DAS LIÇÕES DA
VIDA - Confesso sinceramente: tantas vezes
hesitei no entroncamento da noite, menor que um palmo além do nariz, encurralado
em minha própria insciência. Quantas vezes ao receio, estrelas ocultas e quase
não desisti diante ao menor embaraço. Tantas ocasiões titubiei na travessia, abri
mão da última passada, espremido na dor de não enxergar outras tantas veredas. Valiam
os outros e seus dizeres, olvidava de mim. Sucumbi vela derretida, sozinho minhas
dores e cortes no trajeto de tantos incertos começos e recomeços sucessivos. Reconheci
meus erros, sou mortal e prestei atenção, talvez descobrisse. Por meus próprios
esforços diligentes, assumi o dever de cumprir por minhas ações, desatinos na
lâmina afiada. Corri atrás, enfrentei minhas tempestades, aos ombros a carga
pesada do incompreendido e o sacrifício das árduas tarefas, uma filosofia viva
e a compreensão das interrelações nas escrituras do mundo. Se não era eu mesmo,
tinha de ser, e não mais escapei do esforço pessoal nem a mão milagrosa para os
atalhos. Não mais esperei dos outros as minhas expectativas e vi que o amargo
não era tão assim e o depois de passada a queimadura não é tão dolorosa assim. Demovi
cascas e mudei de pele, não foi fácil. Na horagá, como valorar o querer, teres
e haveres, suspenso pelas rejeições e fracassos. Lambi os talhos para não perecer
vazio e sorri ao tentar de novo e novamente refiz, cônscio Sísifo que desagrada
a cada ida e volta. Ao ignorar do tempo e espaço, longe ou tarde, havia de
discernir na montanha russa entre o definitivo e a finitude. Nenhuma certidão, há
sempre o que aprender e a reaprender a cada momento. © Luiz Alberto Machado.
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DITOS & DESDITOS
[...] A neuroeducação atual tem como objetivo não
somente a compreensão de como o ser humano aprende melhor, mas, também como
eles de vem ser melhor ensinados para maximizar seu potencial. [...] estudantes
aprendem melhor quando são altamente motivados do que quando não têm motivação;
estresse impacta aprendizado; ansiedade bloqueia oportunidades de aprendizado; estados
depressivos podem impedir aprendizado; o tom de voz de outras pessoas é
rapidamente julgado no cérebro como ameaçador ou não-ameaçador; as faces das
pessoas são julgadas quase que instantaneamente (isto é, intenções boas ou más);
feedback é importante para o aprendizado; emoções têm papel-chave no
aprendizado; movimento pode potencializar o aprendizado; humor pode
potencializar as oportunidades de aprendizado; nutrição impacta o aprendizado; sono
impacta consolidação de memória; estilos de aprendizado (preferências
cognitivas) são devidas à estrutura única do cérebro de cada indivíduo; diferenciação
nas práticas de sala de aula são justificadas pelas diferentes inteligências
dos alunos [...] cada cérebro é único e unicamente organizado; cérebros são
especializados e não são igualmente bons em tudo; o cérebro é um sistema
complexo, dinâmico e em modificação diária, pelas experiências; cérebros são considerados ‘plásticos’ e
continuam a se desenvolver ao longo de suas vidas; aprendizado é baseado em
parte na habilidade do cérebro de se auto-corrigir e aprender pela experiência,
através da análise de dados e auto-reflexão; a busca por sentido é inata na
natureza humana; a busca por sentido ocorre através de ‘padronizações’;
aprendizado é baseado em parte na habilidade do cérebro de detectar padrões e
fazer aproximações para aprender; emoções são críticas para detectar padrões;
aprendizado é baseado em parte na capacidade do cérebro para criar; aprendizado
é potencializado pelo desafio e inibido pela ameaça; o cérebro processa partes
e todo simultaneamente (é um processador paralelo); cérebros são projetados
para flutuações mais do que atenção constante; aprendizado envolve tanto
atenção focada quanto percepção periférica; o cérebro é social e cresce na
interação (tanto quanto na reflexão pessoal); aprendizado sempre envolve
processos conscientes e inconscientes; aprendizado é desenvolvimental;
aprendizado recruta a fisiologia completa (o corpo impacta o cérebro e o
cérebro controla o corpo); diferentes sistemas de memória (curto prazo, de
trabalho, longo prazo, emocional, espacial, de hábito) aprendem de formas
diferentes; informação nova é arquivada em várias áreas do cérebro e pode ser
evocada através de diferentes rotas de acesso; o cérebro recorda melhor quando
os fatos e hábilidades são integrados em contextos naturais; e Memória +
Atenção = Aprendizado. [...]
Trechos extraídos do estudo The scientifically substantiated art of teaching: a study in the
development of standards in the new academicfield of neuroeducation (mind,
brain, and education science) – (Capella
University, 2008), da professor, pesquisadora Tracey Noel
Tokuhama-Espinosa. Veja mais aqui, aqui e aqui.
A ESCULTURA DE RON MUEK
O CINEMA DE SIMIÃO MARTINIANO
A obra
cinematográfica do ator, roteirista e cineasta Simião Martiniano (1932-2015), conhecido como o Ed Wood do
Nordeste, compreende várias realizações, tais como Traição no Sertão
(1979); A rede maldita (1991); O vagabundo faixa preta (1992); A
mulher e o mandacaru (1994); Traição no Sertão (1996, refilmagem); O
herói trancado (1999) - como ator; A moça e o rapaz valente (1999); Conceição
(2000) - também como ator; e A valise foi trocada (2007). Em sua
homenagem foi realizado o documentário Simião Martiniano, o camelô do cinema
(1998), produzido por Hilton Lacerda e Clara Angélica, retratando a sua vida. Veja
mais aqui e aqui.
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