domingo, janeiro 10, 2016

ADA ROGATO & TODO DIA É DIA DA MULHER

ADA ROGATO – Aviadora, volovelista e paraquedista Ada Rogato (1920-1986), realizou quatro cursos de aviação, todos oficializados pela Diretoria de Aeronáutica Civil do Ministério da Aeronáutica, sendo habilitada em 1936. Em 1950, Ada Leda Rogato percorreu quatro países da América do Sul — Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai — e sobrevoou, por duas vezes, a cordilheira dos Andes, pilotando um avião de pequena potência fabricado no Brasil; em 15 de abril, saltou de paraquedas no aeroporto de Santiago do Chile. Por tais feitos, foi a primeira aviadora brasileira a receber a Comenda Nacional de Mérito Aeronáutico, no grau de Cavaleiro. Em 1951, voou sozinha pelas três Américas, façanha que a inscreveu na história como a primeira aviadora do mundo a percorrer quilometragem tão vasta em voo solitário. Recebeu do governo chileno a condecoração Bernardo O’Higgins, no grau de Oficial e, do governo colombiano, a medalha Asas da Força Aérea Colombiana. Em seu retorno ao Brasil, recebeu do Ministério da Aeronáutica, a comenda Asas da Força Aérea Brasileira e, da FAB, o título de Piloto Honoris Causa. Em 1952, pilotando seu avião Brasil, partiu de São Paulo e atingiu o aeroporto de La Paz, o mais alto do mundo, a 4.071m de altura. Entre outras homenagens, recebeu do governo boliviano a condecoração Condor dos Andes, no grau de Cavaleiro. Segundo documento da Aeronáutica nunca outro piloto tentara pousar naquela altitude com um avião de potência tão baixa. Foi também a primeira aviadora a receber a condecoração Asas da Força Aérea Boliviana. No dia 15 de junho de 1956, em missão oficial do governo do estado de São Paulo, fez, sozinha, no mesmo avião — o Brasil —, uma visita a todas as capitais dos estados e territórios, sobrevoando, inclusive, a Amazônia. Foi o primeiro piloto — entre homens e mulheres — a sobrevoar a selva amazônica em avião de pequeno porte, sem rádio e em voo solitário. Em 1960, o Aero Clube Argentino homenageou-a com o diploma de sócia honorária. Na mesma ocasião, ganhou um troféu por ter sido a primeira aviadora a aterrissar na cidade de Ushuaia, na Terra do Fogo. Durante sua carreira de aviadora foi condecorada com 35 medalhas, de várias instituições e países. Obteve seis taças em competições aéreas e de paraquedismo, além de 14 troféus em bronze. Como paraquedista, foi a primeira brasileira a saltar de um helicóptero, durante a festa da Aviação na cidade de Barretos (SP), e a primeira a saltar no exterior. Ada fez muitas façanhas no céu e realizou vários voos pioneiros.
REFERÊNCIA
SCHUMAHER, Schuma; BRAZIL, Érico. Dicionário mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade biográfico e ilustrado. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.


Veja mais sobre:
Ardência na Crônica de amor por ela, Pitágoras, Jacques Lacan, Max Bruch, Mariano Latorre, Jules Laforgue, Philip Kaufman, Chloe Hanslip, Ashley Judd, Nina Kozoriz, Gustave Doré, Teatro Elisabetano & Rachel Levkovits aqui.

E mais:
Nise da Silveira & Todo dia é dia da mulher aqui.
Alexander Scriabin, Cássia Kiss, Gustave Doré, Denise Georg, Mr. Bean, Márcia Poesia de Sá, Gabi Alves & Zé Edu Camargo aqui.
Primeiro encontro: o voo da língua no universo do gozo aqui.
A poesia de Bráulio Tavares aqui.
Jung & a alma, Educação, Psicologia & Sociologia, Crimes Ambientais, Oração do Justo Juiz, Serpente de Asas & Literatura Pernambucana aqui.
O pensamento de Antonio Gramsci aqui.
Fecamepa, Psicologia Escolar, Sonhoterapia, Direito & Família Mutante aqui.
O monge e o executivo de James C. Hunter, Neuropsicologia, Ressocialização Penal & Educação aqui.
Sexualidade na terceira idade aqui.
Homossexualidade & Educação Sexual aqui.
O beijo que se faz poema aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.



TODO DIA É DIA DA MULHER – Dando continuidade na campanha Todo dia é dia da mulher, trazemos hoje as homenageadas do mês de fevereiro 2015.


RUTH 
                                                   SARAH KANE


Veja mais aqui.

HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...