VAMOS
APRUMAR A CONVERSA? DOS DIAS, A MULHER - Gersoca, sua morenice escorreita, olhos grandes vivos,
tipuda de quase dois metros de altura, riso de dia ensolarado duma simpatia de
barrocas nas bochechas, competente de tudo preto no branco, corajosa da vida,
foi trabalhar numa empresa familiar de três irmãos e um sobrinho – uns verdadeiros
pigmeus perto dela. O mais velho Nado, o dono, gentil, cortez, nem aí para quem
pintou a zebra; o do meio, Vado, ranzinza, vingativo, austero e chato de
galocha; o caçula Verto, maria-vai-com-as-outras, não sabe o que diz nem sabe o
que fala e servil; e o sobrinho Velin, um porralouca avexado, todo cheio de nó
pelas costas e fabricador de broncas de só se ver o sal dele se pisando. A
presença dela no ambiente reavivou o ânimo no trabalho deles. A gargalhada dela
com as piadinhas que cada um deles soltava, era música pra eles em verdadeira
harmonia plácida. Uma festa! Está tudo muito bom, está tudo muito bem, passam
os meses e quase ano, até que Vado se enciúma de uma aparente queda dela pras
bandas do Nado, o que, pro ofendido, dá início a uma secreta competição para
cair-lhe nas graças e conquistá-la, passando os outros pra trás. Nado nem aí
nem vai chegando, nem se apercebe que o substituto, detentor do caixa e das
entradas e saídas da instituição comercial, se torna um tirano com relação ao
caçula e ao sobrinho – dois surrupiadores descarados que faziam o maior pinto
nos apurados financeiros -, piorando quando deu fé de que não lograria êxito nas
afeições dela. Começou a maquinar estratégias dolosas para castigar os dois
subalternos, bem como tornar-se mais rigoroso com o trabalho dela,
acumulando-lhe serviços para reprimi-la mais ainda. Ela competente e
desassombradamente superava todos os obstáculos postos pelo agora então algoz,
a ponto dele tornar-se doente dos ossos pelo tamanho da sua chatura. Mais ele
acumulava serviços e funções pra ela, mais ela altiva conseguia suplantar todos
os obstáculos pela frente. Quando se certificou que daquilo não passaria para
nenhum proveito dele, teve o ardil de denunciar que estavam roubando dinheiro
da gaveta dele. Uma bomba que explodiu com zis estardalhaços! E como já havia
pisado demais o caçula e o sobrinho, vingando-se dela, acusou-lhe de ladrona, o
que, pra ela, era um vitupério. Decepcionada, pôs-se a chorar com tamanha
inverdade. Nado encarou o irmão, mas Vado tinha tomado a providência de antes
do expediente, passar na casa da moça e acusá-la, levianamente, demitindo-lhe
na hora. Nem deu tempo dela sair de casa, enclausurando-se por meses com
vergonhosa situação. Ele, pra si, sabia que eram os subalternos que deitavam a
mão na grana no seu cochilo, mas preferiu atingir Nado, batendo de pés juntos
que ela era a culpada por isso, afiançando que já havia tomado todas as providências
necessárias a respeito. Nado, nada fez – só um muxoxo, dando de ombros – fazer o
que? O caçula e o sobrinho se entreolharam e ficaram na sua, livrando-se do
pipoco. E Vado tornou-se o mais cruel carrasco até, anos depois, enlouquecer de
uma fúria insuperável. Como visto, ela que pagou o pato. E vamos aprumar a conversa
aqui e aqui.
PICADINHO
Imagem: Nu,
do pintor francês Henri Matisse
(1869- 1954). Veja mais aqui.
Curtindo a
música A Paz e todo dvd Gilberto Gil Acústico MTV (WEA, 1994), do
cantor e compositor Gilberto Gil.
EPÍGRAFE – A
paz é a única forma de nos tornarmos realmente humanos, recolhida do livro Como vejo o mundo (Nova Fronteira, 1981), do físico, cientista
e escritor alemão Albert Einstein
(1879-1955). Tenho pra mim que só existirá Paz da Terra quando
descobrirmos e sentirmos a verdadeira Paz dentro de cada um de nós. Veja mais
aqui e aqui.
O
SENTIDO DO AMOR – No
livro Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração (Vozes,
1991), do neurologista e psiquiatra austríaco Viktor Frankl (1905-1997),
encontro que: Amor é a única maneira de
captar outro ser humano no íntimo da sua personalidade. Ninguém consegue ter
consciência plena da essência última de outro ser humano sem amá-lo. Por seu
amor a pessoa se torna capaz de ver os traços característicos e as feições
essenciais do seu amado; mais ainda, ela vê o que está potencialemente contido
nele, aquilo que ainda não está, mas deveria ser realizado. Além disso, através
do seu amor a pessoa que ama capacita a pessoa amada a realizar estas potencialidades.
Conscientizando-a do que ela pode ser e do que deveria vir a ser, aquele que
ama faz com que estas potencialidades venham a se realizar. [...] O amor é um fenômeno tão primário como o
sexo. Normalmente, sexo é uma modalidade de expressão do amor. O sexo se
justifica e é até santificado, no momento em que for veículo do amor, porém
apenas enquanto o for. Desta forma, o amor não é entendido como mero efeito
colateral do sexo, mas o sexo é um meio de expressar a experiência daquela
união última chamada de amor [...]. Veja mais aqui e aqui.
O
ROMANCE DA VIRGEM ESQUIMÓ
– O romance da virgem esquimó
(Cultrix, 1968), é um conto do escritor,
jornalista, pintor ambulante, piloto de barco, explorador e humorista
norte-americano Mark Twain (1835 –
1910), que conta uma triste
história de amor: - Sim, contar-lhe-ei tudo quanto deseja
saber sobre a minha vida, senhor Twain – disse a moça com voz suave, pousando
sobre os meus os seus olhos francos. – O senhor é muito bondoso e amável ao
apreciar-me e preocupar-se com a minha vida. [...] Eu conhecera o
meu amado ao amanhecer. Levara-o à minha casa ao anoitecer, três horas após,
pois os dias se encurtavam ao aproximar-se a noite de seis meses. Os festejos
prosseguiram durante muitas horas. Finalmente, os convidados partiram e nós nos
estendemos sobre as camas para dormir. Todos caíram logo em sono profundo.
Apenas eu não conseguia dormir. Sentia-me muito excitada e feliz para conciliar
o sono. Após ter permanecido longo tempo imóvel, uma forma vaga passou a meu
lado e foi engolida pela sombra que reinava no outro extremo da casa. Não pude
distinguir de quem se tratava – se homem ou mulher. Pouco depois, a mesma
figura, ou outra qualquer, passou junto a mim, do outro lado. Pensei que aquilo
poderia significar, mas de nada adiantaria perguntar. Assim pensando, acabei
por adormecer. [...] Depois disto não
me separei mais de Kalula. Chorei em seus braços durante todas aquelas horas
preciosas e ele derramou sobre mim torrentes do mais profundo amor... oh!
Sentia-me tão desgraçada e tão feliz! Finalmente, quando o arrancaram dos meus
braços, eu o segui soluçando e vi como o arrojaram ao mar... então cobri o
rosto com as mãos. A dor? Oh! Conheço os mais profundos abismos dessa palavra! [...].
Veja mais aqui, aqui e aqui.
SÍTIO
DE POESIA – Destaco dois
poemas do poeta paulista Alfredo
Rossetti, recolhidos do seu excelente blog Sítio da Poesia: I - De
quantas foste tu, / Marília, / de que tamanho tiveste, / preferia, hoje, não no
verso, / mas nos palcos, na tela, / pois no coração já estás / há muito tempo,
e no sempre / estarás, grande, estrela e bela. II
- quando
não / se almeja / além da véspera / (última e
pálida / visão de contentamento / no quando o mundo / vicejou / vivo / como uma
escada / a se descer) / abraça-se / de novo / o abandono / até o próximo / grito / de um lápis. Veja mais dele aqui e
aqui.
DAS
GOIÚVAS ATÉ QUALQUER GATO VIRA-LATA
- A trajetória da atriz Rita Guedes
começou quando ela tinha 14 anos de idade, passando a integra o grupo teatral
Roda Viva, passando depois, a integrar a companhia de teatro Mambembe: Sia Santa.
Assim, ela estreia com a peça As goiúvas (1986), passando a atuar nos
espetáculos teatrais O circo de bonecos (1987), O evangelho segundo Zebedeu
(1987), Menestrel da alegria da arca de Noé (1988), Pinóquio (1989), A farsa do
advogado Pathelin (1989), Meu reino por um cavalo (1990), A pedra mágica
(1990), Flash (1991), Sauna (1992), Entre amigas (1993), Qualquer gato
vira-lata tem uma vida sexual mais sadia que a nossa (2002), Eu te amo (2003) e
DNA – nossa comédia (2004). No cinema ela atuou nos filmes Tudo o que você
sempre quis saber sobre o amor (1993), O maior (1998), Separações (2002), Quem
é? (2003), Sintomas (2003), O xadrez das cores (2004), Procuradas (2004), O
farol de Santo Agostinho (2005), O caso Morel (2006), Gatão de meia idade
(2006), Fumando espero (2009), Qualquer gato vira-lata (2011), Mar inquieto
(2014) e Qualquer gato vira-lata 2 (2015). Também fez muito sucesso na
televisão, adquirindo prestígio e consolidando uma carreira de êxito. Veja mais
aqui, aqui e aqui.
O
TALENTO DE UMA GRANDE ATRIZ
– O talento da atriz, produtora e diretora estadunidense Natalie Portman
foi inicialmente destacado aqui por sua atuação no filme Sombras de Goya, do premiadíssimo
cineasta tcheco Milos Forman. Também por sua magnífica atuação no filme
Cisne Negro (2011), dirigido por Darren Aronofsky e, por fim, pelo drama drama Closer
(Perto demais, 2004), do diretor Mike Nicholson é baseada na peça teatral
homônima e autor do roteiro do filme Patrick Marber, razão pela qual torna-se
para lá de meritória esta homenagem reunindo o que já foi destacado aqui e
dentro da proposta de que todo dia é dia da mulher. Veja mais aqui, aqui, aqui
e aqui.
IMAGEM
DO DIA
A arte do mangaká japonês Naoki Urasawa.
DEDICATÓRIA
A edição
de hoje é dedicada à artista plástica, fotógraga e professora Kátia Velo. Veja aqui e aqui.
TODO DIA É DIA DA MULHER