quinta-feira, dezembro 20, 2012

VIOLÊNCIA NA ESCOLA, PSICOLOGIA DA SAÚDE, UNIÃO ESTÁVEL & FAMÍLIA HOMOAFETIVA & OUTRAS ACONTECÊNCIAS TRESLOUCADAS!

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA – O livro A violência na escola (Summus, 1989), de Claire Colomber, Gilbert Mangel e Marguerite Perdriault, trata sobre cenários de violência, violência no cotidiano, contra as paredes, a palavra, reprises, Abdel, da violência selvagem à violência simbólica, do cão de guarda à garantia da Lei, estratégia de formação, punir ou sofrer, grupos para durar, entre outros assuntos, observando que: [...] A violência que as crianças e os adolescentes exercem, é antes de tudo, a que o seu meio exerce sobre eles. Podemos ver que durante um ano, as situações ficam bloqueadas, aparecem atos de vingança, como se alguma coisa não chegasse a ser dita. Sabemos muito bem como a escola-caserna é vivida como um lugar trancado, que impõe aos corpos uma ordem uniforme, hierarquizada, à qual não há meio de fugir: regras, controles, punições, dominação, são os meios habituais de disciplina. Professores, educadores em contato diariamente com todas as formas de violência, gostaríamos de dizer aqui como tentamos enfrentar, como resistimos a estas forças de morte. Palavras autorizadas não por um saber universitário sobre a questão, que se satisfaria com a elegância de seu ponto de vista sobre o conjunto da situação ou com a pertinência de suas análises, mas palavras que se sustentam com as praticas sempre em questão, com as hesitações e os esforços de teorização [...]. Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.

PSICOLOGIA DA SAÚDE – O livro Psicologia da saúde: especificidades e diálogo interdisciplinar (Vetor, 2007), organizado por Sonia Grubits e Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, trata de conceitos e evolução do campo, reflexões sobre os sentimentos encontrados em mães e crianças com paralisia cerebral no contexto familiar, contribuições da psicologia para a odontopediatria, a contribuição da identidade em crianças com câncer, aspectos psicodinâmicos e psicossociais, programa de saúde no tratamento da depressão, obesidade, pacientes hipertensos, dores lombares, melhoria da qualidade de vida do doente falcêmico, portadores de diabetes, esclerose múltipla, representações sociais, estigma de hanseníase, entre outros assuntos. Veja mais aqui e aqui.

UNIÃO ESTÁVEL E FAMÍLIA HOMOAFETIVA – Para desenvolver um trabalho acadêmico sobre esta temática, faz-se necessário efetuar uma abordagem sobre a família com seus antecedentes históricos e fundamentação conceitual, tratar acerca da entidade familiar, o casamento e a união estável, efetuar uma abordagem conceitual e caracterização da união estável, para daí tratar acerca do reconhecimento da união estável, os conviventes, a união homoafetiva e a união estável. Veja mais aqui e aqui.



CPI DO CACHOEIRA – Ainda ontem encontrei o Doro resmungando bravo:
- Já tô empanzinado de engolir pizzas de todo jeito goela adentro!
- Qué que houve, Doro?
- Essas CPI todas!
- Que é que tem, Doro?
- Só finda em pizza! Essa da Cachoeira mesmo foi uma vergonha! Se fosse eu o envolvido, com certeza eu já estaria amaldiçoado de cabeça pra baixo nos quintos dos infernos! Mas como são os graudões, passa ano, passa governo e nada muda na sem-vergonhice!!!! Quero mesmo ver quando o Brasil será levado a sério.


FIM DE ANO, FIM DE MANDATO E O MUNDO CAI NA CABEÇA DO CIUÇO PREFEITO DE MACEIÓ – O hômi ficou 8 anos no poder e só agora acharam de acertar a tampa dele. Só esse mês ele recebeu duas condenações por improbidade pelo TJ-AL. A primeira pelo envolvimento na Operação Taturana. A segunda, pela contratação do Núcleo de Cultura Afro Brasileura Lyá Ogun-Té, inicialmente por R$ 194 mil e, depois, remendado para R$ 501 mil. Por essas duas improbidades, foi condenado a perder os direitos políticos por 5 anos e multa de 3 vezes o seu salário. Aí, meu, abriu a buceta de pandora: o TRF da 5ª Região decidiu liminarmente atender o recurso do MPF de bloquear 3 milhões de suas contas. Dizem que ele cobriu desvio de rombo do erário com verda do próprio erário. Contabilidade de doido, né não? Aí lascou. O CGU reprovou a sua prestação de contas. Vixe! Mas, rapaz, só deixaram a eleição passar, foi? Aproveito e convido para conferir esse papo de Direitos Políticos.


APAGÃO DA DILMA – Gente! O problema da energia elétrica está um caso sério. Ô dona Dilma puxa aí a orelha desse Lobão! O caso tá sério demais no Brasil todo! Aqui mesmo em Alagoas, a Eletrobrás deixa faltar energia de hora em hora! Confira, então, Mungangas no Reino da CEAL (ôps, leia-se Eletrobrás!).


COMEMORANDO OS 30 ANOS DE ARTE CIDADÃ – Naquela do Jair Rodrigues de “Deixa que digam, que pensem, que falem. Deixa isso pra lá, vem pra cá, o que que tem ? Eu não estou fazendo nada, você também, faz mal bater um papo assim gostoso com alguem ?”, que tal você conferir como anda a nossa comemoração de 30 anos de arte cidadã, hem? É só clicar aqui.



Veja mais sobre:
Samira, a ruivinha sardenta, Yann Martel, Philippe Blasband, Cristina Braga, Tom Tykwer, Franka Potente, He Jiaying, August Macke, Hernani Donato, Interatividade na Ciberarte, Ana Bailune & Susie Cysneiros aqui.

E mais:
Chiquinha Gonzaga & Todo dia é dia da mulher aqui.
Nélida Piñon & Todo dia é dia da mulher aqui.
Parábola Budista, Darcy Ribeiro, Yes & August Macke aqui.
O recomeço a cada dia aqui.
Dignidade humana aqui, aqui e aqui.
Educação aqui, aqui e aqui.
Meio Ambiente aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Pra saber viver não basta morrer, Leonardo Boff, Luchino Visconti, Emerson & Lake & Palmer, Núbia Marques, Felicitas, Pedro Cabral, Psicodrama & Teatro Espontâneo aqui.
Literatura de Cordel: História da princesa da Pedra Fina, de João Martins de Athayde aqui.
Robimagaiver: pipoco da porra aqui.
Dhammapada, Maslow, Educação & Responsabilidade civil da propriedade aqui.
O romance e o Romantismo aqui.
Literatura de Cordel: Brasi caboco, de Zé da Luz aqui.
Big Shit Bôbras: Zé Bilola candidato a vereador em Xoxotópolis aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.




ANNIE BESANT, RAMOS ROSA, ARTHUR MILLER, TORERO, LORI KIPLINGER PANDY & VLAHO BUKOVAC

IARAVI & A LUA – No dia que a apaixonada cunhã Iaravi perdeu o caminho de volta pra sua casa caingang e se desencontrou do seu amado F...