sexta-feira, fevereiro 12, 2016

A MULHER CHINESA, MARIAN KEYES, COUTO VIANA & PAU DE ARARA


 Imagem: estátua unearthed mulher cerâmica na China antiga em Olaria e esmalte de Casa & jardim no AliExpress, Alibaba Grou.

A MULHER NA CHINA ANTIGA - Na Ásia o domínio era do homem e tanto o taoísmo, na China, como o tantrismo, na Índia, havia o predomínio de disciplinas sexuais e as mulheres eram mantidas reprimidas. Ambas eram polígamas, assim como os árabes, cujos harém formariam material para a fantasia no Ocidente monógamo por meio das crenças islâmicas. Entretanto, enquanto a igreja cristã primitiva advogava a abstinência sexual, nas doutrinas do Tao “o Caminho”, a “Senda Suprema da Natureza”, eram advogadas condições tais como: “Quanto mais forem as mulheres com quem um homem tenha intercurso, tanto maior será o beneficio que ele derivará do ato [...] Se em uma noite, ele puder ter intercurso com mais de dez mulheres, tanto melhor”. Assim, o taoísmo tornou-se uma filosofia que impregnou toda a estrutura do pensamento e sociedade chineses por mais de dois mil anos, desenvolvendo, com isso, um conceito de mundo, no qual a existência se apresentava como um movimento dinâmico de perpetua mudança, embasada na força conhecida como ch’i – a essência vital, o hálito de vida -, cuja senda é a Senda Suprema, o Caminho, o Tao. A divinação manual, o I-ching (o “Livro das Mutações”), dava à força passiva o nome de yin (a vagina, ou umidade lubrificadora dos órgãos sexuais femininos) e à ativa de yang (o pênis, ou o sêmen do homem), descrevendo como elas se fundiam para impulsionar o ch’i ao longo da Senda Suprema: “A interação de um yin e de um yang é chamada Tao, e o processo gerativo constante que daí resulta é chamado de mutação”. Este, portanto, o propósito de que o homem devesse aprender a viver em perfeita harmonia com a natureza, observando-se a disciplina do corpo. Durante a antiga dinastia Han (206aC-24aC), manuais circulavam, a exemplo de A arte da Câmara de Dormir, dedicados aos segredos da Câmara de Jade, com partes voltadas para comentários introdutórios sobre o significado cósmico do encontro sexual, as carícias preliminares, descrições do ato do intercurso com técnicas e posições, receitas e prescrições úteis, entre outras. O objetivo era a harmonia yin-yang, denominando-se de “nuvens e chuva” o ato do intercurso, utilizando-se de afrodisíacos, tais como a droga da galinha calva, a poção do chifre de veado, entre outras. Em oposição ao taoísmo surgiu o pensamento do filósofo e religioso chinês Confúcio (551ac-479aC), que, por sua vez, defendia que as mulheres eram absoluta e incondicionalmente inferiores, além de serem de difícil convivência: “Se nos mostrarmos amistosos com elas, logo perderemos o poder de controla-las e, se mantivermos distância, ficam ressentidas”. Em vista disso, as mulheres dessa época constituíam apenas uma necessidade biológica para a produção de filhos homens, os quais iriam continuar ministrando as necessidades dos ancestrais. Elas participavam dos haréns ao lado de três a doze esposas e concubinas, chegando a nobreza a ter mais de trinta. O Li-chi – Livro dos Ritos -, confuciano estipulava que “[...] mesmo que uma concubina esteja envelhecendo e desde que ainda não tenha atingido os cinquenta anos, o marido deverá ter intercurso com ela a cada cinco dias”. O favoritismo entre as mulheres era calculado para resultar na ruina da paz domestica que prejudicaria a carreira de um homem. O casamento entre os chineses não unia o homem apenas à sua esposa principal, mas também às irmãs e empregadas dela, as quais ele trazia consigo, como suas esposas secundárias. Ele teria um período de experiência de três meses, antes de solenemente estabelecer qual a Primeira Esposa. Ele possuía o direito de repudiar sua esposa principal, via de regra por esterilidade ou doença incurável, repudiando, por consequência, as irmãs e acompanhantes. A história oficial da dinastia Han foi realizada pela erudita Dama Pan Chao, uma das primeiras notáveis chinesas que acreditava que as meninas deviam receber a mesma educação elementar que os meninos, vez que as mulheres eram iletradas, excetuando-se aquelas que possuíam vontade e oportunidade de aprender, ou as cortesãs que utilizavam a educação como ferramenta de seu comércio. O poema Yü-t’ai-hsing-yung, do poeta Fu Hsüan, dava conta de que: Amargo deveras, é ter nascido mulher, / seria difícil imaginar-se algo tão inferior! / Ninguém derrama uma lágrima quando ela se casa e parte... / O amor de seu marido é tão indiferente como a Via Láctea, / mas no entanto ela deve segui-lo, como o girassol segue o sol. / Em breve, os corações de ambos se afastam tanto, como o fogo e a água, / ela é acusada por todos e tudo que saia errado [...]. As esposas eram mães e donas-de-casa essencialmente, cada uma delas ocupando seu lugar na hierarquia dos aposentos das mulheres e cada uma com suas tarefas diárias específicas. Suas horas vazias eram preenchidas diante do espelho, cuidando dos cabelos ou da pintura do rosto. Outras se ocupavam com casos amorosos ilícitos e seus aposentos eram em geral reservatórios de feminilidade frustrada, não sendo incomum que filhos adultos tivessem casos com as esposas secundárias ou concubinas do pai. Em geral, as mulheres só se encontravam com os maridos à horas das refeições ou na cama, de maneira que a conversa se restringia a temas domésticos. Os confucianos desdenhavam das mulheres que tentavam tomar parte nos interesses do marido e consideravam a participação feminina nos assuntos públicos como a raiz de todos os males, como defendia o estadista do século IIdC, Yangg Chên: “Se às mulheres forem confiadas tarefas envolvendo contato com o mundo exterior, elas provocarão desordem e confusão no império, levando vergonha à Corte Imperial. Não se deve permitir que mulheres tomem parte em assuntos do governo”. Inclusive constava no Li-chi a abominação ao contato físico casual entre o marido e mulher ou concubina, tampouco permitia que frequentassem o mesmo poço ou local de banhos, nem pendurar suas roupas no mesmo cabide para vestes. Seguindo esse ditame, o Concílio de Macon, de 585dC, decretou que nenhum cadáver masculino deveria ser sepultado ao lado de um feminino, enquanto este último não se decompusesse. Entretanto, foram estabelecidas regras que formalizaram um código de cortesia domestica, assegurando até mesmo à ultima concubina, um grau de dignidade humana raramente conferido a alguém que não às mulheres de alto nascimento nas sociedades monogâmicas do Ocidente. O paternalismo do estado confuciano não inibia as esposas, concubinas ou viúvas, enquanto que, conforme o filósofo do século III, Ko Hung, as mulheres jovens vagavam a divertir-se no mercado, visitando os parentes pela noite, além de recreios budistas e para ver caçadas e pescarias, organizando piqueniques nas montanhas e margens dos rios. Elas podiam viajar em carruagens abertas, cantando e tocando músicas, bebendo e festejando, enquanto que, para o filósofo mencionado, promoviam a decadência da família e a ruína do Estado. 


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DITOS & DESDITOS

O amor é uma emoção. Não pode ser visto nem tocado, e é vivenciado de forma diferente por cada pessoa, portanto, é difícil de mensurar...

Pensamento da escritora islandesa Marian Keyes. Veja mais aqui & aqui.

 

O AVESTRUZ LÍRICO

Avestruz: \ O sarcasmo de duas asas breves \ (Ânsia frustrada de espaço e luz, \ De coisas frágeis, líricas, leves); \ Patas afeitas ao chão; \ Voar? Até onde o pescoço dá. \ Bicho sem classificação: \ Nem cá, nem lá. \ Isto sou (Dói-me a ironia \ – Pudor nem eu sei de quê). \ Daí a absurda fantasia \ De me esconder na poesia, \ Por crer que ninguém a lê.

Poema do dramaturgo, poeta e tradutor português António Manuel Couto Viana (1923-2010).

 

PAU DE ARARA

Era um dia cansado que tava da fome que eu tinha \ Eu não tinha nada, que fome que eu tinha \ Que seca danada no meu Ceará \ Eu peguei e juntei um restinho de coisa que eu tinha \ Duas calça velha, uma violinha \ E num pau de arara toquei para cá \ E de noite ficava na praia de Copacabana \ Zanzando na praia de Copacabana \ Dançando o xaxado pras moças oiá \ Virgem Santa, que a fome era tanta que nem voz eu tinha \ Meu Deus, tanta moça... que fome que eu tinha \ Mais fome que eu tinha no meu Ceará.

Foi aí que eu resolvi comê gilete. Tinha um compadre meu lá de Quixeramubim que ganhou um dinheirão comendo gilete na praia de Copacabana. De dia ele ia de casa em casa pedindo gilete veia, e de noite ele comia aquilo tudinho pro pessoal vê. Eu não sei não, mas acho que ele comeu tanto, que quando eu cheguei lá na praia aquele pessoá já tava até com indigestão de tanto vê o camarada comê gilete. Uma vez, eu tava com tanta fome que falei assim prum moço que ia passando: "Decente! Voismecê deixa eu comê uma giletezinha pra voismecê vê?" "Sai pra lá, pau de arara. Tu não te manca, não?" "Oh, distinto! Só uma, que eu não comi nadinha ainda hoje." "Tu enche, hein, pau de arara!" Aquilo me deixou tão aperriado, que se não fosse o amor que eu tinha na minha violinha, eu tinha arrebentado ela na cabeça daquele pai-d'égua.

Puxa vida, não tinha uma vida pior do que a minha \ Que vida danada, que fome que eu tinha \ Zanzando na praia, pra lá e pra cá \ Quando eu via toda aquela gente no come-que-come \ Eu juro que tinha saudade da fome \ Da fome que eu tinha no meu Ceará \ E daí eu pegava e cantava e dançava o xaxado \ E só conseguia porque no xaxado \ A gente só pode mesmo se arrastar \ Virgem Santa, que a fome era tanta que até parecia \ Que mesmo xaxando meu corpo subia \ Igual se tivesse querendo voar.

Às vezes a fome era tanta que volta e meia a gente arrumava uma briguinha pra ir comê uma boia no xadrez. Eta quentinho bom na barriga… Mas, com perdão da palavra, a gente devolvia tudo depois, que a boia já vinha estragada. Mas, enquanto ela tava ali dentro da barriga… Quietinha... Que felicidade! Não... Mas agora as coisas tão meiorando, sabe? Tem uma senhora muito bondosa, lá no Leblon, que gosta muito de vê eu comê caco de vrido. Isso é que é bondade da boa. Com isso, já juntei assim uns quinhento mil-réis. Quando tivé mais um pouquinho, eu vou-se embora. Volto pro meu Ceará.

Vou-se embora pro meu Ceará porque lá tenho um nome \ E aqui não sou nada, sou só Zé-com-fome \ Sou só pau de arara, nem sei mais cantar \ Vou picar minha mula, vou antes que tudo rebente \ Porque tô achando que o tempo tá quente \ Pior do que anda não pode ficá.

Música da dupla Vinicius de Moraes & Carlos Lyra, interpretada por Ary Toledo e Zélia Barbosa. Veja mais aqui, aqui, aqui & aqui.

 

CRÔNICA DE AMOR POR ELA: SOU NELA...

Que seja como for a chama desse fogo acenda o nosso amor.

No vício do prazer me deixe exangue e lânguido a te querer, a te querer demais...

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