EITA, ZÉ BESTÃO!
- Zé Bestão sempre foi besta demais, pense
num cara broco de tão perdido, nossa! Não conheço ninguém tão desligado na vida,
chega penso que ele não é deste mundo. Será? É que ele não leva nada no olho da
maldade, seja marotagem, safadeza, ardis, qualquer dissimulação pra ele é tudo
no muito normal, natural. Pois é, aprontam com ele de todo jeito, pintam e
bordam, armam arapuca na maior cruzeta, pintam o sete pelas costas, mandam ver
se estão na esquina e ele vai, preparam a cama de gato e ele cai toda vez, fazem
dele portador de carta esculhambando destinatário e ele lá esperando resposta
na hora embaixo do maior esculacho, fazem tramóia e culpam ele pela desgraça do
meladeiro todo, cometem desatino e dizem que foi ele, roubam, melecam, traem, passam
a perna, pintam miséria e, no final, colocam a culpa nele. E ele? Pode estar no
calão, ah, nem aí, nem liga, como se nem fosse com ele, riso amarelo, cara
lisa, no final assume tudo, põe-se a resolver como se realmente fosse ele
próprio o responsável por todos os desatinos tramados. Parece que pra ele não
aconteceu nada, pois encara tão normalmente a trapaça que mais parece coisa
encomendada que ele já sabia e leva com tanto afinco como se fosse labor
profissional. Dá pra imaginar? Já teve gente que chegou junto dele no amiudado e
delatou tudo, deram-no ciência de que armaram tudo pra cima dele, que estão
sacaneando com ele o tempo todo, que isso não é justo e que ele deve tomar uma
providência e desancar todo mundo que anda goelando pra cima dele e ele com a
cara mais santa do mundo, simplesmente diz: Eu sei, tô sabendo, sim, na maior,
saquei tudo. E não vai fazer nada? Claro, ora, vou resolver tudinho. E não vai
se vingar? Pra quê? Ora, eles merecem uma boa lição. Nada, eles estão apenas brincando
comigo, na maior. Ah, mas estão sacaneando com você o tempo inteiro! Nada não,
isso é normal. Normal caraca nenhuma, porra! Danou-se! Esse leva desacerto de
todo jeito, até Zé-Corninho tira onda pra cima dele. Pode? Oxe, leva toque de
arrodeio, passa batido, paga o pato, ora, e nem aí. Leva a maior dedada até
tomar no cu e nem aí. Assim não. Nunca vi sujeito mais leso na vida. Todo mundo
no bloco do eu sozinho pra cima dele e ele na maior solidariedade, hem hem,
botam ele no front, bucha de canhão e pronto pro fuzilamento, fazem-no de
otário meio dia em ponto, deixam-no quarando em pé por horas de quase secar os
cambitos esperando pelo que nunca virá, maior bobo na roda, leva e traz de vai
e volta todo dia e o dia todo, encarcam sem pena, só punhalada no toitiço, golpe
baixo, desfeita às escondidas, trairagem suja, não sei como ele escapa, acho
que Deus protege as crianças, os doidos, os bêbados e ele! Só pode, afinal de
doido e bêbado ele tem tudo, mesmo abstêmio e são do juízo. Ô Zé Bestão, cê ta
pensando em quando morrer ir pro céu é? Ah, é, isso mesmo, pelo menos, quando
eu morrer vou direto pro paraíso, né não? Ah, é, claro que vai e como. © Luiz
Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.
RÁDIO TATARITARITATÁ:
Hoje na Rádio Tataritaritatá: Les
indes galantes, do compositor francês Jean-Pierre
Rameau (1683-1764); Rapsody in blue de Gershwinm, The Chopin
Project & Prelude in B minor de Rachmaninoff com a pianista
russa Lola Astanova; Amores
absurdos e show do cantor, compositor e arranjador Celso Viáfora; e Selvática, Longe de onde & Eu
menti pra você da cantora, compositora, percussionista, poeta e atriz Karina Buhr. Para conferir é só ligar o som e
curtir.
PENSAMENTO DO DIA – [...] O senso
comum contém inumeráveis interpretações pré-científicas ou quase-científicas
sobre a realidade cotidiana, que admite como certas. [...]. O método que julgamos o mais conveniente para esclarecer os fundamentos
do conhecimento na vida cotidiana é o da análise fenomenológica, método
puramente descritivo, e como tal “empírico” mas não “científico”. [...] A análise fenomenológica da vida cotidiana,
ou melhor, da experiência subjetiva da vida cotidiana, abstém-se de qualquer
hipótese causal ou genética, assim como de afirmações relativas ao status
ontológico dos fenômenos analisados. [...]. Trechos extraídos de A construção social da realidade: tratado de
sociologia do conhecimento (Vozes, 1973), de Peter L. Berger & Thomas
Luckmann. Veja mais aqui e aqui.
JAQUEIRA
- O povoado surgiu a partir de um ponto de parada dos almocreves, que eram
os homens que transportavam cargas em animais para abastecer de gêneros
alimentícios, vestuário e outras mercadorias para povoados, vilas e cidades da
região entre a localidade de Una (hoje Palmares) e Lagoa dos Gatos, que era um
centro abastecedor. Tal parada devia-se a duas jaqueiras que ofereciam uma boa
sombra e tornou-se ponto de encontro entre os almocreves, gerando um pequeno
comércio no local. A partir daí, surgiram as primeiras residências, durante o
século XIX. A estação ferroviária em Jaqueira foi inaugurada em 28 de setembro
1883, o que integrou a vila ao litoral em Recife. Pela ferrovia a cidade passou
a ser abastecida, bem como era escoada a produção de açúcar das usinas da
região. O distrito foi criado em 17 de dezembro de 1904, com o nome de colônia
Isabel, subordinado ao município de Palmas. Em 1911, passa a denominar-se
Jaqueira e mantida subordinada ao município de Palmares. Em 1933 passa à
jurisdição do município de Maraial. O município foi criado em 28 de setembro de
1995 e instalado em 1 de janeiro de 1997. Veja mais aqui.
O FALSO GRANDE AMOR – [...] O caso
mais freqüente e evidente de alienação talvez seja o do falso “grande amor”. Um
home apaixona-se entusiasticamente por uma mulher; depois de ter correspondido a
principio, ela é tomada de crescentes dúvidas e rompe a relação. Ele é
assaltado por uma depressão que quase o leva ao suicídio. A vida deixa de ter
sentido para ele. Conscientemente, explica a situação como um resultado lógico
do que aconteceu. Acredita que pela primeira vez sentiu um amor real, que com
aquela mulher e somente com ela poderia experimentar o amor e a felicidade. Se
ela o deixa, não haverá nenhuma outra pessoa que possa despertar-lhe a mesma
relação. Perdendo-a, acredita ter pedido sua única oportunidade de amar.
Portanto, é melhor morrer. Embora tudo isso lhe pareça convincente, seus
amigos podem fazer algumas perguntas: Por que um homem que até então parecia
menos capaz de amar do que a pessoa média apaixona-se de forma tão completa que
prefere morrer a viver sem ser amado? Por que, estando tão enamorado, se recusa
a fazer concessões, a abrir mão de certas exigências que entram em choque com
as exigências da mulher amada? Por que será que, ao falar de sua perda, ele
fala principalmente de si, do que lhe aconteceu, e mostra um interesse
relativamente pequeno pelos sentimentos da mulher que tanto ama? Se conversarmos
com o infeliz homem mais demoradamente, não nos surpreenderemos ao ouvi-lo
dizer, a certa altura, que se sente completamente vazio, tão vazio como se seu
coração tivesse ficado com a namorada perdida. Se ele pudesse compreender o
sentido dessa afirmação, perceberia que seu sofrimento é proveniente da
alienação. Jamais foi capaz de amar ativamente, de deixar o circulo mágico de
seu próprio ego, de exteriorizar-se e tornar-se uno com outro ser humano. O que
fez foi transferir seu anseio de amor para a moça e sentir que com ela
experimentava seu “amor”, quando na realidade experimentava apenas a ilusão de
amar. Quanto mais ele transfere para ela seu anseio de amor, bem como de vida,
felicidade, etc., tanto mais pobre se torna e mais vazio se sente, longe dela.
Estava sob a ilusão de amar, quando na realidade transformara a mulher num ídolo,
na deusa do amor, e acreditava que unindo-se a ela experimentava o amor. Fora
capaz de despertar nela uma reação, mas não fora capaz de superar sua própria
mudez interior. Perdê-la não é perder, como ele acredita, a pessoa a quem ama,
perde-se como uma pessoa potencialmente amante. [...]. Trecho extraído da
obra Meu encontro com Marx e Freud
(Zahar, 1969), do filósofo, sociólogo e psicanalista alemão Erich
Fromm (1900-1980). Veja mais aqui e aqui.
CULTURA, REPRESSÃO & SONHOS - [...] a
repressão não destrói a representação dolorosa: mesma mantida em estado
inconsciente, ela permanece ativa, tentando retornar ao sistema consciente. O
resultado desse conflito, que envlve um verdadeiro jogo de forças, é a produção
das chamadas formações do inconsciente: os sintomas, sonhos, lapsos (ou atos
falhos) e chistes (piadas e ditos de espírito) que seria frutos de uma espécie
de “negociação” entre os sistemas. As representações reprimidas podem vir a ser
readmitidas na consciência (retorno do reprimido), contanto que passem por um
processo de deformação que as tornem irreconhecíveis, deixando assim de
despertar angustia no sujeito [...]. articular a vida psíquica individual com a
vida social e os limites que esta impõe ao indivíduo, a começar pela interdição
do incesto. Em nome das exigências culturais, a satisfação pulsional é
grandemente cerceada, inclusive em seus aspectos agressivos e destrutivos.
Embora indivíduos ganhem com isso a possibilidade de conviver em grupo,
ressentem-se profundamente de tais renúncias. A cultura é, pois, construída
sobre a base da repressão, o que faz com que o homem cultive uma hostilidade
permanente contra ela. [...]. Trechos extraídos de Luzes e sombras: Freud e o advento da psicanálise, de Inês Loureiro, extraído da obra História da psicologia: rumos e percursos
(Nau, 2005), organizado por Ana Maria Jacó-Vilela, Arthur Arruda Leal
Ferreira e Francisco Teixeira Portugal. Veja mais aqui, aqui e aqui.
O MUNDO SE DESPEDAÇA - [...] Até
aquele momento, Okoye se expressara de maneira simples, mas a meia dúzia de
frases seguintes tomou a forma de provérbios. Entre os ibos, a arte da
conversação é tida em alto conceito, e os provérbios são o azeite de dendê com
o qual as palavras são engolidas. Okoye era um grande conversador e falou
durante muito tempo, dando voltas em torno do assunto até finalmente abordá‑lo.
Em resumo, pedia a Unoka que lhe devolvesse os duzentos cauris que lhe
emprestara havia mais de dois anos. Tão logo este percebeu aonde o amigo queria
chegar, estourou em gargalhadas. Riu alto, durante muito tempo, de modo claro
como o agogô, e tinha lágrimas nos olhos. O visitante, espantado, continuou
sentado, sem fala. Afinal, Unoka conseguiu dar‑lhe uma resposta, entremeada de
novas explosões de riso. [...]. Trecho
extraído de O mundo se despedaça
(Companhia das Letras, 2009), do escritor e crítico literário nigeriano Chinua Achebe (1930-2013). Veja mais
aqui.
NOVIDADE, SÓ A PRIMEIRA (À VANGUARDA QUE SE
CRÊ VANGUARDA) - Garanto: / o primeiro poeta que rimou / foi um espanto! / Mais, muito
mais, / Meu irmão, / do que o primeiro / que não. Poema extraído do livro Poemas (L&PM, 1984), do
desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, tradutor e jornalista Millôr
Fernandes (1923-2012). Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.
O SILÊNCIO DAS GERAÇÕES, DE JORGE FORBES
Ex-ergo: O pai matou o filhinho; a filhinha matou o pai e a mãe; o aluno
incendiou a escola; a senhora se suicidou. E todos pareciam tão sadios, iguais
a toda gente! Está todo mundo perdido: maior que o medo, é o suspense. Surgem
calmantes de ocasião, sempre três: psicose, moral e possessão. Voltam o
chicote, as lições de moral e cívica e o ato de contrição. Um mundo reacionário
se anuncia e Bush, no círculo oval de seu pensamento, reedita as peripécias do
grande ditador. Oh tempos, oh costumes! O pai refestelado em sua poltrona de
domingo, acabou de ouvir fantásticas explicações sobre o mundo atual. Eram três
especialistas em comportamento, concordantes com a necessidade de voltar à
velha disciplina: “educação se dá em casa e chinelo e palmatória não deviam
estar aposentados”. Ele está mais tranqüilo; nem dormia mais direito, com medo
de ser assassinado. Chegou a pensar que se existem nos aeroportos detectores de
metais, como não descobriram ainda os detectores de “mentais”? Seu sonho de
segurança tinha ficado abalado com aquela psiquiatra esfaqueada pela filha. –
“Como é que não previu? Não era psiquiatra? Santo de casa não faz milagre”,
reconfortou-se. Três dias depois, Mariana, coordenadora do Padre Félix, colégio
de classe média alta dos Jardins, constata boquiaberta que mais de cinqüenta
por cento dos meninos chegaram ao colégio com rosto macerado: apanharam em
casa. Corre a seu supervisor – “Há um silêncio entre as gerações”, diz ele, que
está difícil de ser assimilado. Não há uma só educação padrão, standard, logo, o
que há são educações, no plural. E se há educações há que se escolher. Preferir
uma ou outra é opção pessoal. Não há uma razão para que seja essa e não aquela.
É um querer mais que um saber, e o querer não se compreende totalmente, é
arbitrário. Confundem arbitrário com abuso de poder e, no entanto, arbitrário
só diz daquilo que não se demonstra pela dedução. Sim, meu filho, essa é a
minha opção. É claro que existem outras formas. Melhores? Não sei, pode ser,
mas essa é a minha e eu sou seu pai, eu sou sua mãe. Você vai mudar de casa?
Não adiantará, as opções mudam mas não o arbitrário, o silêncio da razão. Pais
detestam falar assim pois invariavelmente, o filho vai dizer: “Eu não gosto de
você”. Ai! Nem pai, nem professor suportam esse “eu não gosto de você”. Tratam
de falar manso, buscar explicações, convencimentos, concordâncias e o que
melhor conseguem é transmitir que tudo se explica, que não há limite à razão. E
o filho, proibido de dizer “eu não gosto de você” vai se encharcando na
angústia do ilimitado: bateu um carro? Dou outro. Perdeu um ano? Ganhou
maturidade. Matou um índio? Te absolvo. Eu te compreendo em qualquer coisa, meu
filho. E o filho da compreensão ilimitada se tatua: uma fronteira no corpo: se
bate: um limite à expansão; mata, se droga, se mata. Não mamãe e papai, nem
compreensão geral, nem palmatória. Se há uma herança digna da paternidade é a
de que nem tudo se explica, não porque não se queira mas, simplesmente, por ser
impossível. É, meu filho, tem um silêncio entre nós dois, a ponte da palavra
não nos contém. Vamos nos perder? Pode ser que não, sobre esse silêncio podemos
inventar. Teve um Drummond que de uma pedra no meio do caminho, em vez de
jogá-la no outro, poetou. Teve um Chico e um Milton que cantaram uma coisa que
não tem nome nem nunca terá. O limite da palavra é a invenção, é só poder
suportar: melhor esse risco que a desgraça razoável. Meu filho, senta aqui, não
nos compreendemos, e daí? Pôr do sol, mergulho em Fernando de Noronha,
brigadeiro, beijo, avião decolando, chuva na mata, precisa de explicação? Tem
tanta boa coisa no silêncio. PSIU!
Extraído da obra Você
quer o que deseja? (Best Seller, 2004), do médico psiquiatra e psicanalista
Jorge Forbes.
Veja mais:
Síndrome de Burnout aqui.
&
A ARTE DE VIV
ROSSER
Art by Viv Rosser