DUAS: NEM ERA PRA SER, MAS É! - Foi aí que o vetusto individualismo
possessivo se revelou agora para lá de umbigocêntrico, tornando invisível,
quando não descartável, o outro e tudo o mais fora do interesse. Eita! Por isso
o questionador GregNews, do Gregorio
Duvivier, me trouxe uma indagação: para quê mesmo cuidar, hem, se a tônica é
cada um por si e quem não aguentar que vá para o raio que o parta! É aquela de ganhar
não é para principiantes! Vou Henry Thoureau: As coisas não mudam; nós é
que mudamos. Nunca é tarde para abrirmos mão dos nossos preconceitos. Nada,
quantos patéticos não chafurdam seus desesperos nas ostentações miseráveis até o
pescoço. Quem há de, digo de vida, não de ganhos. Apenas olho, milágrimas.
TRÊS: MEU CORAÇÃO PLANETÁRIO DE TODOS OS SERES, CORES, TONS & COISAS – Grosso
modo, agora que são outros quinhentos! O desumano reina no pedaço: ou é negócio
ou piada; afora isso, nada serve. Se estão todos pirados com a ganância pela
sedução dos artefatos suntuosos dos seus ouropéis inflacionados, estou noutra e
quase nem sei qual serventia. Sei de Gustav Klimt: A arte é uma linha em volta de
seus pensamentos. Só sei o coração com todas as coisas, é isso o que me faz
viver. Até amanhã. © Luiz Alberto
Machado. Direitos reservados. Veja mais abaixo e aqui.

O CINEMA
DE MARIANI FERREIRA
Lançar um filme é muito difícil. É elitizado, burocrático. Sinto que,
quando falamos sobre a segunda mulher negra a assinar um longa-metragem, se
apaga um pouco da história de outras mulheres negras que vieram antes de mim.
MARIANI
FERREIRA - A arte da cineasta, jornalista, roteirista, produtora
e diretora que milita no audiovisual, Mariani
Ferreira, e estreou com o premiado roteiro e a direção do curta-metragem Leo (2014). Depois ela produziu o documentário
O Caso do Homem Errado (Existe Homem
Certo?) que fala do jovem negro operário Júlio Cesar "confundido" com
bandido e, por isso, morto pela Brigada Militar em 1987, e roteirista e
co-roteirista das séries Filhos da
Liberdade e Ayiti e dos longas Janeiro e A Marca do Grilhão, além de ser a roteirista da série Necrópolis. Ela é formada em Jornalismo
pela Universidade Luterana do Brasil, em 2011, atuando como curadora do FRAPA e
da Mostra Ela na Tela. Veja mais aqui.
A ESCULTURA MARY VIEIRA
A sociedade industrial mudou o conceito de arte, oferecendo aos artistas
novos materiais e meios técnicos aperfeiçoados, aptos a traduzir as novas
concepções de espaço, movimento e tempo. A estética industrial transformando o
conceito de arte decorativa em conceito de desenho industrial, permite ao
artista aplicar também à função da vida cotidiana, os seus conceitos de função
essencial, bela, de essencialidade funcional estética.
MARY VIEIRA - A arte
da escultora e professora Mary Vieira
(1927-2001), que produziu Polivolumes, estruturas
de caráter abstrato-geométrico, que combinam uma parte sólida com segmentos
móveis: placas ou círculos concêntricos que giram em torno de um eixo fixo.
Essas peças assumem múltiplas configurações ao ser manuseadas pelo observador,
representando inúmeras possibilidades plásticas contidas em uma só forma,
criando esculturas multiplicáveis não sob a forma de exemplares idênticos, mas
sob a forma de peça única em que estão contidas várias outras. Veja mais aqui.
PERNAMBUCULTURARTES
Todas as frases que estão no filme são frases que eu já ouvi na minha
vida. O desejo era fazer pensar sobre os discursos naturalizados da violência.
São frases naturalizadas, que vão passando pelo senso comum. São pensamentos
violentos, que enquadram a gente numa ideia de mulher e de feminino.
O cinema da premiada diretora e roteirista Déa Ferraz, que é formada em jornalismo
com especialização em documentários pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV),
de San Antonio de los Baños – Cuba, mestranda em Comunicação pela UFPE. Ela
possui na sua trajetória curtas, médias e longas apresentados em diversos
festivais no país e no exterior, diretora do longa- metragem Câmara de espelhos (2016), Modo de produção (2017) e Mateus (2019).
&
Educação
e mudança, do educador, pedagogista e filósofo Paulo Freire
(1921-1997) aqui.
Poesias
Completas, do poeta, dramaturgo, engenheiro civil, desenhista,
professor e editor Joaquim Cardozo (1897-1978) aqui, aqui & aqui.
Assuntos
pernambucanos, do jornalista, advogado, escritor, historiador e
ensaísta Barbosa Lima Sobrinho (1897-2000) aqui.
Marsa e SeuPereira & Coletivo401 aqui.
Imaginautas & Estação do Bem aqui.
&
A noite do Recife aqui.