Imagem: Acervo ArtLAM.
Ao som dos álbuns
Was kann das Herz dafür (2005), Herzenssache (2007), Dichtung
und Wahrheit. Das Beste aus 10 Jahren (2013), Christmas with Salut Salon
(2014), Salut Salon Live (2015) e dos DVDs Klassisch verführt
(2009), Salut Salon. Der Film (2012) & A Carnival of the Animals
and other Fantasies (2016), do quarteto alemão Salut Salon, formado pelas
violinistas Angelika Bachmann e Iris Siegfried, pela pianista Anne-Monika
von Twardowski e pela violoncelista Sonja Lena Schmid.
DECÁLOGO: EMPATENTRERRACERTOS... – Era uma vez e outra, quase sempre ressurreto pelas paisagens de silêncio das encruzilhadas, sem saber de nada até morrer pela primeira vez, porque mais de duas vezes vinte tentativas malogradas no
alvo e eu ali efebo afoito de não sei quantas raspando a trave, tirando fino de
todo jeito e no bambo da caçapa, até que enfim, graças, quantas humilhações, já
sem autoindulgência e pronto para outra com todo entusiasmo pubescente
deliberado de imberbe ousado. Isso era eu e a salvação no que dissera Marie Curie: Nada na vida deve ser temido, somente compreendido. Agora é hora
de compreender mais para temer menos... Houve uma terceira, ipso facto,
evidentemente divertida e no quarto foi surpreendente e deu azo a tanto, o
tempo passava como se eu me mantivesse insenescente virado da breca mundo afora.
Pra que contar das falhas se da quinta em diante nada mais incipiente sem quase
nem fiasco de imperícia, era pura indignação porque já se passavam das seis e
tão irritantemente emborcado pelas setes, quem sabe lá pra mais de oito mesmo,
vai saber. Não me vira que nem Biritoaldo no inferno de Strindberg,
era minha catábase no que fui Rimbaud, muito pior: ali o ambívio
onde Tyrésias cometia um extispício para adivinhar meu futuro e a dizer Cecília Meireles: Pequenos desejos, vagarosas saudades, silenciosas
lembranças... A vida só é possível reinventada... Nove mais uma e desinventava
porque já perdia a conta nos dedos com todo abatimento pelos insultos da sorte
e o que dizer dos desinformados com seus maiúsculos delírios e grosserias
atrozes, como se as coisas fossem assim mesmo e não são. Ah, não! Não é pegar
ou largar, não dá mais essa (e um parêntese: o planeta esquentando e Terra a sangrar
nos andes bolivianos, no Cazaquistão e em Madagascar, ninguém nem aí se a gente
findar dissolvido com os raios de explosões das quilonovas, valha-me! Não vai
dar pra se esconder na Argolândia nem no raio que o parta!). Só diria que nunca
é tarde apesar da desfeita patriotária: o que era para suplantar sequer chegamos
perto, só retrocedemos ribanceira abaixo! Quem teria brio... Era Frida e
eu renascido da segunda morte, todo pronto pro Quarup com a La
Catrina de Guadalupe y Posada. E a dama memento mori tal carpideira
uivante só porque mataram de novo o pianista Tenório Júnior e era uma
desgraça atrás da outra, com o desembesto da Catirina pro meu Bumba-meu-boi: Mestre
Tiá, tá tudo desconchavado. Porque tá faltando um parafuso... Mande a
cantadeira cantá e os tocadô tocá que é pra podê eu funcioná!... E não foi
pouco de noite quando me disse versos de Anne Sexton: E eu digo apenas com
meus braços estendidos naquele lugar de pedra, qual é a sua morte mas um
pertencimento antigo, uma toupeira que caiu de um de seus poemas... Pela décima milionésima vez e lá estava eu com o risco do salto mortal e
eu dera cambalhota e destemido por um triz senão quebrava o pescoço e babau: a
vida feita de vozes e caminhos plurais, a reinventar de mim cenários e gestos,
a reexistir disruptivo e decolonial. Estamos todos no mesmo barco, entre
as escolhas e arrependimentos, com o pavor dos acrófobos. Eu com
meu amuleto de nada - Viva: a vida é uma festa! Mais será... Até mais ver!
KALUTARA
Imagem: Acervo ArtLAM.
Eu irei para Kalutara. \ Eu li sobre isso uma vez
em um poema \ e foi conquistado por seu nome lindo e confuso. \ Isso me
emocionou com o desejo pelo elegante \ pescadores magros com pernas pretas \
como corda com nós \ (brilhante e limpa para o sexo) \ meio escondido, sob
sarongues pendurados \ como panos de prato. \ Sorrindo através dos dentes
brancos \ e gengivas rosa brilhante \ são mestres perfeitos de sua pele e
destinos finos \ e diariamente, eles pescam algo que vale a pena ter, \ ao
vivo, balas de prata, \ algumas surras ainda bocas abertas, \ maltratadas. \
Mulheres vêm à praia com cestos e crianças, \ prontas para reivindicar o que é
delas. \ Os homens de pernas finas gritam nomes, \ Lakshika, Hashani, Dini \ –
e eles riem, seus olhos como fogo negro no mármore.
Poema da premiada poeta, editora e acadêmica
australiana Judith Beveridge.
A FACE DO
ESTRANHO - […] Muitas mulheres desperdiçam suas
vidas sofrendo porque não têm algo que outras pessoas lhes dizem que deveriam
querer. Se você está feliz ou não, depende até certo ponto das circunstâncias
externas, mas depende principalmente de como você escolhe encarar as coisas, se
você mede o que tem ou o que não tem. [...] Esteja ciente de que você
só pode realmente ajudar as pessoas ajudando-as a se tornarem o que são, e não
o que você é. Já ouvi você dizer: 'Se eu fosse
você, faria isso ou aquilo'. 'Eu' nunca sou 'você' -
e minhas soluções podem não ser as suas. [...] Se você está feliz ou
não, depende até certo ponto das circunstâncias externas, mas depende
principalmente de como você escolhe encarar as coisas, se você mede o que tem
ou o que não tem. [...] Antes de sentir pena de si mesmo, olhe bem mais
de perto para os outros e então decida com quem você mudaria ou poderia mudar
de lugar e que sacrifício de sua natureza você estaria preparado para fazer
para conseguir isso. [...]. Trechos extraídos da obra The Face of a Stranger (Ballantine, 2008), da escritora britânica Anne
Perry (pseudonimo de Juliet Hulme). Veja mais aqui.
DUAS VIDAS - [...] eu não vou admitir uma dor ou uma doença nunca serve para nada, é apenas
um consolo moralista e, em qualquer caso, eu desistiria de bom grado desses
famosos frutos do sofrimento. Não nascemos para nos
tornarmos sábios, mas para resistir, escapar, roubar algum prazer de um mundo
que não foi feito para nós. [...] Porque vivemos duas vidas, ambas
destinadas ao fim: a primeira é a vida física, feita de sangue e fôlego, a
segunda é a que se passa na mente de quem nos amou. E quando até a última
pessoa que nos conheceu de perto morre, bom, então realmente nos dissolvemos,
evaporamos, e começa a grande e interminável celebração do Nada, onde as
ferroadas da falta não podem mais picar ninguém. [...] a felicidade
deveria consistir em cada vez menos atenção a si mesmo. Mais do que autocuidado! Quanto menos você souber
sobre quem você é e o que deseja, melhor será para você. [...] Qualidades humanas ou literárias? Vá e distinga: as
obras-primas são sempre, de uma forma ou de outra, secreções organizadas, como
se um corpo fosse capaz de suar cristais ou confetes, em vez das habituais
gotas banais e disformes. [...]. Trechos extraídos da obra Due vite (Neri Pozza, 2021),
do premiado escritor e crítico italiano Emanuele Trevi.
MAURO MOTA, UMA
BIOGRAFIA
... Tudo nos
seus espaços, / o mundo e o carrossel. / Tudo menos o andejo / homem que se
conclui. / Olho-me e não me vejo, / não sei para onde fui...
Trecho poema Natal,
extraído da obra Mauro Mota e o seu tempo – biografia (AIP/Biblioteca de
Jornalistas de Pernambuco, 1987), do advogado, jornalista, historiador e
professor Nilo Pereira (1909-1992). Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.