quinta-feira, junho 18, 2020

IRVING PENN, DJAMILA RIBEIRO, LAYLA LOLI & ANNA GUERRA



DIÁRIO DE QUARENTENA – UMA: A DEMOCRACIA ESCULHAMBADA DE NÃO SEI ONDE! - Gentamiga, descobri um lugar que não existe! Foi mesmo, não peta não! Onde fica? Ninguém sabe, alhures. O que soube é que lá ninguém se entende, conversam sem sentido e dizem o que querem uns aos outros, assim parece. Tanto é que os maiorais dizem e desdizem ao mesmo tempo: o legal é ilegal e vice-versa, como tudo o mais é o seu próprio contraditório. Como assim? Os mais eruditos quando não se comunicam por meio de palíndromos, usam do expediente de criar enigmas com neologismos incompreensíveis e fica o dito pelo não dito. Outros nem tanto, conversam de trás pra frente, com frases inteiras do fim pro começo, todo mundo se perde e fica por isso mesmo. Ninguém entende nada, pois concordam discordando e elegem o não eleito. Tanto que o governante desgoverna de tal modo que nada é feito porque é totalmente desfeito, o que dá no mesmo porque tudo é compulsório sem cumprimento para impunidade. Dizem os de lá que vivem numa democracia que se desmorona com a ação de grupelhos manipuladores dos dissensos, mandam desmandando e cada um por si, até que todos os vivos estejam mortos e os que morreram possam, finalmente, viver em paz. Se lá tudo é esculhambado, pelo menos no fim dá tudo certo ou errado, tanto faz. Ué, será o Reino do Fecamepa? Foi de lá que destrincharam uma charada revelando uns dizeres de José Saramago: Há situações na vida em que já tanto nos dá perder por dez como perder por cem, o que queremos é conhecer rapidamente a última soma do desastre, para depois, se tal for possível não voltarmos a pensar mais no assunto. Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais. Fiquei com isso martelando no juízo, num é que é mesmo, hem? Aprendendo cada dia mais.

DUAS: DE QUEM TRABALHA E ESQUECE VIVER! - Ah, não sei ficar sem fazer nada. Desde menino, o contágio da labuta se entranhou por todas as minhas veias, gânglios, vísceras e interstícios. Desdezanos que meto as catanas queimando as pestanas sem descanso. Teve uma hora, já quase completamente esgotado, fixei na indagação: Para quê trabalhar tanto na vida, hem? Alguém me persuadiu com SilvioRomero: O trabalho fornece o pão de cada dia, mas é a alegria que lhe dá o sabor. Sei não, tenho para mim que a gente está redondamente enganado com a cor a chita do capitalismo, e que, às nossas custas, tem sabido demais malandrando impune feito Caim, ah se não tem! Destá.

TRÊS: A VERA ESTÁ MUITO INVOCADA – Bastou cair nos boatos que um desalmado marido arreou lamboradas boas nas fuças da mulher dele, a Vera subiu nas tamancas e esfregou o dedo no focinho do folgado, usando do verbo da Ana de Castro Osório: Porque ser feminista não é querer as mulheres umas insexuais, umas masculinas de caricatura, como alguns cuidam; mas sim desejá-las criaturas de inteligência e de razão, educadas útil e praticamente de modo a verem-se ao abrigo de qualquer dependência, sempre amarfanhante para a dignidade humanaDisse enquanto segurava na beca dele, chamou na grande, desafiou, bateu o pé, e, diante da frouxidão do cara, deu um rabo de arraia nos quartos e foi-se mais que invocada da vida montada nos saltos mais altos que já vi de tanta formosura. Ô danada, há quem diga: Ô fêmea macha! Vôte! Vamos aprumar a conversa, gente! Até amanhã. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais abaixo e aqui.

DITOS & DESDITOS: [...] É verdade que o Brasil é diferente, mas nada é mais equivocado do que concluir que por isso não somos um país racista. É preciso identificar os mitos que fundam as peculiaridades do sistema de opressão operado aqui, e certamente o da democracia racial é o mais conhecido e nocivo deles. Concebido e propagado por sociólogos pertencentes à elite econômica na metade do século XX, esse mito afirma que no Brasil houve a transcendência dos conflitos raciais pela harmonia entre negros e brancos, traduzida na miscigenação e na ausência de leis segregadoras. [...] Devemos aprender com a história do feminismo negro, que nos ensina a importância de nomear as opressões, já que não podemos combater o que não tem nome. Dessa forma, reconhecer o racismo é a melhor forma de combatê-lo. [...] O que está em questão não é um posicionamento moral, individual, mas um problema estrutural. A questão é: o que você está fazendo ativamente para combater o racismo? Mesmo que uma pessoa pudesse se afirmar como não racista (o que é difícil, ou mesmo impossível, já que se trata de uma estrutura social enraizada), isso não seria suficiente — a inação contribui para perpetuar a opressão. [...] Reconhecer o racismo é a melhor forma de combatê-lo. Não tenha medo das palavras “branco”, “negro”, “racismo”, “racista”. Dizer que determinada atitude foi racista é apenas uma forma de caracterizá-la e definir seu sentido e suas implicações. A palavra não pode ser um tabu, pois o racismo está em nós e nas pessoas que amamos — mais grave é não reconhecer e não combater a opressão. [...]. Trechos extraídos da obra Pequeno Manual Antirracista (Companhia das Letras, 2019), da filósofa e ativista Djamila Ribeiro, tratando de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos em onze capítulos curtos e contundentes, apresentando caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Veja mais aqui e aqui.

A ARTE DE LAYLA LOLI
Fui criada por uma família majoritariamente cristã, estudei balé clássico desde os 7 anos de idade, e fui para o contemporâneo aos 12. Pouco tempo depois, aos 15, sofri um acidente grave que me impossibilitou de continuar dançando, o que fez com que eu me aproximasse do contato improvisação como uma alternativa e me aprofundasse nos estudos e desenvolvimento de performances ao longo do tempo com diversos coletivos que conheci pela cena paulistana. Ingressei na UNIFESP em História da Arte, e lá me aproximei das Artes Cênicas e estudos sobre o corpo e Sociologia da Arte, e em seguida iniciei Cenografia e Figurino na Escola de Teatro SP. No meio disso tudo, eu que já havia participado do Daime e outras vertentes ayahuasqueiras, conheci a Umbanda seguindo com a prática da ayahuasca, e passei a integrar a questão da espiritualidade de maneira muito enraizada na minha vida prática, e a partir daí comecei a escrever definitivamente e desenvolver outros aspectos da minha produção artística. Acho que não tem muito isso de um livro, uma peça, um filme que não existe. Existe um pouco (ou muito) de tudo, e a experiência da recepção estética é nossa, o desejo pessoal, a idealização do consumo artístico não podem ser usados como critério de catalogação do que está sendo produzido no mundo lá fora, muitas vezes esses produtos só não foram abordaram certas temáticas da perspectiva que corresponde a nossa expectativa, nossas verdades ou zona de conforto, mas não por isso podemos dizer que x coisa ainda não está sendo feita. Em caso de extrema necessidade, nós mesmas podemos criar o livro, a peça, a música, o filme, uma vez que já estamos nos prestando ao ofício.
LAYLA LOLI - A arte da atriz, dramaturga, poeta e multiartista cênica e visual Layla Loli, autora do poemário A história do gozo e outros canibalismos (Mocho, 2019), e idealizadora do Projeto Dramáticas (2018). Ela estudou História da Arte pela UNIFESP, Cenografia, Figurino e Dramaturgia pela Escola de Teatro São Paulo, dedicando-se à territorialização clandestina da arte. Dela um poema, ESMEGMA: Os homens não nos querem / como não querem o centeio ou a terra / os homens não querem novos poemas para novos tempos / novos afetos novos medos novas mentiras / os homens querem se recolher para lamber os seus / falos e feridas / os homens querem as velhas guerras / o velho sexo e as velhas primazias. Veja mais aqui.

A ARTE DE IRVING PENN
Uma boa fotografia comunica um fato, toca o coração, transforma quem a vê. Ela é, em uma palavra, efetiva.
IRVING PENN - A arte do fotógrafo estadunidense Irving Penn (1917-2009), que durante toda sua carreira fotografou as mais expressivas mulheres e inúmeras personalidades do planeta. Veja mais aqui.

PERNAMBUCULTURARTES
A arte da artista plástica Anna Guerra aqui.
&
A obra do premiado dramaturgo Luiz Marinho (1926-2002) aqui;
Maconha, do escritor, teatrólogo e jornalista Silvino Lopes (1982-1951) aqui.
A arte do pintor, desenhista e gravador José Carlos Viana (1949-2019) aqui.
A poesia de Terezinha Lins aqui.
Baixio das Bestas, de Claudio Assis aqui.
A música de Zé Linaldo aqui.
&
Alto do Moura – Caruaru aqui e aqui.


FABIENNE BRUGÈRE, WARSAN SHIRE, FATOU DIOME, ANTÔNIO MADUREIRA, POEMA & POESIA NA ESCOLA!

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Sirens (Zone Records, 1994), Passionate Voice (2004), Rough and Steep (2006), The Ten Tho...