
aqui.
RÁDIO TATARITARITATÁ:
Hoje na Rádio Tataritaritatá especial
com com a cantora
lírica estadunidense de origem grega, Maria Callas – La Divina (1923-1977) & Best Colection – Casta Diva, Madame
Butterfly, La Traviata, Mimi & Mio bambino caro; & do compositor, arranjador, produtor
musical e guitarrista Toninho Horta: Foot On The
Road (1994). Veja mais
PENSAMENTO DO DIA – [...] Em realidade, passamos a nos habituar com o desumano. Aprendemos a
tolerar o intolerável. Acomodamo-nos a uma realidade social repleta de
carências e cheia de ausências. A palavra política provoca um silêncio
gritante. O arco-iris do futuro se nos apresenta inteiramente incolor. Ao
purgarm,os essa nova ordem coletiva, caminhamos indignados, mas com uma
intrigante conformação, esperando que algum milagre aconteça nas nossas vidas e
compreendamos melhor a teia de complexidade que é a realidade, porquento nas
nossas míopes visões tudo isso não passa de uma (dês)ordem geral. Trecho de
O poder dos mercados: até pouco tempo
atrás, a economia nacional era uma entidade soberana, agora o domínio é dos
mercados, extraído da obra Contraponto:
poder, política, economia e costumes (CEPE, 2006), do economista, professor
universitário, editor e analista consultor Carlos Alberto Fernandes.
VENTUROSA – O município de Venturosa é administrativamente formado pelos
distritos sede e Grotão e pelos povoados de Ingazeira e Tara Velho, está
inserido no Planalto da Borborema, situado nos domínios da Bacia Hidrográfica
do Rio Ipanema e seus tributários são os rios dos Bois e Cordeiro, e os riachos
do Meio, Carrapateira, da Luiza, das Cabeceiras, Chã de Souza, da Pedra Fixa e
Simão. Todos os cursos d'água são intermitentes. O município conta ainda com o
açude Ingazeira. O município foi denominado de vila de Venturosa já próximo de
ser emancipada. Logo em seguida, foi elevada a categoria de cidade,
localizando-se a Pedra Furada, que é uma das mais belas paisagens da região e
que faz parte do pólo Buíque/Pesqueira/Venturosa que é um dos sete pólos de ecoturismo
de Pernambuco. Em 1985, a Prefeitura de Venturosa construiu o Parque Pedra
Furada que dispõe de infraestrutura básica, situada no parque municipal, no
qual o mirante oferece paisagens de grande beleza. A cidade possui também
outros sítios arqueológicos de grande valor histórico-cientifico, como a pedra
do Tubarão, onde foram descobertos um cemitério de índios pré-históricos;
Peri-peri ou Morro dos Ossos, formados por dois grandes blocos de granito, que
afloram em meio a uma planície e que possuem em suas paredes inúmeras pinturas
rupestres. Veja mais aqui.
QUEM NÃO TEM REMÉDIO REMEDIADO ESTÁ – A família Silva mora nos “mangues” da cidade
do Recirfe, num “mocambo” que o chefe da família fez quando chegou de cima. A
família é originária do sertão. Desceu do Cariri, na seca, perseguida pela
fome. Fez uma paradinha no brejo, para tentar o trabalho das usinas, mas não se
pôde agüentar com os salários dessa zona, sem ter direito a plantar senão cana.
Sem ter, nem ao menos o recurso do xiquexique e da macambira, como no sertão,
para quando a fome apertasse. Nesse tempo espalharam pelo interior um boato
que o governo tinha criado um ministério para defender
os interesses do trabalhador e que com os fiscais da lei, a vida na cidade
estava uma beleza, trabalhador ganhando tanto que dava para comer até matar a
fome. A família Silva ouviu esta estória, acreditou piamente e resolveu descer
para a cidade, para gozar das vantagens que o governo bom oferece aos pobres.
Logo de chegada a família ouviu que a coisa era outra. Não havia dúvida que a
cidade era bonita, com tanto palácio e as ruas fervilhando de automóveis. Mas a
vida do operário, apertada como sempre. Muita coisa pros olhos, pouca coisa pra
barriga. O caboclo Zé Luís da Silva não quis desanimar. Adaptou-se: "Quem
não tem remédio, remediado está." Entrou na luta da cidade com todas as
forças de que dispunha, mas as forças dele não rendiam que desse para a família
viver com casa, roupa e comida. Casa só de 80 mil réis para cima, para comida
uns 150 e os salários sem passarem de 5 mil réis por dia. Começou o arrôcho. Só
havia uma maneira de desapertar: era cair no mangue. No mangue não se paga
casa, come-se caranguejo e anda-se quase nu. O mangue é um paraíso. Sem o
cor-de-rosa e o azul do paraíso celeste, mas com as cores negras da lama,
paraíso dos caranguejos. No mangue o terreno não é de ninguém. É da maré.
Quando ela enche, se estira e se espreguiça, alaga a terra toda, mas quando ela
baixa e se encolhe, deixa descobertos os calombos mais altos. Num deles, o
caboclo Zé Luís levantou o seu mocambo. As paredes de varas de mangue e lama
amassada. A coberta de palha, capim seco e outros materiais que o monturo
fornece. Tudo de graça encontrado ali mesmo numa bruta camaradagem com a
natureza. O mangue é um camaradão. Dá tudo, casa e comida: mocambo e
caranguejo. Agora, quando o caboclo sai de manhã para o trabalho, já o resto da
família cai no mundo. Os meninos vão pulando do jirau, abrindo a porta e caindo
no mangue. Lavam as ramelas dos olhos com a água barrenta, fazem porcaria e
pipi, ali mesmo, depois enterram os braços na lama a dentro para pegar caranguejos.
Com as pernas e os braços atolados na lama, a família Silva está com a vida
garantida. Zé Luís vai para o trabalho sossegado, porque deixa a família dentro
da própria comida, atolada na lama fervilhante de caranguejos e siris. Os
mangues do Capibaribe são o paraíso do caranguejo. Se a terra foi feita pro
homem, com tudo para bem servi-lo, também o mangue foi feito especialmente pro
caranguejo. Tudo aí, é, foi ou está para ser caranguejo, inclusive o homem e a
lama que vive nela. A lama misturada com urina, excremento e outros resíduos
que a maré traz, quando ainda não é caranguejo, vai ser. O caranguejo nasce
nela, vive nela. Cresce comendo lama, engordando com as porcarias dela, fazendo
com lama a carninha branca de suas patas e a geléia esverdeada de suas vísceras
pegajosas. Por outro lado o povo daí vive de pegar caranguejo, chupar-lhe as
patas, comer e lamber os seus cascos até que fiquem limpos como um copo. E com
a sua carne feita de lama fazer a carne do seu corpo e a carne do corpo de seus
filhos. São cem mil indivíduos, cem mil cidadãos feitos de carne de caranguejo.
O que o organismo rejeita, volta como detrito, para a lama do mangue, para
virar caranguejo outra vez. Nesta placidez de charco, identificada, unificada
no ciclo do caranguejo, a família Silva vai vivendo, com a sua vida
solucionada, como uma das etapas do ciclo maravilhoso. Cada elemento da família
marcha dentro desse ciclo até o fim, até o dia de sua morte. Nesse dia os
vizinhos piedosos levarão aquela lama que deixou de viver, dentro dum caixão
pro cemitério de Santo Amaro, onde ela seguirá as etapas do verme e da flor.
Etapas demasiado poéticas, cheias duma poesia que o mangue não comportaria.
Parte-se aparentemente, neste dia, o ciclo do caranguejo, mas os parentes que
ficam, derramam caridosos as suas lágrimas no mangue para alimentar a lama que
alimenta o ciclo do caranguejo.
Texto O ciclo do carangueijo, extraído da obra Documentário Nordeste (Brasiliense, 1957), do médico, professor catedrático,
pensador, ativista político e embaixador do Brasil na ONU, Josué de Castro
(1908-1973). Veja mais
aqui.
A VERDADE & A BELEZA - [...] A
verdade e a beleza devem ser postas em relação; tomadas em si mesmas, sem o
apoio que mútuamente se prestam, são valores mui instáveis. A beleza que não se
fundasse na verdade, que não pudesse apelar para ela, que não nascesse dela a
não vivesse graças a ela, seria pura quimera - e "que é a verdade"?
Tirados dum mundo de fenômenos, duma visão do mundo submetida a múltiplas
condições, nossos conceitos, como o discerne e o reconhece a filosofia crítica,
não são para use transcendente mas só imanente; esse material de nosso
pensamento e, com maior razão, os juízos que nos permite construir, não são
meios adequados para quem quer apreender a própria essência das coisas e a
verdadeira conexão do mundo a da existência. Mesmo que, por uma experiência
intimamente vivida, se determine mais convencida a mais convincentemente o que
está na base dos fenômenos ainda não se terá trazido à luz a raiz das coisas.
Só isto encoraja o espírito humano a tentar este ensaio, que se lhe impõe a
isto o justifica; é a hipótese necessária de que também o nosso próprio ser, o
nosso mais profundo Eu, é um elemento desse "substractum" do mundo,
que aí deve ter raízes e que, por conseguinte, dele talvez se tirem alguns
dados que permitam esclarecer a ligação do mundo dos fenômenos a da essência
verdadeira das coisas. [...] Texto escrito pelo escritor alemão e Prêmio Nobel de
Literatura de 1929, Thomas Mann (1875-1955). Veja mais
AQUELA DESTELHADA – [...] Destelhada sozinha na rua era uma, em companhia de dona Pequetita era
outra. Sozinha, andava ligeira e desempenada, deselegante e sem jejto, o corpo
bambolenate todo apoiado ora num pé, ora noutro. Se encontrava algum conhecido,
parava e destramelava a língua, contava os casos mais estúrdios e desataviados,
que ninguém entendia direito, tão matéria de desmiolação eram as suas conversas.
[...] Num instante Aquela Destalhada foi
sumindo, sumindo, minguando, e virou um monte de ossos, fantasticamente
encolhida. Todo mundo viu que, apesar dos surpreendentes cuidados de dona
Pequetita, tinha chegado a sua vez. [...]. Conto extraído da obra Melhores contos (Global, 2001), reunidos
do
escritor, advogado e jornalista Autran Dourado (1926-2012), organizado por João Luiz Lafetá. Veja mais
FÉ MENINA: DE COMO AOS POUCOS POUQUINHOS SE PALAVRA UMA
MULHER – Aos poucos ela se estreia. / se
espelha, se emparelha, se brecha, se avexa / se acalma, se isola, se desnuda,
se tesuda / se chuvisca, se saboneta, se tateia / se depila, se orvalha, se
toalha, se enxuta / se hidrata, se escova, se desodora, se fareja / se
calcinha, se saia, se camiseta / se retoca, se bonita, se bendita, se viceja /
se lampeja, se menina, se gata, se heroína, / se tigresa, se mulher. / Se joga
na vida dele, se afeiçoa, se atina, se afina, / se imã, se clima, se
bem-me-quer. / Se namora, se demora / se chega, se aprochega, se encabula, se
melindra / se recata, se fasta, se dificulta / se nega, se nega, se nega... /
Se titubeia, se insinua, se permite, se alua / se enfraquece, se esquece, se
entrega, se chamega / se beija, se rebeija, se carícia / se ameiga, se marasma,
se instiga, se descontina. / Se inflama, se faísca, se incendeia, / se inunda,
se serpenteia / se galopa, se ofega, se avassala, se cora / se desnorta, se
doideja, se tremelica / se transborda, se zarolha, se estardalha / se estonteia,
se estronda, se estupefa / se estafa, se triunfa, se fulmina... / se glorifica.
Poema extraído da obra Bandeira
nordestina (Bagaço, 2006), do
poeta, compositor e intérprete Jessier Quirino. Veja mais
aqui.
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XADREZ NA BIBLIOTECA FENELON BARRETO
Nesta sexta-feira, 01/12, realizou-se o Campeonato de Xadrez na Biblioteca Pública Fenelon, envolvendo alunos da Escola Municipal Lauro Chaves e participantes da comunidade, com apoio da Semed Palmares-PE.
Nesta sexta-feira, 01/12, realizou-se o Campeonato de Xadrez na Biblioteca Pública Fenelon, envolvendo alunos da Escola Municipal Lauro Chaves e participantes da comunidade, com apoio da Semed Palmares-PE.
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MEMÓRIA DA CENA PERNAMBUCANA
Livro tratando acerca da cena teatral pernambucana, a partir do Teatro Hermilo Borba Filho, do Tucap, do TEO, do Teatro da Criança do Recife, Vivencial Diversiones, Clube de Teatro de Pernambuco, do Tare/Marcus Siqueira Produções Artisticas, do TAM, TTTrês Produções & Grpo de Teatro Panaceia, organizado por Leidson Ferraz, Rodrigo Dourado e Wellington Júnior (Autores, 2005), com entrevistas, fotos e registros de espetáculos. Veja mais aqui & aqui.
Livro tratando acerca da cena teatral pernambucana, a partir do Teatro Hermilo Borba Filho, do Tucap, do TEO, do Teatro da Criança do Recife, Vivencial Diversiones, Clube de Teatro de Pernambuco, do Tare/Marcus Siqueira Produções Artisticas, do TAM, TTTrês Produções & Grpo de Teatro Panaceia, organizado por Leidson Ferraz, Rodrigo Dourado e Wellington Júnior (Autores, 2005), com entrevistas, fotos e registros de espetáculos. Veja mais aqui & aqui.