domingo, julho 10, 2011

PAULO FREIRE, MICHEL BUTOR, DELEUZE, JAMES MERRILL, JADWIGA SINGER & LINDANOR CELINA

 


A arte da artista visual polonesa Jadwiga Singer, autora de obras como Destruction (1978), 50 km/h (1979), The End The End (1979) e The Fight (1979).


 

RESSURRETO DAS ENCRUZILHADAS – Art by Ventura Ronald - Ôdecasa, estou chegando! Dá licença, por favor! Sou um José a mais, saído dos livros doutros Zés, nas encruzilhadas desse mundaréu arrevirado e de porteira escancarada! Muito prazer! Não estranhe minha chegada, nem pense que é invasão embaixo dessa chuvarada. Não sou cria de Pirandello, mas tenho uma história para contar. Veja a minha situação: o delegado quer me prender; o bispo, me excomungar; o prefeito quer me ver morrer; o juiz, me condenar; advogado sem me defender e o ricaço pra me matar. Eu não sei o que fazer, diga lá, escuto cá. Vou então pros finalmente: eu nasci aqui, conheço cada palmo deste lugar, desde a nascente até as passagens secretas que vão dar na vastidão. Foi aqui que finquei minhas raízes, razão de toda a minha existência. Meu nome? Tenho dois: o cristão dado no batismo por meus pais para registro civil, José Zé, o seu criado e ao seu dispor; e o nativo dado por minha mãe, que eu considero o de verdade e é impronunciável, desculpe. Algumas também me chamam Dojuma ou Dogio e nunca entendi direito a razão disso: não me vejo na pele do El Burlador de Sevilha, nem trocando as pernas na ópera de Mozart. Por coincidência, sempre disse que teria tempo para repensar tudo ou me arrepender, visto nunca ter cometido nada que desabonasse minha conduta, acho. Não professo uma fé, nem sigo nenhuma moda. No final das contas, sei que serei absolvido e perdoado, talvez predestinado sem que seja convidado por uma caveira. Não é do meu feitio a astúcia de desonrar mulher, nem nunca tive esse propósito; ao contrário, sou súdito dela, de mesmo. Entre o que sou e o que dizem de mim há um abismo enorme. Porém, digo de antemão, se falam estão todos com a razão e como quiserem: é tudo verdade. Destá. Digo logo: não sou falante, mesmo tendo tomado água de chocalho; nem herói muito menos; sou mais de ouvir. Às vezes dou minhas tacadas numa versejada ou nuns leros prosaicos, só para jogar fora as ideias e puxar conversa. Devo dizer que morri muitas vezes, renasci o mesmo tanto. Da vida, muita aprendizagem; do cirro da morte, outras tantas lições para me precaver de tudo. Sei da tabica no lombo, lapadas para recomeçar. Quando não era cipó de boi no espinhaço, era cobra de cipó no revertério, avalie. Tenho saída? Nada, foi cada cipoada, uma tuia de cocorotes. Já vi de tudo, de tramoias e maldizências, gente até de um olho só, homens até a medula quase nenhum, um bocado de covardes ou aproveitadores. Mulheres, ah, as melhores de tudo e em tudo, santa criatura. Sei que foi muito cipopau na moleira. Agora ou vai ou racha, ou entra ou arrebenta! Cambrumbeiro até posso ser, fiz nada que prestasse! Um traste, se valer! Mas dentro de mim um canário da terra, isso sim, tenho lá meus talentos nunca reconhecidos. Sempre soube que dois mais dois são seis na verdade, por isso minha sina e me valho dos olhos no rio. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui e aqui.

 


DITOS & DESDITOS: Ler, e especialmente ler um romance, é um tipo de sonho; um sonho que não realizamos enquanto dormimos, mas em um estado particular que não corresponde inteiramente a estarmos acordados. Pensamento do romancista francês Michel Butor (1926-2016).

 

ALGUÉM FALOU: Para o pensamento existir é necessário o encontro. Pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995). Veja mais aqui.

 

MENINA QUE VEM DE ITAIARA – [...] Morávamos no Buritizal quando meu pai, num dos seus arrancos da mocidade, se mudou para Itaiara. Mamãe nunca lhe perdoou essa presepada que considerou funesta em nossa vida. Falava constante daquela viagem em noite de breu, deixando, assim tão brusco, o nosso Buritizal para um incerto lugar. Não me dei conta da mudança. Quando abri os olhos para o mundo, me vi naquela casa de porta e janela, na rua das Pedras. A mais remota lembrança, minha, foi a daquele dia de procissão. [...] Cada mês, aquele dia de juízo, mamãe me agarrando à força, o copo de mamona dissolvida em chá de cidreira na mão: "engula, engula, senão apanha!" Eu apanhava, esbravejava, escorregava-me dos braços dela, rolando pelo chão, mas engolir... Papai se aperreava, sofria comigo, um dia falou que aquilo era uma barbaridade, de ora em diante quem iria me dar o purgante era ele. Mamãe zombou, sarcástica: "Pois dou um doce, contigo mesmo é que ela faz o que quer". Com alma nova agarrei-me a meu pai, prometi, jurei, com ele tomaria, todinha, aquela coisa horrível. [...]. Trechos extraídos da obra Menina que Vem de Itaiara (CEJUP, 1996), da escritora Lindanor Celina (1917-2003).

 

O POETA AFOGADO - O poeta afogado, horas antes de afogar-se, / tinha olhos de redemoinho, sal em seus pulsos, e exibia / uma líquida aparência. O mar estava inteirado / como as flores na cabeceira de uma ferida, / de uma responsabilidade iminente, / como um ímã tendendo para o lado dele durante todo o dia azul, / ambíguo como um pulmão. / Ele observava os mergulhadores estudar um elemento / familiar como as escalas para o músico, / em que nadar é uma progressão de longos vocais, / uma comunicação que nunca pode ser buscada / pois em si mesma é completa: evidente como as pérolas, / simples como as pedras ao sol, uma felicidade / ligada aos acontecimentos. / Afogar-se foi a perfeição da técnica / a palavra envolvendo seu próprio sentido, como o Tempo; / e voltando-se para si o mar penetrou nele / como se falássemos de poemas num poema, / ou no momento culminante numa sonata citássemos / exercícios de digitação: um elogio / para o sucesso completo. Poema do poeta estadunidense James Merrill (1926-1995).

 


PAULO FREIRE: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – Como já dizia o filosofo e educador pernambucano, Paulo Freire, na sua Pedagogia do Oprimido:

Ninguém se liberta sozinho, ninguém liberta ninguém: os homens se libertam em comunhão

E veja mais Paulo Freire aqui, aqui, aqui e aqui

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – O filósofo e educador Paulo Freire, nos capítulos iniciais da Pedagogia do Oprimido (1978), apresenta os pressupostos basilares da Educação Libertadora. Para ele, o ser humano tem uma vocação ontológica para o ser mais. Consciente da sua inconclusão, o homem busca de forma permanente sua humanização, sua plenitude. Essa procura de complementação se dá na sociedade, ambiente de disputa de hegemonias e de choque de interesses. A sociedade, ao cristalizar uma ordem injusta, impede a realização do ser mais, o que produz dupla desumanização, a dos oprimidos e a dos próprios opressores. Daí a clássica conclusão do educador brasileiro de que só a luta dos oprimidos pode restaurar a humanidade de todos, com a inauguração de uma sociedade igualitária, sem lugar para opressões. A superação da violência opressora, conforme Freire, só acontecerá a partir da práxis libertadora, modo de estar no mundo que implica o reconhecimento das condições opressivas, a reflexão sobre suas causas e a ação transformadora sem a qual nenhuma alteração histórica pode ocorrer.  “A realidade social, objetiva, que não existe por acaso, mas como produto da ação dos homens, também não se transforma por acaso”. (1978,p. 39). A luta libertadora não se faz tranqüila, a depender de mera decisão individual. Além dos obstáculos criados pela ação reativa dos opressores, o oprimido tem contra si um estranho comportamento que o faz “hospedar” em si o opressor, num paradoxo que leva, não raro, os oprimidos a, por exemplo, desejarem a reforma agrária não para realizar um novo tempo de justa distribuição da terra, mas um caminho para egoisticamente se tornarem proprietários, assumindo a condição de novos opressores. Referindo ao psicólogo social alemão Erich Fromm, Paulo Freire, cita o “medo à liberdade” como uma característica da psicologia dos oprimidos que introjetam a “sombra” do opressor e, assim, na medida em que não promovem a expulsão de tal invasor, se desobrigam de assumir sua liberdade, sua autonomia. A superação dessa imersão alienada dá-se a partir do “reconhecimento crítico, na “razão” desta situação, para que, através de uma ação transformadora que incida sobre ela, se instaure uma outra, que possibilite aquela busca do ser mais”. (1978, p. 35). É possível inferir, das posições iniciais freireanas, a imensa fé que o educador pernambucano coloca na reflexão e no exercício da consciência crítica como instrumentos de libertação e condicionantes de qualquer ação transformadora da realidade. Freire, todavia, não perde de vista o papel da educação no processo de humanização. E faz uma crítica radical ao modo prescritivo e autoritário característico do que chamou de “educação bancária”. O processo educativo é um derivado do modo de ser da sociedade opressora. “Instaurada uma situação de violência... ela gera toda uma forma de ser e comportar-se nos que estão envolvidos nela. Nos opressores e nos oprimidos. Uns e outros porque concretamente banhados nesta situação, refletem a opressão que os marca”. (1978, P. 48).  Esse “mergulho existencial” implica comportamentos de submissão ao opressor, de imitação do seu modo de vida e, produz um sentimento de desvalia pessoal, próxima do complexo de inferioridade, ou, numa linguagem mais atual, uma baixa auto-estima, às vezes agravada pela dependência emocional que o oprimido sente em face da “autoridade” e do valor simbólico do opressor. No processo de alienação, acontece a quebra de uma outra vocação humana: a de ser sujeito da história. Este pilar do pensamento de Freire está disseminado em vários textos e, na própria Pedagogia do Oprimido, destacado no prefácio do Professor Ernani Maria Fiori: “a prática da liberdade só encontrará expressão numa pedagogia em que o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se como sujeito de sua própria destinação histórica”. (1978, p. 1). Para o enfrentamento deste quadro desumanizante, Freire insiste numa educação não prescritiva e não manipuladora. Para isso, ele acha indispensável uma postura dialógica e democrática, no processo de comunicação, que deve sempre começar pela objetivação da realidade social e se aprofundar ao ponto de desnudar as causalidades, normalmente escondidas pelas aparências do cotidiano tido como “normal”. Freire repele o anti-diálogo, a sloganização, a verticalidade e o populismo que são, todos, “instrumentos da domesticação”, ideais para transformar as pessoas em objeto e em massa de manobra (1978, p. 57). Paulo Freire afasta, igualmente, qualquer viés salvacionista na educação: “o convencimento dos oprimidos de que devem lutar por sua libertação não é doação que lhes faça a liderança revolucionária, mas resultado de sua conscientização” (1978, p. 58). A categoria conscientização surge aqui como um ponto de inflexão do trabalho educativo voltado para desvelar a realidade, tornando-a objeto de ação transformadora consciente e conseqüente. Ela é, a um só tempo, tomada de consciência e intervenção no mundo. Uma espécie de produto final, embora não terminal, do desenvolvimento da consciência crítica, antípoda da consciência ingênua. A escola tradicional, porém, é obstáculo para a conscientização, na ótica de Freire. As relações narradoras e dissertadoras, tendo o professor como sujeito e os alunos como objeto na mera informação de conteúdos, significam o cerne da concepção “bancária” da educação, “em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los” (1978, p. 66). Cabe ao aluno esperar o momento em que se lhe apresentará o “cheque” da prova, instrumento destinado a conferir o quanto “aprendeu”, ou seja, o quanto possui em “fundos” ou “reservas” de conteúdo retido e, normalmente, apenas memorizado. Esta averiguação representa o momento supremo de consagração do modelo e do poder do mestre, agora capaz de aprovar, ou reprovar. A educação “bancária” absolutiza a ignorância, enquanto sacraliza o saber do professor. “A rigidez destas posições nega a educação e o conhecimento com processos de busca”, (1978,p. 67), observa Freire. À concepção “bancária”, se opõe a educação libertadora que se constitui “um ato cognoscente... em que o objeto congnoscível... é o mediatizador de sujeitos cognoscentes, educador, de um lado, educandos, do outro”, desta forma, Freire observa: “a educação problematizadora coloca, desde logo, a exigência da superação da contradição educador-educandos. Sem esta, não é possível a relação dialógica”. (1978, p. 78). Aprofundando ainda mais a análise, Freire chega ao centro da questão política da educação, o seu lado ideológico, justificador da opressão pelos detentores da hegemonia social; “a educação como prática da dominação... mantendo a ingenuidade dos educandos, o que pretende, em seu marco ideológico... é indoutriná-los no sentido de sua acomodação ao mundo da opressão”. (1978, p. 76). O antídoto, para o uso ideológico do processo educativo, é a prática de uma educação dialógica e problematizadora. Em outras palavras, trata-se de educar para a construção da  consciência crítica, núcleo pétreo do pensamento freireano. Consciência crítica × Consciência Ingênua: Paulo Freire assume, em mais de uma citação na Pedagogia do Oprimido (1987), os conceitos de consciências crítica e ingênua defendidos pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. No livro Consciência e Realidade Nacional (1961), produzido com vistas à elaboração de um projeto ideológico para o Brasil, Vieira Pinto propõe um formato para se pensar a situação brasileira, estruturado em categorias exaustivamente trabalhadas que compõem o arcabouço teórico da consciência crítica, cujo destino último é incidir sobre a nação, vista pelo autor como “expressão total da realidade... seu predicado máximo” (1961, p. 300).  O volume sobre a consciência ingênua, coerentemente, retrata apenas os seus caracteres e traços mais significativos, tendo em vista a impossibilidade, conforme Vieira Pinto, de estudá-la como um pensamento sistematizado e filosoficamente defensável, precisamente em função do seu caráter de ingenuidade essencial. A sintonia entre a visão filosófica de Vieira Pinto e a Pedagogia do Oprimido pode ser melhor visualizada se tomamos o texto de Sete Lições sobre Educação de Adultos (Cortez, 1982), assinado pelo pensador carioca. É decisivo compreendendo do que distingue as duas formas de pensar a realidade. Para isso acompanhemos a palavra de Vieira Pinto: “Consciência ingênua é aquela que não inclui em sua representação da realidade exterior e de si mesma a compreensão das condições e determinantes que a fazem pensar tal como pensa”. “Consciência crítica é a representação mental do mundo exterior e de si, acompanhada de clara percepção dos condicionamentos objetivos que a fazem ter tal representação”. A primeira forma não refere ao mundo concreto como seu determinante fundamental. “Acredita que suas idéias vêm dela mesma, não provêm da realidade, ou seja, que têm origem em idéias anteriores”. (1982, p. 59). A consciência crítica, ao revés, “inclui necessariamente a referência à objetividade como origem de seu modo de ser, o que implica compreender que o mundo objetivo é uma totalidade dentro da qual se encontra inserida”. E arremata: “é pois, por essência, histórica. Concebe-se segundo a categoria de processo, pois está ligada a um mundo objetivo que é um processo e reflete em si esta objetividade nas mesmas condições lógicas que definem um processo”. (1982, p. 60). Vieira Pinto elabora, ainda, a concepção crítica da educação: “A concepção crítica da educação procede segundo as categorias que definem o modo crítico de pensar. Particularmente há que mencionar as de: objetividade (caráter social do processo pedagógico), concretidade (caráter vital da educação como transformação do ser do homem), historicidade (a educação como processo) e totalidade (a educação como ato social que implica o ambiente íntegro da existência humana, o país, o mundo e todos os fatores culturais e materiais que influem sobre ele”. (1982, p. 62). A concepção acima é ampliada em outros pontos do texto (1982, págs. 64 e 65), propondo que o educando é o sujeito do processo de educação e não objeto dela (como quer a concepção ingênua), e afirmando o caráter relativo da ignorância do aprendiz que é, na verdade, sabedor e desconhecedor, ao mesmo tempo. Os conceitos centrais, portanto, ganham forma de método para aquisição da visão crítica, na Pedagogia do Oprimido. Explica-se, então, porque o ato educativo, na perspectiva de Freire, começa com a leitura do mundo, passa por uma análise multifacetada do concreto e desemboca numa proposta de mudança da realidade, por via da ação política.  O encaminhamento de tal processo exige os atos-limite, indispensáveis para superar as situações-limite que se impõem ao analfabeto, e ao cidadão, como produtos normais da opressão social que  determina as pessoas e  define o seu modo de ser e estar na realidade histórica. A opção pela educação libertadora é, em si mesma, um ato-limite, implicando a transformação de hábitos culturais e de políticas geradoras de exclusão para amplas camadas da população brasileira. É de se observar, ainda sobre a Pedagogia Libertadora, que  textos mais recentes de Paulo Freire, como Pedagogia da Esperança – um reencontro com a Pedagogia do Oprimido (1993), ou Pedagogia da Autonomia (1998), aprofundam os temas originários das obras iniciais  e ampliam o leque de assuntos, englobando as questões de gênero, a ecologia, o neoliberalismo, a queda do socialismo real entre outros assuntos, sem, todavia, perder de vista os eixos temáticos tratados em Educação como Prática da Liberdade e, de modo mais orgânico, explicitados na Pedagogia do Oprimido.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.  Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
_______. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
_______.  Ação Cultural para a Liberdade. 3ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
PINTO, Álvaro Vieira.  Sete Lições sobre Educação de Adultos. 14a ed. São Paulo: Cortez, 2000.
_______. Consciência e Realidade Nacional. Vol. I e II. ISEB: 1958.


Veja mais sobre:
Quando tolinho deu uma de bundão e quase bate as botas, Anita Malfatti, Toninho Horta, Anaxágoras de Clazómenas, Carlos Pena Filho, André Helbo, Francis Ford Coppola, Selmo Vasconcellos, Ginaldo Dionisio, Literatura de Cordel & A Mãe da Lua aqui.

E mais:
O romance de Sólon e Belita, cordel de Raimundo Nonato da Silva aqui.
A menina dos olhos do bocejo eterno aqui.
O lance da minissaia & Zine Tataritaritatá aqui.
A síndica dos seios oníricos & show Tataritaritatá aqui.
Princípios de Retórica aqui.
Tataritaritatá - show no Palco Aberto aqui.
Finanças Públicas aqui.
Afetividade & pedagogia do afeto aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
 Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
 Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.



PATRICIA CHURCHLAND, VÉRONIQUE OVALDÉ, WIDAD BENMOUSSA & PERIFERIAS INDÍGENAS DE GIVA SILVA

  Imagem: Foto AcervoLAM . Ao som do show Transmutando pássaros (2020), da flautista Tayhná Oliveira .   Lua de Maceió ... - Não era ...