sábado, fevereiro 13, 2016

DEUSA VESTA, FOCO, PSICOLOGIA, PESQUISA & CRIMES TRIBUTÁRIOS



DEUSA VESTA – A deusa romana Vesta – deusa do fogo sagrado, da pira doméstica e a cidade, é correspondente à deusa Héstia dos gregos e à deusa Agni dos hindus, e seu culto possui uma comemoração, a do Festival da Parentália, ou de Diana – deusa da caça e dos bosques, celebrada no antigo Império Romano. Ela é representada segurnado uma pantera e um cetro no reverso de uma moeda. Ela foi cortejada por Apolo (Febo) e Netuno, rejeitando todas as propostas amorosas, sendo protegida sua virgindade por Júpiter. Ela foi engolida por Saturno e resgatada por Júpiter. Devido sua castidade, as sacerdotisas do seu culto são chamadas de Vestais, aquelas que permanecem vigiando o fogo sagrado dos templos: as virgens vestais.

FOCO – O livro Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso, do psicólogo ph.D., Daniel Goleman, trata de assuntos como a habilidade sutil, a anatomia da atenção, o valor de uma mente à deriva, encontrando o equilíbrio, autoconsciência, o leme interno, vendo a nós mesmos como os outros nos veem, uma receita para o autocontrole, lendo os outros, a mulher que sabia demais, a tríade da empatia, sensibilidade social, prática inteligente, cegueira sistêmica, ameaças distantes, cérebros em games, parceiros de respiração, o líder bem focado, liderando para o futuro distante, entre outros assuntos. REFERÊNCIAS: GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. Veja mais aqui.

OS CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA – Para tratar acerca desta temática num trabalho acadêmico, faz-se necessário tratar inicialmente acerca do Sistema Tributário Nacional, sua fundamentação conceitual, natureza jurídica e classificação dos tributos, tratar acerca do direito tributário, as normas e princípios tributários, a obrigação tributária e os crimes contra a ordem tributaria, a legislação penal tributaria, os tipos penais e os ilícitos tributários. Veja mais aqui e aqui.

PSICOLOGIA & PESQUISA – O livro Psicologia e pesquisa: perspectivas metodológicas (Sulina, 2008), organizado por Helena Scarparo, trata de temas que refletem sobre pesquisa e produção do conhecimento, autonomia e uso do termo de consentimento em pesquisa, a pesquisa quantitativa e os delineamentos possíveis na questão da amostragem, introdução à analise multivariada de dados, dimensões psicossociais da entrevista, a utilização da metodologia dos grupos focais na pesquisa, fenomenologia e método fenomenológico, pesquisa histórica como ferramenta para conhecer a construção das ideias e as práticas em psicologia, análise de conteúdo na leitura e interpretação do discurso grupal, uso de programas de computador na analise qualitativa de dados (CAQDAS) e análise qualitativa usando programa QDA Miner como exemplo aplicado na pesquisa com análise documental de textos de protesto, entre outros assuntos. Veja mais aqui.


Veja mais sobre:
Boi de fogo aqui.


E mais: 
Catarina Eufémia, Gilles Deleuze & Félix Guattari, Peter Gabriel, Mena Suvari, Janne Eyre Melo, Vicente Caruso, Sandra Fayad & o Dia Mundial do Rádio aqui.
Poetas do Brasil, Gregório de Matos Guerra, Sheryl Crow, Dalinha Catunda, Yedda Gaspar Borges, Iracema Macedo, Fidélia Cassandra, Jade da Rocha, Psicodiagnóstico, Controle & Silêncio Administrativos aqui.
Eliete Cigarini, Abuso Sexual, Condicionamento Reflexo & Operante aqui.
Poetas do Brasil, Satyricon de Petrônio, Decameron de Boccaccio, Jorge de Lima, Laura Amélia Damous, Sandra Lustosa, Arriete Vilela, Sandra Magalhães Salgado, Celia Lamounier de Araújo & Simone Moura Mendes aqui.
Anna Pavlova, a Psicanálise de Freud & Adoção aqui.
A magia do olhar de quem chega aqui.
A mulher chinesa aqui.
Tarsila do Amaral, Psicopatologia & Transtornos de Consciência, Direito, Consumidor & Internet aqui.
José Saramago, Hannah Arendt, Luís Buñuel, Sérgio Mendes, Catherine Deneuve, Frederico Barbosa, Barbara Sukova, Os Assassinos do Frevo & Gilson Braga aqui.
Skinner, Walter Smetak, Costa-Gavras, Olga Benário, Kazimir Malevich, Irene Pappás, Camila Morgado & Pegada de Carbono aqui.
Marcio Baraldi & Transversalidade na Educação aqui.
Padre Bidião & as duas violências aqui.
A literatura de Rubem Fonseca aqui.
Proezas do Biritoaldo: Quando o banguelo vê esmola grande fica mais assanhado que pinto no lixo aqui.
Big Shit Bôbras & o paredão: quem vai tomar no cu aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Veja Fanpage aqui e mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui& maisaqui e aqui.


Veja as homenageadas aqui.


ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...