
VIDA E EDUCAÇÃO – A obra Vida
e educação, de John Dewey aborda
temas como educação como reconstrução da experiência, a escola, a criança e o
programa escolar, os dissídios teóricos, elementos fundamentais do processo
educativo, o mundo infantil, o mundo escolar, soluções diversas, disciplina
contra interesse, necessidade de uma conciliação, importância do problema,
interpretação e direito, exageros da velha e da nova educação, as matérias de
estudo, a ideia de desenvolvimento, aspecto lógico e psicológico da
experiência, os dois aspectos de toda matéria ou ciência, o esquecimento desse
duplo aspecto, consequências, falso arranjo psicológico das lições, interesse e
esforço, a atividade integrada, atividade dissociada, interesse e esforço, erro
da teoria do esforço, arguição contra a teoria corrente do interesse, exame das
teorias, integração entre esforço e interesse, interesses diretos e indiretos,
aspecto ativo ou propulsivo, objetivo e emocional, direto ou imediato, indireto
ou mediato, critério para julgar o interesse transferido, meios e fins, apelo a
interesses adventícios, relação da matéria com a atividade infantil, esforço,
atividade mental e motivação, tipos de interesse educativo, papel do interesse
na teoria da educação, entre outros assuntos. REFERÊNCIAS: DEWEY, John. Vida e
educação. São Paulo: Melhoramentos, 1973. Veja mais aqui e aqui.
A GESTALT TERAPIA – A obra Gestalt
terapia explicada, do psicoterapeuta e psiquiatra Fritz Perls (1893-1970) propõe o conceito de que o desenvolvimento psicológico e
biológico de um organismo se processa de acordo com as tendências inatas desse
organismo, que tentam adaptá-lo harmoniosamente ao ambiente. Com essa obra, o
autor critica a psicanálise com base em pesquisas sobre percepção e motivação.
Nesse livro Perls lança uma importante discordância teórica com relação à
psicanálise: a ideia de que a base da agressão e do sadismo está na fase oral e
não na fase anal do desenvolvimento infantil. A obra trata ds fundamentos da gestalt
terapia, o reconhecimento da conduta, o trabalho do terapeuta, percepções e
descobrimentos, evasão, ansiedade, percepção, vazio, frustração, paralização e
maneiras de seguir adiante, divisões e polaridades, projeções, a voz, os
sonhos, a autoregulação organísmica, a realidade do aqui e agora, o organismo como
totalidade, a unidade organismo/meio, a dominância da necessidade emergente e
uma reflexão sobre o conceito de agressão, que é entendida como uma força
biológica importante para o crescimento, entre outros assuntos. REFERÊNCIA: PERLS, Fritz.
Gestalt terapia explicada. São Paulo: Summus, 1976. Veja mais aqui, aqui e aqui.
CÉREBRO E COMPUTADORES – A obra Cérebros e computadores: a complementaridade analógic0-digital na
informática e na educação, de Robinson Moreira Tenório, aborda temas como
gênese da relação analógico-digital, noção de analogia, opostos em informática,
dispositivos analógicos e digitais, calculo analógico e digital, conversão
analógico-digital, a tensão, comunicação, codificação, informação, modelos,
imagens, cognição, computadores, redes neurais, analogia, simulação, diagramas
e gráficos, entre outros assuntos. REFERÊNCIA: TENÓRIO, Robinson Moreira.
Cérebros e computadores: a complementaridade analógic0-digital na informática e
na educação. São Paulo: Escrituras, 2011. Veja mais aqui.

SERVIÇO:
O que? Programa Tataritaritatá Especial
de Natal
Quando? Hoje, terça, 23 de dezembro, a
partir das 21hs
Onde? No MCLAM
Apresentação: Meimei Corrêa
INTERVENÇÕES URBANAS NO CALÇADÃO DE TRÊS CORAÇÕES - Nesta
terça-feira, 23 de dezembro, a partir das 17hs, Paulo César de Barros, Banda
Decibéis, Gustavo Valin, Odair Lemes, a banda pop-rock Sapato Mudo e muitos
outros poetas e grupos musicais, estarão no Calçadão 18, em Três Corações (MG),
em grande festa para a população com seus talentos. Imperdível! (Inf. Meimei Corrêa),
NUNCA COMPRE PRODUTOS CCE – Quem avisa amigo é: Cuidado Com o Engodo!
Vem aí o segundo capítulo da novela Nunca compre produtos CCE e saiba tudo o
que um consumidor não deve passar com o descaso de empresas que não respeitam o
cidadão! A novela está longe de terminar. Nesse capítulo você saberá que moro
numa rua que não existe (Vôte, será que eu existo mesmo ou to que nem
Garabombo, o invisível?). Também: não coloque a bolinha de palhaço no nariz
toda vez que lhe derem um código de postagem inválido. Procon e Justiça, armado
de Código de Defesa do Consumidor, podem não funcionar na hora, mas servem pra
você cobrar seus direitos. E muito mais, você não perde por esperar. Confira o
primeiro capítulo aqui.
EDUCAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS – O artigo 205 da Constituição Federal
vigente, determina que: “Art. 205. A
educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e
incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da
pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o
trabalho”. Essa previsão constitucional foi regulamentada com a edição da
Lei 9394/96, definindo como deve ser desenvolvida a educação no Brasil. Afinal,
o Estado cumpre a sua parte? E a escola e os pais? Se a gente apertar
direitinho veremos que ninguém faz sua parte, razão pela qual a educação é essa
tragédia (tanto na rede pública, como na rede privada que só se diferencia da
outra pela limpeza e disciplina, mas a tragédia é a mesma). O que fazer? Faço uso
das instruções sugeridas pela Universidade
Rose-Croix Internacional (URCI): “A
condição primordial em matéria de educação consiste em darmos aos nossos filhos
o exemplo de comportamento que desejamos inculcar neles. Com efeito, nós somos
o referencial cotidiano deles. Assim sendo, como esperar que eles sejam
pontuais, ordeiros, corteses, prestativos, tolerantes, etc., se nós mesmos não
o somos? Naturalmente, ninguém é perfeito e o papel do educador é difícil, mas
devemos nos esforçar em ser o mais fiéis possíveis ao nosso ideal de educação
[...] Lembremo-nos sempre de que nosso
dever de adultos é o de educá-los no sentido de elevar sua consciência aos
ideais espirituais e humanistas [...]”. Veja mais educação aqui.
O NOVO PARADIGMA CIENTÍFICO – Estudando sobre o paradigma holístico,
deparei-me com o artigo O novo paradigma
científico: a experiência da fenda dupla – fundamento da mecânica quântica,
de Robert Bouleau, trata da afirmação de que estamos interconectados,
considerando aquilo que percebemos, a teoria das cordas como o Santo Graal da
física moderna, a partícula de Deus como origem de tudo, a mensagem da água
como o poder do espírito sobre a matéria, assinalando pra gente que: “A mecânica quântica é a teoria física e
matemática que descreve a estrutura e a evolução no tempo e no espaço dos fenômenos
físicos em escala das partículas que constituem o átomo [...] que partículas estejam conectadas entre si
de um extremo a outro do universo (teoria das cordas) revela a não-dualidade do
mundo. [...] que os valores
platônicos da protoconsciência, a bondade e a verdade, existem num nível
fundamental da geometria espaço-tempo e influenciam nossas ações. Se estivermos
abertos a este processo, esta influência nos conectará exaustivamente com o
restante dos seres do universo [...] estamos
todos conectados. [...] A teoria das
cordas vibrantes reúne todas as equações numa só e demonstra dessa forma a
interconectividade de tudo no universo”. Veja mais aqui e aqui.
Veja mais sobre:
Aventureiros do Una, Maurice Merleau-Ponty, Carlos Heitor
Cony, Castro Alves & Eugênia Câmara, Sergei Rachmaninoff & Yara
Bernette, Amália Rodrigues, Jules Joseph Lefebvre, Wolfgang Petersen &
Diane Kruger aqui.
E mais:
Autoestima aqui.
Meu ensino de Jacques Lacan & Disco
Friends aqui.
Quadrinhos, a nona arte aqui.
O pensamento de Parmênides de Eléia aqui.
O eleatas & Xenófanes de Colofão aqui.
Heráclito de Êfeso aqui.
Husserl & a fenomenologia aqui.
O pensamento de Pitágoras aqui.
O período naturalista do pensamento
grego: Os Jônios & Anaxímenes aqui.
O pensamento jônico de Anaximandro aqui.
O pensamento de Benedetto Croce aqui.
O pensamento de Tales de Mileto aqui.
O Budismo aqui.
A pirâmide alimentar aqui.
Dos temores da infância aos arroubos
juvenis, Estrella
Bohadana, Nuno Ramos, Mariana Aydar & Leonid Afremov
aqui.
O verbo no coração do silêncio, Ástor Piazzolla & Eduardo Isaac, Steve Hanks, Wassily Kandinsky & Eliane Potiguara aqui.
Pra quem só vê superfície, todo rio é
sempre raso, Zygmunt
Bauman, Maria Azova, Anna Ewa Miarczynska & Júlio Pomar aqui.
A vida solta no calor do coração, Teodora Dimitrova, Carlos Baez
Barrueto, Claudia Rogge & Robert Delaunay aqui.
Os véus dos céus & o prazer do amor, Djavan, Luciah Lopez, Christine Jeffs
& Kirsty Gunn aqui.
Escândalo do coroinha, Ferdinand Hodler, Aldine Müller, Helena
Ramos & Zaira Bueno aqui.
Tolinho & Bestinha: quando tolinho
bateu pino com o capeta granulado aqui.
&
CRÔNICA DE AMOR POR ELA
CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital
Musical Tataritaritatá - Fanpage.