quarta-feira, julho 15, 2020

RASGA CORAÇÃO DE VIANINHA, MAYANA ZATZ, EADWEARD MUYBRIDGE & DOSSIÊ FEMINILIDADE



DIÁRIO DE QUARENTENA – UMA: QUASE UM CLAUSTRÔMANO, EITA! - Desde que me entendo por gente, ouço do perigo a nos espreitar: olha a tuia de aerólitos e cometas ameaçando cair! Molejo de cintura e espinhaço, lá vem bala perdida! Tirou fino, raspão! Ande na linha e se ligue no trem, ora! O raio torra, prestenção no desmantelo, tanto mata sapo como espalha merda, se avie! Vixe, o estrupício! E por aí vai, peibufe etc e coisa e tal. Até aquela da Cartomante de Ivan/Martins: Nos dias de hoje é bom que se proteja... Não ande nos bares, esqueça os amigos, Não pare nas praças, não corra perigo. Não fale do medo que temos da vida... Há quanto tempo a gente ligado para escapar na hora do revestrés! E a vida segue: quem teme não vive! Vou de Oduvaldo Vianna Filho: Não estamos atrás de novidades. Estamos atrás de descobertas. Não somos profissionais do espanto. Para achar a água, é preciso descer terra adentro, enchacar-se no lodo. Mas há os que preferem olhar os céus e esperar pelas chuvas. Em tempos de pandemia, para quem não é claustrofóbico, nem como eu que ando meio agorafóbico ou demofóbico, fica em casa, pega um livro e dá uma lida boa, ou ouve uma música daquelas bem grandonas, ou assiste um filme daqueles de empenar o juízo e deixar você pensando um bocado de tempo no que o diretor queria dizer, enfim, é isso que faço e adorando ficar em casa.

DUAS: DAS ESCORREGADAS & LIÇÕES DA VIDA – Ah, se a gente for se engasgar com os temores que nos metem na vida, a gente não vive. Minha vó costumava dizer que cobra que não anda, não engole sapo: morre de fome. Eu que sempre fui presepeiro, nunca deixei de me arriscar, mesmo quando me sentia altamente seguro. Afinal, só em viver, corre o risco de qualquer forma: para morrer basta estar vivo. Tanto é que um dia desses numa aula de Neuropsicologia, do professor Nicolaas Grosse Vale, dei de cara com essa do Alexander Luria: os anos de desastre nos proporcionaram a maior oportunidade no avanço da ciência. Conversar é um milagre. Comigo foi assim mesmo: tagarela que só, dos tropeços e quedas, tudo que havia para aprender.

TRÊS: DAS QUEDAS, OS IDEAIS – Quase sempre vou dormir nos escombros e, dia seguinte, depois de uma boa noite de sono, acordo pronto para dar o pontapé na estaca zero como se estivesse renascendo a cada dia. Escoriações duram alguns dias, passa. Numa dessas, estava eu condoído das lapadas ocasionais, no curso de Jornalismo assistindo uma palestra do saudoso Barbosa Lima Sobrinho, quando ele encerrou dizendo: Não posso renegar o sacrifício de lutar e defender os ideais de toda a minha vida. A luta dá razão à vida. Eita! Injeção de ânimo dessa, levantei na hora para aplaudir, nem lembrava mais de dor nem de nada, queria era agir, assim viver. E vamos nessa! Até amanhã, depois conto outra. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais abaixo e aqui.

DITOS & DESDITOS: [...] Queremos identificar as variantes genéticas de risco e aquelas protetoras. Como temos grande interesse em descobrir os genes protetores, vamos focar nos superidosos [...] As pessoas me perguntam como um centenário conseguiu sobreviver ao coronavírus. E eu respondo que é exatamente por ser um centenário. Em algumas famílias temos casos de pessoas que suportam inúmeras situações adversas do ambiente. [...]. Trechos da entrevista O que explica resistência de superidosos ao coronavírus? (Boas Novas, 2020), da bióloga molecular e geneticista Mayana Zatz, que sobre os estudos ela explicou: Essa pesquisa começou em março e nós já estamos coletando amostras de voluntários. A gente quer entender por que algumas pessoas se infectam com o novo coronavírus e desencadeiam um quadro mais grave, enquanto outros convivem de perto com pessoas infectadas e não desenvolvem nenhum sintoma. Nós acreditamos que isso é devido à genética. Temos as pessoas assintomáticas e existem outros que não possuem sintomas e que os exames dão todos negativos – estas, são chamadas de pessoas resistentes. Portanto, temos um interesse enorme em entender como isto funciona e qual a frequência destas pessoas na população. Atualmente, estima-se que as que têm anticorpos são aquelas que foram expostas e são assintomáticas, mas não sabemos quantos não possuem anticorpos e podem ser resistentes. E arremata: O mundo não será mais o mesmo pós-coronavírus. Por conclusão, ela diz que: Sempre há resistência quando a ciência avança. Veja mais aquiaqui.

RASGA CORAÇÃO DE VIANNINHA
[...] MANGUARI: O que significa ser espontâneo num mundo de três bilhões de pessoas, não somos o clube dos quinhentos... que é ser espontâneo? LUCA: Chi, ele nem sabe mais o que é ser espontâneo [...] LUCA: Verdade que quase 70 por cento das mulheres nunca tiveram prazer sexual? [...] E o capitalismo também é culpado? MANGUARI: Acho que é... claro que é... LUCA: Na Rússia como é? Cinco coitos por quinquênio? MANGUARI: ... primeiro, parece que foi amor livre, depois... acho que teve um Sexpol - é política sexual... agora, parece que é muito moralista... o proletariado é moralista... LUCA: Por quê? Ele não é a vanguarda revolucionária? [...] LUCA: ... gás S02, brometos, DDT, 40 toneladas de corante, é isso que as pessoas comem! Vocês estão comendo coisas mortas, fúnebres, e isso é que explode dentro do sangue de vocês! Hein? E para fugir desta morte, hein? Essa ansiedade! Pra afogar essa ansiedade vocês resolveram fazer o reino da fartura e pulam em cima da natureza, querem domá-la à porrada e comem morte e engolem carnes, bloqueiam o corpo, os poros, sobra o cérebro pensando incendiado em descobrir um jeito de não viver e a tensão toma conta de tudo e vocês só parem guerras, as guerras pela justiça, pela liberdade, dignidade e nada descarrega a tensão, o cheiro de podre vem de dentro, o sexo entra pelas frestas, sobra o sexo nas noites solitárias martelando, então mais guerra e napalm e guerras... [...]. LUCA: ... Já foram encontrados pinguins com inseticida no corpo, a Europa já destruiu todo seu ambiente natural, diversas espécies de animais só existem nos jardins zoológicos, as borboletas estão acabando, vocês vivem no meio de fezes, gás carbônico, asfalto, ataques cardíacos, pílulas, solidão... essa civilização é um fracasso, quem fica nela e se interessa por ela, essas pessoas é que perderam o interesse pela vida... eu é que devia te chamar pra largar tudo isso... é na pele a vida, é dentro da gente, vocês não sabem mais se maravilhar! Eu não estou largado pai, ontem estive na porta de uma fábrica de inseticida, fui explicar pros operários que eles não podem produzir isso... [...].
RASGA CORAÇÃO DE VIANNINHA - Trecho do texto teatral Rasga coração (SNT, 1979), do dramaturgo, ator e diretor de teatro e televisão, Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), o Vianinha, que sobre a peça teatral escreveu: Rasga Coração é uma homenagem ao lutador anônimo político, aos campeões das lutas populares; preito de gratidão à velha guarda, à geração que me antecedeu, que foi a que politizou em profundidade a consciência do país… Em segundo lugar, quis fazer uma peça que estudasse as diferenças entre o novo e o revolucionário. O revolucionário nem sempre é novo e o novo nem sempre é revolucionário. Veja mais aqui, aqui e aqui.

A FOTOGRAFIA DE EADWEARD MUYBRIDGE
A arte do fotógrafo inglês Eadweard Muybridge (1830-1904), inventor do zoopraxiscópio que detectava o movimento na projeção de retratos, precursor da película de celuloide com seus experimentos. Veja mais aqui, aqui & aqui.

PERNAMBUCULTURARTES
Como pode o gesto artístico funcionar como chave de acesso a modos de existência e de pensamento de um ‘ser ou tornar-se mulher’ como potência e ação? Como compreender as sutis dinâmicas de poder que os imaginários de masculinidades e feminilidades reproduzem para além das cenas e movimentos nos palcos?
O Dossiê Feminilidade é um projeto desenvolvido pela professora Lady Selma Albernaz (UFPE), a performer Rebeca Gondim (Coletivo Rua das Vadias) e a atriz, pedagoga e ativista Mayza Dias de Toledo (Coletivo Flor do Mangue Recife) que levam a pensar o espaço da arte tanto como reprodutor de violências relacionadas a gênero e ao feminino quanto como potência para formação de novos olhares sobre essas questões.
&
Cana Caiana - Poemas de Ascenso Ferreira, do poeta modernista Ascenso Ferreira (1895-1956) aqui & aqui.
Sobrados e mocambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano, do sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987) aqui.
Bando de mônadas, de Vital Corrêa de Araújo aqui.
Frevo – Uma apresentação coreológica, da historiadora e pesquisadora doutora em Dança pela University of Surrey, Maria Goretti Rocha de Oliveira aqui.
Vulvas Livres aqui.
Lampioa & Zé Bunito aqui.
&
Tacaimbó aqui & aqui.


HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...