Imagem: Marinha com Sol e Palmeiras, do artista
plástico, ilustrador, pintor e escultor autodidata Aldemir Martins (1922-2006).
Curtindo o álbum Witt: Orchestral Works (MD&G
Records, 2005), do compositor e violoncelista alemão Fridrich Witt (1770-1836), Hamberger
Symphoniker, conductor Johannes Moesus, performer solista Susanne Barner, flauta.
BRINCARTE DO NITOLINO– Hoje é dia do programa Brincarte do
Nitolino para as crianças de todas as idades, a partir das 10hs (no horário de
verão), no blog do Projeto MCLAM e com apresentação de Ísis Corrêa Naves. Na programação sempre especial também tem
atrações especiais chamando a meninada com Olavo Bilac, Turma da Mônica, Turminha do Tio Marcelo, Bananas de Pijamas, A turma do
Seu Lobato, Paulo Zola & Francis Monteiro, Bob Zoom, Angelina Ballerina, Galinha
Pintadinha, The Smurfs, Patati & Patatá, Moranguinho & muito mais No reino encantado de
todas as coisas. No blog, muitas dicas de Educação, Psicologia, Direito das
Crianças e Adolescentes, Teatro, Música e Literatura infantil, com destaque pro
Brincar da Criança e as historias em quadrinhos dos Aventureiros do Una. Para conferir ao vivo e online clique aqui
ou aqui.
ENCONTRO, TRANSCEDÊNCIA
& ESPIRITUALIDADE –
No livro Holismo, ecologia e
espiritualidade: caminhos de uma gestalt plena (Summus, 2009), do psicólogo
e professor Jorge Ponciano Ribeiro,
destaco o trecho Contato, transcendência e espiritualidade: Somos essencialmente seres de relação e isso
é uma propriedade construtiva da pessoa humana. estamos no mundo, somos do
mundo e, entretanto, nos relacionamos com ele como se fossemos duas realidades
distintas, embora, por natureza, intradinamicamente interligadas. Mundo e
pessoa não podem ser pensados isoladamente. Um é função do outro. Mundo/pessoa
se constituem em um imenso campo unificado de forças. Assim como as árvores são
filhas da terra, o homem é filho da terra e é por ela constituído no universo.
Não se trata de uma opção, é assim. E o que o diferencia de uma árvore é o modo
como ele se encontra com uma realidade cósmica mais ampla do que ele e o que o
constitui. Somos do mundo, pertencemos a ele, assim como os mares e as
estrelas. [...] O encontro é uma
conditio sine qua non para que o contato aconteça. Assim, todo contato supõe
encontro, cuidado e presença, embora nem todo encontro se transforme,
necessariamente, num verdadeiro contato. O contato é o instrumento pelo qual
duas realidades diferentes mergulham uma na outra à procura do que de igual
elas possuem, e por meio do qual elas podem se encontrar. [...] Somos feitos para essa caminhada, esse é o
nosso destino, caminhar por mil partes, por mil detalhes, até constituirmos a
totalidade que nos é possível, restando-nos um infinito caminho a ser
percorrido à busca de um significado total. [...]. Veja mais aqui, aqui e
aqui. 
DRÁCULA - O romance Drácula (Zahar, 2010), do escritor irlandês Bram Stocker (1847-1912), é uma das mais famosas e horripilantes
histórias de terror de todos os tempos, baseado no folclore da Transilvania, do
personagem real Vlad, que vive num castelo desolado nas sombrias florestas do
lugar, no qual um jovem inglês é mantido em cativeiro, à espera de um destino
terrível. Longe dele, sua noiva bela e jovem é atacada por uma doença
misteriosa que parece extrair o sangue de suas veias. Por trás de tudo, a força
sinistra que ameaça suas vidas: Conde Drácula, o vampiro vindo do fundo dos
séculos. Da obra destaco o trecho inicial O diário de Jonathan Harker: 3 de maio, Bistritz. Parti de Munique às
20h35 da noite, chegando a Viena na manhã seguinte. A chegada estava prevista
para as 6h45 da manhã. O nosso trem, porém, se atrasara em uma hora. Pelo que
pude apreciar ainda do trem, através do clarão de suas luzes, e de uma breve
caminhada pelas ruas, Budapeste pareceu-me uma cidade realmente maravilhosa.
Não obstante, limitei-me a uma rápida excursão em torno da estação ferroviária,
pois, em virtude do atraso, devíamos partir o mais cedo possível. Tive então a
impressão de que o Ocidente ficara para trás e que agora entrávamos no Oriente.
A mais ocidental das portentosas pontes que cruzam o Danúbio, cujo leito aqui
nos impressiona por sua amplitude e profundidade, põe-nos inopinadamente em
contato com as tradições do mundo turco. Deixamos Budapeste com a desejada
pontualidade e, já ao anoitecer, atingimos Klausenburgo. Aqui fiz uma pausa e
pernoitei no hotel Royale. À guisa de jantar ou, antes, de uma ceia,
serviram-me um frango condimentado com uma espécie de pimenta vermelha, prato
bastante saboroso, o qual, entretanto, me deixou com muita sede. (Lembrete:
obter uma receita para Mina.) Indaguei do garçom e ele me disse que se tratava
de paprika hendl, preciosidade da culinária nacional que poderia ser saboreada
ao longo de toda a rota dos Cárpatos. Começava eu então a avaliar a verdadeira
utilidade local dos arremedos de alemão que, às vezes, conseguia articular. E,
efetivamente, não saberei jamais como teria prosseguido se não fosse capaz de
apelar para semelhante ginástica linguística. Dispondo de algum tempo livre
durante minha permanência em Londres ali frequentei o Museu Britânico,
consultando livros e mapas geográficos na biblioteca, a fim de recolher dados
sobre a Transilvânia. Eu estava convencido de que um certo conhecimento prévio
a respeito daquela região dificilmente deixaria de ser válido para estabelecer
mais sólidas relações com um nobre do mesmo país. Verifiquei então que o
distrito por ele citado se achava localizado no extremo oriental do território,
precisamente na faixa limítrofe de três Estados: Transilvânia, Moldávia e
Bukovina, no centro da cadeia dos Cárpatos, um dos mais selvagens e
desconhecidos sítios da Europa. Em nenhuma das muitas obras e mapas consultados
me foi possível estabelecer a exata localização do Castelo de Drácula,
porquanto ainda não existem cartas geográficas da área em causa, comparáveis às
que são editadas pelo nosso Serviço Geodésico oficial. Descobri, porém, que
Bistritz, a vila postal indicada pelo Conde Drácula, corresponde a uma
localidade razoavelmente bem conhecida. Incluirei aqui algumas de minhas
anotações, pois as mesmas servirão para ativar minha memória quando relatar
esta viagem ao voltar para junto de Mina. [...]. A obra foi adaptada para o
cinema com o título Dracula ou Bram Stoker's Dracula (Drácula de Bram Stoker – o amor que
nunca morre, 1992), dirigido pelo renomado diretor Francis Ford Coppola, num dos mais belíssimos filmes de terror já
visto. Veja mais aqui. 
A AVENTURA DO TEATRO – No livro Aventura do teatro (José Olympio, 1988), da escritora e dramaturga Maria
Clara Machado (1921-2001), fundadora da escola de teatro O Tablado, encontro
textos da autora que dialogam com a arte e com seus leitores: Outro dia me perguntaram: - De onde é que
você tira estas histórias que escreve? Respondi: - Tiro da minha cabeça. –
Então é só tirar a ideia da cabeça e pronto? – Pronto, nada, disse eu, aí é que
a coisa começa a ficar difícil. Primeiro, a gente tem que aprender a escrever
bem o português. Depois, temos que botar a ideia nas frases. Estas têm que ser
entendidas por todo mundo. – Então, todo mundo que tem ideias pode escrever
histórias? – Bem, disse, poder pode, mas é preciso que tenha outras coisas,
além disso. Por exemplo, é preciso saber botar a história no estilo ou jeito
(cada escritor tem o seu) que os outros gostem e compreendam. Em seguida, é
preciso transformar a ideia em história, escrita ou representada. – E isto é
difícil? – É trabalhoso. A gente tem que suar um pouco. Um escritor famoso
americano disse uma vez que para se escrever era preciso 100 por cento de talento
e 100 por cento de suor. Ele quis dizer com isso que não era só talento, isto
é, a ideia na cabeça, que fazia um bom escritor, mas que também era preciso uma
dose muito grande de esforço. Como vocês veem, tudo o que é bom para se
realizar exige muito trabalho e dedicação, até mesmo botar no papel uma boa
ideia. Veja mais aqui, aqui e aqui. 
REQUIEM FOR A DREAM – O drama Requiem for a dream (Réquiem para um sonho, 2000), dirigido por
Darren Aronofsky, é adaptado do livro homônimo do escritor Hubert Selby Jr
(1928-2004), descrevendo diversas formas de vícios e conduzindo os personagens
ao aprisionamento em um mundo ideal, que é então tomado e devastado pela realidade.
O filme se desenvolve por três estações do ano das vidas de mãe e filho, em que
cada um dos personagens terminará destruído pelo vício e pelo delírio. O
diretor utiliza montagens de cenas extremamente curtas durante o filme, bem
como de recursos usados na divisão da tela e anáfora cinematográfica, que
consiste na repetição de cenas, para dar ênfase. As cenas intensas do filme são
alternadas rapidamente, e acompanhadas por uma trilha sonora que cresce em
intensidade. Após o clímax, há uma breve serenidade até o final retratando
quatro vidas devastadas. O destaque é para a premiadíssima atriz estadunidense Ellen
Burstyn. Veja mais aqui.
IMAGEM DO DIA
A arte da fotógrafa e repórter suíça
radicada no Brasil, Claudia Andujar.
Veja mais no MCLAM: Hoje é dia do
programa Domingo Romântico, a partir
do meio dia (horário de verão), com a reprise de toda programação da semana e apresentação
sempre especial e apaixonante de Meimei
Corrêa. Em seguida, o
programa Mix MCLAM, com Verney Filho
e na madrugada Hot Night, uma
programação toda especial para os ouvintes amantes. Para conferir online acesse
aqui .
CURSO DINÂMICO DE ORATÓRIA





