quinta-feira, março 07, 2013

WALTER BENJAMIM




WALTER BENJAMIM: O NARRADOR - O filósofo, ensaísta e critico literário alemão Walter Benjamim (1892-1940), era de ascendência israelita. A sua carreira universitária foi truncada quando a Universidade de Frankfurt recusou sua tese “As origens da tragédia barroca na Alemanha”, quando passou a se dedicar à crítica jornalística e à tradução. Era vinculado ao grupo de Frankfurt e, depois, tornou-se um refugiado judeu que escolheu o suicídio aos 48 anos de idade do que ser capturado pelos nazistas. Entre as suas obras destacam-se as reflexões sobre as técnicas de reprodução da obra de arte, particularmente do cinema, e as conseqüências sociais e políticas resultantes, quando aborda as causas e conseqüências da destruição da aura que envolve as obras de arte, enquanto objetos individualizados e únicos.
O seu escrito “O narrador” aborda a arte de narrar defendendo que esta “(...) está em vias de extinção. São cada vez mais raras as pessoas que sabem narrar devidamente (...) A arte de narrar tende para o fim porque o lado épico da verdade, a sabedoria, está agonizando" e apresenta os dois tipos de narradores convencionais: "Quem viaja tem muito para contar", ou seja, o narrador como alguém que vem de longe, o marinheiro comerciante; ou aquele que "conhece suas histórias e tradições”, ou melhor, o camponês sedentário. No primeiro tipo, o teórico e erudito com muitas explicações sofisticadas sobre seu mundo. No segundo, os mais espontâneos que passam com mais fluidez e precisão seus estados interiores, suas emoções, medos e angústias de forma menos defensiva, mais transparente. Mais adiante Walter Benjamim assinala que: “A narrativa, da maneira como prospera longamente no círculo do trabalho artesanal – agrícola, marítimo e depois urbano – é ela própria algo parecido a uma forma artesanal de comunicação (...) Evidentemente só poucos ousaram descer às profundezas da natureza inanimada, e na literatura narrativa moderna não há muita coisa onde a vez do narrador anônimo, que preexistiu a qualquer escrita, ecoe de maneira tão perceptível (..) o artesão perfeito tem acesso ao mais recôndito recinto do reino das criaturas. Ele é uma encarnação do devoto. (...) Seu talento consiste em saber narrar sua vida; sua dignidade em narrá-la inteira. O narrador é o homem que poderia deixar a mecha de sua vida consumir-se integralmente no fogo brando de sua narrativa”. Imperdível.

FONTE:
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. Confira mais aqui e aqui




Veja mais sobre:
Ponte sobre águas turvas na Crônica de amor por ela, Lima Barreto, Luigi Pirandello, Dario Fo, Bigas Luna, Tracey Moffatt, Ana Terra, Aitana Sánchez, Rui Carruço, Consuelo de Paula, Ciberartes & André Lemos & Regine Limaverde aqui.

E mais:
Frineia, Euclides da Cunha, Federico Fellini, Amedée Ernest Chausson, Ana Terra, Antonio Parreiras & Jean-Léon Gérôme aqui.
O Brasil de Caio Prado Júnior, A cultura brasileira de Manoel Diégues Júnior, Sociologia Crítica de Pedri Guareschi & Educação Comparada de Nicholas Hans aqui.
Ezra Pound, Graciliano Ramos, Miguel Torga, Leonardo Boff, Nelson Werneck Sodré, Otto Maria Carpeaux, Silvio Romero, Rogel Samuel, Raúl Castagnino, Oliveiros Litrento, Sindicalismo & Repressão de Paulo Meneses Profeta, Raimundo Carrero, Niraldo Farias & Sheila Maluf, Enaura Quixabeira, Ideograma de Haroldo de Campos, Linguística & Poética, Teoria da Literatura dos Formalistas Russos, Literaturas de Vanguarda de Guilhermo de Torre & Ecos deodorenses de Sebastião Heleno aqui.
Celso Furtado, Economia Popular de Cícero Péricles de Carvalho, Pensamento Econômico, Sociedades Sustentáveis & Questões Ambientais aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.



PAULO FREIRE, LEWIS CARROLL, COOMBS, SILVIO ROMERO, BRECHERET, GUIOMAR NOVAES, SEBASTIÃO TAPAJÓS, FÁBIO DE CARVALHO, ARANTES GOMES DO NASCIMENTO & EDUCAÇÃO

CRIATIVIDADE & INOVAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA – Imagem: Luta dos índios Kalapalo (1951), do escultor Victor Brecheret (1894-1955) - A...