segunda-feira, junho 15, 2020

OLGA TOKARCZUK, ROBERT CRUMB, SONYA BACH, GIANNA NANNINI & VANESSA OLIVEIRA



DIÁRIO DE QUARENTENA – UMA: TUIA DE ASTEROIDES NA ÁREA – Para quem estava roncando na madrugada nem viu um asteroide tirar um fino na Terra. Como é? Foi. O 2020 LD passou a menos de 1 quilômetro de distância, como aquele 2002 NN4, isso segundo golpe de vista dos astronautas da EarthSky que aflitos avisaram à NASA depois que passou raspando. Vixe! Na outra parte acordada do mundo, nem deu tempo de ver o buruçu de tão atarefados com os seus afazeres, também passaram batido. O pior é que já passaram um bocado deles, só cinco deles por semanas consecutivas e outros tantos, como o 2013 XA22, 2020 KY e o 2020KZ3, estarão pela redondeza de deixar a gente torando aço pela ameaça potencial. Já se pensa no desenvolvimento de um alerta precoce, o que demandará tempo, muito embora haja a previsão de uma missão de defesa planetária, o Teste de Direcionamento de Asteróides Duplos (DART), para não se sabe quando. Eita! Até lá a gente fica entre as coincidências significativas e a sincronicidade junguiana, porque já se sabe que dia desses aí um deles, entre os Objetos Próximos à Terra (NEO), teibei. Até lá a gente fica naquela da Ella Fitzgerald: O otimismo é o conteúdo dos homens pequenos em lugares altos. Por isso vou ficar aos pinotes testando a impulsão para ver se chego lá em Vênus ou Marte e me livro disso. Até parece.

DUAS: COISICÍDIO GERAL - E é mesmo! Isso não é nada, ora. Para quem se ligou na bronca dos asteroides, esqueceu-se que aqui a gente vive muito pior, principalmente agora que os coiteiros Zezuloides ecoam para que não se estique a corda porque estão invadindo os hospitais e armando a maior porqueira. Como é que pode, hem? Esses coisominions não se tocam, né? Eles vivem numa Síndrome do Possível no meio do utilitarismo e dum economicídio maluco, a ponto de se acharem incólumes dos desmandos do seu próprio líder coisonário! Haja Covid19 para aplacar esses abestados. Aí Almada Negreiros solta essa na minha cara: As palavras dançam nos olhos das pessoas conforme o palco dos olhos de cada um. Danou-se! Enquanto o Brasil dança no meio dessa barulheira, está na hora da gente entoar nossas canções, gente!

TRÊS: ORAÇÕES & CHAPOLETADAS – Ah, tenho uma melhor! Juremilda ri à toa! Em que planeta ela vive, hem? Ela é evangélica só no dizer, uma buliçosa achegada a umas vestes justas e decotadas que expõem suas formas saudáveis e proeminentes, olhos vivos e imantados, batom vermelho nos salientes lábios e uma risada larga e solta para todo lado. Um dia me chamou até um recanto do seu quarto e me mostrou a razão de tudo isso: um oratório com o seu panteão hagiológico, tudo encomendado sob seus requisitos: Essa aqui é Cidinha, minha padroeira, e as santinhas da minha devoção. Esse é Tonhinho que vive mais de cabeça pra baixo dentro dum copo cheio por não me dar um macho bom. Podia ser esse aqui, né santo! E ri folgadamente me mostrando Zezim, Chiquim, Pedim, até o Padim Ciucim, o único paramentado da forma usual, com um cordão saindo da batina e, ao puxá-lo, aparece aquele pra-te-vai ajegado, dela soltar das suas mais graúdas gaitadas. As santas todas em poses de pin-ups sedutoras, os santos como viris super-heróis só de sunga. No alto, um crucifixo entalhado que ela encomendou com um Jesuisis pintudo, dela beijar-lhe a testa, os pés e a pitoca sob reza contrita e prazerosa. Depois olha para mim, levanta a saia e esfrega o crucifixo no pinguelo, de chegar a vê-la virando os olhos às gargalhadas. Essa Juremilda é muito espalhafatosa, graças, Deus mantenha. Quando a vejo lembro dum verso do Mihai Eminescu: As pessoas alegres cometem mais loucuras do que as pessoas tristes, mas estas fazem-nas mais graves. A-há! Com essa vou ali desobstruir a tripa gaiteira para desinchar o bucho e até amanhã, visse? © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais abaixo e aqui.



DITOS & DESDITOS: Tenho a crença inabalável e angustiante de que é nas aberrações que o Ser penetra na superfície e revela sua verdadeira natureza. A verdade é terrível: descrever é destruir. Descrever algo é como usá-lo – destrói; as cores vão perdendo a nitidez, os cantos se embotam e, por fim, tudo que foi descrito começa a desbotar, a desvanecer. Pois é, o corpo humano é certamente desumano. Especialmente um corpo morto. Pensamento da premiada escritora e roteirista polonesa e premio Nobel de 2018, Olga Tokarczuk, que é graduada em Psicologia pela Universidade de Varsóvia e que atuou como terapeuta antes de se dedicar à literatura, expressando que: O mundo é uma grande rede, é um todo único, e não existe nada que seja isolado. Cada fragmento do mundo, até o menor deles, está interligado com os outros através de um complexo cosmos de correspondências, onde uma mente simplória dificilmente penetra.


A MÚSICA DE SONYA BACH
Acredito que minha origem étnica ajudou minha carreira profissional. Sem dúvida, ajudou musicalmente. Meu país natal, a Coréia, tem uma história escrita de mais de 5.000 anos e tenho muito orgulho de ser coreano. Temos uma ótima tradição musical de diferentes gêneros - minha tia-avó é um renomado músico tradicional coreano - que aprecio e gosto muito. Gosto especialmente do pansori, um famoso gênero de música tradicional muito semelhante ao flamenco espanhol, que é performance de vocal e percussão. A música, no que diz respeito à performance do artista, existe apenas e exclusivamente no momento em que está sendo executada. Assim, em todos os efeitos, a música é sempre contemporânea nas características da interpretação.
SONYA BACH - A arte da premiada pianista coreana Sonya Bach, que iniciou no piano ainda criança, aos três anos de idade, e deu o seu primeiro concerto aos cinco, estreando em orquestra aos nove. Tem-se apresentado nos mais prestigiados palcos de concerto da Europa, América do Norte e Ásia. A par disso tem transmitido as suas atuações ao vivo em vários canais televisivos e estações de rádio. Veja mais aqui.
&
A MÚSICA DE GIANNA NANNINI
Quando eu tinha 18 anos, queria fugir de casa e da minha cidade natal, Siena. Então eu fui para Milão. Pela minha música. Também trabalhei para ajudar alguns pacientes em hospitais psiquiátricos, mas logo descobrimos que tínhamos mais problemas do que as pessoas no hospital! (Risos) Sempre foi meu sonho trabalhar em psicologia. No meu primeiro álbum, dediquei uma música a uma mulher que estava em um hospital psiquiátrico. Tivemos um grande movimento anti-psiquiátrico na Itália nos anos 70. Não quero essa marca de homossexual ou heterossexual. A palavra pansexual significa apenas todos os tipos, todos os tipos de amor. Temos heterossexismo, envelhecimento - o mundo está cheio dessas palavras da prisão. Palavras podem aprisionar você! Para mim, o pansexual é tão grande que você não pode tocá-lo. Você não pode colocá-lo em um canto. Nunca coloque amor em um canto! Porque se você faz, com suas palavras, você encurrala pessoas reais - você se divide.
GIANNA NANNINI - A arte da premiada cantora e compositora italiana Gianna Nannini, que estudou piano e composição, e alcançou o sucesso a partir dos anos 1980, sendo graduada em Filosofia pela Universidade de Siena e tem realizado participações ativistas em nome da defesa do meio ambiente. Veja mais aqui.


A ARTE DE ROBERT CRUMB
Eu nem sei mais o que amor significa. Eu amo minha filha, amo meu neto. Mas você deve definir o amor como um tipo de sentimento egoísta por outra pessoa? Há egoísmo no amor. Só que não quero que minhas relações com mulheres sejam baseadas em egoísmo. Embora eu possa gostar muito de indivíduos específicos, a humanidade em geral me enche de desprezo e desespero. Não leio jornais. Ouço discos antigos e leio muitos livros. Virei um leitor voraz. Leio livros de jornalismo investigativo, que expõem meandros do sistema financeiro, da corrupção
ROBERT CRUMB - A arte do artista gráfico, quadrinista e ilustrador estadunidense Robert Crumb, um dos fundadores do movimento underground dos quadrinhos, criador nos anos 1960 do gibi artesanal Zap Comix, além da sua famosa ilustração para o álbum Cheap Thrills de Janis Joplin. Veja mais aqui.

PERNAMBUCULTURARTES
A arte da cantora pernambucana Vanessa Oliveira que lançou o álbum O outro lado da história, em 2012, e tem participado de gravações dos mais diversos artistas.
A obra do escritor, folclorista e pesquisador Mário Souto Maior (1920-2001) aqui.
Que futuro é esse?, da advogada e analista judiciária Ilana Branco aqui.
A poesia de Afonso Paulo Lins aqui.
Bandeira nordestina, do poeta, compositor e intérprete Jessier Quirino aqui.
Baile Perfumado, dirigido por Lirio Ferreira e Paulo Caldas aqui.
A arte de Zé Galdino aqui.
Pernambuco e o império colonial – comarca de Alagoas aqui.
&
São Joaquim do Monte aqui & aqui.
 

HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...