terça-feira, dezembro 18, 2012

ELENA ARNEDO, WILDE, DIDI-HUBERMAN, RANCIÈRE, QUINTANA, RAOUL VANEIGEM, DUANE MICHALS & LITERÓTICA

 

LITERÓTICA: COMO A QUERO E COMO – É dela todas as poses e versos que me instigam ser-lhe sempre disposto e pronto a cada toque de sua mão terna a percorrer-me insana e aquecendo a volúpia de querê-la mais que a si mesmo. É dela que sou entre os beijos paradisíacos dos seus lábios úmidos a nos despir mais que a revelação amorosa, enquanto sua língua ansiosa alcança todas as vitórias e conquistas além de vividas e renunciadas. É dela a minha vontade de tê-la mais que a imensidão do universo, ao me jogar inteiro na sua infinita ousadia de se entregar em meio as nossas intensas carícias eletrizadas corpalma, sangue e imprecações recolhidas nos abraços agoniados e carentes que fundem as batidas uníssonas de nossos corações exaltados, enquanto ela me envolve entre suas coxas ansiosas pro ápice de seu ventre mais que ofertado às nossas declarações mutuamente iluminadas e nos sujeitamos desnudeitados e indestrutíveis aos gemidos insaciáveis de nossa multiplicada noite de amor na ternura fascinante do seu gozo e na emoção enlouquecida dos seus orgasmos que desvendam nossos mais íntimos segredos para a suprema satisfação realizada da plena explosão do amor. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui e aqui.

 


DITOS & DESDITOS - Eu acredito na imaginação. O que eu não posso ver é infinitamente mais importante do que o que posso ver. Eu acredito no invisível. Eu não acredito na realidade definitiva das coisas ao nosso redor. Para mim, a realidade é a intuição e a imaginação e a voz quieta dentro da minha cabeça que diz: Isso não é extraordinário? As coisas em nossas vidas são as sombras da realidade, assim como nós mesmos são sombras. Tirar fotografias e escrever é a minha maneira de dizer que eu estava aqui, vi isso, eu senti isso, eu ouvi isso. Pensamento do fotógrafo estadunidense Duane Michals.

 

ALGUÉM FALOU: Aqueles que falam de revolução sem compreender o que há de subversivo no amor e na ausência de restrições tem na boca um cadáver... Pensamento do escritor e filósofo belga Raoul Vaneigem, que ao integrar o movimento artístico internacional situacionista na década de 1960, também expressou que: O poder de compra é uma licença para comprar poder, autor da obra Traité de savoir vivre à l’usage des jeunes générations, publicada em 1967.

 

ESTÉTICA – [...] a revolução estética é a extensão do domínio da linguagem e da poesia ao infinito... [...]. Trecho extraído da obra Politics and Aesthetics - an Interview, (Angelaki, vol. 8, 2003), do filósofo e professor francês Jacques Rancière, que em outra obra, A partilha do sensível (EXO/34, 2009), expressou que [...] identificar os sintomas de uma época, sociedade ou civilização nos detalhes ínfimos da vida ordinária, explicar a superfície pelas camadas subterrâneas e reconstituir mundos a partir de seus vestígios [...]. Veja mais aqui e aqui.

 

O OLHAR E O QUE SE VER – [...] O que vemos só vale, só vive em nossos olhos pelo que nos olha. [...]. Trecho extraído da obra Devant l'image (Les editions de Minuit, 1990), do filósofo, historiador, crítico de arte e professor francês Georges Didi-Huberman. Veja mais aqui e aqui.

 

GRANDE LIVRO DA MULHER - [...] A última grande revolução é a feminista... Entre luzes e sombras e vezes tão calados ou tão pouco explícitos que muitas mulheres que hoje confortável e irreversivelmente instalado nas conquistas. Graças a ela, eles nem reconhecem sua existência ou aceitam seu nome. [...] Enquanto os homens não abraçar profundamente o seu respeito às mulheres e não considerar realmente igual, enquanto as próprias mulheres acredito que eles são insubstituíveis privado e ficar com medo do que público, não se deve presumir que o divisão de tarefas é extremamente injusto e baseado em princípios antigos que hoje não têm base ou razão de ser [...] as mulheres estão se defendendo de outra maneira. Sem rancor, mas com eficácia. Eles têm decidido ter menos filhos [...] Esta é uma ameaça social, política e econômica: o envelhecimento da população preocupa Estados em todos os níveis. Não se trata de um vingança ou uma estratégia coletiva, é simplesmente o único método de sobrevivência que resta para as mulheres em uma sociedade  [...] Enquanto os governos não entenderem que a única maneira de superar preconceitos e mentalidades adversa ao trabalho das mulheres é a introdução de ações positivas, desde que os estados não assumam que a representação muito baixa das mulheres nos poderes públicos e privados supõe um déficit democrático devido à sub-representação de interesses da metade da população, nossa sociedade não evoluirá para atitudes mais favoráveis ​​e respeitosas, e as mulheres continuarão a sofrer uma frustração a combinação casamento/maternidade/trabalho, mesmo que este seja seu aspiração mais profunda para a realização de todos seus potenciais [...]. Trechos extraídos da obra The great book of the woman (Today's Topics, 1997),da escritora e médica espanhola Elena Arnedo Soriano (1941–2015). Veja mais aqui.

 

SOCIALISMO – [...] Por fim presenciamos o espetáculo de homens que estudaram realmente o problema e conhecem a vida – homens cultos do East End – virem a público implorar à comunidade que refreie seus impulsos altruístas de caridade, benevolência e coisas desta sorte. Fazem-no com base em que essa caridade degrada e desmoraliza. No que estão perfeitamente certos. A caridade cria uma legião de pecados. E há mais: é imoral o uso da propriedade privada com o fim de mitigar os males horríveis decorrentes da instituição da propriedade privada. É tão imoral quanto injusto. [...] A evolução do homem é lenta, e é grande a injustiça dos homens. Foi preciso mostrar a dor como uma forma de se alcançar a perfeição de si mesmo. [...] O Prazer é a medida da natureza, seu sinal de aprovação. Quando um homem está feliz, ele está em harmonia consigo mesmo e com seu meio. O novo Individualismo – a serviço do qual, quer queira, quer não, está o Socialismo – será a harmonia perfeita. Será o que o Grego buscou, mas não pôde alcançar completamente, a não ser no plano das Ideias, porque tinha escravos, e os alimentava; será o que a Renascença buscou, mas não pôde alcançar completamente, a não ser no plano da Arte, porque tinha escravos e os entregava à fome. Será completo e, por meio dele, cada homem atingirá a perfeição. O novo Individualismo é o novo Helenismo. [...]. Trechos extraídos da obra A alma do homem sob o socialismo (L&PM, 2011), do escritor e dramaturgo irlandês Oscar Wilde (1854-1900). Veja mais aqui e aqui.

 

PEQUENO POEMA DIDÁTICO - Todos os poemas são um mesmo poema, Todos os porres são o mesmo porre, Não é de uma vez que se morre… Todas as horas são horas extremas! Poema do poeta, tradutor e jornalista Mário Quintana (1906-1994). Veja mais aqui e aqui.

 


NA ESCOLA FENOMENOLOGICA – O livro Na escola da fenomenologia (Vozes, 2009), de Paul Ricoeur, trata sobre o sentido da história, método e tarefas de uma fenomenologia da vontade, análises e problemas em Ideen II de Husserl, sobre a fenomenologia, estudo sobre as Meditações cartesianas de Hussel, Kant e Hussel, o sentimento, simpatia e respeito, fenomenologia e ética da segunda pessoa, o originário e a questão-em-sentido-contrário na Krisis de Husserl, entre outros assuntos. Veja mais aqui, aqui e aqui.


O TAO DA EDUCAÇÃO
– O livro O Tao da Educação: a filosofia oriental na escola ocidental (Ágora, 2000), da doutora em psicologia educacional pela Unicamp, Luiza Mara Silva Lima, trata de temas como a aproximação do oriente e ocidente, a percepção de uma realidade em mudança, de volta para o todo, saúde e harmonia na educação, os quocientes, conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, princípios de ecologia, fluxo contínuo, auto-regulação e auto-organização, flexibilização e diversidade, Tao, Yin e Yang, equilíbrio dinâmico, ponto de mutação, domínio do Yang na educação, ciência da motricidade humana em sua visão pedagógica, da educação física para a educação motora, educação motoria e os esportes, o tao da educação na academia e na escola, entre outros assuntos. Veja mais aqui, aqui e aqui.

NOVAS CENAS PARA O PSICODRAMA – O livro Novas cenas para o psicodrama: o teste da mirada e outros temas (Ágora, 1999), de Dalmiro M. Bustos, trata a respeito das técnicas básicas do psicodrama, a abordagem filosófica, teórica e técnica da vida; a psicoterapia de grupo e psicodrama, o sociodrama público, do sonho ao projeto por intermédio do psicodrama, ética e psicodrama, variações sobre a aplicação do teste sociométrico, o teste da mirada, violência e desamparo, entre outros assuntos. Veja mais aqui, aqui e aqui.

DIREITO À QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE LABORAL – Tratar da temática proposta, convém efetuar uma abordagem histórica acerca das questões atinentes ao meio ambiente, configurando o ambiente do trabalho, para articular as previsões do direito ambiental, seus princípios, segurança e proteção no ambiente do trabalho, o aparato legal de amparo ao ambiente do trabalho e a legislação ambiental articulada no direito do trabalho para proporcionar qualidade de vida no ambiente laboral do trabalhador. Veja mais aqui, aqui e aqui.
O BI DO CORÍNTHIANS: É CAIXA – A Caixa Econômica Federal deu uma dentro ao patrocinar o Corínthians. Tomara que ela aprenda a lição: seja eficiente tanto quanto o time paulista e que seus clientes sejam satisfeitos da mesma forma que foi a felicidade de ganhar esse campeonato. Tenho dito.


2ª REUNIÃO DOS BLOGUEIROS DO NORDESTE – Já está marcada para o mês de maio de 2012, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, a 2ª Reunião dos Blogueiros do Nordeste, envolvendo poetas, contistas, cronistas, novelistas, romancistas, memorialistas e dramaturgos editores de blogs literários da região. A organização do evento fica por conta de Juareiz Correya, da Panamericana (PE), do professor e tradutor Alberto Vivar Flores, do Depto. de História da Ufal e por nós das Edições Nascente, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Ufal e do Departamento de Literatura da Fundarpe. Veja detalhes no Varejo Sortido.


ENTREVISTAS COM MILTON NASCIMENTO – Hoje amanheci ouvindo o grande Milton Nascimento. Isso me fez lembrar das entrevistas que fiz com ele no final dos anos 80, quando eu apresentava o programa Panorama, na Radio Quilombo dos Palmares FM. Confira no Música, Teatro & Cia.


PALESTRA: O DIREITO DE VIVER E DEIXAR VIVER – A ARTE PELA EDUCAÇÃO, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE – Resultado do trabalho literário, musical e teatro, a palestra-espetáculo O direito de viver e deixar viver: a arte pela educação, cidadania e meio ambiente tem proporcionado levar para estudantes, entidades de classe, instituições educacionais e culturais a proposta da inserção da arte no processo educacional para a cidadania e o meio ambiente saudável e equilibrado. Confira no Pesquisa & Cia.


ADRIANO NUNES & LARINGES DE GRAFITE – O excelente livro Laringes de Grafite, do poeta alagoano Adriano Nunes e editado pela editora gaucha Vidráguas, tem se tornado num dos mais representativos lançamentos literários do Brasil. Confira no Varejo Sortido.


NITOLINO NA ARTE DO RONEY BUNN – Nos últimos dias fui agraciado com a generosa ação do escritor e ilustrador Roney Bunn, ao me presentear com o Nitolino na sua arte. Confira no Brincarte do Nitolino.

CRÔNICAS NATALINAS – Não deixe de conferir as crônicas natalinas do Popó & vamos juntos rumo aos 500 mil acessos no YouTube.




Veja mais sobre:
Feliz Ano Novo & o Koln Concert, de Keith Jarret aqui.

E mais:
Clarice Lispector & Todo dia é dia da mulher aqui.
Primeiro de janeiro: o êxtase da vida aqui.
A Paz, Albert Einstein, Jiddu Krishnamurti, Paul Gaguin & Alexander Scriabin aqui.
Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana & 30 anos de arte de cidadã aqui.
O Sol nasce para todos aqui.
Quando ela faz o amor inesquecível aqui.
Satyricon de Petrônio & Flimar aqui.
A paranóia da paixão por ela aqui.
A febre da paixão aqui.
O natal de Popó aqui.
Simpatia para a virada do ano aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!!!
Veja aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.




ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...