PICADINHO
Imagem: Reclining female nude, do pintor
expressionista alemão August Macke
(1887-1914). Veja mais aqui.
Curtindo o
álbum Harpa Bossa (Enja Records,
2010), da harpista, cantora e compositora Cristina
Braga.
EPÍGRAFE – Para
quem monta cavalo esperto, toda lonjura é perto! Provérbio caipira
recolhido por Hernani Donato e
registrado no Dicionário de provérbios, locuções e ditos curiosos
(Documentário, 1974), organizado por R. Magalhães Junior, correspondente aos
ditados de que o tempo só é ruim para quem não esperar. Assemelha-se pela
formulação com seu antônimo conceitual: Para quem está perdido, todo o mato é
vereda. Veja mais aqui.
SEGUNDA
INTERATIVIDADE – O livro
Criação e interatividade na ciberarte
(Experimento, 2002), da professora, pesquisadora e artista multimídia Diana Domingues, trata sobre cibercultura
e interatividade; ciberarte, criação e interatividade; fronteiras da arte e da
ciência. Da obra destaco o trecho que aborda sobre a segunda interatividade
criando situações: [...] geradas no
interior de sistemas guiados por modelos perceptivos oriundos das ciências
cognitivas que simulam o funcionamento da mente e por princípios de
inteligência artificial e vida artificial. São simulações que operam de forma
complexa, em ambientes que evoluem em suas respostas, como, por exemplo, os
dotados de redes neurais e suas camadas ou percetrons que funcionam como
conexões de sinapses artificiais e que podem ser treinadas para a aprendizagem,
dando respostas para além da mera comunicação em moldes clássicos [...] Em pesquisas mais recentes, surgem, assim,
sistemas artificiais dotados de fitness, com plena capacidade de gerar e lidar
com imprevisibilidades resultando em processos de solução de problemas por
trocas aleatórias, seleção de dados, cruzamentos de informação, auto-regulagem
do sistema, entre outras funções [...]. Veja mais aqui.
O
MEDO – No premiado livro
A vida de Pi (Rocco, 2004), do
escritor canadense Yann Martel, encontro o trecho em que ele fala sobre
o medo: [...] Preciso dizer uma palavra sobre o medo. É o único verdadeiro adversário
da vida. Só o medo pode derrotar a vida. Ele é um adversário inteligente e
traiçoeiro, eu bem sei. Não tem ética alguma, não respeita nenhuma lei ou
convenção, não demonstra qualquer misericórdia. [...] Começa sempre em nossa mente, sempre. [...]. Veja mais aqui.
APETITE,
GIGA & TOQUE - A poeta e professora Ana Bailune, é autora do livro Vai ficar tudo bem (Pimenta
Malagueta), de mais cinco livros virtuais, participou de diversas antologias e
reúne seu trabalho literário no Recanto das Letras e em diversos blogs, entre
eles Expressão e A Casa e a Alma. Entre os seus poemas, destaco inicial
Apetite: Tinha uma fome insaciável, / Passava tardes entre
banquetes/ A língua lânguida deslizando / Por sobre os cones de mil sorvetes. /
Tinha uma fome tão perigosa! / Enchia a boca de mil mordidas / E mastigava
tudo, ruidosa / E engolia frementemente. / Tinha uma fome de muitas eras, / Prendia
tudo entre lábios e dentes, / E escorriam de sua boca / Todos os sumos das
frutas quentes. / Tinha uma fome que não passava, / E mergulhava em potes de
mel / Cremes, champanhes, e muitos doces / Mas sua fome só aumentava!... / Tinha
uma fome de pratos cheios, / De camas quentes, lençóis de seda, / E ela
servia-se sobre uma mesa / Para senhores de fino gosto. / Tinha uma fome de
fazer gosto, / E devorava, com muito gosto / Tudo o que via e que tinha gosto /
Com tal prazer, e com tanto gosto, / Que sua mesa era sempre farta, / E suas
ancas, sempre tão cheias!... / Deliciosas, todas as ceias, / Mais quente o
sangue de suas veias! Também, GiGa: Em volta do fogo / As palmas se encontram / E
os pés tocam o chão / Em Stacatto / O suor escorre, vermelho, / Dos nús regaços
/ A roda se abre / A procura de espaços. Por fim, o poema Toque: Nada supera, / Nada minimiza / Teu toque de
Midas / Sob as fibras / Da minha camisa! / O prazer ascendendo / Como as
fímbrias / De uma bactéria, / Espalhando-se em luz / Pelas artérias... / Um
toque certeiro, / E o espanto / Pelo que veio, / Um toque certeiro, / E a alma
se entrega / Sem esteio! / Teu toque me sabe, / Me conhece, / Recita, seguro, /
A minha prece! Veja mais aqui.
UMA RELAÇÃO
PORNOGRÁFICA – A peça teatral Uma relação pornográfica (Une
liaison pornographique, 2003), do escritor, dramaturgo e diretor de cinema
iraniano Philippe Blasband, conta a
história de uma mulher que encontra um parceiro sexual por meio de anúncio de
jornal. O que deveria ser uma relação prazerosa e impessoal, acaba se tornando
a repetição de um esquema conjugal de rotina com ansiedade e inseguranças.
Quando assisti a peça no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, no ano de 2005,
pelo grupo mineiro Encena, com direção de Wilson Oliveira, o destaque ficou por
conta da atuação da talentosa atriz e jornalista Christiane Antuña. Veja mais aqui.
LOLA RENNT – O premiado filme Lola
Rennt (Corra Lola, corra, 1998), do diretor Tom Tykwer, conta a história de
um coletor de uma quadrilha de contrabandistas, que esquece no metrô uma sacola
com cem mil marcos e só tem vinte minutos para recuperar o dinheiro ou irá
confrontar a ira do seu chefe, um perigoso criminoso. Desesperado, ele telefona
para Lola, sua namorada, que vê como única solução pedir ajuda para seu pai,
que é presidente de um banco. Assim, Lola corre através das ruas de Berlim,
sendo apresentados três possíveis finais da louca corrida de Lola para salvar o
namorado. O destaque do filme vai para a atriz alemã Franka Potente. Veja
mais aqui.
IMAGEM
DO DIA
A arte do artista plástico
chinês He Jiaying.
DEDICATÓRIA
A edição
de hoje é dedicada à arquitetamiga e produtora cultural Susie Cysneiros & Boibumbarte.
TODO DIA É DIA DA MULHER