domingo, novembro 19, 2017

VALE DO UNA - PROJETO BACIA ARTÍSTICO-CRIATIVA DO UNA (BAC'UNA)

 
VALE DO UNA – O Vale do Una compreende municípios integrantes da Zona da Mata Sul de Pernambuco, hoje denominada de Microrregião da Mata Meridional Pernambucana, uma das cinco mesorregiões da Mata Pernambucana, e identificada pela composição dos municípios de Palmares, Escada e Sirinhaém. Fazem parte desse vale os municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu, bem como os municípios da microrregião Vitória de Santo Antão, tais como Chã da Alegria, Chã Grande, Gloria do Goitá, Pombos e Vitoria de Santo Antão, além daqueles que se encontram inseridos na Bacia do Rio Una que banha 42 municípios, entre os quais encontram-se inseridos Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagedo, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó e Venturosa. Veja mais aqui.

O RIO UNA – O rio Una é um curso de água que possui sua nascente situada no município de Capoeiras, na região agreste de Pernambuco, cujo topônimo significa preto ou escuro. Possui 255 quilometros e cai no Atlântico, em um local denominado Várzea do Una, no município de São José da Coroa Grande. A sua bacia assemelha-se a um grande losango recortado no sentido oeste-leste, limitando-se ao norte com as bacias dos rios Ipojuca e Sirinhaém e o grupo de bacias de pequenos rios litorâneos, ao sul com a bacia do rio Mundaú, de Alagoas, e outras bacias, a leste com o Oceano Atlântico, bacia do rio Sirinhaém e a oeste com as bacias dos rios Ipojuca e Ipanema. São tributáios do Una os rios Pirangi, Camevou, Verde, Preto, Parnaso e o riacho dos Cachorros. Outros afluentes do Una são o riacho Quati, Riachão, Mentirosas e Sapo, e os rios Jacuipe, Caraçu e Preto.
  
VALE DO UNA
RIO UNA
I
V
AGRESTINA
I
ÁGUA PRETA
I
CAETÉS
I
CALÇADO
CANHOTINHO
I
CARUARU
CATENDE
I
CHÃ DA ALEGRIA
CHÃ GRANDE
GLORIA DO GOITÁ
PALMARES
I
POMBOS
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO


Ligue o som para conferir & veja clipes/vídeos aqui.

 

DOSTOIÉVSKI, MIRIAM MAKEBA, JANIN NUZ & AMIGOS DA BIBLIOTECA

QUE VAI, VAI; SÓ NÃO SE SABE PARA ONDE – UMA: OUTRA DAS FILHAS DA DOR – Danina, 19 anos, linda de morrer, primeiro emprego: caixa no Fri...