segunda-feira, janeiro 05, 2015

DÜRRENMATT, ABELARDO DA HORA, UMBERTO ECO & HUMBERTO TEIXEIRA


DITOS E DESDITOS – A única convicção que tenho é a de que não tenho convicção nem certeza alguma.
Imagem: escultura do artista plástico, professor, poeta, escultor, gravurista e ceramista pernambucano Abelardo da Hora (1924-2014).

Ouvindo: Qui nem jiló, de Luís Gonzaga e Humberto Teixeira, numa interpretação de anos, apenas ao violão, da cantoramiga Eliane Ferraz.


O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS – Belíssimo documentário de 2009, produzido pela filha do homenageado, Denise Dummont, e dirigido por Lírio ferreira, em homenagem ao advogado, poeta, político e compositor Humberto Cavalcanti Teixeira (1915-1979), grande parceiro de Luís Gonzaga, o Rei do Baião. O filme é tocante e maravilhoso, principalmente pela oportunidade de rever cenas de antanho e da lindíssima Denise homenageando seu pai. Veja mais aqui.


EXCESSO DE INFORMAÇÃO PROVOCA AMNÉSIA – Em uma entrevista concedida a um veículo da imprensa brasileira, o escritor e semiólogo Umberto Eco, esbravejou:  A internet é perigosa para o ignorante porque não filtra nada para ele. Ela só é boa para quem já conhece – e sabe onde está o conhecimento. A longo prazo, o resultado pedagógico será dramático. Veremos multidões de ignorantes usando a internet para as mais variadas bobagens: jogos, bate-papos e busca de notícias irrelevantes.[...] Seria preciso criar uma teoria da filtragem. Uma disciplina prática, baseada na experimentação cotidiana com a internet. Fica aí uma sugestão para as universidades: elaborar uma teoria e uma ferramenta de filtragem que funcionem para o bem do conhecimento. Conhecer é filtrar. Veja mais aqui.


A PANE DE DÜRRENMATT – Quando li A pane, do escritor e dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990), tomei um susto! Veja como ele começa sua narrativa: Haverá, ainda, histórias possíveis! Temas para escritores? Aquele que não quiser falar em si, generalizar seu eu de modo romântico, lírico, que não quiser sentir a obrigação de relatar, com absoluta veracidade, suas esperanças e fracassos, dissertar sobre a sua maneira de agradas às mulheres, como se a veracidade transportasse tudo isso para o campo geral em vez de para o da medicina ou, quando muito, da psicologia; àquele que não quiser proceder assim, tendo o assunto diante de si como o escultor a seu material, trabalhar e se desenvolver nele e, como uma espécie de clássico, tentar não desesperar-se logo, embora seja quase impossível negar o absurdo que surge sempre; aí, então, o escrever se torna mais difícil, raro e também inútil. [...] E se o autor se recusar, mais e mais obstinadamente a uma produção dessas, por estar ciente de que o motivo de sua história existe nele, em seu consciente e inconsciente, dosado em relação a cada caso, em sua crença e dúvida, e pense também que justamente isso não é da conta do público, sendo suficiente o que escreve, realiza e dá forma; que mostre, de modo agradável, apenas a superfície e somente nela trabalhe; deverá calar-se quanto ao mais, sem comentários e conversa fiada? Se chegar a essa conclusão, irá deter-se, vacilar, sem saber como agir; isso por certo, é inevitável. Surge, então, a desconfiança de que não há mais nada a contar, e a renúncia é, seriamente, considerada. Talvez ainda sejam possíveis algumas sentenças. Alem delas, porem, apenas um giro no campo da biologia, com o intuito de, ao menos em pensamento, aproximar-se da explosão da humanidade, dos bilhões que avançam, da ininterrupta produção dos úteros; ou no da física, da astronomia, visando, a bem da ordem, prestar contas do andaime onde oscilamos. [...] Por este mundo de panes segue o nosso caminho, em cuja beira poeirenta, junto ao reclame de sapatos Bally, Studebaker, sorvete e de cruzes marcando acidentes, ainda existem algumas histórias possíveis, onde através de um rosto comum a humanidade espreita e azar sem propósito se generaliza, tribunal e justiça se tornam visíveis, talvez até clemência, refletida por acaso no monóculo de um ébrio (Friedrich Dürrenmatt, A pane. Rio de Janeiro: Globo, 1964). Veja mais aqui.


Veja mais sobre:
Literatura: Modernidade x Pós-Modernidade aqui.

E mais:
Crença, Gabrielle D´Annunzio, Jack Kerouac, Al Jarreau, José Antônio da Silva, Edgar Rice Burroughs, Benício, Kristen Stewart & A princesa que amava insetos aqui.
Celso Furtado & O capitalismo global, Lucia Santaella & Linguagens Líquidas, Pierre Lévy & O Virtual, Cibercultura & Narrativas midiáticas contemporâneas aqui.
Al-Chaer, José Terra Correia, Vanice Zimerman Ferreira, Marisa Queiroz, Psicologia da Saúde, Elisabeth Kubler-Rossa & a morte e o morrer, Direito Ambiental & Simone Lessa aqui.
Caudal do Una de Pelópidas Soares, Cartilha do cantador de Aleixo Leite Filho, Afonso Paulo Lins, Carmen Silvia Presotto, Natanael Lima Filho, Adriano Nunes & Eliane Auer aqui.
O trabalho: escravidão, subordinação e desemprego aqui.
Erich Fromm, Sigmund Freud, Roland Gori, Alan Watts & Eduardo Gianetti aqui.
Octavio Paz, Gestão Ambiental do Trabalho, Psicodrama & Role-Playing aqui.
Big Shit Bôbras: e num é que o Padre Cícero matou duas aqui.
A fenomenologia de Edmund Hurrserl, O bacanal do Boechat, Jacques Demolay & Programa Tataritaritatá aqui.
Brincar para aprender, Sistema Endócrino, Argemiro Correa, Nó na Garganta: Jan Claúdio & Eduardo Proffa aqui.
Dos destroços pra solidão criativa aqui.
É ela a soberania do mar na foz do meu rio aqui.
Cenário em ebulição aqui.
Os dois mundos de quem vive de um lado só aqui.
Reflexões de jornada à sombra da amendoeira aqui.
Desdita de Tripa, Maria Helena Vieira da Silva & Walter S. Parker aqui.
Trajeto Fatal, Bajado, Ascenso Ferreira & Jessiva Sabino de Oliveira aqui.
Proezas do Biritoaldo: Quando Deus Num Quer, Santo Num Voga aqui.
Fecamepa: Quando o nó se desata, bote banca porque o afolosado é a maior moleza, viu aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.




JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...