A arte
do fotógrafo estadunidense Cornell Capa
(1918-2008).
DITOS & DESDITOS - Para
uma mulher, o amor é definido como sua boa vontade para se submeter a sua
própria aniquilação… A prova de amor é que ela está disposta a ser destruída
por aquele que ela ama, pelo seu bem. Para as mulheres, o amor é sempre auto-sacrifício,
sacrifício de sua identidade, desejo e integridade de seu corpo; para que
satisfaça e se redima diante da masculinidade de seu amado. Pensamento da
escritora estadunidense Andrea Dworkin (1946-2005). Veja mais aqui.
ALGUÉM FALOU: A
banalidade é o disfarce de uma poderosa vontade de abolir a consciência.
Investe-se numa grande quantidade de inteligência na ignorância quando se sente
uma profunda necessidade de ilusão. É a força de cumprir o seu dever diária e
rapidamente que faz tanto o santo quanto o herói. Quando pedimos um conselho,
estamos geralmente procurando um cúmplice. Um homem é tão bom quanto o que ele
ama. Às vezes desperdiçamo-nos: o nosso verdadeiro desejo é deixar de viver
exclusivamente para nós próprios. A felicidade só pode ser encontrada se você
se libertar de todas as outras distrações. Viva ou morra, mas não envenene tudo.
Pensamento do escritor judeu canadense e Prêmio Nobel de Literatura de 1976, Saul
Bellow (1915-2005). Veja mais aqui.
REFLEXÕES LITERÁRIAS - A verdadeira pátria é aquela onde
encontramos o maior número de pessoas que se parecem conosco. Já vivi o
suficiente para ver que a diferença provoca o ódio. O despotismo impressiona
pela estupidez do estilo. Todas as religiões são fundadas sobre o temor de
muitos e a esperteza de poucos. O medo nunca está no perigo, mas em nós. Basta
um grão muito pequeno de esperança para que nasça o amor! O amor é o milagre da
civilização. Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. O amor é
uma flor delicada, mas é preciso ter coragem de ir colhê-la à beira de um
precipício. O homem que não amou apaixonadamente, ignora a metade mais formosa
da existência. Em arte só vive o que continuamente dá prazer. Qualquer fim
moral, quer dizer, de interesse por parte do artista, mata todas as obras de
arte. Eu só tenho realmente valor em certos momentos de exaltação.
Reflexões do escritor francês Stendhal
– pseudônimo de Marie-Henry Beyle (1783-1842). Veja mais aqui.
VOCIFERAÇÕES POÉTICAS - Quem
controla a mídia, as imagens, controla a cultura. Que esfinge de cimento e
alumínio abriu seus crânios e devorou seus cérebros e imaginação? A poesia não
é uma expressão da linha partidária. É aquela hora da noite, deitada na cama,
pensando o que você realmente pensa, tornando o mundo privado público, é o que
o poeta faz. Para ganhar sua própria voz, esqueça de ouvir. Torne-se um santo
de sua própria província e sua própria consciência. Eu não faço nada com a
minha vida, exceto romantizar e decair em indecisões. A franqueza desarma a
paranoia. Eu sei muito e não o suficiente. Eu não acho que haja alguma verdade.
Existem apenas pontos de vista. Nossas cabeças são redondas para que o
pensamento possa mudar de direção. Siga seu luar interno; não esconda a loucura.
Vociferações do poeta estadunidense da geração beat Allen Ginsberg
(1926-1997). Veja mais aqui & aqui.
O VALOR DA AMIZADE - Damon e Pitias, que eram seguidores do
filósofo Pitágoras, eram dois amigos que nutriam uma amizade inabalável. Eles
viveram no século IVaC, no reino de Siracusa, cidade-estado da Sicília. Nessa
época, as distâncias em quilômetros eram contadas em dias. As dificuldades de
se locomover de um lugar para outro eram diversas. Se fosse por terra, os
obstáculos eram as pedras, espinhos e bandidos. Se fosse pelo mar, os
obstáculos seriam as tempestades e maremotos que eram constantes naquela
região. Certo dia, Dionísio, o rei de Siracusa, estava observando os discursos
que Pitias vivia fazendo em praça pública e isso o deixou irritado, pois Pitias
pregava a liberdade e a igualdade entre os homens em oposição aos regimes
tirânicos. Imediatamente o rei mandou chamar Pitias e o seu amigo Damon diante
dele. Dionísio questionou Pitias sobre seus discursos e sem muitas palavras fez
a pergunta:- Dentro das suas verdades reis poderiam exercer leis contrarias ao
bem-estar dos súditos? Então Pitias disse que os reis estariam agindo de forma
autoritária e contra o interesse do povo. Ao defender os seus ideais, Pitias
foi condenado á morte por traição e conspiração. Ele ficou triste, contudo, pediu
ao rei que o deixasse dar a noticia aos seus familiares e terminar seus deveres
domésticos em casa. O rei relutou contra esse pedido, mas Damon amigo de Pitias
disse que ficaria no seu lugar até que ele voltasse de sua terra natal, um
lugar muito distante. O rei concordou e lhe deu um prazo para voltar, caso
contrário, o seu amigo morreria no seu lugar. O tempo foi passando e todos
começaram a rir de Damon, dizendo que ele fora enganado pelo amigo. Todos já
estavam convencidos que Pitias jamais retornaria e o prazo estava se esgotando.
No dia da execução o rei ordenou que levassem Damon até sua presença para que
este fosse caçoado diante de todos antes de morrer. O rei fez pouco caso de
Damon, mas este afirmava que acreditava no amigo e no mesmo instante, as portas
do recinto se abriram e Pitias entrou. Estava extremamente abatido, ferido e
muito cansado. Ele sorriu por ter encontrado seu amigo com vida e pediu
desculpas, emocionado explicou, que seu navio naufragou durante uma tempestade
e que bandidos o haviam atacado na estrada. Apesar de todos esses contratempos
e de estar fisicamente debilitado, jamais perdera a esperança de chegar a tempo
de salvar o amigo da morte, cumprindo ele próprio a sentença determinada pelo
rei. Ao presenciar esta cena, o rei foi vencido pela beleza daquele sentimento
grandioso que se manifestava de forma comovente diante de todos, e voltou atrás
na sentença, admitindo ter cometido um erro. Era a primeira vez que ele
presenciava um grau tão elevado de amizade, lealdade e fé. O rei concedeu-lhes
a liberdade e solicitou em troca que os dois amigos lhe ensinassem a construir
uma amizade tão solida...
ATRAÇÃO
E SEDUÇÃO - A atração está dicionarizada como ação de atrair, força
que atrai, inclinação, simpatia, ou como sinônimo de distrações, divertimentos,
prazeres. Significa, no sentido de universal, o mesmo que gravitação.
No que concerne ao ser humano, a atração tem levado os
pesquisadores a se dedicarem a inúmeros estudos sobre questionamentos que vão
desde a identificação de que atividade sexual está desvinculada dareprodução no
ser humano, ou se isto ainda é um imperativo biológico que impulsiona o desejo,
bem como se sexo hoje adquiriu outras funções e papéis, que não apenas a
procriação, dentre outras. Nessa perspectiva, existem determinadas teorias que
procuram explicar e identificar um padrão de escolha de parceiros sexuais nos
seres humanos. Tudo começa com Charles Robert Darwin (1809-1882), evolucionista
que identificou a seleção natural como o processo básico da evolução das
espécies, e que foi um dos primeiros cientistas a questionar a Seleção Sexual.
Em seus estudos, descreveu a Seleção Intrasexual quando indivíduos de mesmo
sexo competem entre si pelo sexo oposto e a Seleção Intersexual , quando há
preferências de um sexo por outro, como a escolha discriminada da fêmea por um
macho mais forte e vistoso. Várias teorias surgiram tentando definir que
características seriam mais importantes para chamar atenção do outro sexo.
Algumas delas explicam que os indivíduos buscam similaridade de características,
ao contrário do que se pensava, que a busca era por parceiros com
características diferentes e opostas. Considere-se, portanto, que a partir
desses estudos, passa-se a entender que a importância relativa da percepção e
avaliação no despertar da emoção depende da natureza do estímulo, do tipo e
estado do organismo, bem como da quantidade de aprendizagem realizada. Em
seguida à percepção e avaliação de estímulo ambiental, o indivíduo pode sentir
atração ou aversão, dependendo de sua avaliação intuitiva do estímulo. Essa
sensação da tendência da ação é o que se experimenta como emoção. Assim, para
Fisher (1995:56): “Este violento distúrbio emocional que chamamos de paixão ou
atração pode começar com uma pequena molécula chamada feniletilamina, ou FEA.
Conhecida como a amina da excitação, a FEA é uma substancia existente no
cérebro que provoca as sensações de exaltação, alegria e euforia”. Mais
amiudamente isso quer dizer que é a partir do córtex, uma camada cinzenta, de
aspecto esponjoso que fica diretamente abaixo do crânio, que se processa as
funções básicas como a visão, a audição, a fala e as habilidades matemáticas e
musicais. Assim, é o córtex que integra as emoções dos pensamentos,
proporcionando que a FEA e outros neuroquímicos, tais como a norepinefrina e a
dopamina, possam atuar. Dentro das três partes básicas do cérebro conectadas
entre si estão os neurônios, ou células nervosas. A FEA fica na extremidade de
algumas células nervosas e ajuda o impulso do salto de um neurônio para outro.
Isso quer dizer, que para alguns estudiosos a pessoa se apaixona, os neurônios
do sistema límbico, o centro emocional, ficam saturados ou sensibilizados pela
FEA e ou com outros químicos cerebrais. E isso estimula o cérebro. Não é de se
estranhar que as pessoas apaixonadas possam ficar acordadas a noite inteira,
conversando e se acariciando. Também, não é de se estranhar que se tornem tão
distraídas, ausentes, otimistas, gregárias e cheias de vida (Fisher, 1995).
Tais sensações desabrocham bastando ver-se o sorriso da pessoa amada, ouvindo
sua voz, observando seu andar, recordando um momento encantador ou um
comentário inteligente, dentre outras, quando a mais leve percepção do ser
amado envia ao cérebro uma onda gigantesca de excitação, mais conhecida como o
turbilhão do delírio de Eros. É notório que milhões ou bilhões de pessoas já
tenham experimentado e continuam experimentando até hoje a tempestade
engolfante da paixão, tornando-se uma emoção equalizadora que reduzi poetas,
presidentes, acadêmicos, técnicos, enfim, todo ser humano ao mesmo estado
confuso de expectativa, esperança, agonia e beatitude. Para Sviatopolk-Mirsky
(2001), a atração constitui o primeiro passo de um processo mais longo, que
culmina com a escolha do parceiro, e é segundo a etologia composta pelo
conjunto de todos os comportamentos que favorecem aproximação entre dois
indivíduos da mesma espécie, até o contato físico ou sexual. Nessa condição
Sviatopolk-Mirsky (2001:22), observa que: “(...) segundo a perspectiva
evolucionista, os homens atraem pela exibição de seus recursos, isto é, pelas
suas características morfológicas e comportamentais, que demonstram a sua
capacidade de gerar filhos e cuidar deles e das fêmeas. As mulheres, por sua
vez, sinalizam sua fertilidade através da exibição de suas características
sexuais secundárias que se tornam mais visíveis quando estas atingem a época da
procriação”. Isso quer dizer que na reprodução dos seres humanos, o homem é
escolhido por seus recursos, enquanto a mulher o é por seus atributos de
fertilidade, fato que é comum a todos os animais. Características morfológicas
e comportamentais sinalizam estas qualidades como indicadores da aptidão
reprodutora e, portanto, são privilegiadas nas escolhas, qualidades essas que
são apuradas ou incrementadas e passadas de geração a geração
(Sviatopolk-Mirsky, 2001:22). Dessa maneira pode-se interpretar as
características sexuais secundárias do homem e da mulher como sinais de
atração. Estudiosos, assim, elegem que os sinais de atração podem ser visuais,
auditivos, táteis ou olfativos, e que várias regiões do corpo emitem sinais de
atração. Algumas dessas atrações são comuns a ambos os sexos, embora seu
significado seja diferente para homens e mulheres. Para os etólogos, segundo
Sviatopolk-Mirsky (2001), a moda, enquanto fenômeno cultural, portanto temporal
e transitório, serve à função de atração, na medida em que indica o status do
indivíduo, e faz com que seus sinais sejam mais visíveis. A constatação de que
regiões do corpo funcionam como estímulos atrativos sendo por isso chamadas
pelos biólogos de características sexuais secundárias, levam a apontar dois
questionamentos: o conceito de beleza e o valor dado aos estímulos e sinais
variam de acordo com a cultura. Dessas duas vertentes, encontra-se a resposta
de que as características sexuais secundárias não são cruciais para a
reprodução, e , portanto, a escolha de um, em detrimento de outro, pode se dar
por fatores culturais. Isto considerando que as mulheres são mais belas por um
juizo de valor feito por machos. E é previsto pela biologia evolutiva, ao supor
que, tendo a mulher um poder de atração maior, a sua escolha poderá ser feita
entre vários machos e, portanto, terá maiores chances de escolher o melhor.
Os
atrativos corporais exercem poder de atração entre os seres e podem ser
identificados como pênis grandes, barbas, seios roliços, lábios vermelhos,
contínua receptividade sexual por parte das fêmeas e outras características
atrativas, tanto femininas como masculinas, que são como a rede da sereia,
características de atração sexual que evoluíram durante milênios de seduções
(Fisher, 1995). Nesse sentido, Juberg & Jurberg (1977:76) defendem que
embora existam sinais físicos de atração específicos de cada sexo, existem
alguns sinais que são comuns aos dois sexos, entre os quais, entrepernas,
pernas, ventre e cintura, pele e olhos. Em referência às entrepernas, essa é
uma pequena região com inúmeras atividades, desde a reprodução e o prazer até a
excreção. Nesta região estão situadas as características sexuais primárias, que
são tão fortes e atrativas e que, na maioria das culturas, encontram-se
cobertas; quando a cobertura é pequena, entretanto, ela faz sobressair o
conteúdo, que é um atrativo para ambos os sexos (Juberg & Jurberg,
1977). As pernas femininas, por exemplo, exercem atração nos homens,
principalmente se forem longas, pois indicam a maturidade sexual. O salto alto
não é imposição da elegância, mas o sacrifício que as mulheres fazem para
alongar as pernas. Nos homens, as pernas musculosas indicavam a nossos
ancestrais a disposição para a caça, atividade primordial dos nossos
antepassados para garantia da subsistência da fêmea e dos filhotes. O ventre
achatado pertence aos amantes, aos jovens de ambos os sexos, enquanto o ventre
arredondado, às grávidas e aos velhos, na medida em que a idade favorece
depósitos de gordura nessa região. E a cintura mais fina tem o mesmo poder de
atração. A pele sadia indica indivíduos jovens, aptos à reprodução, daí a moda
preocupar-se tanto com a integridade da pele. Já os olhos e sobrancelhas emitem
sinais de atração. Nos olhos, as pupilas dilatam-se quando a pessoa está
interessada e excitada e, desta maneira, os olhos que brilham são mais
atraentes para ambos os sexos. As sobrancelhas, por sua vez, emitem sinais do
humor e de disposição, podendo inibir, quando cerradas, ou facilitar, quando
levantadas, a aproximação (Juberg & Jurberg, 1977). Os olhos são
responsáveis pelo flerte. E o padrão do comportamento feminino do flerte surgiu
numa experiência de Eibl-Eibesfeldt, etólogo alemão, em 1960, quando primeiro
ela sorri para seu admirador e ergue as sobrancelhas em um movimento rápido,
enquanto abre bem os olhos para olhar para ele. Depois, baixa as pálpebras,
inclina levemente a cabeça para o lado e desvia os olhos. Freqüentemente cobre
o rosto com as mãos e, enquanto o esconde, dá risadinhas nervosas (Fisher,
1995). Dessa forma, o olhar é o instrumento mais importante, vez que o contato
visual passa a surtir efeito imediato. O olhar desperta uma parte primitiva do
cérebro humano, provocando uma dentre duas emoções básicas: aceitação ou
rejeição. Esse olhar, chamado pelos etólogos de olhar de desejo, pode muito bem
estar incorporado na psique evolucionária (Fisher, 1995). Quando os olhares se
encontram, começa um outro estágio, ou fase do reconhecimento, quando, nesse
momento, qualquer um dos amantes em potencial aceita o jogo com um sorriso ou
alguma mudança corporal e o casal começa a conversar. A conversa da sedução é
caracterizada pela mudança da voz, que quase sempre fica mais alta, suave e
musical, adquirindo o mesmo tom utilizado para expressar carinho às crianças ou
para tranqüilizar as pessoas que precisam de cuidados (Fisher, 1995). Por outro
lado, os sinais femininos de atração podem ser distinguidos nos seios, nádegas
e boca. Os seios, a glândula mamária, mesmo quando não funcional, encontra-se
bem desenvolvida nas mulheres adultas, indicando ser um sinal de maturidade
sexual. Os seios desenvolvidos, independentemente da fase de amamentação,
característica específica da fêmea humana, representaria, um substituto das
nádegas femininas, que funcionavam como sinais de atração quando o homem ainda
não tinha adquirido a posição ereta e a cópula era praticada por trás. As
nádegas, um sinal de atração forte, valorizado por determinadas culturas, que
engordavam as suas mulheres para que tivessem nádegas descomunais, tidas como
ideal de beleza. Em épocas passadas as nádegas foram tão valorizadas que a moda
fazia com que sobressaíssem, aumentando-lhes o volume através de inúmeros
artifícios como anáguas e espartilhos, esses últimos servindo tanto para esse
fim quanto para afinarem a cintura. A boca emite sinais sexuais, pois
representa a mesma estrutura da vagina, com os lábios projetando-se para fora e
revestida de mucosa rosada, tecido que lhe amplia a capacidade de excitação e,
portanto, maior possibilidade erótica. Essa característica é igualmente
específica da espécie humana, pois não é encontrada nem mesmo entre os demais
primatas. A moda faz sobressair o seu valor de atração, ao sugerir cobri-la de
pigmento rosa ou vermelho, imitando os lábios vulvares.
Já os sinais masculinos de atração, segundo
Juberg & Jurberg (1977), podem ser identificados nos ombros largos, no
maxilar e na mandíbula. Os ombros largos indicam a força e juventude do homem,
sinalizando-o como um melhor provedor das necessidades das fêmeas e das crias.
Os homens também utilizam táticas de flerte similares àquelas encontradas em
outras espécies. Por exemplo, ele estufa o peito (Fisher, 1995). O maxilar e
mandibula, mais desenvolvidos nos machos humanos do que nas fêmeas, indicando
uma postura de agressão. Talvez os nossos antepassados mais longínquos os
usassem na defesa e antes de dominarem os instrumentos.
A essa altura é preciso entender que as
pessoas começaram a discutir a atração provavelmente há mais de um milhão de
anos, enquanto paravam à beira dos rios da África para descansar e observar o
céu., e que para a sua sobrevivência como espécie foi necessário ao longo do
processo evolutivo, que homens e mulheres conseguissem um certo equilíbrio
estável em suas estratégias de busca de parceiros. Essas estratégias podem ser
de longo prazo e de curto prazo, ambas viáveis para os dois sexos. No entanto,
sempre a escolha feminina é em muito maior grau determinada por estratégias de
longo prazo que favoreçam a manutenção do macho escolhido o maior tempo
possível ao seu lado, já que seu maior investimento parental e responsabilidade
na criação da prole favorecem esse tipo de estratégia. Para os machos, tanto
por seu pequeno investimento parental inicial, como pela infinidade de células
reprodutivas que produz ao longo da vida, a estratégia que favorece o curto
prazo se mostra muito interessante como forma de maximizar seus ganhos
reprodutivos na guerra dos sexos (Sviatopolk-Mirsky, 2001). Apreende-se,
portanto, que uma série de estímulos oriundos dos sentidos olfativos, visuais,
de tácteis à fantasia sexual, desencadeia a resposta sexual com todas as
alterações fisiológicas normais no corpo. Esses estímulos vão ao cérebro, que
os verifica, os controla, os relaciona e através da medula espinhal dá livre
acesso à resposta definitiva, ou seja, a ereção, a lubrificação vaginal, dentre
outros. O sistema medular tem autonomia no que se refere aos estímulos genitais
diretos , ou seja, os tácteis e, como todo ato reflexo, responde quase
automaticamente, embora o cérebro possa incrementar ou inibir esta resposta.
Vários segmentos da medula espinhal controlam a ereção do pênis e clitóris, a lubrificação
vaginal, a ejaculação e parte do orgasmo feminino. Indubitavelmente, há uma
relação importante entre a química, a atração e o desejo sexuais. Isso quer
dizer que algumas substâncias químicas, os hormônios e os neurotransmissores,
são produzidas pelo nosso corpo em resposta aos próprios impulsos internos e a
estímulos ambientais. Detalhadamente percebe-se, portanto, que os hormônios
sexuais são agentes químicos secretados pelos testículos e ovários, em conjunto
com a supra-renal, e que são encaminhados ao cérebro onde são recebidos por
receptores específicos para influir na capacidade de reprodução e no impulso
sexual. Andrógenos, ou seja testosterona, a estrógenos e a progesterona são os
principais hormônios ligados às mudanças nos nossos corpos na puberdade e pelas
respostas sexuais. Os fatores genéticos e a produção de hormônios têm um papel
determinante na morfologia sexual, ou seja, nas características físicas dos
homens e das mulheres e dão um grande número de diferenças anatômicas, fisiológicas
e bioquímicas entre eles.
A identidade do gênero, homem ou mulher, a
orientação e as preferências sexuais estão muito condicionadas pelo ambiente
sociocultural. É preciso, então, entender que a testosterona é o andrógeno ou
hormônio sexual masculino mais importante, e que é secretado pelos testículos
que produzem e mantém os caracteres sexuais secundários, tais como o
crescimento e desenvolvimento do pênis, escroto e testículos, barba e pêlos
púbicos, alterações nas cordas vocais. Seu nível sanguíneo influi no aumento ou
queda da libido e do interesse sexual. Os neurotransmissores, que são
substâncias que interligam os neurônios cerebrais, cumprem uma função
indispensável na ativação do impulso sexual, como por exemplo, quando as
carícias e beijos levam a lubrificação vaginal e à ereção peniana. Com isso,
encontra-se uma outra teoria, a dos pesquisadores Buss e Schmitt (apud
Sviatopolk-Mirsky, 2001), que propuseram a Teoria das Estratégias Sexuais.
Nela, relatam dados empíricos de uma extensa pesquisa realizada em vários
países do mundo. Acreditam eles que a escolha de parceiros pode ser feita de
duas formas diferentes ou até mesmo, associadas. Descrevem a estratégia de
curto prazo e a de longo prazo. Ambas se baseiam no imperativo biológico, ou
seja, as escolhas e preferências de parceiros sexuais ainda são influenciadas
pela busca de melhores genes para nossos futuros filhos. Por exemplo, os homens
buscam mulheres jovens e atraentes, pois detectam na juventude a possibilidade
ainda de gerar muitos filhos, e na atratividade, a saúde do corpo para
enfrentar a gravidez e suas repercussões.
Já a mulher buscaria um parceiro com
dispositivos internos de força, poder e capacidade de proteção para ela e sua
prole. Acreditam que o homem tem uma tendência a seguir a estratégia de curta
duração, pois é a menos onerosa para ele. Busca quantidade para tentar produzir
maior número de filhos. Sua contribuição para a procriação é somente seu
esperma e uma boa vontade. Enquanto que para a mulher, há maior tendência de
buscar a estratégia de longa duração, pois seu investimento é muito custoso:
nove meses de gestação, alguns outros de amamentação e vários anos de cuidados
com seus bebês. Os filhotes humanos são extremamente dependentes de seus
genitores para cuidados de higiene, alimentação e desenvolvimento. Isso quer
dizer que para a mulher, a seleção é de extrema importância. Deve saber
preferir e discriminar o macho de maior valor genético, com mais força
muscular, mais inteligência, por exemplo, para não perder tempo em
investimentos que lhe serão custosos e de pouco retorno.
Algumas pesquisas no Brasil revelam que as
mães que têm muitos filhos e que são muito pobres investem mais naqueles que
podem sobreviver e que apresentam melhores características, deixando de lado os
filhos mais fracos. Vendo desse ponto de vista, é realmente assustadora a
similaridade com os animais. Mas os machos da espécie cuidam de seus filhotes e
seguem a estratégia de longo prazo também, inclusive com mulheres
pós-menopáusicas. E as fêmeas humanas também buscam relacionamentos de curto
prazo. Todavia, é importante que se tenha em mente que, apesar de o gênero
humano ser uma continuidade da natureza, possui características únicas
comparando-se as espécies, e que ainda está em evolução. Entender como se
processa a seleção sexual e entender a sabedoria da evolução natural, talvez
renda a compreensão do caminho a ser seguido pela espécie humana. Com tal
aprendizado, passa-se, então, a entender que a sexualidade feminina, com zonas
erógenas mais difusas e um ritmo mais lento, é diferente da do homem. O prazer
feminino também não se manifesta de forma não evidente quanto o masculino. Um
parceiro mais experiente e atento é capaz de perceber as alterações que
acontecem no corpo da mulher durante o ato sexual: as contrações da vagina,
casa vez mais freqüentes e enérgicas, e da própria região do abdome, visíveis
até externamente a medida que o orgasmo se aproxima. Na verdade o sexo provoca
grandes transformações tanto no homem quanto na mulher. Na fase preliminar da
excitação, observa-se a elevação da pressão arterial e uma aceleração do ritmo
dos batimentos cardíacos, acompanhada por contrações musculares invonlutárias.
A complexa rede vascular do aparelho genital passa a receber um grande fluxo
sanguíneo. Contudo, a primeira resposta feminina ao excitamento é a liberação
de um fluido lubrificante pelas paredes vaginais. O útero também apresenta
movimentos involuntários, contrações rítmicas, sincronizadas com aquelas
produzidas pelos genitais externos. Com o aumento da tensão, há uma intensa
atividade secretora das glândulas, aparecendo nas paredes do canal vaginal
algumas gotas de muco. Este mecanismo de lubrificação das paredes vaginais
prepara a vagina para a relação sexual. Já a motivação sexual do homem é maior
quando a mulher está ovulando. Nesta fase, a "mensagem" enviada pelo
corpo da mulher é olfativa e as substâncias responsáveis são certos ácidos
graxos presentes nas secreções vaginais. A pele também reage aos estímulos, por
meio da secreção sudorífera, que contribui para a ação das mesmas substâncias
que são denominadas feromônios. Estas desempenham um papel fundamental na
atração sexual e na própria relação. Assim, deve-se prestar atenção a todos os
odores antes, durante e depois do amor, pois são muito estimulantes. A mulher
demora mais para se excitar do que o homem. No universo feminino, a fase de
excitação, essencialmente de carícias, pode durar minutos ou horas. Mas em
compensação, ela ainda se mantém excitada quando o homem já está na fase de
relaxamento, ou seja, logo após a ejaculação. Por isso, os parceiros devem
tentar coordenar seus ritmos neste estágio final. Para a mulher os jogos
amorosos, os carinhos que precedem o ato sexual são a fase mais importante. A
duração das carícias e seu grau de intensidade também têm grande influencia. Se
o parceiro demora tempo de menos ou de mais num só local, ou volta a ele com
muita insistência ou muita força, como no caso do clitóris, um dos pontos mais
sensíveis do corpo feminino, o prazer pode se transformar em desconforto.
Por outro lado, o acasalamento pode se dar de
diferentes formas: na Poligamia, o homem tem múltiplas esposas, na Poliandria,
as mulheres tem múltiplos maridos. A Endogamia ocorre quando parentes próximos
se acasalam e na Exogamia, evita-se acasalamento entre parentes. O acasalamento
é um fenômeno básico, mas complexo, no qual intervém muitas partes do sistema
nervoso. O ato sexual mesmo é composto de uma série de reflexos que se integram
nos centros nervosos. No homem as funções sexuais se tornaram grandemente
encefalizadas e condicionadas por fatores sociais e psíquicos. Alguns
pesquisadores dizem que a persistência das relações sexuais no homem se deve à
secreção contínua de estrógenos e andrógenos pelo córtex adrenal, mas é mais
certo dizer que se deva ao maior grau de encefalização das funções sexuais e a
relativa emancipação do controle institintivo e hormonal. Entretanto, o
tratamento com hormônios sexuais aumenta o interesse e o impulso sexuais
(Bolsanello, 1979). Nesse sentido, revela Bolsanello (1979:72) que
"(...) As mulheres em geral levam até trinta minutos para chegar ao
orgasmo, enquanto os homens, podem, com freqüência, alcançá-lo em dois ou três
minutos".
Já alguns observadores chegam a formular a idéia
de que as mulheres podem ser sexualmente anestesiadas desde a infância, pelas
atitudes da sociedade. Outros asseguram que as moças, mesmo agora, reprimem
seus sentimentos sexuais para poderem adaptar-se à imagem geralmente aceita de
comportamento feminino apropriado. Isso às vezes torna impossível para elas
sentirem seja o que for em relação ao sexo. O condicionamento cultural, também,
aparentemente, é o causador da reputação do homem como um operador rápido. Já
foi dito que isso acontece como resultado dos meninos treinarem para alcançar o
clímax o mais depressa possível, durante as primeiras masturbações, a fim de
serem descobertos pelos pais. Muitos homens também tiveram suas primeiras
experiências sexuais com prostitutas, e por razões óbvias, encorajam seus
clientes a completarem seus negócios no menor tempo possível. Na teoria, parece
que a grande disparidade na rapidez da reação sexual faria ser virtualmente
impossível uma relação satisfatória, quando, na realidade, porém, um casal
depressa aprende a acomodar-se um ao outro, pelo esforço e pela prática
(Bolsanello, 1979). Sob o manto da atração, quando os corpos se aproximam e a
excitação é o estágio inicial do preparo. Nesse estágio, ocorrerá que, no corpo
da mulher, se processarão reações, como a dos mamilos que ficarão eretos e
aumentarão de tamanho. Os seios incharão e ficarão maiores. Os lábios externos,
na abertura vaginal, irão esticar-se para fora e achatar-se. Os lábios internos
se expandirão, abrindo caminho para a subseqüente penetração. A excitação além
de dar prazer, desempenha um real papel no preparo do corpo para o ato sexual.
Um fenômeno de transpiração acontece nas paredes da vagina. Estas gotas formam
uma camada suave, permitindo ao pênis deslizar mais facilmente. O clitóris pode
aumentar (Bolsanello, 1979). No homem, o pênis fica ereto, pela dilatação das
artérias do seu interior. O cumprimento de sangue entra e enche pequeno
reservatórios. Pequenas válvulas neste órgão fecham-se automaticamente,
evitando o escapamento do sangue e forçando o pênis a permanecer em estado de
ereção. Esta é uma ação tão reflexa que pode acontecer com um homem adormecido,
sob anestesia, ou mesmo até quando paralítico. O escroto se contrai e os
testículos se elevam (Bolsanello, 1979). No Kama Sutra há toda uma explicação
prática, com rituais e ensinamentos na arte da sedução, que está sempre
presente na relação de um casal. Os praticantes do Kama Sutra têm como primeira
preocupação agradar à mulher em todas as áreas de convivência, principalmente
sexual, a despeito de ela estar condicionada a posturas submissas. Nesse
período de excitação, os corpos atraídos buscarão carícias que são os contatos
de corpo com corpo, de efeito agradável. Manifesta-se por um afago, por um
abraço, por um aperto de mãos, por um entrelaçamento, dentre outras, embora a
carícia não seja sempre de natureza sexual, acompanhando-se invariavelmente,
quando sincera, de um sentimento afetuoso, de amizade, de simpatia, de ternura,
de carinho, de amor.
A carícia é um ato relacionado com o
instinto. O instinto sexual faz agradáveis os afagos, os atos de carinho e
ternura que antecedem a posse carnal. Eles vão se tornando mais ardentes, com o
crescer da excitação e tendem a se aproximar das partes do corpo sexualmente
mais excitantes. As carícias vão desde o beijo facial, do pescoço e ombro, até
desejo de se despirem, desnudando-se um ao outro. Haverá toques corporais que
proporcionará além dos beijos, lambidas e sugadas na pele, nos seios, no ventre
e até na região genital, seja no contato bucal na região genital, feita pelo
homem, ou seja, cunilíngua; ou pela mulher, felação, ou mesmo uma estimulação
simultânea buço-genital, todas, enfim, formas de preparo que dá maior prazer a
ambos. O segundo estágio da relação sexual é o estágio do auge. O clímax da
excitação sexual e consequentemente a satisfação pelo orgasmo. Nesse estágio é
que se destaca na mulher, que o clitóris afastar-se-á da vagina. A vagina vai
dilatar-se, seu terço externo inchará, ficará distendido e formará o que se
conhece como plataforma orgásmica, estando pronta para o clímax. Nesse período
o homem está experimentando tensões e espasmos musculares semelhantes. Suas
batidas cardíacas, número de inspirações e pressão sanguînea aumentarão. Todas
as alterações corporais do estágio do auge estão agora no ponto máximo. No
momento do orgasmo, a mulher sente uma sensação de suspensão, seguida de
imediato por uma onda de intenso e sensual alerta, centralizando-se no clitóris
e irradiando-se pelve acima. O sentimento pode variar desde um nível suave até
o de um choque. Um embotamento de sensações acontece noutras partes do corpo
(Bolsanello, 1979). Para Master & Johnson (1976:145) a experiência
orgástica feminina é uma intensa experiência psicofisiológica, derivada de uma base
biológica inerente à natureza humana. Ou seja: “(...) o orgasmo feminino é uma
experiência psicofisiológica que ocorre e é obtido sob um contexto de
influência psicossocial. Fisiologicamente é um rápido episódio de descarga
física de incremento vasocongestivo e miotônico desenvolvido em resposta aos
estímulos sexuais. O ciclo da respostas sexuais com o orgasmo como último ponto
em progressão, desenvolve-se a partir de origem biológica profundamente
integrada na condição da existência humana”. Um segundo ponto de vista, é o
mais radical, e defende a idéia de que o orgasmo é normal ou pelo menos comum
entre fêmeas de mamíferos, e que em verdade a sua ocorrência, fato
relativamente comum nas mulheres modernas é que necessitaria de explicações. A
capacidade orgástica e até multiorgástica feminina seria o resultado de um
período muito antigo, localizado em um tempo anterior ao conhecimento humano da
agricultura, no qual o impulso sexual feminino era muito poderoso e as relações
sexuais extremamente lascivas e carregadas de um erotismo agressivo. Ao
contrário do orgasmo masculino que normalmente ocorre no relacionamento sexual
com notável regularidade, o orgasmo feminino por não possuir essa
característica tem sido muito estudado seja na freqüência de sua ocorrência em
grupos de mulheres, seja em relação ao detalhes anatômicos principais
responsáveis por sua manifestação. Durante o orgasmo masculino, os músculos
pélvicos contrair-se-ão de forma a literalmente arremessar o pênis para o fundo
da vagina. Um arqueamento involuntário das costas movimentará todo o corpo dele
para a frente. Na hora da ejaculação, alguns homens perdem momentaneamente a
consciência. O líquido seminal é bombeado através do pênis, em aproximadamente
seis jatos ou espasmos separados, e saem sob total pressão (Bolsanello, 1979).
No campo da masturbação, a mulher começa
usando a mão. Algumas esfregam toda a região pubiana com as costas da mão.
Outras usam pressão para cima e para baixo. Algumas exploram a região dentro da
vagina, em torno dos lábios e útero, e, finalmente concentram-se em esfregar um
dos lados da saliência clitoral, até o orgasmo. No caso das lésbicas, estas
preferem as mulheres não por poderem ter uma boa relação sexual orgásmica com
homens, e sim porque se dão melhor com mulheres, compreendendo-as e
apaixonando-se por elas com maior facilidade. E apaixonar-se é realmente a
expressão correta para se usar, ao descrever-se muitos relacionamentos entre
lésbicas. Uma ligação entre mulheres pode ser afetuosa e cálida, duradoura com
as companheiras vivendo juntas por muitos anos (Bolsanello, 1979). Nas mulheres
o período de máximo ardor sexual tende a ocorrer perto da menstruação, mas,
principalmente nos povos civilizados, o ardor sexual é mais dilatado
(Bolsanello, 1979).Há que se entender, afinal, que desde as idéias do
neurologista Sigmund Freud (1856-1939) que o assunto envolvendo a sexualidade,
deixam muita gente chocada ainda hoje, mais de sessenta anos depois da sua
morte. Como fundador da psicanálise, Freud instalou a sexualidade no centro da
alma humana e, segundo ele, toda a existência é guiada pelo desejo sexual, a
libido, que se manifesta desde os primeiros anos de idade e não só na
puberdade, como se imaginava no final do séc. XIX. Todos os distúrbios mentais,
teriam de acordo com essa teoria, uma origem comum - os traumas sexuais
ocorridos durante a infância. Aplicando suas descobertas ao estudo da
sociedade, Freud concluiu que as civilizações só existem graças á repressão do
instituto sexual. Livre de qualquer amarra, a libido induz os indivíduos à
violência descontrolada e inviabiliza os vínculos sociais. Enquanto isso, Jung
(1980), defendia que cada homem leva consigo a imagem de uma mulher, cada
mulher leva consigo a imagem de um homem. É uma bissexualidade psíquica.
A bissexualidade explica os mais diversos
comportamentos internos e externos do homem quanto da mulher. O animus e anima
são formadores estruturantes de arquétipos de homens e mulheres que se
interrelacionam entre a consicência individual e a consciência coletiva
(Cherman, 1982). Disso, vê-se que a preocupação com a sexualidade, notadamente
os comportamentos humanos de atração sexual, carecem de ser melhor observados
nas salas de aula, uma vez que colocam em pratos limpos, sem preconceitos nem
tabus, a natureza humana como um todo. Veja mais aqui.
REFERÊNCIAS
BOLSANELLO, Aurélio. Enciclopédia pedagógica
de educação sexual. Curitiba: Educacional Brasileira, 1979
CHERMAN, Shiva. Sexo e afeto: o grande
desafio. Rio de Janeiro: Topbooks, 1982
FISHER, Helen. Anatomia do amor: a história
natural da monogamia, do adultério e do divórcio. Rio de janeiro: Eureka, 1995
GUTIÉRREZ, Rachel. O amor sublime e os
perigos da paixão. In: Feminino & masculino no imaginário de diferentes
épocas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998
JUNG, C. G. Psicologia do inconsciente.
Petrópolis: Vozes, 1980
JURBERG, Marise & JURBERG, Pedro.
Sexologia comparada e etologia. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1977
_______. Curso de etologia e sexologia
comparada. São Paulo: SBPC, 1996
KNOX, Edward. Enciclopédia atual do sexo. Rio
de Janeiro: Fase, sd
MASTER, W. & JOHNSON, V. A conduta
sexual humana. Rio de Janiero: Civilização Brasileira, 1976
RYAN, Mary & RYAN, John. Amor e sexo.
São Paulo; Paulinas, 1976
SVIATOPOLK-MIRSKY, Victor de Vasconcellos.
Evolução e sexualidade. Monografia de especialização. Rio de Janeiro:
Universidade Gama Filho, 2001
THIRÉ, Fernando. A psicologia sem mistérios.
Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1979
VATSYAYANA. Kama sutra: código do amor hindu.
Rio de Janeiro: Skorpios, s/d.
WATTS, Alan. O homem, a mulher e a natureza.
Rio de Janeiro: Record, 1958.
VEJA
MAIS
Aurora – uma canção, Friedrich Nietzsche, Viktor Frankl, Hermeto
Pascoal, Alfred Adler, Zaratustra, Gregory Corso, Tennessee William, Pedro
Almodóvar, Gaston Guedy & Penélope Cruz aqui.
Riacho Salgadinho, Pablo Neruda, Dee Brown, Nelson
Rodrigues, Tatiana Parra, Direito ambiental, Philippe de Broca, Jean-François
Millet, Françoise Dorléac & Harvey Kurtzman aqui.
AS PREVISÕES DO DORO:
CAPRICÔRNIO (22 de dezembro – 21 de janeiro). -RECADO ANTECIPADO – você, minha amiga, que é prudente, determinada, paciente, materialista, persistente, tímida, determinada, realista, disciplinada que é de terra, mnantenha sempre a virtude da paciência, da pureza das intenções e da capacidade de suportar as tarefas pesadas com lealdade e honestidade. Lembre-se que você é representada como aquela que tem a cabeça da cabra grega Almatéia que amamentou sempre Zeus – devoradora de tudo que lhe cai pela frente - e um rabo de sereia sensual, dando a idéia de que você é, como na cultura teutônica, é o simbolo da fertilidade – principalmente se for quartuda, coxuda e reboculosa. A sua sorte está na corcucópia, quer dizer: o quengo não só feito para levar gaia, viu? Pois é dela que surge todas as riquezas do universo. Por isso, minha linda, você tanto pode ser uma adorável loucona como Rita Lee, intelectualizada e aberta Simone de Beauvoir, ou Spice Girl feito a Melanie C, surreal como uma obra de Federico Fellini, divertida como uma Moliére, camaleônica como uma David Bowie, doidona inveterada como uma Oswald de Andrade, trágica como uma Edgar Allan Poe, mexedora como uma Elvis Presley, santificada como uma Jesus Cristo e mordaz como uma Stanislaw Ponte Preta. Por isso reze sempre pro santo protetor é São Lázaro. E também para o seu orixá que é Omulu e pro pro Senhor dos Ventos, principalmente sempre que as dificuldades apertarem, pois eles salvarão sua pele em qualquer circunstância da vida. Reze sempre o salmo 105 pro arcanjo Cassiel com 1 vela violeta, 1 incenso jasmin, 1 ametista e de joelhos em cima de pedrinhas miúdas, todo domingo, isso irá proteger você de qualquer fatalidade.
AMOR - Como você é em tudo muito dedicada e carinhosa, se solte mais na paixão e abuse do preto – roupas, maquiagens, coisas bem dark mesmo, isso dará um ar bem fatal procê – especialmente para conquistar seu príncipe encantado. Do contrário só vai encarar marciano, ets, abusão e zumbis. Quer? Então use do seu carisma e um Rolivânio ou Penisvaldo maravilhoso surgirá do nada. Para isso tome 1 banho-de-cheiro para descarregar suas neuras toda lua minguante que é a fase lunar que favorece suas tacadas e sacações sexuais. Esse banho tem que ter arruda branco, 1 cravo branco, 1 papoula, 1 folha de eucalipto, pinheiro, aroeira, um gomo de cana-de-açúcar e, também, uma pitada de seu cuspe e mijo, rezando pra São Lázaro que é seu protetor. Esse banho vai fazer você surpreender na cama – coisa que você é eximia oral, vaginal e analmente -, satisfazendo o seu parceiro e afastando de vez todas as concorrentes e rivais. Um lembrete: quando tiver tudo em paz, não vá dar uma de casal neura. Saiba sempre estar disponível e tarada, sempre derretida com todo vigor e sensualidade para satisfazer todas as fantasias do seu pintudo amado.
Imagem: Bachus et Ariane, de Agostino Carracci. -TRABALHO - Como você é muito responsável e conservadora, além de muito dedicada ao trabalho e por demais batalhadora, fique ligada e mantenha a cautela. Acontece que a macacada toda está virando para sua banda. Algumas pessoas não vão com sua cara no seu emprego, evite confrontos e qualquer rota de colisão. Tenha sempre 1 pé-de-cabra para abrir essas maledicências. E também traga sempre na volsa 1 pé de coelho, 1 trevo de 8 pontas, 1 ferradura e, também, 2 capsulanas recheadas com bosta do Jauaraicica. Assim você terá sempre sucesso e ninguém ousará mexer os pausinhos contra você.
SAÚDE – Tenha sempre cuidado com sua alimentação. Não coma sabão pensando que é queijo, viu? Providência: exercícios. Pule academia, faça gisnática, brinque de bola de gude e desfrute do ar livre sempre que puder, nunca deixando os quilos dá-la por uma trambolho insaciável. Livre-se de tudo que possa levá-la para a barangagem. Nunca engula o catarro, cuspa sempre num lugar que não provoque problemas ambientais, viu? Faça isso e goze duma saúde inabalável. E relaxe. E reze sempre a oração da Cabra-Preta, meia-noite das sextas-feiras, completamente nua numa encruzilhada.
VIDA - Não encare a vida com muita rigidez, nem fique procurando acertar no certo ou errado, vá de intuição e tudo vai sair a contento. Saiba esperar, mas espere sentada. Quando estiver em apuros, fique atenta para uma situação: toda vez que uma coruja passar voando, não pense que ela está rasgando mortalha, reze por ela e terá tudo do bom e do melhor na vida. Ela é a sua fada-madrinha. Lembre-se de não votar nos tucanos que ficaram 10 anos no poder e só fizeram merda. Vote consciente. E acerte dessa vez, viu? Lute pelo que quer e Marte regerá seu paraíso astral. Por isso, um bônus: mantenha 1 vaso na parte leste do seu quarto com 1 planta de urtiga ornada com 1 pedra ônix, 1 quartzo fumê, 1 fita de cetim azul, 1 estrela-do-mar, 10 tolotinhos miudinhos de sua própria bosta e agoe todo dia com água misturada com seu próprio mijo. Isso trará muita coisa favorável, inclusive sorte. Por isso seu número da sorte, um bocado: tasque sempre uma fezinha no 06, 08, 26, 42, 53,71 e quando ficar rica deixe 50% para mim, viu? Agradeça sempre ao seu santo protetor e mande ver. E mais: é condição sine qua non fazer a simpatia da virada do ano e, também é compulsoriamente exigido que vote em mim, viu? Se não fizer isso uma desgraça vai cair sobre você até as suas 5 próximas reencarnações. Assinado, Doro.
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