terça-feira, dezembro 18, 2012

FENOMENOLOGIA, TAO DA EDUCAÇÃO, PSICODRAMA, DIREITO & TRABALHO & OUTROS FATIADOS PARA TIRAGOSTO!


NA ESCOLA FENOMENOLOGICA – O livro Na escola da fenomenologia (Vozes, 2009), de Paul Ricoeur, trata sobre o sentido da história, método e tarefas de uma fenomenologia da vontade, análises e problemas em Ideen II de Husserl, sobre a fenomenologia, estudo sobre as Meditações cartesianas de Hussel, Kant e Hussel, o sentimento, simpatia e respeito, fenomenologia e ética da segunda pessoa, o originário e a questão-em-sentido-contrário na Krisis de Husserl, entre outros assuntos. Veja mais aqui, aqui e aqui.

O TAO DA EDUCAÇÃO – O livro O Tao da Educação: a filosofia oriental na escola ocidental (Ágora, 2000), da doutora em psicologia educacional pela Unicamp, Luiza Mara Silva Lima, trata de temas como a aproximação do oriente e ocidente, a percepção de uma realidade em mudança, de volta para o todo, saúde e harmonia na educação, os quocientes, conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, princípios de ecologia, fluxo contínuo, auto-regulação e auto-organização, flexibilização e diversidade, Tao, Yin e Yang, equilíbrio dinâmico, ponto de mutação, domínio do Yang na educação, ciência da motricidade humana em sua visão pedagógica, da educação física para a educação motora, educação motoria e os esportes, o tao da educação na academia e na escola, entre outros assuntos. Veja mais aqui, aqui e aqui.

NOVAS CENAS PARA O PSICODRAMA – O livro Novas cenas para o psicodrama: o teste da mirada e outros temas (Ágora, 1999), de Dalmiro M. Bustos, trata a respeito das técnicas básicas do psicodrama, a abordagem filosófica, teórica e técnica da vida; a psicoterapia de grupo e psicodrama, o sociodrama público, do sonho ao projeto por intermédio do psicodrama, ética e psicodrama, variações sobre a aplicação do teste sociométrico, o teste da mirada, violência e desamparo, entre outros assuntos. Veja mais aqui, aqui e aqui.

DIREITO À QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE LABORAL – Tratar da temática proposta, convém efetuar uma abordagem histórica acerca das questões atinentes ao meio ambiente, configurando o ambiente do trabalho, para articular as previsões do direito ambiental, seus princípios, segurança e proteção no ambiente do trabalho, o aparato legal de amparo ao ambiente do trabalho e a legislação ambiental articulada no direito do trabalho para proporcionar qualidade de vida no ambiente laboral do trabalhador. Veja mais aqui, aqui e aqui.
O BI DO CORÍNTHIANS: É CAIXA – A Caixa Econômica Federal deu uma dentro ao patrocinar o Corínthians. Tomara que ela aprenda a lição: seja eficiente tanto quanto o time paulista e que seus clientes sejam satisfeitos da mesma forma que foi a felicidade de ganhar esse campeonato. Tenho dito.


2ª REUNIÃO DOS BLOGUEIROS DO NORDESTE – Já está marcada para o mês de maio de 2012, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, a 2ª Reunião dos Blogueiros do Nordeste, envolvendo poetas, contistas, cronistas, novelistas, romancistas, memorialistas e dramaturgos editores de blogs literários da região. A organização do evento fica por conta de Juareiz Correya, da Panamericana (PE), do professor e tradutor Alberto Vivar Flores, do Depto. de História da Ufal e por nós das Edições Nascente, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Ufal e do Departamento de Literatura da Fundarpe. Veja detalhes no Varejo Sortido.


ENTREVISTAS COM MILTON NASCIMENTO – Hoje amanheci ouvindo o grande Milton Nascimento. Isso me fez lembrar das entrevistas que fiz com ele no final dos anos 80, quando eu apresentava o programa Panorama, na Radio Quilombo dos Palmares FM. Confira no Música, Teatro & Cia.


PALESTRA: O DIREITO DE VIVER E DEIXAR VIVER – A ARTE PELA EDUCAÇÃO, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE – Resultado do trabalho literário, musical e teatro, a palestra-espetáculo O direito de viver e deixar viver: a arte pela educação, cidadania e meio ambiente tem proporcionado levar para estudantes, entidades de classe, instituições educacionais e culturais a proposta da inserção da arte no processo educacional para a cidadania e o meio ambiente saudável e equilibrado. Confira no Pesquisa & Cia.


ADRIANO NUNES & LARINGES DE GRAFITE – O excelente livro Laringes de Grafite, do poeta alagoano Adriano Nunes e editado pela editora gaucha Vidráguas, tem se tornado num dos mais representativos lançamentos literários do Brasil. Confira no Varejo Sortido.


NITOLINO NA ARTE DO RONEY BUNN – Nos últimos dias fui agraciado com a generosa ação do escritor e ilustrador Roney Bunn, ao me presentear com o Nitolino na sua arte. Confira no Brincarte do Nitolino.

CRÔNICAS NATALINAS – Não deixe de conferir as crônicas natalinas do Popó & vamos juntos rumo aos 500 mil acessos no YouTube.




Veja mais sobre:
Feliz Ano Novo & o Koln Concert, de Keith Jarret aqui.

E mais:
Clarice Lispector & Todo dia é dia da mulher aqui.
Primeiro de janeiro: o êxtase da vida aqui.
A Paz, Albert Einstein, Jiddu Krishnamurti, Paul Gaguin & Alexander Scriabin aqui.
Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana & 30 anos de arte de cidadã aqui.
O Sol nasce para todos aqui.
Quando ela faz o amor inesquecível aqui.
Satyricon de Petrônio & Flimar aqui.
A paranóia da paixão por ela aqui.
A febre da paixão aqui.
O natal de Popó aqui.
Simpatia para a virada do ano aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.




KRISHNAMURTI, MILLÔR, CELSO FURTADO, JOSEPH CAMPBELL, BARBOSA LIMA SOBRINHO, GILVAN LEMOS, RIO UNA & MARQUINHOS CABRAL

MARQUINHOS CABRAL: DESDE MENINO SOLTO NA BURAQUEIRA – A gente aprontou muitas e tantas no quintal lá de casa e nos cômodos da casa dele ...