DE AMOR, SEXO & VIDA – Imagem: Sonhos de carnaval, do pintor e
caricaturista brasileiro Di Cavalcanti
(1897-1976). - Um a um, nem aí, cada qual para si e mais, muito mais, até ali e
olhares se fitam por flertes correspondidos, rubores queimam de lá pra cá e
vice-versa, imantação de corpos no pulsante coração, passo a passo, timidez no
receio do gesto, o toque e a dança no outro se realiza: os membros se dilatam,
fervores ubíquos, entregas mútuas, tudo vibra e levita aos esfregões de pele
aos quadris a rondar por valsas e insinuações nas pegadas, nas estreitezas das
puxadas, face a face, uma só respiração, pele na pele pelas insinuações dos
contornos, descobertas e êxtases, pés nos pés, pernas que se enroscam, coxas
que se insinuam entre si, ventres em ebulição pelas mãos buscantes, braços se
envolvem, afagos e afetos, beijos e entregas na nudez: a flor brota, o Sol
sorri, a chuva nos campos, os rios além das margens, o mar revolto, relâmpagos
e trovões, estrelas candentes, carnes trêmulas no estertor do prazer, e se
desata pra amarrar, e ejeta para mais dentro, e transpira para orvalhar o gozo,
a Terra gira, o universo se agita, o ser nasce, a vida se realiza. © Luiz
Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.
RÁDIO TATARITARITATÁ: 24 HORAS NO AR!!!
Hoje na Rádio Tataritaritatá: Les indes galantes, do compositor
francês Jean-Pierre Rameau (1683-1764); Rapsody
in blue de Gershwinm, The Chopin
Project & Prelude in B minor de
Rachmaninoff com a pianista russa Lola Astanova; Amores absurdos e show do cantor, compositor e arranjador Celso
Viáfora; e Selvática, Longe de onde & Eu menti pra você da cantora, compositora, percussionista, poeta e
atriz Karina Buhr. Para conferir é só ligar o som e curtir.
PENSAMENTO DO DIA - Enquanto
caminhavam, falavam; mas quando chegaram ao destino, toda fala cessou. Não mais
havia guia, nem viajante; e até mesmo a estrada cessara de existir. Pensamento
do poeta místico persa Farīd al-Dīn'Aṭṭār (1145-1221), autor da obra A linguagem dos pássaros (Attar, 1991),
da qual extraí o seguinte trecho: [...] O amante lança ao fogo a esperança de qualquer
colheita, põe a lâmina em seu próprio pescoço e corta-o se for preciso. Ao amor
é necessário a dor e o sangue do coração; o amor ama coisas difíceis. [...].
A ARTE & O
POPULAR NO SUBDESENVOLVIMENTO - [...] Somos um país com os momentos das diversas
idades, do índio, das selvas, com vestígios do machado de pedra, aos grupos
messiânicos da Idade Média – que pouco adiantaram ao período do fraque e
eroisée – aos universalistas do mosaico de comunicações eletrônicas. [...] Por outro lado, existe uma interrogação
sobre o futuro dessas populações folclóricas jungidas a um estado de
primitivismo muito chocante, se comparado com a o desenvolvimento alcançado nos
grupos urbanos adiantados. [...]. Trecho extraído da obra Arte, folclore e subdesenvolvimento
(Paralelo, 1971), de Souza Barros,
tratando sobre folk e arte, condições predominantes do popular, farmacopéia
popular e miséria, tabu e magia, alienação, artesanato, produção, consumo e cultura
de massa.
MANUAL DO ARTISTA - [...] o artista reúne seus
materiais e métodos com a finalidade de adquirir controle possível em suas
manipulações, para que assim obtenha as melhoras características da técnica que
escolha, expresse e transmita apropriadamente suas intenções e garanta a
permanência de seus resultados [...]. Trecho da obra Manual do artista (Martins Fontes, 1999), do artista plástico e
engenheiro estadunidense Ralph Mayer
(1895-1979), tratando sobre técnicas e
métodos, pigmentos, pintura a óleo, acrílica, pintura a têmpera, encáustica,
mural, solventes, guache, aquarela, pastel, solventes e diluentes, química,
entre outras.
NOSSAS
ESCOLAS NÃO CANTAM MAIS - [...]
Vendo na música uma linguagem,
acreditando na sua importância no desenvolvimento harmonioso do ser humano, em
razão do seu potencial na conscientização da interdependência entre corpo e
mente, razão e sensibilidade, ciência e estética, e no processo de socialização
do aluno, ela busca entender as razão desse silenciamento. Busca, ainda,
caminhos que apontem o tipo de educação musical a ser oferecida numa sociedade
como a nossa, marcada pelo avanço tecnológico e pela exclusão social, uma
sociedade que se caracteriza, segundo Koellreuter, “pela cultura de massa,
constituída por uma pluralidade de indivíduos cuja consciência do eu e cujo
senso de responsabilidade individual vêm sendo reduzidos ao mínimo”. [...].
Trecho do prefácio escrito por Ana Maria
Casasanta Peixoto, na obra O ensino
da música na escola fundamental (Papirus, 2010), de Alícia Mara Almeida
Loureiro.
O ATOR E O AMANHÃ - [...] a organização teatral de
amanhã é imprevisivel. A multiplicação das redes hertzianas, os circuitos de
televisão, os vídeos-cassetes difundindo em escala nacional a única manifestação
regional, reduzirão em muito as series de representações que conhecemos.
Opondo-se a esse crescimento do mass media, perfila-se uma volta à comunhão por
pequenos grupos, a celebração de um rito em que celebrantes e fieis respirem
juntos, mobilizem suas forças fisiológicas e psíquicas, querem sair de si
mesmos, começar-se uma troca fraterna. O ator continua sendo aquele que propõe
essa troca, que dá ao outro, que recebe e se oferece de novo, qualquer que seja
a mensagem [...]. Trecho da obra O
ator no século XX (Perspectiva, 2008), da artista vanguardista francesa de
música, teatro e dança, Odete Aslan,
tratando sobre as formas de interpretação, o gestual, personagens, laboratórios
e comunidades teatrais, tendências atuais, ética pessoal e de grupo, o ator de
amanhã, entre outros.
A ESCRITA E O
ESCREVER - [...] Primeiro,
escrever bem requer mais do que a produção de sentenças corretas, também
envolve a comunicação bem-sucedida de mensagens significantes para outros.
Segundo, a escrita é um processo que leva tempo e incorpora muitas diferentes
atividades. Terceiro, o ensino da escrita que ajuda alunos a alcançarem o
sucesso acadêmico, precisa atender a todos os tipos de escrita que são
necessários não somente para o estudo da linguagem ou da literatura, mas também
para as disciplinas de história, ciência, filosofia e política. Quarto, os
alunos, ao terminarem seus estudos, precisam estar aptos a produzir muitas
diferentes formas de escrita [...]. Para
isso é necessário considerarmos a organização social discursiva pela qual nosso
conhecimento e produzido e realizado dentro dos vários dominios da vida.
Trechos extraídos da obra Gêneros textuais, tipificação e interação (Cortez,
2005), do educador estadunidense Charles
Bazerman, organizado por Angela Paiva Dionisio e Judith Chambliss
Hoffnagel, tratando sobre atos da fala, formas sociais com habitats para ação,
enunciados singulares, gêneros diferenciados, identidade, internet e
capitalismo global, entre outros assuntos.
Mulatos
de São Cristobao, do pintor e caricaturista brasileiro Di
Cavalcanti (1897-1976). Veja mais aqui e aqui.
Veja mais:
A música
de Jean-Pierre Rameau aqui.
A arte
da pianista Lola Astanova aqui.
A arte
de Karina Buhr aqui.
&
TODO
MISTICISMO
Tua alma carrega
o Rio Una
E teu corpo o
Atlântico em chamas
Em teu fogo
sagrado
Sou apenas o
poema do regresso
Teu coração
bendiz
A volúpia dos
meus escritos
Apaixonada,
alimentas meu espírito com tua mensagem
E a elegância do
meu manto azul
Decifra tuas lágrimas de Mulher da
Solidão
Poema
extraído da obra Música
de rua (Panamérica Nordestal, 2014), do poeta José Terra Correia. Veja mais dele aqui,
aqui e aqui.
ZÉ
LINALDO & MARQUINHOS CABRAL
Nesta quarta, O Nordestão apresenta Zé Linaldo Acústico com participação de Marquinhos Cabral. Imperdível.