, / Mais e mais ela
sentia uma doce dor, / De excitação ela empalidecia. / É por isso que são
acariciados pela manhã / Seus seios jovens e as covinhas, de fato. / Acorde-a
de madrugada... / De madrugada ela está dormindo doce demais. Poema do
poeta russo Afanasy Fet (1820-1892).
Veja mais aqui.
LITERÓTICA: TUDO MEU SE REALIZA NELA
GILBELA, É NELA QUE A BELEZA SE REVELA
O SABOR DA PRINCESA QUE SE FAZ SERVA NA MANHÃ
O CATECISMO DE ZÉFIRO & O ROL DA PAIXÃO
O PRAZER DO AMOR NA VARANDA DA NOITE
 AIDS E EDUCAÇÃO - O impacto da Aids durante os últimos anos tem sido devastador. O cuidado e a prevenção da Aids  está centrada principalmente com a contaminação por via sexual. O assunto poderia ser abordado por várias especialidades médicas que se envolvem na complicada tarefa de convencer o paciente a tomar certas atitudes ou obedecer a algumas regras. Desde o início da epidemia, o assunto foi tratado de diversas maneiras, mais ou menos conservadoras como, por exemplo, a abstinência sexual, a redução de parceiros sexuais, o uso de preservativo em todas as relações sexuais e a camisinha feminina. O pressuposto básico das campanhas é a disponibilidade de informação que levaria à mudança de comportamento. A equação automática que se realiza é a seguinte: informação correta igual mudança de comportamento. Excluindo-se razões socioeconômicas para a prevenção da Aids, como o alto custo dos preservativos, o baixo nível de escolaridade da maioria da população, que, embora não menos importantes, observa-se que mudanças de comportamento como as que se recomendam à prevenção da Aids não são fáceis de ocorrer.
AIDS E EDUCAÇÃO - O impacto da Aids durante os últimos anos tem sido devastador. O cuidado e a prevenção da Aids  está centrada principalmente com a contaminação por via sexual. O assunto poderia ser abordado por várias especialidades médicas que se envolvem na complicada tarefa de convencer o paciente a tomar certas atitudes ou obedecer a algumas regras. Desde o início da epidemia, o assunto foi tratado de diversas maneiras, mais ou menos conservadoras como, por exemplo, a abstinência sexual, a redução de parceiros sexuais, o uso de preservativo em todas as relações sexuais e a camisinha feminina. O pressuposto básico das campanhas é a disponibilidade de informação que levaria à mudança de comportamento. A equação automática que se realiza é a seguinte: informação correta igual mudança de comportamento. Excluindo-se razões socioeconômicas para a prevenção da Aids, como o alto custo dos preservativos, o baixo nível de escolaridade da maioria da população, que, embora não menos importantes, observa-se que mudanças de comportamento como as que se recomendam à prevenção da Aids não são fáceis de ocorrer. JOHN DEWEY: A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA - O filósofo e pedagogo norte-americano, John Dewey (1859 -1952) foi um dos fundadores do Pragmatismo, pioneiro na psicologia funcional e principal representante da educação progressiva. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar o pragmatismo e a democracia como importantes ingredientes da educação. Na sua obra “Democracia e educação”, traduzida no Brasil por Anísio Teixeira e Godofredo Rangel, o autor aborda questões como a educação como necessidade de vida, como função social, como direção, como crescimento, preparação, desdobramento e disciplina formal, a educação conservadora e a progressiva, a concepção democrática, os objetivos da educação, o desenvolvimento natural e a eficiência social como objetivos, interesse e disciplina, experiência e pensamento, a natureza do método, o ato de pensar, a natureza da matéria de estudo, o brinquedo ou o jogo e o trabalho no currículo, a significação da geografia e da história, as ciências no currículo, valores educacionais, trabalho e lazer, estudos intelectuais e estudos práticos, estudos físicos e sociais, naturalismo e humanismo, o individuo e o mundo, aspectos vocacionais da educação, filosofia da educação, teorias do conhecimento e teorias da moral. A visão deweyana defende que a educação é "uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos desafios da sociedade". Educar, portanto, é mais do que reproduzir conhecimentos, é incentivar o desejo de desenvolvimento contínuo, preparar pessoas para transformar algo. Para Dewey, o professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas. Uma das principais lições legadas por John Dewey é a de que, não havendo separação entre vida e educação, esta deve constante desenvolvimento. Como ele dizia, "as crianças não estão, num dado momento, sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo". Veja mais aqui & aqui.
JOHN DEWEY: A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA - O filósofo e pedagogo norte-americano, John Dewey (1859 -1952) foi um dos fundadores do Pragmatismo, pioneiro na psicologia funcional e principal representante da educação progressiva. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar o pragmatismo e a democracia como importantes ingredientes da educação. Na sua obra “Democracia e educação”, traduzida no Brasil por Anísio Teixeira e Godofredo Rangel, o autor aborda questões como a educação como necessidade de vida, como função social, como direção, como crescimento, preparação, desdobramento e disciplina formal, a educação conservadora e a progressiva, a concepção democrática, os objetivos da educação, o desenvolvimento natural e a eficiência social como objetivos, interesse e disciplina, experiência e pensamento, a natureza do método, o ato de pensar, a natureza da matéria de estudo, o brinquedo ou o jogo e o trabalho no currículo, a significação da geografia e da história, as ciências no currículo, valores educacionais, trabalho e lazer, estudos intelectuais e estudos práticos, estudos físicos e sociais, naturalismo e humanismo, o individuo e o mundo, aspectos vocacionais da educação, filosofia da educação, teorias do conhecimento e teorias da moral. A visão deweyana defende que a educação é "uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos desafios da sociedade". Educar, portanto, é mais do que reproduzir conhecimentos, é incentivar o desejo de desenvolvimento contínuo, preparar pessoas para transformar algo. Para Dewey, o professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas. Uma das principais lições legadas por John Dewey é a de que, não havendo separação entre vida e educação, esta deve constante desenvolvimento. Como ele dizia, "as crianças não estão, num dado momento, sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo". Veja mais aqui & aqui.DEWEY, JOHN. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
 FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO – O livro “Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa”, organizado por Luiz Paulo Leopoldo Mercado e Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, traz trabalhos produzidos por Cely do Socorro Costa Nunes, Albene Lins Monteiro, José Batista Neto, Maria do Socorro Lucena Lima, Isabel Maria Sabino de Farias, Nadia Hage Fialho, Kátia M. Santos Mota, Solange Lacks, Tânia Maria Hetkowski, Vera Lucia Jacob Chaves, Luiz de Souza Junior, Roberto Sidnei Macedo, Henrique Nou Schneider, Edna Bertoldo, Maria das Graças da Silva, Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Ivana Maria Lopes d Melo Ibiapiana, Maria das Graças de Loiola Madeira e Marly Amarilha, abordando temas comoprofissionalização e cultura docente: limites e possibilidades na formação de professores, formação do professor, profissionalização e cultura docente: concepções alternativas ao professor profissional, a reflexão sobre a prática pedagógica e a cultura docente mediada pela pesquisa, do individualismo à colaboração: desafio à formação docente na contemporaneidade, compreendendo a cultura acadêmica a partir da relação entre a graduação e a pós-graduação, as interações conversacionais em sala de aula, políticas de formação de professores e práticas curriculares, políticas públicas educacionais e as influências neoliberais, a política de financiamento da educação superior no governo Luiz Inácio Lula da Silva e a relação com a crise fiscal do Estado, sobre o financiamento da educação básica, Agora Polinia: um etnocurriculo, tecnologias digitais, educação a distancia e desenvolvimento social: uma tríade factível, trabalho, educação e formação profissional na contemporaneidade: formar para transformar, mundo do trabalho e desafios às praticas e aos processos de formação profissional: notas para discussão, trabalho, educação e formação profissional na contemporaneidade: os impactos das políticas do governo FHC sobre a educação profissional paraense, o ensino e a pesquisa em história da educação: abordagens e temas em confluências ou distanciamentos, pesquisa e formação: é possível essa aproximação na pós-graduação?, pesquisa e ensino de história da educação: questões e métodos e uma janela sobre a pesquisa em ensino de literatura. FONTE: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva (Org). Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa. Maceió: EDUFAL, 2007.
FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO – O livro “Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa”, organizado por Luiz Paulo Leopoldo Mercado e Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, traz trabalhos produzidos por Cely do Socorro Costa Nunes, Albene Lins Monteiro, José Batista Neto, Maria do Socorro Lucena Lima, Isabel Maria Sabino de Farias, Nadia Hage Fialho, Kátia M. Santos Mota, Solange Lacks, Tânia Maria Hetkowski, Vera Lucia Jacob Chaves, Luiz de Souza Junior, Roberto Sidnei Macedo, Henrique Nou Schneider, Edna Bertoldo, Maria das Graças da Silva, Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Ivana Maria Lopes d Melo Ibiapiana, Maria das Graças de Loiola Madeira e Marly Amarilha, abordando temas comoprofissionalização e cultura docente: limites e possibilidades na formação de professores, formação do professor, profissionalização e cultura docente: concepções alternativas ao professor profissional, a reflexão sobre a prática pedagógica e a cultura docente mediada pela pesquisa, do individualismo à colaboração: desafio à formação docente na contemporaneidade, compreendendo a cultura acadêmica a partir da relação entre a graduação e a pós-graduação, as interações conversacionais em sala de aula, políticas de formação de professores e práticas curriculares, políticas públicas educacionais e as influências neoliberais, a política de financiamento da educação superior no governo Luiz Inácio Lula da Silva e a relação com a crise fiscal do Estado, sobre o financiamento da educação básica, Agora Polinia: um etnocurriculo, tecnologias digitais, educação a distancia e desenvolvimento social: uma tríade factível, trabalho, educação e formação profissional na contemporaneidade: formar para transformar, mundo do trabalho e desafios às praticas e aos processos de formação profissional: notas para discussão, trabalho, educação e formação profissional na contemporaneidade: os impactos das políticas do governo FHC sobre a educação profissional paraense, o ensino e a pesquisa em história da educação: abordagens e temas em confluências ou distanciamentos, pesquisa e formação: é possível essa aproximação na pós-graduação?, pesquisa e ensino de história da educação: questões e métodos e uma janela sobre a pesquisa em ensino de literatura. FONTE: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva (Org). Formação do pesquisador em educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa. Maceió: EDUFAL, 2007.EDUCAÇÃO ONLINE – O livro “Educação online: teorias, praticas, legislação e formação corporativa” organizado por Marcos Silva, traz trabalhos de Paulo Bilkstein, Marcelo Knorich Zuffo, José Manuel Moran, Ismar de Oliveira Soares, Cristiane Nova, Lynn Alves, Aluízio Belisário, Gilse T. Lazzari Pessoa, Marcelo dos Santos, Wilson Azevedo, Solange Puntei Mustafá, João Vianney, Andréa Cecília Ramal, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Edméa Oliveira dos Santos, Hugo Fucks, Leonardo Magela Cunha, Marco Aurélio Gerosa, Carlos José Pereira de Lucena, Adja Ferreira de Andrade, Rosa Maria Vicari, Alexandra Lilavati Pereira Okada, Raquel de Almeida Moraes, Lino Vaz Moniz, Fabiane Barreto Vavassori, André Luis Alice Taabe, Carolina Rodrigues Paz, Flavia Lumi Matuzaea, Giovana Schuelter, Marialice de Moraes, Patrícia Jantsch Fiúza, Simone Cristina Vieira Machado, Marilu Fontoura de Medeiros, Joyce Munarski Pemigotti, Rubem Mario Figueiredo Vargas, Anamaria Lopes Colla, Beatriz Regina Tavares Franciosi, Gilberto Mucilo de Medeiros, Maria Bernandete Petersen Herlein, André de Abreu, Heloisa Vieira da Rocha, Francisco Joisé da Silveira Lobo Neto, João Roberto Moreira Alves, Gionavi Farias, Eleonora Jorge Ricardo, José Carlos Vaz e Dias, Ronaldo Mota, Helio Chaves Filho, Renato de Luca, André Luiz de S. Alves Pinto, René Birochi, José Armando Valente, Tânia Maria Tavares Gomes Silva e Carmem Maia, abordando temas como faculdade isolada à universidade virtual, a capacitação de servidores do Estado via cursos online, EAD e educação corporativa, o sistema de valor do e-learning, universidade aberta e perspectivas, questões relevantes do ensino a distancia, regulamentação da EAD, telEduc, software livre para educação a distancia, usabilidade e padronização no e-learning, Monitoria online, LED/UFSC, organização de atividades de aprendizagem utilizando ambientes virtuais, linguagem da web no CEAD/UniVirtual, construindo um ambiente de aporendizagem a distancia inspirado na concepção sociointeracionista de Vygotsky, participação e avaliação no ambiente virtual AulaNet da PUC-Rio, EAD online, educação com tecnologias digitais, online quer dizer moderno, como detonar com um projeto de educação online, as sereias do ensino eletrônico, contribuições para uma pedagogia da educação online, criar e professor um curso online relato de experiência, instrucionismo e nova mídia, estação online: a ciberecrita, as imagens e EAD, o material didático na educação a distancia e interatividade e aprendizagem colaborativa em um grupo de estudo online. FONTE: SILVA, Marco. Educação online. São Paulo: Loiola, 2003.







 
 
 
 
 
