DITOS & DESDITOS - Parece...
que o homem ficou chocado com a guerra e esqueceu como ser um animal político.
Essa suspeita é confirmada pela disseminação do fascismo, que é uma fuga precipitada
para a fantasia da necessidade do pensamento político. Pensamento da escritora
inglesa Rebecca West (1892-1983).
Veja mais aqui e aqui.
ALGUÉM FALOU: Os
sentimentos podem até matar coisas tão boas como o amor e o ódio. O humor é
realmente uma das coisas mais dificeis de definir, muito mesmo. E é muito
ambíguo. Ou você tem, ou não. Não o pode obter. É verdade e é facilmente dito
que a linguagem é material, e algo realmente se materializa quando alguém
escreve. O embaraço parece ser a única possibilidade de compreensão entre pais
e filhos. Uma família sem uma ovelha negra não é uma família típica. A poesia é
a impressão de estar sempre em contato com a morte. Pensamento do escritor
e tradutor alemão Heinrich Böll
(1917-1985), Prêmio Nobel de Literatura de 1972. Veja mais aqui.
FAMÍLIA - [...] a percepção ‘negativa’ - que associa as
mudanças na família à ideia de perdas em geral - aparece reforçada pela degradação
das condições de vida, pelas estatísticas recentes sobre violência, tráfico de
crianças, menores abandonados, crimes passionais, bem como é estimulada pela
mídia televisiva que trata de mostrar o amplo leque de estilos alternativos de
vida. [...] são mudanças
estreitamente relacionadas com as transformações nos modos de vida, valores e
as condições de produção da população. [...]Trechos extraídos de As famílias no Brasil contemporâneo e o mito da
desestruturação (Cadernos Pagu,
1993), da socióloga Ana Maria Goldani. Veja
mais aqui, aqui e aqui.
A FEIRA DO CRACK (UM GUIA) - As palavras mais precisas sobre os desafios colocados aos romances de
Crack seriam pronunciadas, creio, por Italo Calvino em Seis Propostas para o
Próximo Milênio. Nestas páginas, Calvino propôs uma reflexão que se faz
necessária hoje, quando a literatura e, sobretudo, a narrativa veem seu
potencial leitor deslocado pelas tecnologias do entretenimento: os videogames,
os meios de comunicação de massa e, recentemente, para quem pode pagar, os
jogos. realidade virtual em que, ah, paradoxos do desenvolvimento, um indivíduo
equipado com um capacete muito moderno e uma luva anatômica pode ver, ouvir e
até sentir as aventuras que um disco compacto lhe proporciona. Como, então, o
narrador pode competir com seus escassos meios para conquistar leitores
perdidos naquele vasto mundo de pouca escuridão? Calvino, indo em frente, sabia
a resposta: usando as armas mais antigas do comércio, o que quer que digam
sobre a prostituição mais antiga do mundo: A leveza. Calvin ponderou esta virtude da literatura, pensando
que funciona como Romeu e Julieta, o Decameron ou o próprio Quixote construíram
sua poderosa maquinaria narrativa baseada numa estranha leveza. Ou melhor: de
uma aparente simplicidade. foi mais fácil lidar com uma mensagem moral terrível
por meio deste recurso. O olhar afiado, o ácido críticas de parceiros, estão
sujeitos a um humor leve e fresco não isento do mais terrível dos sarcasmos.
Chesterton dizia que o humor na literatura deveria produzir hilaridade, mas
congelando o sorriso em uma careta reflexiva que para o tempo e desenterra o
espelho. Primeiro território da feira de crack que visitamos com você: El
Palacio de riso. A rapidez. Os
teóricos da comunicação sabem há muito tempo que a implosão da informação anda
de mãos dadas com a deflação do significado. A guerra persa, a primeira via
satélite, nos esclareceu sobre isso; na realidade não sabíamos nada, embora
pensássemos que víamos e sabíamos tudo. No entanto, não podemos negar que a
primeira coisa que surpreende é a frieza aterrorizante. Se pouco depois do
início do século o mundo estremeceu, e o verbo é gráfico, com o naufrágio do
Titanic, hoje as tragédias da guerra de Sarajevo não chocam nem comovem:
informam. Segundo território visitado: A Montanha Russa. A multiplicidade. Dom Quixote é
talvez a obra múltipla por excelência na história da literatura. Gargantua está
em seus calcanhares e Tristam Shandy carrega sua mala. Hoje, é inútil apontar,
a própria realidade se lança a nós múltipla, revela-se multifacetada, eterna.
São necessários livros em que um mundo total se abra para o leitor, e o
aprisione em nossa seção anterior, usamos esse mesmo verbo, mas aqui a
estratégia é diferente. Não é a vertigem, mas a sobreposição de mundos de que
trata. Use todo o potencial metafórico do texto literário para nos dizer
novamente: “Aqui estão, conheçam-se”. Terceiro território coberto na feira do
Crack: A Casa dos Espelhos. A visibilidade
. Virtude suprema da prosa, sua textura cristalina. O próprio Flaubert viu
assim: “Que negócio de cachorro é a prosa! Nunca se termina de corrigir. Uma
boa prosa deve ser tão rítmica e sonora quanto um bom verso. Não o formalismo
ocioso, mas uma busca pela intensidade da forma, uso minucioso das magníficas
virtudes da língua espanhola e seus múltiplos significados. Quarto lugar na
feira: A Bola de Cristal. A precisão.Calvin
sutilmente nos alertou para isolar os valores sobre os quais estamos falando. E
é com esta última seção que podemos ilustrar como não há exatidão sem precisão,
como não há velocidade sem precisão e exatidão, e como a leveza é impossível
sem vertigem, transparência e velocidade. Exatamente é todo bom texto em prosa.
Mais ainda, equilibrado. A velha preocupação com a substância e a forma é
gratuita quando uma obra literária busca devotadamente a exatidão. Conan Doyle
sabia disso, para quem o efeito era tudo. Para conseguir isso, você tem que
recorrer a todo o resto. Mas talvez o maior ensinamento dessa proposta de
Calvino seja nos fazer entender que a exatidão da obra literária não é possível
se não ocorrer naturalmente, alcançada sem esforço. Picasso disse: “A
inspiração existe, mas tem que encontrá-lo trabalhando.” O que queremos dizer?
Agilidade, poder de descrição (e descrever é observar com a intenção de tornar
as coisas interessantes, como queria Flaubert, mas também selecionar aquelas
pequenas coisas grandes, que não só fazem parte da vida, mas são vida) e aquele
ingrediente que permite que o leitor continue lendo incansavelmente e aumente
sua curiosidade. Revela-se a importância que o narrador do final do século deve
dar à exatidão que implica colocar a palavra exata no momento certo. são vida)
e aquele ingrediente que permite ao leitor continuar lendo incansavelmente e
aumentar sua curiosidade. Revela-se a importância que o narrador do final do
século deve dar à exatidão que implica colocar a palavra exata no momento
certo. são vida) e aquele ingrediente que permite ao leitor continuar lendo
incansavelmente e aumentar sua curiosidade. Revela-se a importância que o
narrador do final do século deve dar à exatidão que implica colocar a palavra
exata no momento certo. E assim terminamos o penúltimo lugar visitado: El Tiro
al Blanco. A consistência.
Italo Calvino pretendia escrever esta seção com base apenas na análise de um
dos mais belos textos de Melville, Bartelby, o Escrivão. Esse estranho
personagem, funcionário de um cartório, aos poucos se recusa a participar da
existência, repetindo a frase “preferi não”. No final da história, Bartelby é
preso e morre repetindo a frase, recusando-se até mesmo a comer. Coerente com o
seu projeto de vida e com o seu futuro, o romance Crack parece uma renovação do
tradicional último espaço a visitar: refazer, e com a mesma vontade de
naufragar, a feira do Crack, apresentada no tetrálogo seguinte. 1. Romances de
crack não são textos pequenos e comestíveis. São, sim, o churrasco das carnes:
que outros escrevam os bifes e as almôndegas. À leveza do descartável e do
efêmero, os romances de Crack opõem a multiplicidade de vozes e a criação de
mundos autônomos, uma empresa nada pudica. Primeiro mandamento: "Amarás
Proust acima de todos os outros". 2. Os romances de crack não nascem da
certeza, a mãe de todas as aniquilações criativas, mas da dúvida, a irmã mais
velha do conhecimento. Não há, portanto, um tipo de romance Crack, mas muitos;
não há um profeta, mas muitos. Cada romancista descobre seu próprio pedigree e
o exibe com orgulho. De pais e avós campeões, os romances de Crack apostam em
todos os riscos. Sua arte é, mais do que a do completo, a do insatisfeito.
Segundo mandamento: “Não desejarás o romance do teu próximo”. 3. Romances de
crack não têm idade. Eles não estão treinando romances e evitam a frase de
Pellicer: "Tenho anos e acho que o mundo nasceu comigo". Portanto, os
primeiros romances de seus doze autores não são as tentações da autobiografia,
o primeiro amor e a conta familiar pesam acima de tudo. Se o bem mais precioso
do romancista é a liberdade de imaginar, esses romances exacerbam o fato
buscando o contínuo desdobramento de seus narradores. Nada é mais fácil para um
escritor do que escrever sobre si mesmo; nada mais chato do que a vida de um
escritor. Terceiro mandamento: “Você honrará a esquizofrenia e ouvirá outras
vozes; deixe-os falar em suas páginas.” 4. Romances de crack não são romances
otimistas, cor-de-rosa, amigáveis; eles sabem, como Joseph Conrad, que ser
esperançoso no sentido artístico não implica necessariamente acreditar na
bondade do mundo. Ou buscam um mundo melhor, mesmo sabendo que talvez, em algum
lugar que não saberemos, tal ficção possa ocorrer. Os romances de crack não são
escritos nesse novo esperanto que é a língua padronizada pela televisão. Festa
da linguagem e, porque não, de um novo barroco: ora da sintaxe, ora do léxico,
ora do jogo morfológico. Quarto mandamento: "Você não deve participar de
um grupo no qual você é aceito como membro." Texto escrito pelo Pedro
Ángel Palou García no Manifesto Crack (1996), dando conta do Movimento
Crack, ou literatura da geração Crack, descrevendo o movimento mexicano que começou em meados da década
de 1990, iniciado por vários autores mexicanos que romperam com as convenções
literárias, tais como Ignacio Padilla, Jorge Volpi, Eloy Urroz e Ricardo Chávez-Castañeda.
BENEVOLENTES - [...] Não
se tratava de um problema de humanidade. Alguns naturalmente, podiam criticar
nossas ações em nomes de valores religiosos, mas eu não estava entre eles e na
SS não devia haver muitos desse tipo; ou em nome de valores democráticos, mas o
que é conhecido como democracia, havíamos superado na Alemanha já havia certo
tempo. Os raciocínios de Blobel não eram na realidade inteiramente idiotas: se
o valor supremo é o Volk, o povo ao qual pertencemos, se a vontade desse Volk
encarna-se efetivamente em um chefe, então, com efeito Füherworte haben
Gesetzeskraft. Mas ainda assim era vital compreendermos em nós mesmos a
necessidade das ordens do Führer: se nos curvássemos a elas por simples
espirito prussiano de obediência, por espirito de Knecht, sem comprendê-las ou
aceita-las, isto é, sem a elas nos submetermos, então não passaríamos de
bezerros e escravos, não homens. [...]. Trecho da obra Les
bienveillantes (Companhia das Letras, 2007), do escritor estadunidense Jonathan
Littell. Veja mais aqui.
SINAL FECHADO - Olá,
como vai? / Eu vou indo, e você, tudo bem? / Tudo bem, eu vou indo correndo / Pegar
meu lugar no futuro, e você? / Tudo bem, eu vou indo em busca / De um sono
tranquilo, quem sabe? / Quanto tempo, pois é, quanto tempo / Me perdoe a pressa
/ É a alma dos nossos negócios / Pô, não tem de quê / Eu também só ando a cem /
Quando é que você telefona? / Precisamos nos ver por aí / Pra semana, prometo /
Talvez nos vejamos, quem sabe? / Quanto tempo, pois é, quanto tempo / Tanto
coisa que eu tinha a dizer / Mas eu sumi na poeira das ruas / Eu também tenho
algo a dizer / Mas me foge à lembrança / Por favor, telefone, eu preciso beber
/ Alguma coisa rapidamente / Pra semana, o sinal / Eu procuro você, vai abrir,
vai abrir / Prometo, não esqueço / Por favor não esqueça, não esqueça / Não
esqueço, adeus. Letra da música de Paulinho da Viola. Veja mais aqui, aqui
e aqui.