terça-feira, agosto 07, 2012

ZANETTI, GESTÃO ESCOLAR, DIREITO, NEUROPSICOLOGIA, SEXUALIDADE & GESTÃO DE ARQUIVOS

 MITOS E TABUS DA SEXUALIDADE HUMANA - O livro Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual, de Jumena Furiani, aborda temas como mitos sexuais do corpo perfeito, da diferença do prazer entre teorias, orgasmo, tamanho do pênis, sexo vaginal, estimulação clitoidiana, esterelidade, pílula anticoncepcional, preservativo, ginecomastia, atividade sexual, alcool, iniciação sexual, casamento, adultério, incesto, sexo na terceira idade, pratica sexual, sexo com animais, sexo anal, sexo oral, sexo grupal, lojas eróticas, masturbação, virgindade, menstruação, homessexualidade e bissexualidade. A autora conclui no seu estudo que “É preciso romper com os mecanismos opressores que legitimam mitos e tabus sexuais. É preciso, independentemente de qualquer vivência sexual, dizer não a toda e qualquer forma de preconceito, segregação ou exclusão social. É preciso posicionar-se claramente contra a contraditória hipocrisia social que dá mais valor às práticas sexuais hegemônicas do que o valor humano das qualidades e caráter pessoal. É preciso ter a coragem para tornar a escola e a universidade, locais de critica latente e de pensamentos de resistência, buscando através de uma educação sexual sistemática, a superação de estereótipos e de todas as formas de preconceito. É preciso vislumbrar a entrada de um terceiro milênio, com uma postura mais digna e corajosa de defesa dos direitos humanos e, portanto, politicamente engajada na busca de uma cidadania real, sexualmente plena e feliz”. REFERÊNCIA: FURIANI, Jumena. Mitos e tabus da sexualidade humana: subsídios ao trabalho em educação sexual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Veja mais aqui.


AÇÃO POPULAR – Para realizar um trabalho acadêmico sobre ação popular e sua função de garantia da vigilância e participação no trata com a coisa pública e prática da cidadania, faz-se necessário abordar as origens do instituto por meio de uma evolução histórica, considerando o Direito Romano, a Idade Média, a modernidade e a evolução no Brasil, as características gerais, diferenciações necessárias, conceito, natureza jurídica, tipo de processo, requisitos, objeto, finalidade, legitimidade passiva e ativa, posicionamento do Ministério Público, aspectos processuais, competência, procedimento, provas e prazos, sentença e a coisa julgada, remessa obrigatória, recursos, execução e prescrição. Veja mais aqui.

NEUROPSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS – O livro Neuropsicologia dos transtornos mentais (Artmed, 2007), de Marcelo caixeta, Fernando Cesar Oliveira Costa, Leonardo Caixeta, Magno da Nóbrega e Marcelo Hanna, aborda as bases para o exame neuropsicológico, os fundamentos neuropsicológicos, a neuropsicologia dos transtornos psiquiátricos, a psicopatologia da personalidade, esquizofrenia e outras psicoses, transtornos ansiosos, síndrome de Tourette, transtornos afetivos, psicopatologia de transtornos cerebrais lesionais, epilepsia, depressão, distimia, mania, transtornos de conduta e sexuais, transtornos de ansiedade e obsessivo, psicose referencial, psicoses agudas e delirantes, psicoses imaginativa, parafrenia, transtorno da personalidade, transforto factício, dismorfofobia, neuropsicologia do alcoolismo, neurobiologia, entre outros assuntos. Veja mais aqui.

QUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR – Para tratar sobre esse tema evidencia-se a necessidade de se abordar inicialmente a gestão, conceitos e definições, a gestão organizacional, a introdução da qualidade na gestão, a gestão na organização escolar, os processos de gestão escolar, infraestrutura da dimensão escolar e, por consequência, pode-se realizar um estudo de caso envolvendo uma escola pública que compreenda uma pesquisa de campo que envolva professores e aluno por meio de instrumento questionário para se avaliar a realidade da qualidade na gestão escolar. Veja mais aqui.

GESTÃO DE ARQUIVOS – Para desenvolver um trabalho acadêmico a respeito deste tema, faz-se necessário efetuar uma revisão da literatura acerca da abordagem histórica e fundamentação conceitual de arquivo e documento, a natureza e a classificação dos arquivos e documentos, os arquivos públicos e privados, a legislação e a gestão de arquivos e documentos na organização. Veja mais aqui.

ARTHUR ZANETTI  –  O atleta paulista de 22 anos, Arthur Zanetti, é o primeiro brasileiro a conquista medalha olímpica nas categorias do seu esporte. Esta não é a primeira da sua carreira, tendo conquistado o primeiro lugar no pódium durante a Universíada de 2011, na China, e nos Jogos Sul-Americanos de Medellin, em 2010, na Colombia, sendo também segundo colocado no Mundial de Tóquio, no Japão, e nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em 2011. Aqui nossas homenagens e aplausos: Arthur Zanetti é ouro do Brasil.




Veja mais sobre:
Então, é natal..., João Guimarães Rosa, Filippo Marinetti, Jean Racine, Carl Friedrich Abel, Marilda Villela Imamoto, Kenneth Rexroth, Marc Allégret, Shirley Edith Hunt, Brigitte Bardot, William Etty & as previsões do Doro aqui.

E mais:
Retrato do artista quando jovem de James Joyce aqui.
Errâncias da paixão aqui.
A poesia de Enheduana, A metafísica trilógica de Norberto Keppe, Psicologia, Meio Ambiente na Escola & Direito Empresarial aqui.
Sarah Menezes, Efetividade da norma jurídica, As tecnologias na Educação, Psicologia & Fenomenologia, Direito Ambiental & Sustentabilidade aqui.
Desprevenida do golpe do amor aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
 
Art by Ísis Nefelibata
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 

Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.


VINICIUS, MIGUEL ASTURIAS, ORTEGA Y GASSET, CAMILLE CLAUDEL & RICHARD MARTIN

IARA, IARAVI – Um dia Fiietó se apaixonou. E ele com a sua força e firmeza no braço, altivez de porte e agudez de vista, dominava a matari...