segunda-feira, maio 11, 2020

ORTEGA Y GASSET, MARLENE ALMEIDA, MANOEL VEIGA, MARLYE FERREIRA, YUTO KANAZAWA & JESSICA LANG


SAUDADES DO BRASIL – UMA: MINHA TERRA DESTROÇADA – Meu país é uma bandeira aos farrapos e os mortos gemem na minha alma. Na minha solidão de Cervantes procuro compreender as coisas deste mundo, não pela aparência, além da forma, cor, da minha para a essência silenciosa e íntima de cada coisa. Lá distante ouço o eco de Rubem Fonseca: Tinha muitas ideias na cabeça, e isso me atrapalhava. Os melhores conferencistas são aqueles de uma única ideia. Os melhores professores, os que sabem pouco. O homem é um animal solitário, um animal infeliz, só a morte pode consertar a gente. E me refaço a cada dia no teor da esperança distante. DUAS: AOS PINOTES ESCAPANDO DA HIPERNORMALIZAÇÃO - Eu sou só a vontade interminável de amar porque foi o amor que fez e assim voo a vida. Ainda é anoite quando amanheço e a multidão aflita é a minha voz, todos os sonhos que posso tê-los me levam de braços dados com todos nesse momento de tamanha sofreguidão. Não acredito em quase mais nada, mentiras demais forjadas pela hipernormalização geral. No meio dessa balbúrdia escuto Camilo José Cela: O mal dos que creem serem os donos da verdade é que quando precisam demonstrá-lo não acertam uma. Os erros do Planalto Central doem na minha carne e de todos os meus. TRÊS: QUANDO A MENTIRA É VENDIDA COMO VERDADE LÍQUIDA & CERTA - Desinventei os sonhos depois de ver gente que nem parece, só um ser qualquer preso ao umbigo e que desconhece o meu povo e acha que a verdade é trucidar violentamente o contrário e impor sua raivosa vontade sobre os demais, que coisa mais absurda! Preciso reinventar tudo, minhas esperanças estão sendo reprimidas a contragosto. Sirvo-me da lição de Krishnamurti: A verdade não pode ser trazida para baixo; é o individuo que deve fazer o esforço de ascender até ela. Assim vou, até amanhã. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais abaixo e aqui.

DITOS & DESDITOS: Civilização é, antes de mais nada, vontade de convivência. Cultura é o sistema de ideias vivas que cada época possui. Melhor: o sistema de ideias das quais o tempo vive. A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem. Pensamento do ensaísta, jornalista e ativista político espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955), principal expoente do perspectivismo e da teoria da razão vital e histórica, que possuía o objetivo filosófico de encontrar o ser fundamental que é radicalmente diferente de qualquer ser contingente ou intramundano, no todo. Veja mais aqui e aqui.

A MÚSICA YUTO KANAZAWA
A música do guitarrista/baixista japonês Yuto Kanazawa, que já lançou o álbum Earthwards (2013) e Utopia (2017), frequentou o Koyo Conservatory Kobe e executa os mais diversos gêneros desde jazz, funk, fusão, gospel e música latina.
&
A MÚSICA DE MARLYE FERREIRA
Pequena ouvi dizer,/ Jamais poderei me esquecer / A vida não é só lazer, a fêmea é que faz acontecer. / Seguindo essa concepção, pra mulher parir é missão. / Pois carrega vida no ventre, nutre o amor no coração. / Pequena ouvi dizer, com o tempo irás conceber / Atente ao presente plantar pra futuramente colher. / Seguindo essa concepção, o Futuro está em suas mãos. / Sendo mãe da humanidade, és a mestra em doação. / Pra sorver a sopa de colher, com sabedoria e distinção. / Percebes que és construção, faça acontecer mulher. / Seguindo essa concepção, a espécie está em evolução, / Representante da liberdade, jamais aceite humilhação
MARLYE FERREIRA – A arte da cantora e escritora Marlye Ferreira ou Marlye Cantora, que já publicou os livros Recordar, trazendo de volta ao coração conta a história de duas mulheres que lutam pela sobrevivência de forma espetacular; Escrito na pedra, um romance intrigante que aborda questões sociais importantes do Brasil, como raça, gênero e a representação social do futebol, de forma crítica e reflexiva; e participa da antologia Alma, do Projeto Identidade. A sua profissão de fé: A mulher guerreira não está na revista no auge da fama, nem em uma vez que aparece na mídia, mas a sua valentia está arraigada no interior de toda gente feminina. De onde vem a força das mulheres valentes? Você pode passar anos ou uma vida inteira com esse lado adormecido, mas a nossa força está sempre aqui dentro de nós e dá o ar de sua graça quando necessário. Há fases que são passadas e não são reconhecidas como tais. Escrevo e canto para salvar essas experiências, para que tenham em atenção o crescimento significativo para todas as mulheres. Veja mais aqui.

A ARTE DE MARLENE ALMEIDA
Para o artista não dá para dizer o que é centro e o que é margem, somos todos margem, ou somos todos centro, dependendo do ponto de vista. Na margem ou centro, sempre me sinto acolhida ou luto por isto.
MARLENE ALMEIDA - A arte da artista plástica e restauradora Marlene Almeida, que é formada em Filosofia pela UFPB, onde também fez cursos de Desenho, Pintura e Escultura na coordenação de extensão. Ela é uma das fundadoras da Associação Cultural José Marti e integra o Comitê Paraibano Memória, Verdade e Justiça, organização que atua na defesa da memória das pessoas perseguidas pela Ditadura Militar brasileira (1964-1985).
&
A ARTE DE JESSICA LANG
A arte da ilustradora, fotógrafa e designer Jessica Lang. Veja mais aqui.

PERNAMBUCULTURARTES
A arte do pintor, fotógrafo, professor e ilustrador Manoel Veiga aqui.
A poesia de Ascenso Ferreira (1895-1965) aqui.
Corrupção, ética e sociedade, do advogado e economista Roberto Cavalcanti de Albuquerque aqui.
A música de Geraldo Azevedo aqui e aqui.
A arte da pintora, desenhista, gravadora e escultora Guita Charifker (1936 - 2017) aqui & aqui.
Os buzuntões de Catuama aqui.
Poetas de Pernambuco aqui.
 

FABIENNE BRUGÈRE, WARSAN SHIRE, FATOU DIOME, ANTÔNIO MADUREIRA, POEMA & POESIA NA ESCOLA!

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Sirens (Zone Records, 1994), Passionate Voice (2004), Rough and Steep (2006), The Ten Tho...