terça-feira, junho 28, 2016

JORGE LUIS BORGES, AYAKO YONETANI, METZINGER, ANTHONY GADD, PSICOLOGIA & NEUROEDUCAÇÃO


EDUCAÇÃO, PROFESSOR-ALUNO, GESTÃO ESCOLAR & NEUROEDUCAÇÃO – Desde 2014, o Grupo de Pesquisa de Neurofilosofia e Neurociência Cognitiva, desenvolveu uma série de atividades coordenadas pelos professores Álvaro Queiroz e Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento, contando com a participação do psicólogo Weverky Farias e dos graduandos em Psicologia do Centro Universitário Cesmac, Maurício Gomes e Danrley Tenório, entre outros alunos. Nesses dois anos de existência, esse grupo realizou leituras, estudos e pesquisas que redundaram em debates e produção acadêmica, participando, inclusive, de diversos eventos. Durante o primeiro semestre de 2016, o grupo tem se debruçado na realização do projeto de pesquisa sobre a temática da Relação Escola, Professor e Aluno na Educação Pública de Maceió, envolvendo alunos e professores do Ensino Médio e gestores de duas escolas do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA), entre elas, a Escola Estadual Moreira e Silva, por meio da gestora Ely Quintela Lisboa Carvalho, e a Escola Estadual Pricesa Izabel, com as gestoras Sônia Suely Araújo Ferreira e Valquíria Balbino da Silva, resultado de contribuição da professora Fátima Bastos. Nessas escolas procurou-se conhecer a realidade proposta na temática, observando-se de que forma se dá a relação entre professores e alunos do nível de ensino em estudo, por meio de um estudo de caso que envolveu a aplicação de instrumentos como questionário e observação. Cumprida esta etapa da pesquisa, o grupo agora está voltado para o levantamento e análise dos dados recolhidos para confecção de um relatório de pesquisa que será apresentado no segundo semestre deste ano. Enquanto isso, reuniões administrativas e de estudo estão sendo desenvolvidas no sentido de viabilizar a realização de cursos, promoção de debates e pesquisas, participação de congressos, simpósios e seminários, entre outros eventos acadêmicos, com o objetivo de difundir as contribuições da Neuroeducação às atividades educacionais em Alagoas. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais a respeito aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

 Imagem: Deux Nus (1910-11), do pintor francês Jean Metzinger (1883-1956).


Curtindo o álbum Ayako Yonetani and The Slovak State Philarmonic (2004), da violinista e violista japonesa Ayako Yonetani.

PESQUISA
Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento (Artmed, 2005), do neurocientista Michael Gazzaniga e o psicólogo social e da personalidade, Todd Heatherton. Veja mais aqui.

LEITURA 
[...] Este livro de sonhos que os leitores tornarão a sonhar abarca os sonhos da noite — os que eu assino, por exemplo — sonhos do dia, que são um exercício voluntário da nossa mente, e outros de raízes perdidas: digamos, o Sonho (anglo-saxão) da Cruz. [...]
Livro dos sonhos (Difel, 1984), do escritor, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino Jorge Luis Borges (1899-1986). Veja mais aqui e aqui.

PENSAMENTO DO DIA:
[...] O trabalho do educador pode ser mais significativo e eficiente quando ele conhece o funcionamento cerebral. Conhecer a organização e as funções do cérebro, as relações entre cognição, emoção, motivação e desempenho, as dificuldades de aprendizagem e as intervenções a elas relacionadas contribui para o cotidiano do educador na escola, junto ao aprendiz e à sua família. [...].
Trecho do livro Neurociência e educação: como o cérebro aprende (Artmed, 2011), de Ramon M. Consenza e Leonor B. Guerra. Veja mais aqui e aqui.

IMAGEM DO DIA 
Aconteceu no último dia 20 de junho, no Centro Universitário Cesmac, reunião administrativa do Grupo de Pesquisa Neurofilosofia & Neurociência Cognitiva, que contou com a presença da professora Alyshia Karla Gomes da Silva Santos, ocasião em que foram apresentados os primeiros resultados do projeto de pesquisa A relação escola, professor e aluno na educação pública de Alagoas. Veja mais aqui e aqui.

Veja mais sobre Paixão Legendária, Brincarte do Nitolino, Luigi Pirandello, Mel Brooks, Jean-Jacques Rousseau, Felipe Radicetti, Aldemar Paiva, Marly de Oliveira, Anita Mercier, Guilhermina Suggia, Nena Borges, Santanna O Cantador & Maria Luisa Persson aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Imagem: Figurative - Art Maya, do artista plástico sul-africano Anthony Gadd.
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Fotodinâmica 11, do fotógrafo, diretor de teatro e cineasta do Futurismo italiano Anton Giulio Bragaglia (1890-1960).
Recital Musical Tataritaritatá.
Veja aqui.


HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...