terça-feira, abril 10, 2018

LEDO IVO, LAING, LEE KRASNER, IMPRENSA BRASILEIRA, MARCUS ACCIOLY, JAMIE CULLUM & MELODY GARDOT

OLHANDO DE FRENTE – Imagem: arte da pintora expressionista abstrata estadunidense Lee Krasner (1908-1984). - Até ontem tudo era impossível; hoje, não mais. A sombra se confundia com a escuridão dos meus caminhos, perseguia minhas ideias em torvelinho, nada por distinguir. Aprendia as lições das quedas ininterruptas, e refiz em mim o que havia de viável, entre a avidez e a realidade concreta, nem sempre o que queria, talvez nem soubesse. Na verdade, os sonhos nem são assim tão factíveis, apenas transitam desde os olhos abertos ao repouso. O que nasce dum estalo, tempo pra se aprontar. Nem sempre se acerta por não saber direito o que se quer de verdade. Às vezes muito se erra por querer demais e na pressa do relógio. Há um trajeto entre a luz do amanhecer, o mormaço da tarde e a frieza anoitecida. Não há como pular de uma pra outra, sem que se cumpra o seu período, o trâmite do dia e da noite. Ao saber disso, pude conhecer a mim mesmo e mensurei o ser e a vida, um redemoinho de ocorrências, coisa de aprender sem se ensinar. Do que fiz, aspiração das estrelas no embarque, adejos de chão desembarcava, sem maldizer de nada. Do que não fiz, nenhum arrependimento, a escolha adequada ou azo de passar batido. O aprendizado me deu asas pro infinito e pés na terra pra realizar, usufruir dos ventos e aquietado na ausência. Se soubesse disso antes, errâncias de menos. Não há razão pra chorar o malogro. Ao contrário, sorrir é o recurso pra compreensão e cura. Foi assim que assimilei o confronto das opções, a escolha era minha, o resultado imprevisível. Que seja assim ou como for, de mim pra tudo, a vida no meio e o amor. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.

RÁDIO TATARITARITATÁ:
Hoje na Rádio Tataritaritatá especial com a música do cantor e pianista inglês de jazz Jamie Cullum: Live at Java Jazz Festival, Live Festival Jazz à Vienne & Live Home; da cantora e compositor de jazz estadunidense Melody Gardot: Avo Session, Live in Jazz & Heineken Jazzaldia; & muito mais nos mais de 2 milhões de acessos ao blog & nos 35 Anos de Arte Cidadã. Para conferir é só ligar o som e curtir.

PENSAMENTO DO DIA[...] A loucura não precisa ser apenas um colapso, ela também pode ser uma ruptura! Pensamento extraído da obra O eu dividido (Vozes, 1987), do psiquiatra escocês Ronald David Laing (1927-1989). Veja mais aqui.

IMPRENSA & A INFORMAÇÃO - [...] No Brasil, o direito à informação e à expressão da pluralidade de posições que caracteriza uma sociedade democrática não está sendo assegurado, nem o será facilmente. Observa-se que, ao lado dos obstáculos econômicos à liberdade de expressão, as informações, especialmente de interesse social e político, invariavelmente, estão vinculadas à opinião/posição dos proprietários dos veículos da comunicação de massa. A ênfase dada a determinadas manchetes, o lugar reservado para alguns assuntos e o seu próprio conteúdo revelam mecanismos da manipulação psicológica e ideológico não suscetíveis ao controle democrático. [...]. Trecho extraído de País dos coronéis dos meios de comunicação (Companhia das Letras, 1991), da filósofa e professora Jacira de Melo. Veja mais aqui, aqui e aqui.

AS ALIANÇAS - [...] Assim que José saiu, beijando-a nos cabelos antes de alcançar o trinco da porta, Jandira resolveu ir a um cinema na cidade. Fez uma recomendação à empregada, vestiu um costume leve, e saiu. O ônibus a deixou na Cinelância, Sol e calor. Num bar, rapazes tomavam refrescos.os bancos da praça estavam ocupados por velhos que liam jornais, ou dormitavam. Jandira parou defronte a uma casa de modas, ficou a olhar um chapéu negro, atravessado por uma perna verde, que ocupava o centro de uma vitrina. Em seguida, deteve-se à mostra de uma livraria, reconhecendo nomes de autores a que José se referida amiúde. Na fila do cinema, Jandira observava, com um imperceptível sorriso irônico, as pessoas que se acotovelavam para comprar as entradas. [...] Hora e meia depois, ela se encontrava dentro de um ônibus, tendo José a seu lado. Considerava que, por mais inacreditável que fosse, nenhuma alteração surgira entre ambos desde o casamento. José, sempre atarefado, dividia suas horas em casa ao livro que estava escrevendo. [...]. Trecho extraído da obra As alianças (Aché, ), do premiadíssimo escritor e ensaísta alagoano Ledo Ivo (1924-2012). Veja mais aqui.

DO MOURÃO TROCADOEle se apaga e se acende / ele se acende e se apaga / ele caga e se mija / ele se mija e se caga / depois se espoja na areia / debaixo do nó da peia / onde ele ou morre ou se estraga. Poema extraído da obra Guriatã: um cordel para menino (Bagaço, 2006), do poeta Marcus Accioly (1943-2017). Veja mais aqui e aqui.

A ARTE DE LEE KRASNER
A arte da pintora expressionista abstrata estadunidense Lee Krasner (1908-1984).


O Festival Taguatinga de Cinema & muito mais na Agenda aqui.
&
Eterna gratidão, a literatura de Gabriel García Marquez, a música de Jorge Antunes, a fotografia de Eadweard Muybridge, a arte de Fernando Pasini, Vya Vya & Daniela Botti aqui.

ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...