domingo, fevereiro 21, 2016

DESCARTES & MARGARETHE VON TROTTA



MARGARETHE VON TROTTA – A atriz, diretora, roteirista, realizadora e escritora alemã Margarethe Von Trotta, na sua exitosa carreira, atuou em dois filmes que envolviam personagens da mais alta importância tanto para a história da humanidade, como para a realidade da mulher contemporânea. O primeiro deles é o premiado filme Rosa Luxemburg (1986), em que ela dirigiu contando a história da filósofa e economista marxista polaco-germana, além de ter sido uma importante mulher para a história alemã e da humanidade. O segundo que ela dirigiu foi o também premiado filme Hannah Arendt (2013), contando a biografia da filósofa alemã. Veja mais aqui e aqui.


AS PAIXÕES DA ALMA, DE RENÉ DESCARTES  - [...] considero que não notamos que haja algum sujeito que atue mais imediatamente contra nossa alma do que o corpo ao qual está unida, e que, por conseguinte, devemos pensar que aquilo que nela é uma paixão é comumente nele uma ação; de modo que não existe melhor caminho para chegar ao conhecimento de nossas paixões do que examinar a diferença que há entre a alma e o corpo, a fim de saber a qual dos dois se deve atribuir cada uma das funções existen­tes em nós. [...] que tudo o que existe em nós, e que não concebemos de modo algum como passível de pertencer a um corpo, deve ser atribuído à nossa alma. [...] a morte nunca sobrevêm por culpa da alma, mas somente porque alguma das principais partes do corpo se corrompe; e julgue­mos que o corpo de um homem vivo difere do de um morto como um relógio, ou outro autômato (isto é, outra máquina que se mova por si mesma), quando está montado e tem em si o princípio corporal dos movimentos para os quais foi instituído, com tudo o que se requer para a sua ação, difere do mesmo relógio, ou outra máquina, quando está quebrado e o princípio de seu movimento pára de agir. [...] enquanto vive­ mos, há um contínuo calor em nosso coração, que é uma espécie de fogo aí mantido pelo sangue das veias, e que esse fogo é o princípio corporal de todos os movimentos de nossos membros. [...] todas as paixões consiste apenas no fato de disporem a alma a querer coisas que a natureza dita serem úteis a nós, e a persistir nessa vontade, assim como a mesma agitação dos espíritos que costuma causá-las dispõe o corpo aos movimentos que servem à execução dessas coisas. [...] E agora que as conhecemos todas, temos muito menos motivo de as temer do que tínhamos antes; pois verificamos que são todas boas por natureza e que só devemos evitar o seu mau uso ou os seus excessos, contra os quais os remédios que expliquei poderiam bastar, se cada um tivesse cuidado bastante para praticá-los. Mas, como incluí entre esses remédios a premeditação e a indústria pela qual se podem corrigir os defeitos naturais, exercitando-nos em separar em nós os movimentos do sangue e dos espíritos dos pensamentos aos quais costumam estar unidos, confesso que há poucas pessoas que se tenham suficientemente preparado dessa maneira contra todas as espécies de recontros, e que esses movimentos excitados no sangue pelos objetos das paixões seguem primeiro tão prontamente das simples impressões que se fazem no cérebro e da disposição dos órgãos, ainda que a alma não contribua para tanto, de qualquer maneira, que não há nenhuma sabedoria humana capaz de resistir-lhes quando não estamos para isso bem preparados. Assim, muitos não poderiam abster-se de rir, quando lhes fazem cócegas, embora não colham daí nenhum prazer; pois a impressão da alegria e da surpresa que outrora os fez rir pelo mesmo motivo, estando desperta em sua fantasia, faz com que seus pulmões sejam subitamente inflados, contra a vontade, pelo sangue que o coração lhes envia. Assim, os que têm, por natureza, forte pendor para as emoções da alegria e da compaixão, ou do medo, ou da cólera, não podem impedir-se de desmaiar, ou de chorar, ou de tremer, ou de ter o sangue todo agitado como se tivessem febre, quando a sua fantasia é fortemente tocada pelo objeto de alguma dessas paixões. Mas o que se pode sempre fazer em tal ocasião, e que eu julgo poder apresentar aqui como o remédio mais geral e o mais fácil de praticar contra todos os excessos das paixões, é, sempre que se sinta o sangue assim agitado, ficar advertido e lembrar-se de que tudo quanto se apresenta à imaginação tende a enganar a alma e a fazer com que as razões empregadas em persuadir o objeto de sua paixão lhe pareçam muito mais fortes do que são, e as que servem para dissuadir muito mais fracas. E quando a paixão persuade apenas de coisas cuja execução sofre alguma delonga, cumpre abster-se de pronunciar na hora qualquer julgamento e distrair-se com outros pensamentos até que o tempo e o repouso tenham apaziguado inteiramente a emoção que se acha no sangue. E, enfim, quando ela incita a ações no tocante às quais é necessário tomar uma resolução imediata, é mister que a vontade se aplique principalmente a considerar e a seguir as razões contrárias àquelas que a paixão representa, ainda que pareçam menos fortes: como quando se é inopinadamente atacado por algum inimigo e a ocasião não permite que se empregue algum tempo em deliberar. Mas o que me parece que os que estão acostumados a refletir sobre as suas ações podem sempre fazer é, quando se sentirem tomados de medo, esforçarem-se por desviar o pensamento da consideração do perigo, representando-se as razões pelas quais há muito mais segurança e mais honra na resistência do que na fuga; e, ao contrário, quando sentirem que o desejo de vingança e a cólera os incitam a correr inconsideradamente para aqueles que os atacam, lembrar-se-ão de pensar que é uma imprudência o perder-se, quando é possível sem desonra salvar-se, e que, se a partida é muito desigual, vale mais efetuar uma honesta retirada ou tomar quartel do que expor-se brutalmente a uma morte certa. AS PAIXÕES DA ALMA – O livro As paixões da alma, filósofo e matemático francês René Descartes (1596-1650), trata de temas como das paixões em relação a um sujeito como ação a qualquer respeito, o corpo e a alma, o calor e o movimento, o princípio de todas as funções, o movimento do coração, as causas da diversidade, as funções da alma, a vontade, a percepção, imaginação, a definição das paixões da alma, a sede das paixões, do número e da ordem das paixões e a explicação das leis primitivas, a admiração, a estima ou o desprezo, a generosidade e orgulho, a humildade e a baixeza, a veneração e o desdém, o amor e o ódio, o desejo, a esperança e o temor, o ciúme, a segurança e o desespero, a irresolução e a coragem, a ousadia, a emulação, a covardia e o pavor, o remorso, a alegria e a tristeza, a zombaria, a inveja e a piedade, a satisfação de si mesmo e o arrependimento, o favor e o reconhecimento, a indignação e a cólera, a gloria e a vergonha, o fastio, o pesar e a alegria, as seis paixões primitivas, o espanto, para que servem todas as paixões, afeição, amizade e devoção, do agrado e do horror, prazer físico e dor, o movimento do sangue e os espíritos, das ações dos olhos e do rosto, das mudanças de cor, dos tremores e da languidez, desmaio, riso, indignação, o choro, os gemidos e as lágrimas, suspiros, das emoções interiores da alma, das paixões particulares, da estima e do desprezo, humildade virtuosa e viciosa, o desdém, do uso da troça, o justo e injusto, compaixão, compulsão, arrependimento, do favor e da ingratidão, da cólera, da impudência, do fastio e do pesar, do júbilo e o remédio geral contra as paixões. Veja mais aqui e aqui.

REFERÊNCIAS
DESCARTES, René. As paixões da alma. São Paulo: Abril Cultural, 1979.


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