VAMOS APRUMAR A CONVERSA? AS PREVISÕES DO DORO PARA TODO ANO!!!! – Seguinte: depois de meses e meses acoloiado com o padre Bidião e bebendo do seu Evangelho, o Doro resolveu dar as caras, desde janeiro enclausurado para descobrir a mensagem dos astros e alinhando os planetas para qualquer final de ano. Veja quanto tempo! O cara dedicou-se porque tinha a maior fé que todo ano passado ia ser a maior meleca da desgraceira. E foi. Diz ele, batendo na caixa dos peitos, todo ufano: - Acertei tudim tudim tudim! Num disse? O ano passado foi lasqueira braba de torá a rodeira da cega Dedé, chega deixá todo mundo de cangaia pro ar! Tais vendo? Não sabia nem do que ele estava falando, até jogar um calhamaço na minha lata com inscrição agarranchada na qual se podia ler depois de tentar adivinhar: Previsões para Ano Novo do mestre Dorus! (é que ele para dar um ar de maior sapiência assinou seu nome de forma latina!) Nossa! Imaginei a lorota, afinal quem não passou arroxado no ano passado? Oxe, esse ano foi a maior tronchura do monstro Macobeba! Eu mesmo, além de fodido e mal pago, fui humilhado, defenestrado, apunhalado pelas costas, desqualificado e, ainda por cima, corrido de vergonha, fui abandonado como cão sarnento vitimado da pior moléstia dos cachorros! Findei um desembestado pré-infartado do médico severamente largar maior esporro: - Ou para de beber e fumar, ou vai foder as coronárias dessa porra merda de coração, viu? Olhei pra ele, dei uma maneirada – é, no meio de umas tonturas, bati biela, deslizei e me vi na maior das doidices -, porém tô pior que Djavan naquela da Seduzir: “Nem que eu bebesse o mar encheria o que tenho de fundo”. Nossa, virei um vazio de borderline. Só escapando. Mas, destá! Tô me segurando para não bater as botas, pois, ainda preciso fechar umas coisinhas. Depois, seja o que Deus quiser. Pois bem, depois de misturar ascendentes, decanatos, descendentes e o escambau, eis que o Dorus chegou-se todo na empáfia e segundo ele mesmo: desinvalidando todas as previsões já anunciadas. Bote fé! Pra Áries veio com um recado: ariana, cuidado com as novidades, sem saber o que é seguro ou estabelecido. Pra Touro, um alerta: taurina, não vá mudando muito senão se perde de você mesma e saiba que aquele cara pode ser de Plutão, viu?! Gêmeos, iiiihhhh, lá vai: pior do que está não pode ficar, você já está na lona, minha filha! Levante a cabeça, respire fundo e mande ver! Quem sabe a coisa num muda de uma hora pra outra, hem? Tome juízo. Câncer: Ó canceriana, dê seus pulos que você não é quadrada, não faça de Urano o seu inferno de vida! Leão: leonina, minha fia, se você não fizer nenhuma cagada pra Saturno, é hora de subir na escada, viu? Virgem: virginiana, Júpiter tá mandando ver na sua vida, é bom sinal, não vá estragar tudo! Libra: libriana, você estará em palpos de aranha até o meio do ano, relaxe e goze! E depois reze pra coisa melhorar pra sua banda! Escorpião: escorpiana, você está no meio de um buruçu da gota, tome tento e preste bem atenção nas coisas, não vacile, tá? Sagitário: sagitariana, danada, sedução em alta, Vênus mandando ver! Cuidado com os mondrongos bichados! Capricórnio: oh, capricorniana, cuidado com boi de fogo que você tá numa de perder o controle. Cuidado, assim você vai parar na casa de caixa pregos, juízo! Aquário: aquariana, vá preparando os panos de bunda e junte todos os seus mijados pra mudar de vida até o meio do ano, senão a coisa vai empretar pro seu lado! Peixes: ó pisciana, controle a ansiedade, andar de lado não é crescimento. Se quer expandir, olhe de lado e veja a roda que você está metida! E de lambuja, além das previsões detalhadas (para saber tudo das previsões é só clicar em cima do nome do seu signo), o Dorus – é assim que ele quer ser tratado doravante – dá uma colher de chá dupla: a famosíssima e prestigiada simpatia da virada do ano e a milagrosa simpatia Tiro e Queda! Agora desfrute de tudo que ele trouxe e, quando puder, aprume a conversa aqui! 600 mil beijabrações procê!!!!!!!!!!
Imagem: Sleeping-nude (1932), da artista plástica russa Zinaida Serebriakova (1884-1967).
Curtindo o hit Ready or Not e todo álbum Hello My Name Is... (Holywood Records, 2012), de estreia da
atriz, cantora e compositora estadunidense Bridgit
Mendler, artista que está constantemente engajada em campanhas de ajuda aos
pais e professores com o projeto denominado Back
to school da Target, como também de inspiração para crianças e famílias
para ter um impacto positivo no mundo.
LINGUAGEM, PODER E
DISCRIMINAÇÃO – No livro
Linguagem, escrita e poder (Martins
Fontes, 2009), de Maurizio Gnerre,
trata sobre a linguagem, as considerações sobre o campo de estudo da escrita e
da oralidade para a escrita, processo de redução da linguagem, entre outros
assuntos. Da obra destaco o trecho da Linguagem, poder e discriminação: A linguagem não é usada somente para
veicular informações, isto é, a função referencial denotativa da linguagem não
é senão uma entre outras; entre essas ocupa uma posição central a função de
comunicar ao ouvinte a posição que o falante ocupa de fato ou acha que ocupa na
sociedade em que vive. As pessoas falam para serem ouvidas, às vezes para serem
respeitadas e também para exercer uma influencia no ambiente em que realizam os
atos linguísticos. O poder da palavra é o poder de mobilizar a autoridade
acumulada pelo falante e concentrá-la num ato linguístico. Os casos mais
evidentes em relação a tal afirmação são também os mais extremos: discurso
político, sermão na igreja, aula, etc. As produções linguísticas deste tipo, e
também de outros tipos, adquirem valor se realizadas no contexto social e
cultural apropriado. As regras que governam a produção apropriada dos atos de
linguagem levam em conta as relações sociais entre o falante e o ouvinte. Todo
ser humano tem que agir verbalmente de acordo com tais regras, isto é, tem que
saber: quando pode falar e quando não, que tipo de conteúdos referenciais lhe são
consentidos, que tipo de variedade linguística é oportuno que seja usada. Tudo
isto em relação ao contexto linguístico e extralingustico em que o ato verbal é
produzido. A presenta de tais regras é relevante não só para o falante, mas
também para o ouvinte, que, com base em tais regras, pode ter alguma
expectativa em relação à produção linguística do falante. Esta capacidade de
previsão é devida ao fato de que nem todos os integrantes de uma sociedade têm
acesso a todas as variedades e muito menos todos os conteúdos referenciais.
Somente uma parte dos integrantes das sociedades complexas, por exemplo,
considerada geralmente a língua, e associada tipicamente a conteúdos de
prestigio. A língua padrão é um sistema comunicativo ao alcance de uma parte
reduzida dos integrantes de uma comunidade; é um sistema associado a um
patrimônio cultural apresentado como um corpus definido de valores, fixados na
tradição escrita. [...] Os cidadãos,
apesar de declarados iguais perante a lei, são, na realidade, discriminado já
na base do mesmo código em que a lei é redigida. A maioria dos cidadãos não tem
acesso ao código, ou, às vezes, tem uma possibilidade reduzida de acesso,
constituída pela escola e pela norma pedagógica ali ensinada. Apesar de fazer
parte da experiência de cada um, o fato de pessoas serem discriminadas pela
maneira como falam, fenômeno que se pode verificar no mundo todo, no caso do
Brasil não é difícil encontrar afirmações de que aqui não existem diferenças
dialetais. [...] Veja mais aqui.
UMA
ESTÓRIA DO SERTÃO - No livro Manuscrito
holandês ou A peleja do caboclo Mitavai com o monstro Macobeba (Antunes
& Cia, 1959), de M. Cavalcanti Proença, encontro a narrativa Uma estória do
sertão: O velho Mané Lucídio metia as
suas canguaras, sentava na beira da calçada e falava feito reza de igreja: -
Vaqueiro vestido de couro, da cor do tijolo, marcando o compasso do passo
curtindo dos bois do sertão. Tilim-tilim das rosetas, o aboio tão triste, tão...
e um passo, os bois não têm pressa. Se vão para a morte, para que se apressar?
Que bois pequeninos! E que fosse o boi Mais-maior, não ia chegar pra fome da
gente que mora faminta na praia do mar. Cavalinho ruço-pombo baixou a cabeça de
pura tristeza; carreira ligeira quebrar barbatão, conversa de cavalo-homem.
choutando, guiando, engabelando o gado enganado? Sei não. Ruço-pombo perde
tempo, que a boiada tudo sabe; não vê que nem não remói? Só quer esquecer o
gosto do pasto. Baixaram as pestanas, nem olham de lado, as juremas balançando,
despenando as folhas, se acabando: “Até um dia, meu boi!” O exo ficou sem
coragem e não repetiu o aboio, ia gaguejar; o céu escureceu, ia chover. Mas era
tempo de seca e só fez a carranca, que seca mesmo, até céu do sertão respeita.
Vaqueiro cor de tijolo, aquele turuno está beirando músico, avisando que os
bois te perdoaram. E a gente faminta da praia do mar tem coração pequenino que
não cabe nem você, quanto mais um boi. Mané Lucídio tinha ficado tantã de uma
rodada de cavalo, uma ronda de laço o pegou pelos peitos. Agora ficou velho,
banguelo, pedindo farinha de esmola, só criançada parava para escutar conversa
dele, gente grande tinha muito que fazer. A molecada gritava: - Mané, ô Mané, a
estória do sertão como é que é?... Ele fazia como ladainha: - A ajuda que veio
para o povo do sertão entrou num carro de boi porque a estrada era ruim, altas
ficavam as serras; parou que mais parou em todos os riachinhos, ribeirões,
cabeceiras, lajeados; acendeu seu fogo, refogou seu feijão, e botou carvão com
sebo no eixo, antes de dormir debaixo das estrelas. Ainda não chegou, mas
mandou embaixada pelos outros carros que ficaram fanhosos com a poeira vermelha
do caminho e a gente não consegue entender e não sabe qual é. Mitavaí apeou da
cerca e voltou para o quartel, com vergonha de olhar para trás. Adivinhava o
focinho úmido dos bois, fumaçando mais forte, dentro da névoa, os olhos escuros
de um desespero que ele não podia ajudar. O café ralo do rancho dava azia.
Assou o nariz por causa da garoa, mas não estava chorando. Homem não chora.
Veja mais aqui.
ABC DO VAQUEIRO EM TEMPO DE SECA - No livro Contos populares do Brasil (José
Olympio, 1885) do advogado, jornalista, poeta, historiador, filósofo e escritor
Silvio Romero (1851-1914), encontro
o ABC do vaqueiro em tempo de seca: Agora
triste começo / A manifestar o meu fado / Os meus grandes aveixames / A vida de
um desgraçado. / Bem queria
nunca ser / Vaqueiro neste sertão / Para fim de não me ver / Em tamanha
confusão. / Com cuidado levo o
dia / E a noite a maginar / De manhã tirar o leite / Ir ao campo campear. / Domingos e dias santos / Sempre tenho
que fazer. / Ou bezerros com bicheira, / Ou cavalos pra ir ver. / Enquanto Deus não dá chuva / Logo tudo
desanima, / Somente mode o trabalho / Das malvadas das cacimbas. / Façam a todo o vaqueiro / Viver aqui
sobre si, / Que entrando nesta vida / Diga: — Já me arrependi! / Grande é a tirania / De um dono de
fazenda, / Que de pobre de um vaqueiro / Não tem compaixão nem pena. / Homem que tiver vergonha / Vaqueiro
não queira ser, / Que as fazendas de agora / Nem dão bem para comer. / I no tempo que nós estamos / Ninguém
tem opinião; / Para um dono de fazenda / Todo vaqueiro é ladrão. / Labora um pobre vaqueiro / Em
tormentos tão compridos, / Quando é no remate de contas / Sempre é mal
correspondido. / Mandam como a
seu negro, / Uns tantos já se matando; / Ainda bem não tem chegado, / Já seus
donos estão ralhando. / Não
posso com esta lida, / Me causa grande desgosto, / Só por ver como vai / O suor
deste meu rosto. / O bom Deus de
piedade / A mim me queira livrar, / Enquanto vida tiver / E bens alheios
tratar. / Para o mês de Sam João
/ Vou ver o que estou ganhando, / Quero pagar o que devo, / Inda lhe fico
restando. / Querendo ter alguma
cousa. / Não há de vestir camisa, / Visto isto que eu digo / O mesmo tempo me
avisa. / Ralham contra os
vaqueiros, / Nada se faz a seu gosto; / Se acaso morre um bezerro, / Na serra
se toma outro. / Saibam todos os
vaqueiros / Tratados bem de seus amos, / Se eles não têm consciência, / Logo
nós todos furtamos. / Tudo isto
que se vê / Inda não disse a metade, / Por causa do leite de vaca / Se quebra
muita amizade. / Vou dar fim ao
A, B, C / Eu não quero mais falar, / Se fosse eu a dizer tudo / São capazes de
me matar. / Xorem e chorarão / Com
grande pena e pesar, / Somente mode um mumbica / Que dão para se matar. / Zelo, zeloso, / Todos sabem zelar, / Que
de um pobre vaqueiro / Sempre tem que falar. Veja mais aqui e aqui.
TEATRO
MEDIEVAL - Na obra Teatro Vivo (Civita, 1976), organizada
por Sábato Magaldi, encontro que: [...] O
incipiente teatro medieval de inspiração religiosa é o resultado de uma
fantástica visão de sonho. Com o reflorescimento do comercio e da vida urbana,
no século XI, aparecem novas cidades e mercados, novas ordens e escolas, mas
por muito tempo ainda se respirou a atmosfera apocalíptica do Juizo Final.
Principalmente na Espanha, a técnica das moralidades passou a ser utilizada no
drama litúrgico que se desenvolveu entre os séculos XII e XIII. O mais antigo
exemplo que se conhece em língua castelhana é o Auto dos Reis Magos, peça que
integrava o ciclo de Natal. Objetivando indicar os caminhos da salvação da
alma, os autos falavam dos episódios bíblicos e exaltavam a vida dos santos e
dos mártires que haviam tombado em nome da fé. Eram geralmente peças em um ato,
com indisfarçável caráter alegórico, que integravam as encenações cíclicas;
denominadas algumas vezes drama de movimento, em oposição ao clássico drama
localizado. Na Espanha tornaram-se famosos o ciclo de Corpus Christi, que
celebrava o mistério da Eucaristia e o ciclo da Paixão, quando se rememorava a
tragédia de Cristo. As representações da Paixão compunham-se de numerosas cenas
em sequencia, das quais participavam centenas de atores. Frequentemente elas
duravam diversos dias e seus episódios, muito mais do que simples situações
dramáticas, demonstravam o gosto pelo espetacular e pelo movimento. A Idade
Média não criou um edifício teatral próprio. No inicio, os espetáculos se confundiam
com o próprio oficio religioso. Tinham lugar dentro ou diante do pórtico das
igrejas. Portanto, sua arquitetura teatral natural era o interior ou o pórtico
das igrejas. Mais tarde, o mistério transferiu-se para uma sala retangular ou
para a praça pública. Uma tela imensa, fixada por cordas, cobria os
espectadores. Os privilegiados dispunham de camarotes especiais, conhecendo-se
em Romans-sur-Isére (França) a existência de oitenta e quatro deles, que se
fechavam a chave. Essa hierarquia, contudo, não destruía o espírito de
celebração, de caráter eminentemente religioso. A praça pública estimulava o
comparecimento do povo, que se mostrava arredio em logradouros fechados. Palcos
muito largos davam maior credibilidade aos cenários simultâneos. Ganhando as praças
públicas, o drama religioso estava destinado a se fundir com os gêneros
profanos. Os autos sacramentais começaram a ser montados sobre carroções, nos
quais se armavam complicados cenários e engenhosos maquinismos, capazes de
proporcionar a ilusão de milagres e aparições de santos e diabos. E, além dos
truques técnicos, o teatro parece ter incorporado também o luxo dos figurinos.
Renovado anualmente, o traje dos atores era então de uma riqueza
extraordinária. Embora os artistas itinerantes se vissem obrigados a atuar
nessas peças didáticas e maniqueístas, em que o catolicismo levava à salvação e
a irreligiosidade à danação eterna, muitos deles já começavam a ganhar certo
prestígio em repertórios que prenunciavam a liberalização renascentista. Veja mais aqui e aqui.
O
CINEMA – No livro O novo mundo das imagens eletrônicas
(70, 1985), de Guido e Teresa Aristarco, encontro o texto O cinema: da química
aos processos eletrônicos, de Guido Aristarco, do qual destaco o trecho: O cinema morreu, está a morrer? Em quase
toda a parte, pelo menos no Ocidente, a resposta é afirmativa. A frequência dos
espectadores, em grande parte da Europa e nos Estados Unidos da América, está
em continua e constante diminuição; muitas salas fecharam as portas ou estão
para fechá-las: onde antes se ia para ver um filme, encontramos agora, com
frequência, discotecas e supermercados. [...] Já há algum tempo, Rossellini falava da morte do cinema: “o cinema
morreu; morreu como espetáculo. As pessoas já não se reconhecem no cinema; daí
a redução das audiências; vivemos na era das imagens e, no entanto, o publico
foge das salas. O mundo está mais adulto em relação ao cinema”. também a
crítica, acrescentava, é igual aos produtos que consome, isto é, é responsável
pela mistificação do filme. Muito antes de Rossellini, um grande estudioso e
teórico da arte, Rudolph Arnheim, falava já dessa morte e ligava-a diretamente
ao advento do filme sonoro. “O fim do cinema mudo não é mais do que o fim do
cinema. é trágico, é como a bomba sobre o templo grego. Está destruído”. [...]
. Veja mais aqui.
IMAGEM DO DIA:
Todo dia é dia da jornalista e escritora
alemã Tanja Dückers.
DEDICATÓRIA
A edição de hoje é dedicada à médica,
crítica literária e fotógrafa Cidinha
Madeiro. Veja aqui.