quinta-feira, maio 26, 2016

OSCAR WILDE, PAULO FREIRE, YANTO LAITANO, KIRCHNER, ERICKA HERAZO, CORPO, LARRY CARLSON & POESIA DO RECIFE


OS FEITIÇOS DA PAIXÃO (Imagem: The True Lovers, by Ericka Herazo) - Quando é manhazinha, ela é Iaravi mortal raínha do fogo e tão fulgurante quanto a majestade do Sol iluminando os mais recônditos mistérios vitais de todas as coisas despertas. O dia nasce nos seus olhos de festa, as pálpebras erguidas com seu terno e radiante riso lindo de espanto a me olhar fixamente como quem descobre a maior grandeza daquilo que não sou. E me envolve com seu jeito maternal no êxtase do enternecimento e flagro a sua língua passeando nos contornos escarlates dos seus suaves e provocantes lábios rubros que se exaltam da boca voluptuosa de todos os beijos e cantos e poemas e paixões. E sou mais dela que de mim mesmo ao ser-me dado o prazer do seu sobejo mais que purificador a me lavar o corpo e a alma. E me fita lindamente enamorada a me estender suas mãos hábeis para que eu seja devidamente encantado com o que há de mais exuberante no universo, a me agraciar com todos os prêmios concedidos a qualquer mortal. E mais que revigorado com a ânsia aerdente de suplicar seus beijos mais que estimulantes na manhã ensolarada e sou mais que cobiça à sua entrega enrubescida. E me devolve o fôlego com a graça de sua cabeça ligeiramente inclinada pro lado, quando sou rendido por sua risonha face a me contemplar dos seus quereres e ao se aproximar com um beijo pronto e sinto sua ofegante respiração roçando meu rosto e o seu hálito doce e cálido e seus beijos que recendem ao mel e me dão a mais farta doçura de todos os prazeres. É quando vem o crepúsculo e o seu entardecer se insinua para a noite advena, ela se torna possuidora de um raro poder e com uma secreta fórmula de encanto se transforma Freya, a mais estonteante emanação do que possa haver de impossível em toda paragem. E é de tal maneira exuberante que sua excitação a transforma no que há de mais fascinante para imaginar sob a forma de mulher. E sou envolvido por seu intenso desejo inebriado por uma desvairada voluptuosidade arrebatadora e, com efeito, a sua aparição é muito mais que todos os meus sonhos noturnos e diários, quando de modo impulsivo ela age com sua proposital sedução a me enlevar num paraoxismo enlouquecedor a me fazer desbravar as ondulações lascivas do seu corpo sensual que se desvanecem entre os raios do luar e a faz dotada de todos os atributos de deusa a desfilar toda graça e desembaraço sobre o meu desmesurado apetite. É nela que a prodigalidade da criação se manifesta nas formas que se encontram na mais perfeita ordem para que eu me desfaça e vibre na mais tensa e deliciosa expectativa do caos na sua lapa de grandeza. Esse o meu premio, esse o seu feitiço e bruxaria a comungar do amor da mais bela entre as mulheres e que faz feliz meu coração. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui

 Imagem: a arte do pintor expressionista alemão Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938)


Curtindo o álbum Horizontes e Precipícios (2010), do compositor, pianista, cantor e produtor Yanto Laitano, mestre em composição pela UFRS.

PESQUISA
Ação cultural para a liberdade e outros escritos (Paz e Terra, 1981), do educador, pedagogista e filósofo Paulo Freire (1921-1997). Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

LEITURA 
Poesia viva do Recife: 100 poetas vivem, amam e eternizam a cidade (Companhia Editora de Pernambuco, 1996), organização do escritor, editor, produtor e agitador cultural Juareiz Correya. Veja mais aqui, aqui e aqui.

PENSAMENTO DO DIA:
Imagem: Portrait of Oscar Wilde, by Steve Justice.
Hoje em dia tendemos a considerar a vida como uma investigação teórica, mas ela não é uma investigação: é um sacramento; o ideal dela é o amor, a sua purificação é o sacrifício.
Trecho extraído do livro Aforismos (Newton Compton Brasil, 1995), do escritor e dramaturgo irlandês Oscar Wilde (1854-1900). Veja mais aqui, aqui e aqui.

IMAGEM DO DIA 
Imã (2009), coreografia do espetáculo comemorativos dos 40 anos da companhia de dança contemporânea mineira Corpo, fundada em 1975. Veja mais aqui.

Veja mais sobre Emmanuel Lévinas, Mario Perniola, Sivuca, Maria Helena Kühner, Jaci Bezerra, Emanuel Leutze, Maria Clara Gueiros & Dorothea Lange aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Colage (2012), by Larry Carlson.
Recital Musical Tataritaritatá
Veja aqui.


ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...