terça-feira, março 03, 2015

JARDS MACALÉ, RENATA PALLOTTINI, SILVIA LANE, HANFSTAENGL, LOUISE VON FRANZ, MIRANDA RICHARDSON & MUITO MAIS NO PROGRAMA TATARITARITATÁ!!!!!


AURORA – Compus esta música quase no final da segunda metade de 1970, a qual apresentei em shows que realizei e inseri entre as canções do meu livro Primeira Reunião (Bagaço, 1992). Ao cantá-la, fiz a inserção de um poema que escrevi inspirado nas vozes de Elis Regina e Milton Nascimento, Minha Voz, que foi incluído no meu segundo livro de poesias, A Intromissão do Verbo (Pirata, 1983): Minha voz é coragem de amar / No ultraje dos desencontros / E eu sou navio com rota esquecida / E naufrágios muitos / Quando um nublado olhar Pousa em meu rio / É presságio que paira no ventre da paixão / Quando minha voz é torrente de dor / No exagero sombrio de uma canção / Não é nada, é tempestade que passou / E deixou danos / Quando minha voz é a coragem de amar / Não é a sombra de um vendaval / É a sujeição de um eterno pavio que aceso nunca apagaráO poema e a canção ganharam vida quando foram gravados pela cantora Sonia Mello nos anos 2000. Foi quando começaram a valer de mesmo. Eis a letra da canção: Eu quero aurora dos meus olhos/ viver a eclosão do dia / este parto retratado / no rastro meu que se vadia / pra lá das mãos / pra lá do mar / nas veredas deste céu / que vai além do meu cantar / da minha voz que traz / este céu que desvirgina / as entranhas do meu corpo / que se perde pelos vales / e só me resta seguir, ir / nas veias mornas da manhã / até abrir as comportas do meu coração. Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.

Imagem: Der Bucherwurm, do pintor e litógrafo alemão Franz Hanfstaengl(1804-1877)

Ouvindo Amor, Ordem & Progresso (2003), do cantor e compositor Jards Macalé.

AVANÇOS DA PSICOLOGIA SOCIAL – No livro Novas veredas da psicologia social (Brasliense/Educ, 2006), a professora e psicóloga Silvia Lane(1933-2006), escreveu sobre Avanços da Psicologia Social na América Latina, abordando que: [...] o futuro da Psicologia Social. As revisões críticas feitas por neomarxistas como Habermas e Herber têm defendido teses que afirmam que, para haver transformações sociais significativas, não é necessário haver lutas de classe – como demonstram os fatos recentes do Leste europeu – mas sim mudanças éticas em nível individual. Se assim for, a Psicologia Social terá um papel teórico-prático importante, levando os seus profissionais a atuar junto a indivíduos e grupos, promovendo o desenvolvimento da consciência social e dos valores morais em direção a uma ética que negue o individualismo e busque valores universais de igualdade e de crescimento qualitativo do ser humano. Veja mais aqui.


ESTA CANÇÃO – No seu livro Noite Afora (Brasiliense, 1978), a poeta, dramaturga, ensaísta e tradutora paulista Renata Pallottini traz o lindíssimo poema Esta Canção, o qual destaco: Esta canção tateia a tarde clara / buscando a minha voz que é sua fonte. / Assim voltam os pássaros ao campo, / assim volta o horizonte ao horizonte. / Sou o doido que canta para si, / cônscio de não saber nem do que inventa; / recriando o criado, ele sorri, / ciente de que não faz nem acrescenta. / Tudo já foi, apenas se repete; / este lugar de amor será pregresso / quando for dor a dor que se promete. / Chegou-me agora o que já foi futuro; / assim Deus me prepara o teu regresso / como se planta um poema nascituro. Veja mais aqui e aqui.

OS SONHOS E A MORTE – O livro Os sonhos e a morte: uma interpretação junguiana (Cultrix, 1995), da psicoterapeuta, pesquisadora e escritora alemã Marie-Louise von Franz (1915-1998), aborda temas como o mistério do corpo morto e a tumba de Osiris, a vegetação, o primeiro casamento com a morte, o outro sinistro ou benévolo, a passagem pelo fogo e pela água, o sacrifício ou tratamento do corpo velho, a oscilação da identidade do ego, as almas múltiplas e sua fixação no fruto, a ressurreição final, reunião da psique com o corpo, o corpo sutil e suas variantes, a nova hipóteses de Jung, entre outros assuntos. Destaco o seguinte fragmento: Os sonhos das pessoas próximas da morte indicam que o inconsciente, isto é, nosso mundo instintivo, prepara a consciência não para um fim definitivo, mas para uma profunda transformação e para uma espécie de continuação do processo vital que a consciência cotidiana não consegue sequer imaginar. Veja mais aqui.


DAMAGE–Dias atrás destaquei este filme Damage (Perdas e danos, 1992), dirigido pelo cineasta Louis Malle (1932-1995). Desta feita, valendo-me da campanha Todo dia é dia da mulher, não vou só destacar esse filme maravilhoso, mas uma outra atriz: a britânica Miranda Richardson que dá um colorido todo especial para essa imperdível película. Veja mais aqui.




PROGRAMA TATARITARITATÁ – O programa Tataritaritatá que vai ao ar todas terças, a partir das 21 (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação desta terça aquiLogo mais, a partir das 21hs, acontecerá mais uma edição do programa Tataritaritatá, com muita festa e com as seguintes atrações na programação: Hermeto Pascoal, Pat Metheny, JardsMacalé,Milton Nascimento, Tavito, Vander Lee,Sônia Mello, Ricardo Machado, Elisete Retter, João Pinheiro, Maria Dapaz, Ozi dos Palmares, Felix Porfírio,Wilson Monteiro, Banda Nova Estação Recife, Júlia Crystal, Danny Calixto, Zé Linaldo& Washington Sidney,O Teatro Mágico, Monsyerrá, Teixeirinha, Rick Udler& Maria Alvim, Marco Leal, LeloPraxedes, LysAssia, Ronan Keating, Débora Blando, AnabelBian, Gabriel O Pensador, Mano Mendes, César Weber & muito mais! Veja mais aqui

SERVIÇO:
O que? Programa Tataritaritatá
Quando? Hoje, terça, 3 de março, a partir das 21hs
Onde? No MCLAM - blog do Programa Domingo Romântico
Apresentação: Meimei Corrêa


Veja mais sobre:
Cybele, Molière, Marguerite Duras, Contos de Panchatantra, Freud & Ida Bauer, Maurice de Vlaminck & Muddy Waters aqui.

E mais:
Segura o jipe, A prima de Vera Indignada & Pedro Cabral aqui.
Fecamepa: enquanto os caras bufam por aumento no governo, aqui embaixo a gente só paga mico, né aqui.
O recomeço a cada dia, Ibn el-Arabi & Indries Shah, Petrina Sharp & Faisal Iskandar aqui.
Dignidade humana, educação & meio ambiente, Esther Hamburger, Nina Kozoriz & Niura Bellavinha aqui.
Ninquem vem pra vida de graça, Marcel Proust, Josephine Wall & Annibale Carraci aqui.
As pedras se encontram nos mundos distantes, Rafael Piccolotto de Lima, Sing & Luciah Lopez aqui.
Tudo passa pra quem não sabe o desprezado, Maurice Merleau-Ponty, Shane Turner & Martina Shapiro aqui.
Crônica de amor para ela, José Condé, Ruth Kligman, Pablo Milanés & Joaquín Sabina aqui.
O sonho de infância &os dissabores da vida, Diná de Oliveira, Eurípedes, Ferenc Gaál & Mohammed Al-Amar aqui.
O amor no salto das sete quedas, Taiguara,História da Mulher & Luciah Lopez aqui.
O sonho do sequestro malogrado, Juca Chaves, Étienne-Jules Marey, Leonid Afremov & História do Cinema aqui.
Festa no céu do amor, Tom Jobim, Nauro Machado, Elizabeth Zusev & Steve K aqui.
Mario Quintana, Wang Tu, Tácita, Vera Drake, Eduardo Souto Neto, Mike Leight, Ansel Adams & Carlito Lima aqui.
Wystan Hugh Auden, Stanislaw Ponte Preta, Anaïs Nin & Maria de Medeiros, Francisco Manuel da Silva, Alberti Leon Battista & Luli Coutinho aqui.
Arthur Schopenhauer, José Cândido de Carvalho, Johann Nikolaus Forkel, Luís Buñuel, Victor Brecherer, Iremar Marinho & Bestiário Alagoano aqui.
Lasciva da Ginofagia aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Art by Ísis Nefelibata
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.


HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...