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Imagem: Silence, da artista plástica Irina Vitalievna Karkabi.
Ouvindo: Obertura Festiva (1919), op. 21, do compositor, musicólogo, professor e arquiteto chileno Juan Orrego-Salas, com a Indianapolis Symphony Orchestra, Izler Solomon, conductor.
CULTURA DA DOENÇA: ONDE A SAÚDE? – Em 1900, registra do antropólogo Darcy Ribeiro, no seu livro Aos trancos e barrancos: como o Brasil deu no que deu, que: “É lançado o Biotônico Fontoura, prometendo vigor incomparavel em seus reclamantes. Com ele, cresce a industria farmacêutica nacional, produzindo o Elixir de Inhame, a Saúde da Mulher, o Regulador Gesteira, o Xarope Bromil, que davam fortunas antes da invasão da Emulsão de Scott, do Bristol Pills, da Cafiaspirina. Mais tarde, vieram as multinacionais farmacêuticas que tomaram tudo. Hoje, doentes, doemos em dólares”. Pois é, desde então, essa política da medicalização requer de forma premente uma humanização da medicina no Brasil. Afinal, onde a saúde, hem? Veja mais aqui e aqui.
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UMA
FILÓSOFA NO ILUMINISMO - A filósofa inglesa Damaris
Cudworth Masham (1659-1708) defendia a educação das mulheres. Apesar dos problemas com sua visão e falta de acesso a recursos
educacionais mais elevados, ela
publicou duas obras filosóficas,
o Discurso sobre o amor
de Deus (1696) e Pensamentos para uma virtuosa
vida cristã (1705), que foram publicados de forma
anônima para evitar críticas por ser escritos por uma mulher e baseados nos
pensamentos de Locke e enfatizando a importancia da moralidade prática e da educação. Ele teve intensa correspondência com o filósofo
alemão Gottfried Wilhelm Leibniz e, também, com seu futuro mentor, o filósofo
inglês John Locke de quem recebeu rasgados elogios, além de muitos outros
filósofos do Iluminismo. Na sua visão: “o
catolicismo romano, com sua ênfase sobre
os externos da religião é, em
grande parte superstição”, defendendo, como Locke, que uma vida virtuosa é
mais importante do que um cerimonial religioso e
argumentando que a conduta moral é
fundamental para a prática religiosa. Para ela a educação é a chave certa para inculcar a virtude, que é a de ser
aprendido não através de preceito,
mas através do desenvolvimento de uma compreensão racional de princípios morais.
Com relação à educação inferior dada às mulheres, ela argumenta
que deixa-os impróprios para ser capaz
de dar a seus filhos uma educação
adequada, como a maioria das crianças
durante este período de tempo quando são dadas educação infantil por suas mães e porque a educação ainda
é muito reservada
a aqueles nas classes de elite,
defendendo o acesso das mulheres ao
ensino superior, uma vez que lhes teria permitido
para melhor educar seus filhos e filhas,
e em razão do avanço na sociedade. Além disso, as mulheres
devem ter acesso à educação para o
bem-estar espiritual, não apenas
de seus filhos, mas para o seu próprio
bem. Veja mais aqui.
Veja mais sobre:
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