Minha vida,
minha biografia, meus filmes são tudo uma coisa só; não há momento em que eu
não escreva; escrevo o tempo todo, mesmo quando durmo. Fazer uma distinção
entre todos esses estados me parece completamente fora de propósito no meu caso.
MARGUERITE DURAS – A romancista,
novelista, roteirista, poeta, diretora de cinema e dramaturga francesa Marguerite
Duras (1914-1996), nasceu na Indochina, filha de pais professores primários
franceses. Seu sobrenome real é Donadieu, criando o pseudônimo Duras tirado do
nome de uma aldeia do norte da França, próxima do local onde nasceu seu pai. Diplomou-se
em Direito e Ciências Políticas, casou-se e perdeu um filho, integrou a
Resistência francesa, quando seu marido foi preso e só encontrado depois num
capo de concentração em Dachau, na Alemanha. Num diário dessa época, incluindo
o livro A Dor, de 1985, ela narra a expectativa do retorno do marido. Divorciada
em seguida, casou-se novamente, inscreveu-se depois da Guerra, no Partido
Comunista que abandonaria mais tarde, tornou-se alcoólatra o que a fez realizar
uma série de tratamentos para desintoxicação. Teve sua trajetória artística associada
ao movimento nouveau romance e ao
existencialismo e estreou na literatura em 1943, com o romance Os impudentes. Apesar
de haver começado a se firmar logo após a II Guerra Mundial, o novo romance só
recebeu a atenção da crítica no final dos anos 1950, um grupo heterogêneo de
romancistas que não estavam unidos por nenhum programa comum, mas cujas
afinidades na maneira de conceber o romance levaram os críticos a designá-los
como tal a posteriori. Entre aquelas peculiaridades formais compartilhadas
pelos novos romancistas, incluem-se o desrespeito à linearidade temporal, em
prol de uma narrativa que se permite ir e vir livbremente no tempo; a
apresentação ao leitor de várias possibilidades paralelas para um único fato,
entre os quais o autor se recusa a optar; a redução do enredo a muito pouco, o
que leva à exploração exaustiva ou à repetição de certas cenas ou situações; a
desatenção ao interior, à psicologia das personagens, resultante de uma
descrição minuciosa, objetiva, de seres e coisas – daí a designação que lhe foi
aplicada de escola do olhar. Foi sobretudo esta última característica que fez
com que a critica falasse em desumanização a propósito dos exemplares mais
representativos do novo romance. O Amante é a sua obra mais conhecida, criado a
partir de reflexões sobre as marcas do envelhecimento precoce em seu rosto,
obra autobiográfica que ganhou o premio Goncourt de 1984, contando a adolescência
na Indochina, descrevendo o seu primeiro caso amoroso, aos quinze anos, com um
milionário chinês doze anos mais velho. Veja mais aqui.
Veja
mais sobre:
Ardência
na Crônica de amor por ela, Pitágoras,
Jacques Lacan, Max Bruch, Mariano Latorre, Jules Laforgue, Philip Kaufman,
Chloe Hanslip, Ashley Judd, Nina Kozoriz, Gustave Doré, Teatro Elisabetano
& Rachel Levkovits aqui.
E mais:
Nise da
Silveira & Todo dia é dia da mulher aqui.
Alexander
Scriabin, Cássia Kiss, Gustave
Doré, Denise Georg, Mr. Bean, Márcia Poesia de Sá, Gabi Alves & Zé Edu
Camargo aqui.
Primeiro
encontro: o voo da língua no universo do gozo aqui.
A poesia
de Bráulio Tavares aqui.
Jung
& a alma, Educação, Psicologia & Sociologia, Crimes Ambientais, Oração
do Justo Juiz, Serpente de Asas & Literatura Pernambucana aqui.
O
pensamento de Antonio Gramsci aqui.
Fecamepa,
Psicologia Escolar, Sonhoterapia, Direito & Família Mutante aqui.
O monge
e o executivo de James C. Hunter, Neuropsicologia, Ressocialização Penal &
Educação aqui.
Sexualidade
na terceira idade aqui.
Homossexualidade
& Educação Sexual aqui.
O beijo
que se faz poema aqui.
&
CRÔNICA DE AMOR POR ELA
CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na
Terra:
Recital
Musical Tataritaritatá - Fanpage.
TODO DIA É
DIA DA MULHER – Dando continuidade na campanha Todo
dia é dia da mulher, trazemos hoje as homenageadas do mês de maio 2015.
FAITH MINTON
FÁTIMA GUEDES
FLORBELA ESPANCA
FLORENCE NIGHTIGALE
GALATÉIA
GINOCRACIA
HARRIET ANDERSSON
HELENA RANALDI
ISABEL MAGALHÃES
ISABELLE HUPPERT
ISADORA DUNCAN
ÍSIS NEFELIBATA
IVETE SANGALO
JUSTINE
KAROLINE HERFURTH
KATHARINE HEPBURN
LENA NYMAN
LIA RODRIGUES
LICIA MAGLIETTA
LUCELIA SANTOS
LUCY GORDON
MAGDA MRAZ
MARIA CLARA GUEIROS
MARIA HELENA KÜHNER
MARIA LACERDA DE MOURA
MARIA TERESA HORTA
MARILENE ALAGIA AZEVEDO
MARTHA GRAHAM
MARY CASSATT
FÁTIMA GUEDES
FLORBELA ESPANCA
FLORENCE NIGHTIGALE
GALATÉIA
GINOCRACIA
HARRIET ANDERSSON
HELENA RANALDI
ISABEL MAGALHÃES
ISABELLE HUPPERT
ISADORA DUNCAN
ÍSIS NEFELIBATA
IVETE SANGALO
JUSTINE
KAROLINE HERFURTH
KATHARINE HEPBURN
LENA NYMAN
LIA RODRIGUES
LICIA MAGLIETTA
LUCELIA SANTOS
LUCY GORDON
MAGDA MRAZ
MARIA CLARA GUEIROS
MARIA HELENA KÜHNER
MARIA LACERDA DE MOURA
MARIA TERESA HORTA
MARILENE ALAGIA AZEVEDO
MARTHA GRAHAM
MARY CASSATT
MATA HARI
MEDEIA
MEIMEI CORRÊA
MELINDA GEBBIE
MONICA FERNANDEZ
NATALIE PORTMAN
NÉLIDA PIÑON
NINA KOZORIZ
OLGA SAVARY
ORGASMO FEMININO
PAULINE RÉAGE
PROSÉRPINA/PERSÉFONE
ROL DA PAIXÃO
SAFO
SANDRINE BONNAIRE
SHARON TATE
SOPHIA LOREN
SONIA MELLO
STELLA LEONARDOS
SUSAN STRASBERG
TODO DIA É DIA DA MULHER
VELTA
VERA FISCHER
VERS&PROSA PRA MENINA AZUL
VIKTORIA MULLOVA
WALTRAUD MEIER
ZAIRA ZAMBELLI
MEDEIA
MEIMEI CORRÊA
MELINDA GEBBIE
MONICA FERNANDEZ
NATALIE PORTMAN
NÉLIDA PIÑON
NINA KOZORIZ
OLGA SAVARY
ORGASMO FEMININO
PAULINE RÉAGE
PROSÉRPINA/PERSÉFONE
ROL DA PAIXÃO
SAFO
SANDRINE BONNAIRE
SHARON TATE
SOPHIA LOREN
SONIA MELLO
STELLA LEONARDOS
SUSAN STRASBERG
TODO DIA É DIA DA MULHER
VELTA
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VERS&PROSA PRA MENINA AZUL
VIKTORIA MULLOVA
WALTRAUD MEIER
ZAIRA ZAMBELLI