domingo, dezembro 16, 2012

TANJA DÜCKERS, CECÍLIA, GANDHI, TRAKL, GUTIÉRREZ & LITERÓTICA


A FEBRE DA PAIXÃOI - Em tua carne febril de manhãs amorosas a libertação do poema pelo canto que ensaio presente em meu querer despudorado que se multiplica e nos multiplicamos na minha canção visitante civil e indômita na tua agasalhadora sedução que me faz canção no teu ouvido e a minha volúpia danada não cabe entre teus seios de setembro ensolarado porque a primavera é viva demais no meu inquieto sexo que quer lambuzar com meus poemas atiçadores a tua pele corpo e alma azul inventando a vida para provar de todo o pomar que é a tua inteira carne como a noite e renascida como o dia até tê-la desalinhada e crua, ai meu deus do céu, com teu césio 137 na velocidade 5 dançando nua no meu créu. – II - Ela vem nua e linda com os olhos que roubam a minha vida. Nua e linda ela vem e veio como quem havia de alcançar a última esperança perdida. E eu a tomei tão contida como quem chega de um fiapo de luz e se faz de bem acolhido com a querência de terra revolta no ventre pegando fogo, lábios tremendo de rogo, o sexo de fora e o olhar de desmaio, os desejos todos num balaio com relevos da carne de peitinhos empinados e nenhuma rédea no juízo. E nua e linda chegou com gosto de saudade. De lembrança de coisas guardadas e sentidas. Chegou e ficou resolvida a morar pro resto da vida dentro de mim. © Luiz Alberto Machado. Veja mais aqui, aquiaqui.


DITOS & DESDITOSSe queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova. Pensamento do advogado e ativista político indiano Mahatma Gandhi (1869-1948). Veja mais aqui e aqui.

 

ALGUÉM FALOU: A pessoa fica cada vez mais pobre, quanto mais rica ela fica. O conhecimento vem apenas para aqueles que desprezam a felicidade. Pensamento do poeta expressionista austríaco Georg Trakl (1887-1914), também autor deste verso: Indizível é tudo isto, ó Deus, que agitado se prostra de joelhos. Veja mais aqui.

 

LIBÉLULA - [...] A libélula na frente dela tremeu. Tremeu, mas só de cansaço, não de medo. Ebba tentou procurar em outro lugar. [...] Tudo sempre chegava tarde demais. Não havia simultaneidades, você nunca tinha nada quando precisava, o tique-taque do tempo e seu próprio batimento cardíaco – o grande relógio do mundo exterior e o pequeno “interior”, como Ebba o chamava – simplesmente nunca se encaixavam. E felicidade? O que é que foi isso...? Talvez por um momento o brilho das luzes do feriado na praia. [...]. Trecho extraído de Libélulas (1996), da escritora, publicitária e professora alemã Tanja Dückers. Veja mais aqui.

 

HAVANA - [...] Agora treinava para não levar nada a sério. Um homem pode cometer muitos pequenos erros. E não tem importância. Mas se os erros forem grandes e pesarem na sua vida, a única coisa a fazer é não se levar a sério. Só assim se evita sofrer. O sofrimento prolongado pode ser mortal. [...] Já estava me acostumando com muitas coisas novas na minha vida. Estava me acostumando com a miséria. A encarar as coisas como elas são. Treinava para abandonar o rigor, porque senão não sobreviveria. Sempre vivi carente de alguma coisa. Inquieto, querendo tudo de uma vez, lutando rigorosamente por algo mais. Estava aprendendo a não ter tudo de uma vez. A viver quase sem nada. Caso contrário, continuaria com a minha visão trágica da vida. Por isso agora a miséria não me afetava tanto. [...]. Trechos extraídos da Trilogia Suja de Havana (Companhia das Letras, 2011), do escritor, pintor e jornalista cubano Pedro Juan Gutiérrez. Veja mais aqui.

 

GUERRATudo é sangue / que os rios desistem de seu ritmo, / e o oceano delira / e rejeita as espumas vermelhas. / Tanto sangue / que até a lua se levanta horrível, / e erra nos lugares serenos, / sonâmbula de aureolas rubras, / com o fogo do inferno em suas madeixas. / Tanta é a morte / que nem os rostos se conhecem, lado a lado, / e os pedacos de corpos estão por ali como tábuas sem uso. / Oh! os dedos com alianças perdidos na lama.../ Os olhos que já não pestanejam como a poeira... / As bocas de recados perdidos... / O coração dado aos vermes, dentro dos densos uniformes... / Tanta é a morte / que só as almas formariam colunas, / as almas desprendidas... - e alcançariam as estrelas / E as máquinas de entranhas abertas, / e os cadáveres ainda armados / e a terra com suas flores ardendo, / e os rios espavoridos como tigres, com suas máculas, / e este mar desvairado de incêndios e náufragos, / e a lua alucinada de seu testemunho, / e nós e vós, imunes, / chorando, apenas sobre fotografias, / -tudo é tão natural armar e desarmar de andaimes / entre tempos vagorosos, / sonhando arquiteturas!!! Poema da escritora, pintora, professora e jornalista Cecília Meireles (1901-1964). Veja mais aqui e aqui.

 

PROGRAMA DOMINGO ROMÂNTICO – O programa Domingo Romântico que vai ao ar todos os domingos, a partir das 10hs (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação deste domingo aqui. Na edição deste 16/12 do programa Domingo Romântico, apresentação da radialista e poeta Meimei Correa e produção de Luiz Alberto Machado, conta na sua programação as atrações: Ravi Shankar, Beethoven, Luis Gonzaga, Érico Veríssimo, Sivuca, Camile Saint-Saens, Francisco Manuel da Silva, Olavo Bilac, Tom/Vinicius/Toquinho & Miucha, Mercedes Soza, Chico Mendes, Leonardo Boff, Oscar Niemeyer & Chico Buarque, Dilma Roussef, Nando Cordel, Ivan Lins, Milton Nascimento, Fagner, Sylvia Telles, Rolling Stones, Jorge Vercilo, Samba Jazz Trio, Guilherme Arantes, Raul Seixas, Zizi Possi, Simone, Marisa Monte, Sarinha Freitas, Xênia Antunes, Ozi dos Palmares, Jade Dantas, Eliane Auer, Leri Machado, Gilliard, Christina Aguilera, Roberto Toledo, Marquinhos Cabral, tudo isso muito mais!! Veja mais aqui.

Para conferir é só clicar aqui e depois em Reproduzir Tudo. E veja outras edições do programa aqui.


Veja mais sobre:
Crônica de amor por ela aqui.
Ginofagia aqui, aqui e aqui

E mais:
O presente na festa do amor aqui.
Primeiro encontro, a entrega quente no frio da noite aqui.
Primeiro encontro: o vôo da língua no universo do gozo aqui.
Ao redor da pira onde queima o amor aqui.
Por você aqui.
Moto perpétuo aqui.
O uivo da loba aqui.
Ária da danação aqui.
Possessão Insana aqui.
Vade-mécum – enquirídio: um preâmbulo para o amor aqui.
Eu & ela no Jeju Loveland aqui.
O flagelo: Na volta do disse-me-disse, cada um que proteja seus guardados aqui.
Big Shit Bôbras aqui.
A chupóloga papa-jerimum aqui.
Educação Ambiental aqui.
Aprender a aprender aqui.
Crença: pelo direito de viver e deixar viver aqui.
É pra ela: todo dia é dia da mulher aqui.
A professora, Henrik Ibsen, Lenine, Marvin Minsky, Columbina, Jean-Jacques Beineix, Valentina Sauca, Carlos Leão, A sociedade da Mente & A lenda do mel aqui.
Educação no Brasil & Ensino Fundamental aqui.
Bolero, John Updike, Nelson Rodrigues, Trio Images, Frederico Barbosa, Roberto Calasso, Irma Álvarez, Norman Engel & Aecio Kauffmann aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.


CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora comemorando no Tataritaritatá!!!
 Veja aqui, aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
 Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.



HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...