terça-feira, janeiro 13, 2015

FEYERABEND, SOUTINE, SCARR, GILBERTO MENDES, PENÉLOPE MILLER & MUITO MAIS NO PROGRAMA TATARITARITATÁ!!!!


DECIFRA A ESFINGE DA PÓS-MODERNIDADE – Em seu livro Diálogos sobre o conhecimento, o filósofo e físico Paul Feyerabend, faz a seguinte exposição pra gente refletir sobre o nosso tempo: [...] Os filósofos vangloriam-se de ter conseguido achar princípios claros atrás da confusão mais estapafúrdia. O "mundo do bom senso grego" (admitindo-se que esse fosse 0 único mundo do gênero) era, de fato,complicado na época em que Parmênides escreveu. Isso não 0 impediu de postular e até de provar que a realidade era variada, simples e conquistável pelo pensamento. A filosofia moderna, embora menos confiante a esse respeito, incluindo a ideia de estruturas claras por trás de eventos complexos. Alguns filósofos (mas também sociólogos e poetas) firmam assim os textos de importância; procuram os ingredientes que podem ter parte de uma estrutura logicamente aceitável e depois usam essa estrutura para julgar 0 restante. A tentativa está destinada ao fracasso. Veja mais aqui

PROGRAMA TATARITARITATÁ – O programa Tataritaritatá que vai ao ar todas terças, a partir das 21 (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação desta terça aquiLogo mais, a partir das 21hs, acontecerá mais uma edição do programa Tataritaritatá com muita festa e a apresentação da querida Meimei Corrêa. E com as seguintes atrações na programação: Hermeto Pascoal, Antonio Abujamra & Oscar Wilde, Emerson & Lake & Palmer, Leo Gandelman, Milton Nascimento, Selma Reis, Maria Bethania, Luciana Mello, Pedro Mariano, Leila Pinheiro. Mu Chebabi, Mano Melo, Everaldo Borges, Julia Crystal & Monica Brandão, Sóstenes Lima, Tirso Florence de Biasi, Jarbas Barros, Ricardo Machado, Almir Guineto, Paula Fernandes & Leonardo & muito mais! Veja mais aqui.

SERVIÇO:
O que? Programa Tataritaritatá Especial de Ano Novo
Quando? Hoje, terça, 13 de janeiro, a partir das 21hs
Onde? No MCLAM - blog do Programa Domingo Romântico
Apresentação: Meimei Corrêa

Imagem: Nude Girl with Folded Hands Watercolor on Paper Signed & Framed NR, do pintor expressionista Chaim Soutine (1893-1943)

Ouvindo: Santos Football Music, do músico, compositor, regente orquestral, jornalista e professor brasileiro, Gilberto Mendes, com a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense e regência de Ligia Amadio.



A MULHER SEGUE EM FRENTE – Na década de 1960, a Universidade de Harvard não admitia mulheres nos cursos de pós-graduação. Vítima disso foi a psicóloga infantil  da Universidade de Virgínia, Sandra Scarr que desenvolvia estudos sobre psicologia do desenvolvimento e que, durante uma entrevista para admissão no curso, quando recebeu de Gordon Alport, um importante psicólogo da personalidade, a informação que a Harvard não gostava de admitir mulheres, dizendo pra ela que: “[...] setenta e cinco por cento de vocês se casam, têm filhos e nunca terminam a graduação; enquanto que o restante nunca chega a lugar algum”. Ela, então, em um de seus livros narra o fato: “E, então, eu me casei, tive um filho no terceiro ano da pós-graduação e fui imediatamente excluída. Ninguém me respeitaria como cientista, nem faria algo por mim, como escrever uma carta de recomendação ou ajudar a conseguir um emprego. Ninguém acreditava que uma mulher com filhos pequenos pudesse realizar algo. Então, comecei a bater de porta em porta, expondo-me até conseguir um emprego. Finalmente, depois de 10 anos e de publicar vários artigos, os colegas começaram a me respeitar como psicóloga”. Veja mais aqui.

CARLITO´S WAY – Quem teve oportunidade de assistir ao filme Carlito´s Way, um policial com roteiro baseado nas novelas de Edwin Torres, com direção de Brian de Palma, 1993, pôde ver a linda atriz norte-americana Penelope Ann Miller contracenando com Al Pacino, em cenas memoráveis. Hoje é o aniversário dela e aqui a nossa homenagem, afinal todo dia é dia da mulher. Veja mais aqui.



Veja mais sobre:
Aventureiros do Una, Maurice Merleau-Ponty, Carlos Heitor Cony, Castro Alves & Eugênia Câmara, Sergei Rachmaninoff & Yara Bernette, Amália Rodrigues, Jules Joseph Lefebvre, Wolfgang Petersen & Diane Kruger aqui.

E mais:
Autoestima aqui.
O pensamento de Karl Marx aqui, aqui e aqui.
Meu ensino de Jacques Lacan & Disco Friends aqui.
Quadrinhos, a nona arte aqui.
Os catecismos de Zéfiro & O Rol da Paixão aqui e aqui.
O pensamento de Parmênides de Eléia aqui.
O eleatas & Xenófanes de Colofão aqui.
Heráclito de Êfeso aqui.
Husserl & a fenomenologia aqui.
O pensamento de Pitágoras aqui.
O período naturalista do pensamento grego: Os Jônios & Anaxímenes aqui.
O pensamento jônico de Anaximandro aqui.
O pensamento de Benedetto Croce aqui.
O pensamento de Tales de Mileto aqui.
O Budismo aqui.
A pirâmide alimentar aqui.
Dos temores da infância aos arroubos juvenis, Estrella Bohadana, Nuno Ramos, Mariana Aydar & Leonid Afremov aqui.
O verbo no coração do silêncio, Ástor Piazzolla & Eduardo Isaac, Steve Hanks, Wassily Kandinsky & Eliane Potiguara aqui.
Pra quem só vê superfície, todo rio é sempre raso, Zygmunt Bauman, Maria Azova, Anna Ewa Miarczynska & Júlio Pomar aqui.
A vida solta no calor do coração, Teodora Dimitrova, Carlos Baez Barrueto, Claudia Rogge & Robert Delaunay aqui.
Os véus dos céus & o prazer do amor, Djavan, Luciah Lopez, Christine Jeffs & Kirsty Gunn aqui.
Escândalo do coroinha, Ferdinand Hodler, Aldine Müller, Helena Ramos & Zaira Bueno aqui.
Tolinho & Bestinha: quando tolinho bateu pino com o capeta granulado aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Art by Ísis Nefelibata
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.





JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...