domingo, setembro 23, 2012

MARIE NDIAYE, XIAO HONG, MARGARET MEAD, DIDI-HUBERMAN & LITERÓTICA

SEGUNDO POEMA DE AMOR PRA ELA – (Imagem acervo LAM) - O segundo poema vem como emblema do amor por ela que trago na lapela e no meu coração. É como a canção que canto pra ela todos os dias e em todo momento. É o segundo beijo renovando o desejo. O segundo sobejo de nossas carnes amadas e curtidas. Um segundo afeto de valor descoberto. É a segunda premência de nossas querências. O segundo poema de amor por ela é uma parcela fragmentada de toda expressão da pessoa amada porque eu não sei quando a noite vem, porque seus olhos eternizam o riso do sol em mim. É nelaque eu vivo mesmo quando ela faz da gente um dramalhão de tv. Ou quando arenga engrossando o pirão e azedando o pavê. Ou quando embola o meio de campo empancando com tudo pra virar o meu mundo só no empate. Aí ela frisa o capricho revirando a lata do lixo a forçar disparate. Até que ela me tira do lance querendo que eu dance. Catimba na graça fazendo trapaça. E passa recibo mandando rebote. E me faz de inimigo, me dá baixa no estoque. Enfim, não me dá chance, tudo fora do alcance. E me passa calote fazendo pirraça: - Dessa não passa! E arma a desgraça e logo se intriga, piora a cantiga só de reprimenda. E não se emenda, não tem oferenda e revolve o passado, remove montanhas, me larga de lado sem lençol, nem fronha. E eu fico jogado, morto de vergonha. Aí ela me dá a vida dela e exige que eu dê jeito. E me joga despeito na lata sua rispidez insensata. O balde ela chuta: - que filho da puta! E se desengraça quando tudo extravasa na beira do fim. Acabou-se o quindim, acabou-se a doçura. Vira uma pedra ruim na minha ternura. Então já despejado, vou abatumado, coração consternado pra longe dali. Quando menos espero, ela vem me resgata daquela cena trágica. E meu ser arrebata em suas mãos mágicas. E me aquece com seu calor me fazendo a vassoura pro seu vôo. E me aperta tão bem a me fazer de refém de sua bruxaria. Maior ventania. E me abraça com o paraíso na boca quando eu percebo que de amor ela está louca. E eu só sei que a vida passa quando ela cheia de graça vem se despedir eterna nos meus pensamentos como se daquele momento amanhã eu morresse. E dali procedesse nessa urgência no vôo pelo amor que celebra toda ventura da vida, pelo amor que me traz a razão de viver. © Luiz Alberto Machado. Veja mais aqui, aquiaqui.


 

DITOS & DESDITOS - Os jogos dos passos moldam espaços. Tecem os lugares. Pensamento do historiador francês Michel de Certeau (1925-1986). Veja mais aqui e aqui.

 

ALGUÉM FALOU: O que é novo não é a bissexualidade, mas sim a ampliação de nossa consciência e aceitação das capacidades humanas para o amor sexual. Pensamento da antropóloga, pensadora e psicóloga estadunidense Margaret Mead. (1901-1978). Veja mais aqui, aqui e aqui.

 

O QUE VEMOS E O QUE NOS OLHA - O que vemos só vale – só vive – em nossos olhos pelo que nos olha. Frase extraída da obra O que vemos, o que nos olha (34, 2010), do filósofo e historiador da arte francês Georges Didi-Huberman, defendendo que o ato de ver só se manifesta ao abrir-se em dois, ou seja, o que vemos vive em nossos olhos pelo que nos olha. Partindo desse paradoxo ele compõe um ensaio que se aprofunda nas questões da arte, da estética e da interpretação contemporâneas. Veja mais aqui e aqui.

 

CORAÇÃO APERTADO - [...] Sei muito bem que é uma visão do meu espírito inquieto. Estou lúcida, sou capaz de compreender meu exagero, mesmo sentindo medo e desconfiança. Mas esse discernimento não impede meu coração, meu pobre coração envolto em gordura, de bater disparado sempre que alguém surge diante de mim com ar de espanto (falso?) e me fita com a atenção assustada de quem não reconhece a pessoa que esperava ver. Não, não estou louca. Por que imaginar que tudo que me cerca tem ligação direta comigo? [...] Meus pais riem com gosto, como crianças, diante da televisão. Acontece também de ficarem profundamente comovidos. Queriam que eu visse com eles esse programa – mas como poderia fazer isso? – Meu marido e eu não tínhamos televisão – quase cheguei a dizer, com um pouco de agressividade arrogante. Felizmente as palavras não transpuseram meus lábios [...]. Trechos extraídos da obra Coração apertado (Cosac Naify, 2010), da escritora francesa Marie NDiaye. Veja mais aqui.

 

TRÊS POEMAS - I – Eu realmente quero fazer algo por você, / porque, eu sinto que devo tanto a você / como se você fosse o galho, queda de frutas. / me cobrindo, um caminhante cansado. / Eu realmente quero retornar a você calor, / mas eu estou não o sol, / eu quero te devolver chovendo, / mas eu não sou essa nuvem. / Eu gostaria de acabar com o sonho, / mas eu não podia / isso não é só pena, / mas também amargura. IMUNIDADE: Mesmo que dez mil flechas passem, é difícil / fazer um buraco na parede do coração da alma. CHAMA: O homem com a cabeça do Smokey Bear / entrou na floresta de outono / com uma lata vermelha de gasolina / e uma caixa de fósforos. / Seu boné de patrulha estava / alto uma borda perturbadora. / A pele marrom brilhava / ao sol, e / suas palmas, do tamanho de luvas de beisebol, / estalaram. / Ele está cansado de dar avisos / aos / campistas descuidados e estúpidos, / e aos caminhantes mancando. / Ele vai mostrar a eles como um / profissional deve se comportar aqui. Poemas da escritora chinesa Xiao Hong (1911-1942). Veja mais aqui.

 


PROGRAMA DOMINGO ROMÂNTICO – O programa Domingo Romântico que vai ao ar todos os domingos, a partir das 10hs (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação deste domingo aqui. Na edição deste 23/09 do programa Domingo Romântico, uma produção da radialista e poeta Meimei Correa e apresentado por Luiz Alberto Machado, está com uma programação pra lá de especial, confira as atrações: Dmitri Shostakovitch, Pablo Neruda, Irmãos Grimm, Jean Sibelius, Clarice Lispector, Dilermando Reis, Italo Calvino, Dominguinhos & Yamandu Costa, Paulo Freire, Ray Charles, Frank De Vol, John Coltraine, Gonzaguinha, João Falcão, Tupac Amaru, Milton Nascimento, Chico Buarque, Djavan, Norma Bengell, Zé Fidelis, Zequinha de Abreu, Cesar Camargo Mariano, Zezé Polessa, Ivan Lins, Carlos José, Erasmo Carlos & Wanderléia, Sonia Mello, Roberto Carlos, Luiz Melodia, Leoni, Maysa, Oasis, Will Smith, Acelino Popó de Freitas, Selma Reis, Leila Pinheiro, Daúde, Felipe Cerquize, Jozi Lucka, Marquinhos Cabral, Gilvandro Filho e Josué Demétrio, Elza Maria, Biafra, Gil, Rogéria Holtz, Chicas, Ricky Vallen, Bianca Toledo, Luciana Marinho, Eliana de Lima, Julio Iglesias, Paulo Ricardo, Andrea Bocelli & Toquinho, Danel Viglietti & muito mais! Veja mais aqui.

 Confira mais detalhes e veja outras edições do programa aqui.




Veja mais sobre:
Ginofagia aqui, aqui e aqui

E mais:
O presente na festa do amor aqui.
Primeiro encontro, a entrega quente no frio da noite aqui.
Primeiro encontro: o vôo da língua no universo do gozo aqui.
Ao redor da pira onde queima o amor aqui.
Por você aqui.
Moto perpétuo aqui.
O uivo da loba aqui.
Ária da danação aqui.
Possessão Insana aqui.
Vade-mécum – enquirídio: um preâmbulo para o amor aqui.
Eu & ela no Jeju Loveland aqui.
O flagelo: Na volta do disse-me-disse, cada um que proteja seus guardados aqui.
Big Shit Bôbras aqui.
A chupóloga papa-jerimum aqui.
Educação Ambiental aqui.
Aprender a aprender aqui.
Crença: pelo direito de viver e deixar viver aqui.
É pra ela: todo dia é dia da mulher aqui.
A professora, Henrik Ibsen, Lenine, Marvin Minsky, Columbina, Jean-Jacques Beineix, Valentina Sauca, Carlos Leão, A sociedade da Mente & A lenda do mel aqui.
Educação no Brasil & Ensino Fundamental aqui.
Bolero, John Updike, Nelson Rodrigues, Trio Images, Frederico Barbosa, Roberto Calasso, Irma Álvarez, Norman Engel & Aecio Kauffmann aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
 Leitoras comemorando a festa Tataritaritatá!
Art by Ísis Nefelibata
Veja aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.



FABIENNE BRUGÈRE, WARSAN SHIRE, FATOU DIOME, ANTÔNIO MADUREIRA, POEMA & POESIA NA ESCOLA!

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Sirens (Zone Records, 1994), Passionate Voice (2004), Rough and Steep (2006), The Ten Tho...