segunda-feira, novembro 21, 2016

RENÉ MAGRITTE, CLAUDIO NUCCI, BRENNAND, PAUL VILINSKI & O MUNDO TODO CABE EM UM ATO DE PAZ


O MUNDO TODO CABE EM UM ATO DE PAZ - Imagens: arte do escultor e artista visual estadunidense Paul Vilinski - A despeito do que possa me valer desse minifúndio que ocupo pras minhas ruminantes tentativas ineptas na fonte das intuições, e pro oficio de aprender e descobrir entre a sinceridade e o fingimento, tenho sempre, pra mim, nas minhas leréias de acaciano, que sou capaz de fazer pedras mexerem no quintal ou peixes fisgarem a minhoca do anzol nas pescarias que nunca faço. Evidente, sempre fui mais propenso a cometer que evitar. Â beira da doidice carrego zis dúvidas e quase nenhuma hipótese: vou até onde só a coragem chega pra saber que não tenho a mínima salvação - como se procurasse um novo código de conduta no desacato. Mesmo que não se espere lá muita coisa, vou munido das maiores expectativas e a impossibilidade de dar certo, ou quase. Vingo, ou tento. Nem sempre o riscado sai como o planejado e sou mais um entre os criadores de monstrengos inúteis no reino dos protozoários e dos descartáveis. Valho-me da antítese entre ter o que dizer e não. Outsider? Melhor ovelha negra ou patinho feio mesmo, porque se não me dava conta das vilanias e seus correlatos nos arredores, coexistia com cobras e lagartos sem distingui-los, um flerte com o perigo muito de perto. E nem morri, ainda. Dou munição pro inimigo: um pouco de vergonha compensaria os meus maus procedimentos, o que já seria um grande passo, talvez, que seja, pras minhas próprias implicâncias com os limites do que se pode chamar de tolerância: quais limites pro asneirol, pro frenesi dos umbigos, pra espetacularização do ínfimo, pro homogêneo jeito dos enturmados, pras sacanagens dos políticos, oh, não!?! Ah, um doido a mais, nada mais. Se me dou por perdido por conta dos resultados dos meus paradoxos e irresoluções, mais por meu desmedido açodamento e explosivo despudor, de sobremesa, sirvo os cacoetes da ourivesaria maldita dos meus devaneios na minha ascese diante do desconhecido ou incerto no espelho da identidade perdida, como quem sempre foi punido com irrestrito rigor. Se o prazer é ou não perda de tempo, são outros quinhentos; se creia ou não, do que faço e digo, eu sei ars longa, bellum brevis, só um pretexto: o mundo todo cabe em um ato de paz. © Luiz Alberto Machado.. Veja mais aqui.


Curtindo a música do cantor e compositor Cláudio Nucci.

Veja mais sobre:
Fecamepa & a escravaria toda, Monteiro Lobato, Cruz e Sousa, Milton Nascimento, Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, Edu Lobo, Cacá Diégues, Zezé Motta, Samir Mattar, Missa dos Quilombos, A guerra dos escravos, O quilombo dos Palmares, Arena conta Zumbi, Chica da Silva & José Augusto Coelho aqui.

E mais:
Porque hoje é sábado, Selma Lagerlöf, René Magritte, Sigfrid Karg Elert, Voltaire, Norman Jewison, Boris Karastov, Goldie Hawn & Luiz Delfino aqui.
A violência na escola aqui.
Palmares & o Encontro de Palmarenses aqui.
Hermilo Borba Filho, Rubão, Doro, Dr. Zé Gulu & Humoreco aqui.
Pletora dos antípodas aqui.
Cordel: Que língua essa nossa, de Carlos Silva aqui.
Estudante Estéfane, musa Tataritaritatá aqui.
Alegoria da Loucura aqui.
Cordel: É coisa do meu sertão, de Patativa de Assaré aqui.
Barrigudos afagando o ego aqui.
Psicologia escolar, Túmulo & Capela & Joséphin Peladan aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

DESTAQUE: RICARDO BRENNAND
A arte do Instituto Ricardo Brennand.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
A arte do pintor belga René Magritte (1898-1967).
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.


HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...