sábado, agosto 11, 2012

MERLEAU PONTY, COGNIÇÃO & APRENDIZAGEM, PSICODRAMA, DIREITO CONSTITUCIONAL, COACHING & CONSTRUÇÃO DE TALENTOS

MERLEAU PONTY – O livro Merleau Ponty: filosofia como corpo e existência (Escuta, 1991), organizado por Nelson Coelho Júnior e Paulo Sérgio do Carmo, trata sobre o dizível e indizível, a doce contingência natal, um filósofo que re-conhece a psicologia, a política e a história entram em cena, a escrita do silêncio e um olhar que se redescobre. O filósofo fenomenólogo francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), para os autores da obra: [...] Trata-se de um pensador importante, autor de uma influente obra de nosso século, que como filósofo da existência, acreditava ser mais difícil viver que escrever livros. Preocupado em estudar as relações entre o homem e o mundo, ele encont6ra inicialmente na psicologia os dados concretos que alimentaram sua busca. Pode-se afirmar, no entanto, que ele foi plenamente um filósofo. Ao mesmo tempo que manteve um constante diálogo com o pensamento de Descartes, Bergson, Hegel, Marx, Husserl e Heidegger, desenvolveu também um pensar filosófico próprio. [...] Para o filósofo, o real se mostra por diferentes perfis e, assim, o apego irrestrito a um lado da questão em detrimento de outros não nos leva a caminhos absolutos da verdade. Em um dualismo filosófico não temos de optar obrigatoriamente por um dos polos, pois cada um dos termos, quando é afirmado só, faz parecer sua contradição. A seus olhos, qualquer doutrina que possibilitasse uma nova maneira de ver o ser era filosofia. [...]. Veja mais aqui.

COGNIÇÃO, NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM – O livro Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica (Vozes, 2009), de Vitor da Fonseca, trata de temas como modificabilidade cognitiva, abordagem neuropsicológica da aprendizagem humana, avaliação psicopedagógica dinâmica, pressupostos filosóficos e culturais da avaliação psicopedagógica dinâmica, a APPD e zona de desenvolvimento proximal, pedagogia mediatizada, sociogênese e aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e papel do cérebro na aprendizagem, problemas de processamento de informação, identificação precoce e avaliação psicopedagógica dinâmica. Veja mais aqui, aqui e aqui.

CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL – A obra Curso de direito constitucional (Malheiros, 2010), de Paulo Bonavides, aborda temas como o direito constitucional, a Constituição, o sistema constitucional, o poder constituinte, a teoria formal e material da constituição, a reforma constitucional, teoria das normas constitucionais, os princípios gerais de direito aos princípios constitucionais, o controle da constitucionalidade das leis, o Estado brasileiro, o princípio constitucional da proporcionalidade, as garantias constitucionais e institucionais, a teoria dos direitos fundamentais, as gerações de direitos fundamentais, entre outros assuntos. Veja mais aqui.

PSICODRAMA EM FOCO – O livro Psicodrama em foco e seus aspectos terapêuticos (Ágora, 1998), de Peter Felix Kellermann, trata de assuntos como as teorias do psicodrama e o psicodramatista, liderança carismática, aspectos terapêuticos, catarse, insight de ação, resistência, encerramento e processamento, entre outros assuntos. Veja mais aqui, aqui e aqui.

COACHING & A CONSTRUÇÃO DE TALENTOS – Para realizar um trabalho acadêmico sobre este tema faz-se necessário realizar uma revisão da literatura envolvendo uma abordagem acerca de gestão de pessoas e a liderança, a liderança e construção de talentos, tratar sobre Coach efetuando uma abordagem histórica e fundamentação conceitual, a a atividade, a responsabilidade, atribuições e competências do coach, o papel do coaching, as etapas e fases do coaching, bem como os tipos e modalidades do coaching. Apropriadas são as palavras do personal e professional coach, Leo Antonio Michelis Ostrovski: O termo surgiu na Inglaterra, aproximadamente em 1500, para denominar aqueles que conduziam uma carroagem. Com o passar dos tempos a palavra começou a ser usada para definir tutores e pessoas que treinavam equipes. O coach, ou o processo de choaching, é uma assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas de vida de um cliente, grupo ou empresa. Torna-se uma parceria entre o coach e o coachee (cliente) para o crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e melhora da qualidade de vida. O processo de coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer que ele amplie suas realizações e conquistas. Essa abordagem é baseada em metodologia focada na realização de objetivo e tem como principais pilares: ser humano, metodologia, técnicas e competência. É desejável que o coach possua competências e habilidades, tais como comunicação, motivação, planejamento, transformação, visão sistêmica, ética e caráter. Veja mais aqui e aqui.


Essas meninas valem ouro! Imagem: Uol



Veja mais sobre:
É sábado pra viver, Ezra Pound, Alberto Nepomuceno, Terêncio, Chico Buarque, Rodolfo Amoedo, Mikos Mihalovits, Isa Albuquerque, O homem pós-orgânico, O Conto dos Dois Irmãos, Teatro Renascentista & Artemísia Barroso aqui.

E mais:
Corações solitários, Carlos Castañeda, William Wordsworth, Elena Papandreou, Hipócrates, Isaac Newton & Catherine Barton Conduitt, Cristina Salgado, Júlio Bressane, Luis Fernando Veríssimo, Claudia Telles, O Homem e o pós-homem & o Teatro no Bharata aqui.
Margaret Mead, a mulher, a antropologia e a pesquisa transcultural aqui.
Psicologia na Escola & Literatura de Cordel aqui.
Arthur Zanetti, Gestão Escolar, Direito, Neuropsicologia, Sexualidade & Gestão de Arquivos aqui.
Tolinho & Bestinha & outros revestrés das cenas diárias do Fecamepa aqui.
A chegada dela incendiando a paixão aqui.
Cenas diárias do Fecamepa aqui.
As máximas do Sexus de Henry Miller aqui.
Quando o Brasil dá uma demonstração de que deve mesmo ser levado a sério aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Art by Ísis Nefelibata
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 

Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.


PRIMO LEVI, ALTHUSER, OSCAR WILDE, FERNANDA MONTENGRO, SÉRGIO AUGUSTO DE ANDRADE, NEUZA PARANHOS, APOLLONIA SAINTCLAIR & PADRE BIDÃO

OS MILAGRES DO PADRE BIDIÃO - Muito se tem falado a respeito dos milagres praticados pelo Padre Bidião. Eu mesmo nunca vi um sequer, mas...