terça-feira, janeiro 06, 2015

KARINA GÁLVEZ, TESSA BAILEY, JEANNE HERSCH & PHOEBE WALLER-BRIDGE

 


MÃE DO OURO - Celebro o amanhecer e o sol no canto puro e belo de ave canora, seu palrear e o meu regozijo, seu gorjeio e a minha salvação. De noite sondaram minha morada uma legião de seres do outro mundo, era a minha solidão. Agora o sol e o trinado forte expulsaram as almas, os flibusteiros que penavam exumando meus restos mortais nas águas subterrâneas e dos meus sonhos noturnos. É lá que mora a Mãe do Ouro. E ela vem levitando com as estrelas de seus cabelos, eEu faço pedidos pra ela no favor de que atenda meu coração: sou o gênio encantado e sigo sedento ao seu palácio para desposar donzelas e matronas e o meu idílio adiado. E quando noite vou mergulhar no salão multicor vou dançar orgias e volúpias das mulheres, a me deleitar e esporrar e arrefecer feliz. No dia seguinte a ressaca de vida que venha e estarei contente com os chilreios de uma ave canora saudando o dia na plenitude do sol. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui e aqui.

 


DITOS & DESDITOS - Ser adequado, doce, gentil e agradável é um maldito pesadelo. É exaustivo. Como mulheres, recebemos a mensagem sobre como ser uma boa menina – como ser uma menina boa e bonita – desde muito cedo. Então, ao mesmo tempo, somos informados de que meninas bem comportadas não mudarão o mundo nem causarão impacto. Então é tipo, bem, que porra eu deveria ser? Eu deveria ser um revolucionário realmente educado? É impossível... Pensamento da atriz, escritora e dramaturga britânica Phoebe Mary Waller-Bridge.

 

ALGUÉM FALOU: O homem é por natureza um animal insatisfeito. Se você vive apenas para a sua saúde, você está muito doente. Filosofar: um ato de absoluta solidão. Pensamento da filósofa suíça Jeanne Hersch (1910-2000). Veja mais aqui.

 

PERSIGA-ME - [...] Eu não vou me perder. Eu sou tudo que tenho. [...] Não seja um coelho crítico. Eles são os piores. [...] Estranhamente, ela se sentia meio excluída enquanto suas colegas de quarto se uniam um pouco mais a cada dia. o que não fazia sentido, uma vez que o seu exílio foi auto-imposto. Por que eles não podiam simplesmente evitar um ao outro como típicos colegas de quarto de Nova York e se comunicar por meio de um quadro branco na cozinha? [...]. Trechos extraídos da obra Chase Me (Avon Impulse, 2015), da escritora estadunidense Tessa Bailey.

 

OH, COMO EU ADORARIA - Oh, como eu adoraria que, a partir de hoje, você se tornasse minha pele \ Para que eu pudesse levar você a lugares onde nunca estive.\ Cavalgávamos de rosa em rosa, nossas almas flutuando ao vento,\ E quando chegar a hora de descansar, eu deitaria em seu peito,\ E nos encontraríamos novamente sob esse mesmo céu estranho.\ E através de um longo, longo beijo,\ Um beijo tão longo quanto o seu corpo,\ eu perceberia que nem mesmo um sonho\ Poderia ter sido mais terno.\ Oh, como eu adoraria ser perfumado pelo seu hálito,\ E saber que não haverá separação,\ Aquela despedida que nos faz separar em um determinado momento,\ Já que as pessoas pensam que o amor requer uma lua\ Para permitir que seu mel corra livremente em nossos corações.\ E através de um longo, longo beijo,\ Um beijo tão longo quanto o seu corpo,\ eu perceberia que nem mesmo um sonho\ Poderia ter sido mais terno. \ Oh, como eu adoraria transformar você em meu violão,\ Para que eu pudesse te abraçar livremente e fazer de você meu poema\ E que suas palavras amorosas se tornem as carícias da minha noite,\ Para que o amanhecer competisse com a nossa luz.\ E através de um longo, longo beijo,\ Um beijo tão longo quanto o seu corpo,\ Eu perceberia que não é um sonho,\ E eu diria que te amo. Poeta da poeta e comunicadora equatoriana Karina Gálvez.

 

SACADOUTRAS

 


PENSAMENTO DO DIA – “[...] Somos todos homens de desejo. Por causa do desejo, o homem transformou-se em Deus-homem e criou um mundo totalmente fragmentado, um mundo de ilusões com ambição, paixão, orgulho, arrogância, apego à matéria e vaidade. Ilusões essas que, desde sua criação, o escravizam e desviam de sua essência. [...] Tudo o que temos não nos completa, não nos satisfaz e não nos traz felicidade.[...] O desejo do homem interfere na amplitude do seu conhecimento porque ele sabe que quanto mais conhecimento, mais responsabilidade. E quem deseja ter mais responsabilidade?” (Denise Georg, O desejo do ser humano). Veja mais aqui.

PROGRAMA TATARITARITATÁ – O programa Tataritaritatá que vai ao ar todas terças, a partir das 21 (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação desta terça aquiLogo mais, a partir das 21hs, acontecerá mais uma edição do programa Tataritaritatá com muita festa e a apresentação da querida Meimei Corrêa. E com as seguintes atrações na programação: Max Bruch, Leo Gandelman, Luis Gonzaga, Luiz Vieira, Chico Buarque, Milton Nascimento Jorge Vercilo, Lenine, Sonia Melo, Jarbas Barros, Teatro Mágico, Cikó, Ozi dos Palmares, Lelo Praxedes, Mazinho, Jaorish Gomes Teles, Tavinho Limma, Marcus Coelho & Luiza Nobel, Ibys Maceioh, Ricardo Machado, Lou Rawls, Projeto Alma Brasileira, Azymuth, Tim Maia & muito mais! Veja mais aqui.

SERVIÇO:
O que? Programa Tataritaritatá Especial de Ano Novo
Quando? Hoje, terça, 06 de janeiro, a partir das 21hs
Onde? No MCLAM - blog do Programa Domingo Romântico
Apresentação: Meimei Corrêa
Imagem: Andrômeda, do pintor e ilustrador francês Gustave Doré (1832-1883)

Ouvindo: a Sonata para piano nº 1, em Fá Menor, Op. 6, do compositor e pianista russo Alexander Nikolayevich Scriabin (1872-1915), ao piano Vladimir Ashkenazy, Veja mais aqui e aqui.


TAL E QUAL MR. BEAN – Quando acordo de manhã estou tão em paz que me sinto tal e qual o ator e comediante inglês Rowan Atkinson gozando do prestígio de sua popularidade. Qual nada, basta ouvir o noticiário ou me lembrar que tenho que resolver algo numa instituição pública ou privada de Maceió, que sinto que sou tratado como um palerma pior que o Mr. Bean. Destá! Tomando do simancol, não deixo barato, logo respiro fundo e me revisto da santa resiliência de todos os dias e mando ver na vida!


A UNIÃO DE MÁRCIA POESIA DE SÁ – No Recanto das Letras, Márcia Poesia de Sá reúne seus poemas, prosas e outros textos literários. No seu perfil, ela por ela mesma: Sou uma mistura de tinta e verso maremoto e calmaria, luz de lua ou sol de meio dia Que pinta em linhas suas fantasias escrevendo seus sentimentos, alguns verídicos outros inventados! Vou saboreando metáforas entre sorrisos e dores, e com uma assinatura ao fim do texto tento digerir esta sina. Destacamos o seu poema A União: A grandeza das pequenas margaridas / Que qual um imenso tapete de sóis / ilumina o dia dos passantes... / Fazendo raiar sorrisos / em breves instantes / mostrando / que a união faz a grandeza do ser... / e em sendo assim, apenas flor / torna-se tapete de amor... / a voar na imaginação / dos sonhos líricos. Veja mais dela aqui.

A ARTE DE ZÉ EDU CAMARGO Foi no Clube Caiubi de Compositores que tive a oportunidade de conhecer o talento de Zé Edu Camargo, ou simplesmente Zé Edu, que nada mais é que compositor e jornalista que atuou em diversos veículos de imprensa na capital paulista, como a Rádio Eldorado, as revistas "Náutica" e "Pesca & Companhia", além do "Guia Quatro Rodas", da Editora Abril. Em 2005 ele lançou o cd Dois em umas - ao vivo, e em 2010, Uns Muitos. Destaco aqui a música Notas, parceria dele com o também parceiro Sonekka – Osmar Lazzarini: Algumas notas podem pagar toda minha arte / Mesmo que você nunca vá notar / Aqueço os dedos pra esquecer /E bancar minha parte / Nas notas que tiro pra entreter / E essa gente vem me ver / Me ver tocar / Na ferida que dói e dá prazer / E essa gente vem querer /Vem cantar/ A canção que fiz por te perder. Também merece destaque a música Madrigal de Olinda, parceria dele com Fernando Franco: Sol de clarear, hora de ver, nascer das margaridas / E se prosear, à toa descer casarões, esquinas / Tanta pressa na vida / Da gente esquecida: / Viver é se dar / Me dou conta que ainda /Há outra saída / De frente pro mar / Luz de aclarar, vez de saber, destino é outro dia / E se desatar o nó de correr nessa voz bem-vinda / Novas cores nos olhos / Na boca palavra / Sabor de hortelã / Um veludo nos dedos / No ouvido segredos / Mal deita a manhã / Nas igrejas da alma, rezar pela vida, pedir bem por nós / Que essa tarde incendeia, e a gente, na areia, clareia de sol... Veja mais dele aqui.


OS VERSOS DE GABI ALVES – No Recanto das Letras, a jovem Gabi Alves reúne seus textos literários. Destacamos aqui o seu poema Tempestade: Noite fria e chuvosa, Relâmpagos a iluminar o céu, Uma sinfonia alucinante de trovões... Enfim, tudo é convite para uma noite quente de amor. E, também, o seu poema Vem: Vem, vem sem demora Deixe-me sentir O teu sabor, Vem saciar-me com O frescor de teus beijos, Vem envolver-me com O calor de teus abraços. Vem, vem Sem se importar com mais nada, Apenas vem E deixe-me ser tua. Veja mais dela aqui.



Veja mais sobre:
O Cravo e a Rosa, Clitemnestra – Oréstia & a trilogia de Orestes, Antônio Torres, Elis Regina, Bernardo Bertolucci & Maria Schneider, Clara Redig & Antônio Maria, Antoine-Jean Gros, Pierre-Narcisse Guérin & Programa Tataritaritatá aqui.

E mais:
Nietzsche & a Música, Luis Soles & as raízes árabes da tradição poético-musical do sertão nordestino, Otto Maria Carpeaux & a História da Música, José Ramos Tinhorão, Edigar de Alencar & O carnaval carioca através da música aqui.
Platão, Albert Sánchez Piñol, Aracaju, Toninho Horta, Amos Gitai, Cia. Cenica Nau de Ícaros, Paul Helleu, Ricardo Cabús, Helena Yaralova, Biritoaldo & Cidadania e Direitos Políticos aqui.
Paz & Alberto Enstein, Jiddu Krishnamurti, Alexander Scriabin & Paul Gauguin aqui.
Gaia – Mãe Terra, Isaac Asimov, Caetano Veloso, Teresa Filósofa & s Jean Baptiste de Boyer aqui.
Buda, Darcy Ribeiro, August Macke & Yes aqui.
Christian Bernard, Isaac Newton, Casimiro de Abreu, Keith Jarrett, Carlos Saura & Mia Maestro, Julio Hübner & A lenda da criação no gênese africano aqui.
Umberto Eco, Friedrich Dürrenmatt, Abelardo da Hora, Humberto Teixeira & Eliane Ferraz aqui.
Litisconsórcio, Tavito, Bruno Vinci & Teco Seade aqui.
Psicologia na Educação, Eek, Gato Zarolho & Palhaço Paranoide aqui.
Decameron, João Albrecht & Jiddu Saldanha aqui.
Riacho Salgadinho, Eliezer Setton, Zé Barros, Naldinho Freire, Wilson Miranda & Webrádio Maceió aqui.
Hermilo Borba Filho & Sônia van Dijck, Teoria da Literatura, Solange Palatnik, Constituição, Psicologia, Dialogicidade & Representações Sociais aqui.
A vontade, Amanda Garruth, Deborah Rosa, Luciana Soler, Bete Sá, Vanessa Morais & Cantora Sol aqui.
Afetividade, Lília Diniz, Lucinha Guerra, Thathi, Ezra Mattivi, Juliana Sinimbu & Anna Ratto aqui.
Dos destroços pra solidão criativa, Fabian Dobles, Rosa Passos, André De Dienes, Joan Fullerton & Clevane Pessoa de Araújo Lopes aqui.
É ela a soberania do mar na foz do meu rio, Naura Schneider, Marianna Leporace & Luciah Lopez aqui.
Cenário em ebulição: pra quem vai do lado de lá ou quem vem do lado cá & vice-versa, Hélène Bernard & As grandes iniciadas, Willem de Kooning, Arabella Steinbacher & Rubens Gerchman aqui.
Os dois mundos de quem vive de um lado só, Angelo Agostini, Juliette Herlin, Hannah Wilke, Fernando Botero, Nik Helbig, Doro, Robimagaiver & Zé Corninho aqui.
Reflexões de jornada à sombra da amendoeira, Albert Einstein, William Byrd, Jeff Kolker& Otgo aqui.
A miséria obscena da avareza & Zinaida Evgenievna Serebryakova aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!
Veja mais aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.



STELLA NYANZI, NASTASSJA MARTIN, AGUSTINA BAZTERRICA & SEMANA HERMILO

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Liszt: Piano Sonata & other works (Hyperion Records, 2015), Bach: The Art of Fugue (Hy...