HOJE É DIA DE MONTEIRO
LOBATO – Quando li o
livro Urupês (1918), do escritor Monteiro Lobato (1882-1948), fiquei
impressionado. A razão disso? Uso as palavras do antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997),
no seu Aos trancos e barrancos
(Guanabara, 1985): Monteiro Lobato
alcança enorme êxito, assumindo a liderança da vida intelectual do país com o
livro de Urupês – mal ilustrado por ele próprio -, ambientado nas fazendas de
café de São Paulo. Retifica, aí, seu célebre retrato do caipira, admitindo que
seus males vêm da falta de saúde, de instrução e de assistência: “Perdoa, pois,
pobre opilado e crê no que te digo ao ouvido: tens no sangue e nas tripas todo
um jardim zoológico... és tudo isto sem tirar uma vírgula, mais ainda és a
melhor coisa desta terra. Os outros, os que falam francês e, senhores de tudo,
te mantêm nesta gueena infernal para que possam, a seu salvo, viver vida folgada
à custa de teu dolorido trabalho, esses, meu caro Jeca Tatu, esses têm na alma
todas as verminoses que tu tens no corpo. Doente por doente, antes tu, doente
só de corpo”. Aí vieram as leituras de Problema Vital (1918), Cidades
Mortas (1919), Ideias de Jeca Tatu (1919), Negrinha (1920), A Onda Verde
(1921), Mundo da Lua (1923), O macaco que se fez homem (1923), Jeca Tatuzinho
(1923), O choque das raças ou O Presidente Negro (1926), Mr. Slang e o Brasil
(1927), Ferro (1931), América (1932), Na antevéspera (1933), O escândalo do
Petróleo (1936), A barca de Gleyre (1944), Prefácio e entrevistas (1946) e o incrível
livro Zé Brasil (1947), do qual
destaco o trecho inicial: Zé Brasil era
um pobre coitado. Nasceu e sempre viveu em casebres de sapé e barro, desses de
chão batido e sem mobília nenhuma – só a mesa encardida, o banco duro, o mocho
de três pernas, uns caixões, as cuias. Nem cama tinha. Zé Brasil sempre dormiu
em esteiras de tábua. Que mais na casa? A espingardinha, o pote d´água, o caco
de sela, o rabo de tatu, a arca, o facão, um santinho na parede. Livros, só
folhinhas – para ver as luas e se vai chover ou não, e aquele livrinho do
Fontoura com a história do Jeca Tatu. – Coitado deste Jeca! -, dizia Zé Brasil
olhando para aquelas figuras. – Tal qual eu. Tudo que ele tinha, eu também
tenho. A mesma opilação, a mesma maleita, a mesma miséria e até o mesmo
cachorrinho. Pois não é que meu cachorro também se chama Joli?... [...].
Veja mais aqui e aqui.
Imagem: Indígena & População indígena do Cantagalo (1926), do pintor e desenhista francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848)
Ouvindo: Tudo e todas as coisas (1984), do grupo instrumental Uakti, formado por Marco Antônio Guimarães, Artur Andrés Ribeiro, Paulo Sérgio Santos e Décio Ramos. Veja mais aqui.
EM
BUSCA DE UM TEATRO POBRE – O livro Em
busca de um teatro pobre (Civilização Brasileira, 1971), do diretor de
teatro polaco e figura central do teatro experimental e de vanguarda, Jerzy
Grotowski (1933-1999), o autor defende que: [...] Nossos
postulados não são novos. Exigimos das pessoas as mesmas coisas que todo
verdadeiro trabalho de arte exige, seja a pintura, a escultura, a música, a
poesia ou a literatura. Não satisfazemos o espectador que vai ao teatro para
cumprir uma necessidade social de contato com a cultura: em outras palavras, para
ter alguma coisa de que falar aos seus amigos e poder dizer que viu esta ou
aquela peça, que foi muito interessante. Não estamos no teatro para satisfazer
sua “sede cultural”. Isto é trapaça.
[...] Estamos interessados que sinta uma genuína necessidade espiritual, e
que realmente deseje, através de um confronto com a representação, analisar-se.
Estamos interessados no espectador que não para num estágio elementar de
integração psíquica, satisfeito com sua mesquinha estabilidade espiritual,
geométrica, sabendo exatamente o que é bom e o que é ruim sem jamais pôr-se em
dúvida. Não foi para ele que El Greco, Norwid, Thomas Mann e Dostoiévski falaram,
mas para aquele que empreende um processo interminável de autodesenvolvimento,
e cuja inquietação não é geral, mas dirigida para uma procura da verdade de si mesmo
e da sua missão na vida. [...] O teatro deve reconhecer suas próprias limitações.
Se não pode ser mais rico que o cinema, então assuma sua pobreza. Se não pode
ser superabundante como a televisão, assuma seu ascetismo. Se não pode ter uma
atração técnica, renuncie a qualquer pretensão técnica. Dessa forma chegamos ao
ator “santo” e ao teatro pobre. [...]
Portanto, o teatro deve atacar o
que se chama de complexos coletivos da sociedade, o núcleo do subconsciente
coletivo, ou talvez do superconsciente (não importa como seja chamado), aqueles
mitos que não constituem invenções da mente, mas que são, por assim dizer,
herdados através de um sangue, uma religião, uma cultura e um clima [...]. Veja
mais aqui.
SONETOS
DE ANTERO – Do livro Sonetos Completos
(Portuense, 1886), do escritor português Antero de Quental (1842-1891),
destaco, primeiramente, Mors amor: Esse negro corcel, cujas
passadas /Escuto em sonhos, quando a sombra desce, / E, passando a galope, me
aparece / Da noite nas fantásticas estradas, Donde vem ele? Que regiões
sagradas / E terríveis cruzou, que assim parece / Tenebroso e sublime, e lhe
estremece / Não sei que horror nas crinas agitadas? / Um cavaleiro de expressão
potente, / Formidável, mas plácido, no porte, / Vestido de armadura reluzente,
/ Cavalga a fera estranha sem temor: / E o corcel negro diz: “Eu sou a morte! /
“Responde o cavaleiro: “Eu sou o Amor!”. Também da sua lavra, destaco Mors
liberatriz: Na tua mão, sombrio
cavaleiro, / Cavaleiro vestido de armas pretas, / Brilha uma espada feita de
cometas, / Que rasga a escuridão, como um luzeiro. / Caminhas no teu curso
aventureiro, / Todo envolto na noite que projectas... / Só o gládio de luz com
fulvas betas / Emerge do sinistro nevoeiro. / - «Se esta espada que empunho é
coruscante / (Responde o negro cavaleiro andante), / É porque esta é a espada
da Verdade: / Firo mas salvo... Prostro e desbarato, / Mas consolo... Subverto,
mas resgato... / E, sendo a Morte, sou a liberdade. Veja mais aqui.
PAGU – No livro Parque Industrial (José Olympio, 2006),
a escritora, diretora de teatro, desenhista, jornalista, militante comunista e
musa do Modernismo brasileiro, Patrícia Galvão, ou simplesmente Pagu
(1910-1962), encontro para destaque os seguintes textos: [...] As seis têm olhos diferentes. Corina, com dentes
que nunca viram dentista, sorri lindo, satisfeita. É a mulata do atelier. Pensa
no amor da baratinha que vai passar para encontrá-la de novo à hora da saída.
Otávia trabalha como um autômato. Georgina cobiça uma vida melhor. Uma delas,
numa crispação de dedos picados de agulha que amarrotam a fazenda. – Depois
dizem que não somos escravas. [...] - Você pensa
que vou desgostar mademoiselle por causa de umas preguiçosas! Hoje haverá serão
até uma hora. – Eu não posso, madame, ficar de noite! Mamãe está doente. Eu
preciso dar remédio pra ela! – Você fica! Sua mãe não morre por esperar umas
horas. – Mas eu preciso! – Absolutamente. Se você for é de uma vez. A
proletária volta para seu lugar entre as companheiras. Estremece à ideia de
perder o emprego que lhe custara tanto arranjar. [...] - O voto para as mulheres está conseguido! É
um triunfo! – E as operárias? – Essas são analfabetas. Excluídas por natureza.
[...]. Para se ter uma ideia da importância dessa mulher, o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), no
seu Aos trancos e barrancos
(Guanabara, 1985), diz dela: Patrícia
Galvão – Pagu -, moderna, bela, assanhada, a brasileira mais inteligente de sua
geração, escreve e desenha, menina ainda, seu primeiro livro: Pagu. Um caderninho
sacaníssino. Sua vida foi contada no filme Eternamente Pagu (1987), direção
de Norma Benguel, protagonizado por Carla Camurati, afora ter sido tema de dois
documentários: Patrícia Galvão – livre na imaginação no espaço e no tempo
(Unisanta, 1988) de Lúcia Maria Teixeira Furlani, dirigido por Rudá de Andrade
e Marcelo Tasara, e Eh, Pagu!, Eh!, do cineasta Ivo Branco. Também tema-título
de uma parceria musical entre Rita Lee & Zélia Duncan, afora ter sido tema
nos palcos teatrais, a exemplo do espetáculo Dos Escombros de Pagu, baseado no livro homônimo assinado por
Tereza Freire, além da fotobiografia Viva Pagu, de Lúcia Maria Teixeira Furlani
e Geraldo Galvão Ferraz. Veja mais aqui.
CHORO: APOIO AO PROJETO QUEBRA CABEÇA
O
grupo instrumental Sacudindo Choro,
formado por Bruno Vinci (Violão 7
Cordas), Rafael Mota Rodrigues (Percussão), Rafael Nascimento (Violão 6 Cordas)
e Fabrício Rosil (Cavaquinho), está lançando o seu primeiro disco Quebra
Cabeça, com composições autorais e voltado para difusão do choro. Confira e
apoie o projeto aqui.
Veja mais sobre:
Uma canção de amor, a literatura de Geoff Dyer & Victor Hugo, a música de Miles Davis & O
Jazz de New Orleans, a fotografia de Robert Mapplethoppe, a arte de Debra Hurd & Lisa Lyon, a pintura de
C. Vernet & Pedro Cabral aqui.
E mais:
Corações solitários, Hipócrates, Isaac Newton &
Catherine Barton Conduitt, O homem & pós-homem de Fernanda Bruno, a
literatura de Carlos Castañeda, a poesia de William Wordsworth, a música de
Elena Papandreou, O teatro do Bharata, a arte de Luis Fernando Veríssimo, a
entrevista de Claudia Telles, a pintura de Cristina Salgado, o cinema de Júlio
Bressane & Josie Antello aqui.
Solilóquio na viagem noturna do sol, A Educação no
Brasil, o pensamento de Sêneca,
a música
de Maria Esther Pallares, a coreografia de Paula
Águas, a pintura de Terry Miura & Amenaide Lima aqui.
Solilóquio das horas agudas, O mito de Sísifo de Albert Camus, Neurofilosofia &
Neurociências, a música de Meg Myers, a pintura de José
Manuel Merello, Hipócrates & Luciah Lopez aqui.
Solilóquio do umbigocentrismo, Rio São Francisco - Velho Chico, Richard Bach, Quando todo
dia é segunda-feira, Chamando na grande & mandando ver no lero aqui.
O trâmite da solidão, O espectro da fome de Josué de
Castro, Ilíada de Homero, a música de Mercedes Sosa & Martha Angerich, a pintura de Frida Kahlo & Tamara de Lempicka, a coreografia
de Ana Botafogo, Eliezer Augusto & Genesio Cavalcanti aqui.
Quem desiste jamais saberá o gosto de
qualquer vitória, A
ciência da linguagem de Roman Jakobson, a literatura de Marcel Proust, a música
de Secos & Molhados & Luiza Possi, a pintura de Henry
Asencio, a arte de Regina José Galindo, a fotografia de Thomas Karsten &
Tortura é crime aqui.
Boa noite, Penedo, às margens do São
Francisco, a literatura
de Adonias Filho & Georges Bataille, A história social do
Brasil de Manoel Maurício de Albuquerque, a música de Bach & Rachel
Podger, a
arte de Marcel Duchamp, a pintura de Jaroslav Zamazal, a
fotografia de Karin van der Broocke, Vanguard & Kéfera Buchmann aqui.
E a dança revelou o amor, a literatura de Manuel Scorza, A busca
fálica de James Wyly, a música de Gabriel Fauré & Ina-Esther Joost, a
pintura de Francisco
Soria Aedo, a coreografia de Merce Cunningham, a arte de Yves Klein & a
fotografia de Richard Rutledge aqui.
Três poemas & a dança revelou o
amor..., a pintura de Andrew Atroshenko & Ton Dubbeldam, a fotografia
de Klaus Kampert & a arte de Jeremy
Mann aqui.
Quando ela dança tangará no céu azul do
amor, A condição pós-moderna
de Jean-François Lyotard, A estética da desaparição de Paul
Virilio, a
música de Anna-Sophia Mutter, a pintura de Alex Alemany & Eloir Junior, a arte de David Peterson & Luciah Lopez, Carlos
Zemek & & Isabel Furini aqui.
A dança dos meninos, a poesia de Manuel Bandeira
& Amiri Baraka, A bailarina de João Cabral de Melo Neto, O Kama Sutra de Vatsyayana, A dançarina de Yasunari
Kawabata, a
música de Isabel Soveral & António Chagas Rosa, a pintura de Jose
Manuel Abraham, a fotografia de M. Richard Kirstel, Pas de deux &
Ary Buarque aqui.
O voo da mulher, Dicionário de lugares imaginários, o
teatro de Federico Garcia Lorca, a
música de Duke Ellington, o cinema de
Lars von Trier & Nicole Kidman, a arte de Tatiana Parcero & Caco
Galhardo, Rô Lopes & Como veio a primeira chuva aqui.
Saúde no Brasil, O Fausto de Goethe, o pensamento de
Terêncio, Ética & Fecamepa, Os sentidos da integralidade de Ruben Araújo de
Mattos & Remexendo as catracas do quengo e queimando as pestanas com
coisas, coisitas e coisões aqui.
Todo dia é dia de dançar o amor aqui.
O alvoroço do poema na horagá do amor & a pintura de Oscar Sir Avendaño aqui.
Literatura de cordel : quebra pau no STF,
de Bob Motta aqui.
A pingueluda aqui.
A arte de Marcya Harco aqui.
O pensamento de Georg Lukács, A
psicanálise de Jacques Lacan, o teatro de Samuel Beckett, a literatura de Henry
James, a música de Morton Subotnick, o cinema de Jane Campion & Nicole
Kidman, a pintura de Aurélio D'Alincourt, a arte de Fady Morris & As
poesias pontilhadas de Dorothy Castro aqui.
Pindura aí, meu! O negócio tá ficando
feio, Cidadania
insurgente de James Holston, a poesia de Sérgio Frusoni, A cidadania de Maria
de Lourdes Manzine Covre, a música de Sol Gabetta, a
fotografia de Mara Saldanha, a arte de Stanley Borack & a pintura de Fernando Rosa
aqui.
&
CRÔNICA DE AMOR POR ELA
CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na
Terra
Recital
Musical Tataritaritatá - Fanpage.