quinta-feira, julho 09, 2020

EUGÈNE DURIEU, MARIANNE WILLIAMSON, O TEATRO DE FLÁVIO CARVALHO, LUDMILA FOBLOVA & RACHEL DAISY ELLIS



DIÁRIO DE QUARENTENA – UMA: NINGUÉM PERDEU A VIAGEM - Vou coração atravessando grades, o amor brotando da carne, adiante. Nem pergunto se vale a pena, pouco importa, o que fica da canção feita de emoções, versos da garganta aos ventos, tons dedilhados a voar, alma comungada. Do que passou para o que virá, canta Mercedes Sosa, o Corazón Libre de Rafael Amor: Durar não é estar vivo, viver é outra coisa. Não dá para prever se será pela última vez, nunca se sabe, tudo passa e só importa viver. E vivo.

DUAS: DE AMOR & ARTE, AMORARTE – Sempre fui muito presepeiro, desde menino. Não parava quieto, buliçoso. Ouvisse o que se dissesse, curioso, queria saber mais, sempre mais. E não fiz nada na vida a não ser aprendiz no amor e na arte, nada mais. Quando ouvi do Somerset Maugham: Só o amor e a arte tornam a existência tolerável, eu já sabia na Primavera de Ginsberg: Só a poesia torna a vida suportável!

TRÊS: POESIA É A VIDA E SÓ RESTA VIVER – Então, se apanhei demais, errei além da conta, paguei o pato e ainda não quitei o que porventura deva ou apareça pelos catabís e entroncamentos mundo afora, nada demais, sigo adiante com aquela do poetinha Vinicius de Moraes: A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. Só sei que dos espermatozoides fui o único que escapei, abri a porteira do mundo e vou pra vida sem me importar com sorte ou azar, o presente é o meu presente todo dia e agora. Vou. Até amanhã. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais abaixo e aqui.

DITOS & DESDITOS: [...] Em muitos relacionamentos, o homem se sente ameaçado pela magnificência da mulher, e descobre uma infinidade de meios para fazê-la questionar sua própria beleza e força. Um homem seguro não se sente ameaçado pelo poder intelectual ou emocional de uma mulher, mas celebra a oportunidade que essa feliz parceria lhe oferece. […]. Trecho extraído da obra O valor da mulher (Rocco, 1995), da escritora Marianne Williamson, que propõe às mulheres uma viagem mais difícil antes de conquistar o mundo: a descoberta da dimensão espiritual e o conhecimento da vida interior. Ela defende que: O amor é o sentimento com o qual nascemos. O medo é o sentimento que aprendemos aqui.

O BAILADO DO DEUS MORTO, DE FLÁVIO CARVALHO
[...] V1: e o pelo do Deus... L (cadenciadamente): para fazer pincel... V1: e os ossos do Deus... L: para farinha de osso... [...] V1: E o sangue do deus... L (bem alto): farinha para as galinhas... [...] V1: e as partes imprestáveis... L: para guano... para guano... [...] A banha lubrificará o moto-contínuo... [...] V1: e as glândulas do pescoço... os gânglios... os gânglios... L: [...] eu sou o médico... com o pescoço e os gânglios... fabricarei o novo deus... V1 (secamente): não pode... V3: não pode.. não pode... V1: não pode... V2: não pode... Cai o pano.
O BAILADO DO DEUS MORTO - Trecho extraído da obra teatral A origem animal de Deus e o bailado do deus morto (Difusão Europeia do Livro, 1973), do teatrólogo, filósofo, escritor, músico, pintor e artista modernista Flávio de Carvalho (1899-1973), que é um rito-espetáculo de curta duração, apresentado com longa e dura ação reflexiva sobre o patriarcado, a religiosidade e sua ligação com a fome, o medo e o sexo destronador da mulher inferior que tira o deus animal do mato, o faz homem civilizado, sem a condição de deus, enquanto todos ficam perplexos, porque as benesses do deus são distribuídas para humanos em produtos industrializados num mundo mecanizado que não pode criar outro deus. Escrita em 1933, a peça foi proibida durante suas apresentações, sendo remontada pelo Teatro Oficina Uzyna Uzona, com os atores e músicos usando réplicas das máscaras da montagem original. Trata-se, portanto, de uma obra moderna com crítica radical e histórica do mundo artístico e seu contexto. Ele é autor de outras obras, tais como Experiência n.2 realizada sobre uma procissão de Corpus-Christi: uma possível teoria e uma experiência (Nau, 2001) Experiência #3 (Performance, 1956) e Os ossos do mundo (Ariel, 1936). Sobre sua obra encontra-se Flávio de Carvalho, o revolucionário romântico (Philobiblion, 1985), de Sangirandi Júnior; Modernismo e vanguarda: o caso Flávio de Carvalho (Estudos Avançados, 1998), de Rui Moreira Leite; Flávio de Carvalho (1899-1973) entre a experiência e a experimentação (Tese de doutoramento ECA-USP, 1994), de Rui Moreira Leite; Flávio de Carvalho - o comedor de emoções (Brasiliense/Unicamp, 1994), de J. Toledo; A arqueologia do resíduo: os ossos do mundo sob o olhar selvagem (Antiqua, 2013), de Marcus Rogério Salgado; História d’O Bailado do Deus Morto: uma radical modernização do teatro no Brasil. (Dissertação de mestrado – UFMG, 2002), de William Golino; e Flávio de Carvalho (Cosac Naify, 2009), de Luiz Camilo Osório. Veja mais aqui.

A ARTE DE EUGÈNE DURIEU
A arte do fotógrafo francês Jean Louis Marie Eugène Durieu (1800-1974), que teve muitos dos seus modelos pintados por Eugène Delacroix. Veja mais aqui.
&
A FOTOGRAFIA DE LUDMILA FOBLOVA
A arte da fotógrafa tcheca Ludmila Foblova. Veja mais aqui.

PERNAMBUCULTURARTES
 
O premiado documentário curta-metragem Mini miss (2018), da produtora, diretora e escritora Rachel Daisy Ellis, que apresenta a moda sob a perspectiva das crianças, mostrando pequenas modelos de uma perspectiva única: a câmera se posiciona exatamente na mesma altura delas, meninas de todos os cantos do Brasil, porém todas elas brancas. Ela é formada com mestrado em Políticas Sociais e, em 2010, tornou-se co-fundadora da produtora independente Desvia que produz conteúdo audiovisual para o cinema que pesquisa narrativas inovadoras.
&
Fome: um tema proibido, do médico, professor catedrático, pensador, ativista político e embaixador do Brasil na ONU, Josué de Castro (1908-1973) aqui.
CAOS – Arte e Tecnologia nas questões sociais aqui.
Silêncio, da poeta Edjane Leal Cruz aqui.
O Bom Pastor: as histórias e os afetos, organizado por Karina Vasconcelos aqui.
A música de Manoel Carvalho & Brapo aqui.
A fotografia de Natalí Paiva aqui.
A contribuição sociológica da poesia de Ascenso Ferreira, de Maria do Socorro Barros y Durán & José Avani Tavares de Azevedo aqui.
O fantasma da Maria Fumaça aqui.
&
Jupi aqui & aqui.


HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...