CAROLE
INESQUECÍVEL – A primeira vez que a vi era uma das Conchitas do Cet obscur objet du désir de Buñuel,
inesquecivelmente linda com seus trejeitos refinados, delicadeza apaixonante, o
ar angelical tomando conta de tudo, para se tornar, logo depois, na fisionomia
da Chanel. Linda demais como a bela jovem no Buffet froid. Encantadora demais
como a Valentine no Le
Manteau d'astrakan. Vertiginosamente
bonita como a Princesa Soraya de New York Stories. Infinitamente encantadora
como Carol Schneider no Le Jour des idiots, ou como a requintadíssima
charmosa Florence Barthélémy em Too Beautiful for You.
Não menos enfeitiçante como a professora Lucie Aubrac vivendo um
amor em tempo de guerra. Provocantemente bela como a artista plástica Viviane
Farnese de En plein cœur. Muitas cenas, incontáveis. Na
vida privada envolvida em causas humanitárias,
apoiando projetos de promoção à saúde e à educação das crianças. Estilosamente
elegante ela é uma figura emblemática: o seu compromisso social com o talento
indiscutivel na longuíssima carreira de décadas. Salve Carole Bouquet! Veja mais abaixo e mais aqui e aqui.
DITOS &
DESDITOS - O amor é
possível. A vida vai decidir. Não perca, é um tesouro. Vai ser doloroso; vai
ser uma aventura, uma montanha-russa. A vida é uma montanha-russa e fica pior quando
você envelhece. Ao contrário do que você pensa, que fica melhor quando você
sabe mais - não, quanto mais você sabe mais doloroso é. Você foi ferido. Você
chega com um milhão de cicatrizes e sua armadura não é grossa. Quanto mais você
envelhece, mais você fica frágil. Mas faça isso de qualquer maneira. Vá em
frente. Caso contrário, significa morte. Quando você é jovem, todos os
acidentes, toda a dor que você sofre; mas pelo menos você é muito forte. Na
verdade, com o tempo, a dor aumenta cada vez mais; cada vez mais perdas, e isso
o torna mais frágil. Um homem não pode transmitir, como uma mãe poderia, uma
consciência do seu corpo, ou sensualidade, ou o que significa ser uma mulher.
Nunca me ensinaram o que era feminilidade. Eu aprendi - ou melhor, eu inventei
- por conta própria. Eu tendia a não falar, se as pessoas estavam olhando para
mim. Esta coisa de gostar de si mesmo, eu acho isso absolutamente terrível.
Quem gosta de si mesmo, não posso aproximar muito deles. Para mim é pura
estupidez. Mas ter alguma paz consigo mesmo, isso é um grande alívio. A
verdadeira elegância é simplesmente um verdadeiro encontro consigo mesmo. Não estou interessado no debate político. Existem algumas soluções práticas aqui. Pensamento da atriz francesa Carole Bouquet.
ALGUÉM FALOU: Felizmente, em algum lugar entre o acaso e o mistério está a imaginação, a
única coisa que protege nossa liberdade, apesar do fato de que as pessoas
continuam tentando reduzi-la ou matá-la completamente. Pensamento do cineasta espanhol Luis Buñuel Portolés (1900-1983).
Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui,
aqui e aqui.
A MULHER & A MARIONETE - […] Quero é uma
palavra surpreendente, você pode dizer tudo. Roubar, desejar, amar, amar e prediligerar. De volta em outra, segundo o tom que vien
dato, expresse o mais imperativo das paixões ou o mais amado dos caprichos. É uma ordem ou um guia, um dicionário ou
um acordo. Talora, não, é irônico.[...].
Trecho extraído da obra La femme et le Pantin (Createspace, 2012),
do escritor belga Pierre
Louÿs (Pierre Félix Louis –
1870-1925). Veja mais aqui, aqui e aqui.
DOIS POEMAS - PORTA DO AR - oito de nós sob este teto,
sete em pé, um \ em decúbito dorsal e depois quatro sentados, três em pé, um \ em
decúbito dorsal, dedos entrelaçados sobre a caixa torácica \ sete pessoas
conversam entre bolinhos \ de silêncio, nem todos entraram conosco \ alguns
deixados pela família antes, saíram \ como um rosário de tristeza\ a sala tem
dois pulmões, não como um coração \ com sua cruz torta, dois lóbulos, uma \ cortina,
uma porta de ar na borda esquerda\ ninguém nunca, nem nunca irá\ esta divisão\ porque
um mundo de um \ lado teme o mundo do outro, embora \ um seja a sombra do outro\
este é um caso de invasão humana \ no limiar \ da porta do ar. RENÚNCIA - era
noite quando sua língua \ se tornou planta, cresceu \ em folhas, apresentou
botões, fez \ sombra dos caules da língua \ ele havia brincado por tempo
suficiente com potenciais, esperado \ em sua caverna de votos de restrição, mas
\ as águas em que se encontrava estavam densas com a química pesada \ dessas
coisas, ele queria gritar, encontrar uma companhia \ de ouvidos, dançar com
aqueles ventos de voz \ treinada para o silêncio\ falava enquanto ela dormia,
dizia ao \ quarto silencioso que aquele não era o lugar para ela, não era o
tipo certo \ de ouvidos aqui, quando alguma coisa pousou, sorveu néctar, \ tornou-se
uma planta, despreocupada com \ os canais tortuosos do silêncio, encontrando
suas veias fluindo de um \ fonte diferente, cinto rasgado, amarração caída,
janela, algo para derramar \ como planta, ela escolhe ser mais terna, abandonar
\ questões de voz e expressão, esperar, participar \ apenas de tendências
refrescantes, de doçura \ foi assim que ela desistiu de tentar respirar sob
pressão, ver \ atrás das paredes, andar vendada, por uma espécie de \ sensualidade
lúcida, por alcançar de qualquer maneira. Poemas da escritora e
acadêmica australiana Morgan
Yasbincek, autora de obras
tais como Night Reversing. (1996), Firelick. (2004) e White
Camel (2009).
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