quinta-feira, março 07, 2013

ALAGOAS E O IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS




ALAGOAS E O IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS – O livro organizado pelo professor Antonio Felipe Pereira Caetano, Alagoas e o Império Colonial Portugues, reúne uma série de textos começando pelo organizador que traz Nos confins, nas vilas e na Comarca – A construção da autonomia política, administrativa e jurisdicional alagoana (séc. XVI-XVIII), Arthur Almeida Santos de Carvalho Curvelo com Os Conselhos da Comarca: Constituição e especificidades administrativas das câmaras municipais da Comarca de Alagoas (sec. XVIII), Lanuza Maria Carnaúba Pedrosa com Entre prestígios e conflitos: formação e estrutura da Ouvidoria alagoana por intermédio de seus ouvidores-gerias (sec. XVII-XVIII), Dimas Bezerra Marques com Elites administrativas e a dinâmica da distribuição de cargos na Comarca de Alagoas (sec. XVII-XVII) e Alex Rolim com Por via da administração para salvação das almas: o clero secular e a Comarca de Alagoas. Todos os textos, conforme anotado no prefácio do organizador, traz a compreensão da formação histórica da região alagoana. O curioso para é ter sido publicado o livro pelo selo da Cepal ao invés de ser publicado pela Edufal, uma vez que se trata de professor e alunos do curso de História da Universidade Federal de Alagoas. Indicação feita, leitura imperdível para quem quer compreender a formação histórica alagoana. Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

FONTE:
CAETANO, Antonio Felipe (Org.). Alagoas e o Império Colonial Portugues. Maceió: Cepal, 2010.




Veja mais sobre:
Por você na Crônica de amor por ela, Safo, Gilles Deleuze & Félix Guattari, Autran Dourado, Regina Silveira, Khadja Nin, Alexandre Dáskalos, Sam Taylor-Wood, Erika Leonard James, Eduardo Schloesser, Dakota Johnson & Kel Monalisa aqui.

E mais:
Darcy Ribeiro, Autran Dourado, Damaris Cudworth Masham, Loius Claude de Saint-Martin, Juan Orrego-Salas, Irina Vitalievna Karkabi, Doença & Saúde aqui.
Farra do Biritoaldo aqui.
Educação Ambiental aqui.
Albert Camus, Maceió, Robert Musil, Denys Arcand, Jools Holland, Eugene Kennedy, Pál Fried, Sandu Liberman, Lady Gaga, Anna Luisa Traiano, Gestão do Conhecimento & do Capital Humano aqui.
Judicialização do SUS aqui.
Educação por água abaixo pra farra dos mal-educados aqui.
Depois da tempestade nem sempre uma bonança aqui.
É preciso respeitar as diferenças aqui.
Pra fazer do Brasil um país melhor tem que começar tudo em casa aqui.
A teoria de Anthony Giddens & a Introdução à estética de Ariano Suassuna aqui.
Solidariedade aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:

Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage. 
Veja  aqui e aqui.







DRUMMOND, RIMBAUD, LEMINSKI, MARITAIN, GILVAN LEMOS, JACOB DHEIN, GENÉSIO CAVALCANTI, CARIJÓ & SÃO BENTO DO UNA

CARIJÓ, SÃO BENTO DO UNA – Imagem: Céu de São Bento do Una , de Renatinha @Renatalcaet – Carijó, meu amigo, minhas mãos limpas e esta mis...